Buscar

AD2 - GET - 2019.1

Prévia do material em texto

AD2 – Gestão de Empresas Turísticas 
Professor: Luciano Pereira
Mediador: Rachel Dourado.
Introdução 
Nossa sociedade está em processo de mudança nos valores que regem a atividade empresarial. São as transformações no tecido social, o impulso que determina a transformação dos modos de funcionamento das organizações empresariais. O resultado da ação empresarial é a entrega de produtos (bens e serviços) a sociedade. Assim, as empresas incorporam em suas práticas modos de produzir e requisitos de funcionamento em consonância com as expectativa dessa mesma sociedade, que é seu mercado consumidor, convergindo em novos métodos de atendimento, ações de regulação sobre a prática de seus fornecedores, transparência e prestação de contas e disseminação de informações com os grupos de pressão. 
No centro dessa discussão, estão as formas de relacionamento das organizações empresarias com a natureza, onde persistem o uso de métodos irracionais de produção e a manutenção de práticas empresariais nocivas a sociedade. O avanço da rede mundial de computadores, da internet 2.0 e a associação massiva da população as novas plataformas de comunicação digital, tais como: as redes sociais, tem contribuído para o marketing e a propaganda dos produtos, mas também facilitaram acesso à informação a uma massa de indivíduos que atua de forma crítica sobre os impactos das atividades empresariais no meio ambiente. 
Desde os anos 60 as questões ambientais tem galgado espaço na opinião pública, seja através de conferências internacionais (72, 92, 2012 - ONU) ou por meio de relatórios (Brundtland, Clube de Roma, Primavera Silenciosa, Painel de Mudanças Climáticas) que demonstram por meio de dados que o padrão dilacerador da atividade produtiva, não é um caminho sustentável a perpetuação da vida e dos recursos ecológicos no planeta. 
No âmbito empresarial, em meio ao reconhecimento de tais demandas, um conjunto significativo e robusto de padrões foram sendo incorporados aos meios de produção de maneira a promover o aumento da eficiência e ganhos de competitividade. A sustentabilidade ambiental na gestão empresarial é uma realidade e, é o caminho ao desenvolvimento econômico e social de forma equilibrada no relacionamento entre homem e natureza. 
Atualmente, as ações empresariais buscam dirimir a desigualdade econômica e ambiental, bem como reduzir a distância entre ricos e pobres ao acesso e resultados ecológicos, promover formas de acesso aos recursos naturais de forma justa e garantir que os benefícios sociais e econômicos, do meio ambiente equilibrado, estejam disponíveis a todas as gerações do presente e futuras. Invariavelmente, essas ações empresariais estão baseadas em programas educacionais e outras políticas que desejam implementar formas mais justas de participação e reduzir a fragilidade de grupos em vulnerabilidade social. 
Assim, no fim dos anos 90, emerge no meio acadêmico e empresarial o termo Responsabilidade Social, que na visão empresarial significa ter uma postura positiva perante a sociedade, com transparência e ética, contribuindo para a melhoria na qualidade de vida da população. Resumidamente, podemos definir RS como um conjunto de projetos e ações originadas no seio empresarial destinadas a confirmação e luta por direitos civis, ações de caráter sócio cultural, educacional, políticos, econômicos e etc. 
Questão: 
Nesta AD2 o objetivo é identificar três projetos de responsabilidade social em empresas de Turismo. Assim, deverão identificar a empresa, o projeto, o objetivo do projeto, a população atendida. Os projetos devem ser sintetizados, sendo assim, nosso trabalho deve estar todo descrito em duas páginas. 
	Empresa 1-
	Nome da Empresa
	
	O projeto: 
	
	Objetivos do projeto: 
	
	População atendida:
	
BOA SORTE.

Continue navegando