Buscar

FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO AV EAD 2017 1

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: CEL0468_AV_201704016223 » FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201704016223 - ROBSON NEVES DE VASCONCELOS
	Professor:
	MARTA TEIXEIRA DO AMARAL MONTES
	Turma: 9049/BF
	Nota da Prova: 5,0    Nota de Partic.: 0   Av. Parcial 2  Data: 07/06/2017 16:40:56
	
	 1a Questão (Ref.: 201704062016)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Segundo Chauí (2008, p. 18): "Podemos dizer que a Filosofia surge quando os seres humanos começam a exigir provas e justificações racionais que validem ou invalidem as crenças cotidianas". Dessa forma pergunta-se: Por que somos racionais?
		
	
Resposta: A RAZÃO É O QUE LIBERTA O HOMEM QUE O CONDUZ A VERDADE SEM DEIXAR DE LADO A FÉ. É ATRAVÉS DA RAZÃO QUE APRENDENMOS QUEM SOMOS, O QUE PODEMOS FAZER, PENSAR.
	
Gabarito: Primeiro porque racional significa argumentado, debatido, compreendido; segundo, porque racional significa que, ao argumentar e debater, queremos conhecer as condições e os pressupostos de nossos pensamentos e os dos outros; em terceiro, porque racional significa respeitar certas regras de coerência do pensamento para que um argumento ou um debate tenham sentido, chegando a conclusões que podem ser compreendidas, discutidas, aceitas e respeitadas por outros.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201704285422)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Diga como podemos entender o lugar reservado à educação na Filosofia de Rousseau.
		
	
Resposta: É ATRAVÉZ DA EDUCAÇÃO QUE PODEMOS EVOLUIR E CONHECER O MUNDO.
	
Gabarito: Rousseau é um dos filósofos mais importantes da filosofia política do liberalismo. Tal filosofia pressupõe uma concepção de ¿natureza humana¿, afirmando-nos que o homem é, por natureza, livre. A liberdade aparece como um ¿direito natural¿ do homem, de modo que toda a discussão passa a ser a seguinte: como conciliar a liberdade e os direitos individuais, concebidos como inerentes à própria natureza humana, com as exigências da vida em comunidade e, portanto, com os direitos do outro, imprescindível para o equilíbrio da vida social? O ponto de partida da filosofia de Rousseau é a concepção segundo a qual o homem é, em seu estado de natureza, bom e livre, remetendo-nos, com isso, para a figura do ¿bom selvagem¿. Para Rousseau, é a sociedade quem corrompe e aprisiona o homem. No entanto, Rousseau não abre mão de pensar uma sociedade ideal, justa e igualitária, que procurasse reaproximar, ao máximo, o homem do seu estado de natureza ¿bom e livre¿. Surge, então, a teoria do ¿contrato social¿. Para Rousseau, a soberania política pertenceria ao conjunto dos membros da sociedade. O caminho para a sociedade ideal passaria por esse contrato, uma espécie de ¿pacto social¿ por meio do qual os homens se comprometeriam a abrir mão de sua vontade particular, de seus interesses específicos, em prol da ¿vontade geral¿. Segundo Rousseau, quanto maior o êxito dos homens em exercer, enquanto cidadãos e membros de uma comunidade, a vontade geral, maior a força do contrato social e, por conseguinte, mais próximos estaríamos de uma sociedade mais justa, cujos valores centrais recairiam sobre a liberdade, a igualdade e a fraternidade entre os homens. É exatamente aí que a educação ocuparia um lugar crucial, pois, para Rousseau, caberia ao educador, por meio da transmissão de valores de civilidade, despertar a consciência dos homens para a vontade geral. A força do contrato social estaria, então, diretamente ligada ao papel reservado à educação na sociedade. É papel da educação a formação dessa vontade geral, transformando assim o indivíduo em cidadão, em membro de uma comunidade.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Atente para a ortografia.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201704195012)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Como sugere o nome, os filósofos pré-socráticos são aqueles que antecedem a Sócrates. Contudo, essa divisão se dá mais propriamente devido ao objeto de sua filosofia (o interesse pelo estudo da natureza) em relação à novidade introduzida por Sócrates, do que em relação à cronologia. Já que, temporalmente, alguns dos ditos pré-socráticos são contemporâneos a Sócrates, ou mesmo posteriores a ele (como no caso de alguns sofistas).
Assinale a alternativa que NÃO corresponde à filosofia dos pré-socráticos.
		
	
	Buscaram construir uma explicação racional da natureza (physis) a partir de causas naturais e não sobrenaturais.
	 
	Dedicaram seus estudos à problemática do sagrado e dos mistérios da fé.
	
	Tales de Mileto, Heráclito, Demócrito e Pitágoras são representantes desta filosofia.
 
	
	Cada filósofo pré-socrático sugeriu um elemento primordial ou causa de todas as coisas que compõem a realidade física.
	
	Também chamados de naturalistas e tinham como escopo especulativo o problema cosmológico e buscavam o princípio (arché das coisas).
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201704040270)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Sócrates realizou diversas criticas em relação aos ensinamentos Sofistas. A partir da afirmativa, marque a ÚNICA alternativa CORRETA:
		
	
	Os Sofistas mestres na arte da retórica e da oratória, ensinavam aos políticos e aristocratas tendo em vista o benefício de Atenas.
	
	Os Sofistas mestres na arte da retórica e da oratória, ensinavam aos políticos e aristocratas, tendo em vista o benefício do povo.
	 
	Os Sofistas mestres na arte da retórica e da oratória, ensinavam aos políticos e aristocratas, independente dos valores éticos e morais
	
	Os Sofistas mestres na arte da retórica e da oratória, ensinavam aos políticos e aristocratas, tendo em vista o benefício da Grécia.
	 
	Os Sofistas mestres na arte da retórica e da oratória, ensinavam aos políticos e aristocratas, respeitando os valores éticos e morais.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201704728866)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Qual foi a cultura que permitiu a aproximação entre a cultura judaica e a filosofia grega, que tornou possível, mais tarde, o surgimento de uma filosofia cristã?
		
	
	A cultura islâmica;
	
	A cultura egipcia ;
	
	A cultura persa.
	
	A cultura romana;
	 
	A cultura helênica ;
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201704060450)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A chamada filosofia escolástica apareceria com o intuito de promover a harmonização entre os campos da fé e da razão. Entre seus principais representantes estava São Tomás de Aquino, que, durante o século XIII, lecionou na universidade de Paris e publicou "Suma Teológica", obra onde dialoga com diversos pontos do pensamento aristotélico. São Tomás, talvez influenciado pelos rigores que organizavam a Igreja, preocupou-se em criar formas de conhecimento mais otimista em relação à figura do homem. Isso porque acreditava que:
I - nem todas as coisas a serem desvendadas no mundo dependiam única e exclusivamente da ação divina.
O que explicaria que:
II - o homem teria papel ativo na produção de conhecimento.
Considerando a sentença I como a justificativa e a sentença II como a consequência do pensamento de São Tomás, assinale a relação correta:
		
	
	A justificativa e a consequência são falsas.
	
	A justificativa é falsa, mas a consequência é verdadeira.
	
	Não há relação entre a justificativa e a consequência.
	 
	A justificativa e a consequência são verdadeiras.
	
	A justificativa é verdadeira, mas a consequência é falsa.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201704288456)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Santo Agostinho, foi sem dúvida, um filósofo muito importante na idade média importante, devido a sua criatividade e originalidade, a surgir no pensamento antigo desde Platão e Aristóteles. Um pensador, ainda ligado aos clássicos, mas já refletindo em sua visão de mundo e em suas preocupações com grandes mudanças. Uma de suas contribuições ao desenvolvimento da filosofia destaca-se:
		
	
	O desenvolvimentos das cinco vias da prova da existência do Universo.Em sua teoria do conhecimento a ênfase entre objetividade e o realismo
	
	Sua teoria histórica baseada na santíssima Trindade e apologia ao pecado original.
	
	O filosofo deveria ser um professor disciplinador e austero para a formação do homem.
	 
	As relações entre Teologia e Filosofia, entre razão e fé.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201704197187)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	René Descartes é considerado na História da Filosofia como sendo o Pai da Filosofia Moderna. Uma de suas principais obras é o Discurso do Método, onde afirma:
I. Ser o bom senso, isto é, a racionalidade, uma luz natural ao homem.
II. O erro resulta na realidade de mau uso da razão e a finalidade do método é por a razão no bom caminho. Portanto, o método visa o conhecimento, a elaboração de uma teoria científica.
III. Defesa de que razão e fé são compatíveis, ou seja, uma não se opõe a outra.
Assinale a alternativa correta:
		
	
	3. Somente os enunciados II e III estão corretos
	
	2. Somente o enunciado II está correto
	
	1. Somente o enunciado I está correto
	 
	4. Somente os enunciados I e II estão corretos
	
	5. Somente o enunciado III está correto
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201704197168)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A preocupação fundamental de Bacon é com a formulação de um método que evite o erro e coloque o homem no caminho do conhecimento correto. Este é um dos sentidos primordiais do pensamento crítico, que marcará fortemente a filosofia moderna, vendo a tarefa da filosofia como a libertação do homem de preconceitos, ilusões e superstições. É neste contexto que encontramos sua teoria dos ídolos.
Segundo Bacon, os ídolos são:
		
	 
	4. Ilusões ou distorções que bloqueiam a mente humana.
	 
	1. Princípios que permitem refutar os elementos advindos de uma experiência sensível.
	
	2. Ilusões ou distorções que permitem o desenvolvimento do pensamento humano.
	
	5. Princípios que permitem o desenvolvimento da autonomia intelectual e de uma prática transformadora.
	
	3. Princípios que permitem verificar a validade de um princípio racional.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201704258442)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Defensor do pragmatismo trouxe para a educação uma contribuição nova onde houve avanços em termos de preocupação com a realidade do aluno, mas que ficou limitado ao conhecimento da dimensão psicológica deste, não conseguindo envolvê-lo num projeto maior que garantisse a transformação da mesma. Para ele o processo educativo depende essencialmente da ligação da escola ao lar e à comunidade que o educando faz parte. Apoiando-se em Willian James, afirma que, o essencial no processo educativo consiste na educação pela ação manual e intelectual, bases da própria experiência. O processo educativo consiste, portanto, na constante reconstrução da experiência. Mas essa reconstrução depende da ação responsável e consciente do educando. Estas Características se referem ao Pensador:
		
	
	Karl Marx
	
	John Locke
	 
	John Dewey
	
	Francis Bacon
	 
	Marx Weber

Continue navegando