Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

xercício: CEL0241_EX_A1__V1 
	07/10/2019
	Aluno(a): MARCELO 
	2019.3 EAD
	Disciplina: CEL0241 - PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM 
	
	
	 
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	De acordo como Dr Drauzio Varella no artigo sobre Genética e Comportamento social:  "As moléculas que constituem nosso DNA não traçam nosso destino, mas sob a influência dos estímulos ambientais sofrem arranjos e rearranjos que explicam a incrível diversidade humana" . Podemos relacionar essa premissa com qual das respostas abaixo para estabelecer uma explicação sobre o desenvolvimento humano:
		
	
	Há uma interação entre o material genético e o ambiente, sendo que os genes apresentam uma força propulsora muito maior no desenvolvimento dos caracteres humanos na primeira fase da infância, quando a criança é totalmente voltada para o seu desenvolvimento fisiológico.
	
	Não há provas sobre qualquer determinação genética sobre os componentes comportamentais dos seres humanos pois o ambiente é prevalente e mais consistente no desenvolvimento dos comportamentos.
	 
	Genes contêm informações importantes sobre o nosso comportamento, temperamento e funcionamento fisiológico, entretanto, sempre precisam estar relacionados com características ambientais gerando uma relação dialética e dinâmica de determinação de caracteres.
	
	Os seres humanos apresentam muito mais influencia de fatores ambientais no processo de desenvolvimento das crianças do que propriamente as predisposições genéticas, pois os pais transmitem apenas 10% das informações comportamentais aos seus descendentes.
	 
	Genes são estruturas que determinam nosso comportamento, temperamento e funcionamento fisiológico de forma sistemática e repetitiva para a manutenção da espécie humana.
	Respondido em 07/10/2019 19:54:14
	
Explicação:
Não há que se ter hierarquia entre os fatores determinantes do desenvolvimento; cada teoria apresenta a sua versão; ora genética (tese da hereditariedade), ora ambientalista (teoria comportamental), ora interacionista de Piaget (fatores interno e externo); todos os fatores são importantes e explicativos acerca do ser humano.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	O jogo é importante para o desenvolvimento infantil. Para Piaget, por meio do jogo, a criança, principalmente nos períodos sensório-motor e pré-operatório, pode construir importantes conhecimentos sobre os objetos e suas qualidades, construir noções de espaço, tempo e casualidade. Para Vygotsky, diferente de Piaget, o jogo não é aproveitado pela criança em sua zona de desenvolvimento real, mas sim na proximal. Com base nisto, as atividades de jogos na educação infantil devem ter por objetivo: I. usar o jogo apenas como estratégia didática do ensino da Matemática e da Língua Portuguesa. Na escola, as brincadeiras não devem ter um fim em si mesmo. II. a competição e a diversão. Ao competir, sobretudo nos jogos com regras, as crianças usam estratégias para vencer, mas quando perdem vem a frustração, ensinando-as a viver. III. proporcionar prazer e divertimento para as crianças das instituições de educação infantil, sem a preocupação com a aprendizagem escolar propriamente dita. IV. as funções em via de maturação e não as funções maduras. É correto o que está contido em
		
	
	I, II e III, apenas.
	
	III e IV, apenas
	
	II, apenas.
	
	I, II e IV, apenas.
	 
	IV, apenas.
	Respondido em 07/10/2019 19:57:01
	
Explicação:
Na educação infantil a brincadeira tem uma finalidade em si mesma, dessa dforma, deve faze rparte do cotidiano pedagógico e de várias áreas de conhecimento.
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	A Teoria da Aprendizagem Social de Bandura apresenta a producão de comportamentos como processo oriundo da seguinte questão:
		
	
	reflexão crítica
	
	conflitos psíquicos
	 
	imitação de modelos observados
	
	reorganização cognitiva
	
	condicionamento clássico
	Respondido em 07/10/2019 20:02:06
	
Explicação:
Bandura nos fala sobre a aprenduzagem como sendo um processo que ocorre através da imitação.
	
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Processos que têm relação direta com o desenvolvimento do ser humano e farão parte da vida do indivíduo, até sua morte. Em cada momento, em cada etapa do desenvolvimento humano irão influenciar na aquisição de novas formas de pensar, de reagir, de sentir e de se relacionar com o mundo.
		
	 
	Percepção, Aprendizagem, Memória, Pensamento, Linguagem, Atenção e Desempenho.
	
	Aprendizagem, Observação, Percepção, Memória, Desempenho, Linguagem e Atenção.
	
	Observação, Interpretação, Comportamentos, Desempenho, Memória e Linguagem.
	
	Aprendizagem, Leitura, Interpretação, Memória, Comportamento e Método.
	
	Percepção, Aprendizagem, Memória, Pensamento, Linguagem, Atenção e Leitura.
	Respondido em 07/10/2019 20:03:52
	
Explicação:
Percepção, Aprendizagem, Memória, Pensamento, Linguagem, Atenção e Desempenho.
	
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	A teoria de Piaget apesar de muito valorizada, também é fortemente criticada e um dos motivos é:
		
	
	tratar as crianças como miniatura de adulto
	 
	propor estágios universais e lineares de desenvolvimento
	
	fazer pesquisa com crianças
	
	não ouvir os professores
	
	valorizar excessivamente a cultura
	Respondido em 07/10/2019 20:06:07
	
Explicação:
Critica-se a ideia de linearidade, de etapas, de estágios universais.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Esse teórico considera o desenvolvimento do conhecimento como um processo espontâneo, ligado ao processo global da embriogênese. Trata-se de um processo de desenvolvimento total que devemos re-situar no contexto geral biológico e psicológico. Assim, define o desenvolvimento como um processo que se relaciona com a totalidade de estruturas do conhecimento.
A qual teórico se refere esta afirmação?
		
	
	Erikson
	
	Bowlby
	 
	Piaget
	
	Vygotsky
	
	Melanie Klein
	Respondido em 07/10/2019 20:06:36
	
Explicação:
Piaget fez a distinção entre dois problemas da Psicologia, que serão objeto do nosso estudo: o desenvolvimento em geral, e a aprendizagem. E essa é a concepção de desenvolvimento ,segundo Piaget.
	
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Um estudante do Ensino Médio, ao realizar no laboratório um trabalho solicitado pelo professor sobre processos de separação de misturas, conseguiu chegar a uma conclusão sobre a destilação fracionada que desestruturou o conhecimento que ele tinha anteriormente sobre esse assunto. De acordo com a Teoria Genética da Aprendizagem, baseada nos constructos piagetianos, a aprendizagem é consequência da necessidade do sujeito de buscar o equilíbrio com o meio. Por isso o conflito cognitivo vivenciado pelo estudante poderá modificar o seu pensamento a partir da construção de um novo conhecimento, e isso o fará retornar a uma situação de equilíbrio. Conforme a teoria de Piaget, a busca por esse equilíbrio ocorre através dos processos de:
		
	
	estruturação, adaptação e realismo.
	 
	assimilação, acomodação e adaptação
	
	percepção, realismo e assimilação.
	
	memorização, operação e exposição.
	
	exposição, acomodação e assimilação.
	Respondido em 07/10/2019 20:08:38
	
Explicação:
Desafios cognitivos desequilibram o indivíduo até que ele assimile a informação nova, acomode em suas estruturas cognitivas, adapte e retorne ao equilíbrio novamente, ainda que provisoriamente até que surjam outros desafios (informação nova) para assimilar.
	
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Sobre as etapas do desenvolvimento I. A infância engloba apenas aprimeira infância e a segunda infância as quais são as únicas etapas que têm respaldo diante do desenvolvimento do sujeito. II. Da infância a vida adulta algumas experiências estão vinculadas as questões sociais e são avaliadas no processo de desenvolvimento e maturação do um sujeito. III. A etapa da infância engloba subgrupos, sendo eles: o pré-natal, a primeira infância, a segunda infância e a terceira infância. Ou seja, da concepção até aproximadamente 6 anos. É correto APENAS o que se afirma em
		
	
	III
	
	I
	 
	II e III
	
	I e III
	 
	II
	Respondido em 07/10/2019 20:09:57
	
Explicação:
Todas as etapas da vida têm respaldo teórico , respaldo nos estudos da psicologia do desenvolvimento e a infância não vai apenas até 6 anos de idade.
		Exercício: CEL0241_EX_A2__V1 
	07/10/2019
	Aluno(a): MARCELO 
	2019.3 EAD
	Disciplina: CEL0241 - PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM 
	
	
	 
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	De acordo com a teoria Psicanalítica,  analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) CORRETA(S):
I. Sentimentos e desejos reprimidos devido ao superego ficam escondidos no inconsciente.
II. A fase oral, a libido se encontra nos órgãos genitais.
III. Freud identificou e compreendeu que os mecanismos de defesa foram uma exigência do ego para que o indivíduo enfrentasse melhor a realidade.
 IV. A libido é uma energia que percorre o corpo e que traz prazer ao indivíduo.
		
	
	I.
	
	II e III.
	
	II, III e IV.
	
	I e IV.
	 
	I, III e IV.
	Respondido em 07/10/2019 20:14:10
	
Explicação:
No inconsciente ficam ocultas as motivações pessoais; na fase oral, a libido se encontra na boca e os mecanismos de defesa é uma exigência do ego para lidarmos com a realidade; não chegando a ser considerado psicose pelo fato do indivíduo lançar mão deles.
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Um ratinho foi colocado na ¿caixa de Skinner¿ ¿ um recipiente fechado no qual encontrava apenas uma barra. Esta barra, ao ser pressionada por ele, acionava um mecanismo que lhe permitia obter uma gotinha de água, que chegava à caixa por meio de uma pequena haste. Este experimento se refere a um condicionamento por:
		
	
	punição
	 
	reforço positivo
	
	extinção
	
	reforço negativo
	
	punição negativa
	Respondido em 07/10/2019 20:14:45
	
Explicação:
Reforço positivo pois a água (satisfação de necessidade básica do animal) representa esse reforço para repetir a ação.
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Os recém-nascidos são dotados de reflexos importantes. A tendência que o bebê tem de virar a cabeça na direção de qualquer coisa que toque a sua bochecha é chamado de:
		
	
	reflexo de preensão
	
	reflexo de sucção
	
	nenhuma das respostas acima
	 
	 reflexo de orientação
	
	 reflexo de deglutição
	Respondido em 07/10/2019 20:17:55
	
Explicação:
de orientação, pois o bebê direciona a cabeça para um determinado lugar, lado, então, o fato de direcionar, logo, podemos pensar em orientação.
	
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Freud criou a psicanálise no final do Século XIX, a partir do estudo da histeria, que seria causada pela repressão de conteúdos ameaçadores à integridade do Ego. Para explicar melhor este mecanismo, ele dividiu a mente humana em consciência, pré-consciente e inconsciente, e explicou o funcionamento desta mente a partir de três instâncias: Id, Ego e Superego. Qual seria a função do Ego?
		
	
	Nenhuma das opções: o Ego seria um lugar simbólico, e não uma instância mental com uma função determinada
	 
	Equilibrar o desejo (representado pelo Id) e os limites sociais (representados pelo Superego), operando sob o princípio da realidade
	
	Buscar a satisfação imediata dos desejos, sendo portanto guiado pelo princípio do prazer
	 
	Exercer a censura frente aos desejos socialmente reprováveis, constituindo a defesa da mente consciente
	
	Aumentar a ocorrência de comportamentos socialmente valorizados, através do oferecimento de recompensas
	Respondido em 07/10/2019 20:20:15
	
Explicação:
O ego é formado desde o nascimento do individuao e fica na tensão entre os desejos pulsionais e as exigências das regras trazidas pela sociedade.
	
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Tendo como base a teoria piagetiana, analise as afirmativas:
I. Segundo Piaget, o principal teórico desta visão há quatro períodos de desenvolvimento cognitivo: Sensório Motor, Pré-operacional, Operacional Concreto e Operacional Formal.
II. Para Piaget, cada pessoa tenta fazer com que as novas experiências façam sentido conciliando-as com seu conhecimento já existente.
III. No ponto de vista do autor, este processo é conduzido pela necessidade humana de equilíbrio mental, denominado, por ele, como equilíbrio cognitivo.
Assinale a opção correta:
		
	
	Apenas as alternativas I e II são verdadeiras.
	
	Apenas a alternativa I é verdadeira.
	 
	As alternativas I, II e III são verdadeiras.
	
	Apenas as alternativas I e III são verdadeiras.
	
	Apenas as alternativas II e III são verdadeiras.
	Respondido em 07/10/2019 20:22:24
	
Explicação:
I. Segundo Piaget, o principal teórico desta visão há quatro períodos de desenvolvimento cognitivo: Sensório Motor, Pré-operacional, Operacional Concreto e Operacional Formal. VERDADEIRO, PIAGET CONCENTROU SEUS ESTUDOS NESSES ESTÁGIOS COGNITIVOS, ESTÁGIOS DO DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL DA CRIANÇA
II. Para Piaget, cada pessoa tenta fazer com que as novas experiências façam sentido conciliando-as com seu conhecimento já existente. VERDADEIRO, O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO É GRADATIVO. DO MAIS SIMPLES AO MAIS COMPLEXO
III. No ponto de vista do autor, este processo é conduzido pela necessidade humana de equilíbrio mental, denominado, por ele, como equilíbrio cognitivo. VERDADEIRO, QUANDO O INDIVÍDUO ASSIMILA A INFORMAÇÃO NOVA, SE ADAPTA E ACOMODA EM SUAS ESTRUTURAS COGNITIVAS, ELE ALCANÇA O EQUILÍBRIO COGNITIVO ATÉ QUE SURJAM NOVOS DESAFIOS COGNITIVOS.
	
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Leia a reportagem abaixo e, a seguir, faça o que se pede: ¿MENINO LOBO¿ É ENCONTRADO NA RÚSSIA "A polícia russa está caçando o ¿menino lobisomem¿ -que rosna e morde como um cão ¿ após ele escapar de uma clinica em Moscou um dia depois de ser resgatado no meio da floresta. Ao que tudo indica, esta é uma história similar a do Tarzã. Os médicos que atenderam o menino disseram chocados que ele foi encontrado vivendo em uma alcateia nas remotas florestas de Kalunga ¿ região central da Rússia. O porta-voz da polícia afirmou que ¿ele é claramente perigoso para outras pessoas¿. Segundo o porta-voz, o menino ¿tem hábitos exatamente iguais aos dos lobos com os quais convive, porque ele tem dentes longos e afiados e pode dilacerar uma pessoa com dentadas¿. Acredita-se que o menino tenha aproximadamente dez anos de idade, mas segundo os testes que foram feitos no dia de sua captura indicam que ele tenha bem mais. O menino parecia ser inteligente, mas não sabe falar russo nem outra linguagem qualquer. Isso levou os pesquisadores a suporem que ele esteve vagando pelas florestas vivendo como um animal por muitos anos. Casos deste tipo não são incomuns. Na própria Rússia existem casos de crianças ¿mowgli¿ abandonadas por seus pais que são adotadas como filhotes por lobas e passam a integrar a alcateia. O menino se movia com as pernas flexionadas (de 4). De acordo com Tvoi Den ¿ele estava correndo de 4 com os animais e procurando por comida¿.Os moradores de vilarejos do interior nas proximidades do local encontraram a ¿ criatura selvagem¿ em um abrigo feito de folhas e gravetos num local com temperaturas congelantes. Eles disseram a policia que o garoto sechama Lyokha, mas este é um nome que eles deram para o garoto e não seu nome real, que ainda é desconhecido". [...] (Fonte: http://www.mundogump.com.br/menino-lobo-e-encontrado-na-russia/). A história retratada na reportagem, se analisada à luz das concepções do desenvolvimento, pode ser entendida a partir da concepção:
		
	
	Behaviorista
	
	Inatista
	
	Psicanalítica
	
	Estruturalista
	 
	Sóciocultural/Sociohistórica
	Respondido em 07/10/2019 20:25:46
	
Explicação:
Para compreendermos a história de vida do menino - abordagem sociocultural, sociohistórica.
	
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Estudar o desenvolvimento humano significa ter o conhecimento das características comuns de cada faixa etária, conhecendo as individuações e tornando o indivíduo apto para observar e interpretar o comportamento humano. Nesse sentido, muitos teóricos se dedicaram a estudar este processo de evolução, organizando-o por fases, EXCETO:
		
	
	Wallon
	 
	Vigotski
	
	Piaget
	 
	Erikson
	
	Freud
	Respondido em 07/10/2019 20:26:24
	
Explicação:
Vygotsky critica a ideia de linearidade, de universalidade de estágios, fases; sua visão é dialética.
	
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	(Concurso - Prefeitura de Niterói - 2003) - Piaget e Vygotsky reconhecem a importância das interações no processo de desenvolvimento. No entanto, os referidos autores assumem posições distintas em relação aos impactos da aprendizagem sobre o desenvolvimento e, conseqüentemente, no papel da intervenção pedagógica. Suas teorias apresentam, respectivamente, as seguintes premissas:
		
	
	a epistemologia genética de Piaget sustenta que a aprendizagem segue-se ao desenvolvimento, enquanto a abordagem histórico-cultural de Vygotsky reconhece que a aprendizagem não tem um papel decisivo no desenvolvimento;
	
	a epistemologia genética de Piaget reconhece que o desenvolvimento subordina-se à aprendizagem, enquanto a abordagem sócio-histórica de Vygotsky postula que o desenvolvimento segue-se à aprendizagem;
	 
	a epistemologia genética de Piaget postula que a aprendizagem segue-se ao desenvolvimento, enquanto na abordagem histórico-cultural de Vygotsky o único bom ensino é aquele que se adianta ao desenvolvimento.
	
	a perspectiva histórico-cultural de Piaget propõe a simultaneidade da aprendizagem e do desenvolvimento, enquanto a abordagem sócio-histórica de Vygotsky postula que a aprendizagem não tem um impacto decisivo no desenvolvimento;
	
	a epistemologia genética de Piaget sustenta que a aprendizagem não tem um impacto decisivo sobre o desenvolvimento, enquanto a abordagem sócio-histórica de Vygotsky postula que o único bom ensino é aquele que sucede o desenvolvimento;
	Respondido em 07/10/2019 20:28:30
	
Explicação: A epistemologia genética de Piaget postula que a aprendizagem segue-se ao desenvolvimento, enquanto na abordagem histórico-cultural de Vygotsky o único bom ensino é aquele que se adianta ao desenvolvimento.
	
	
		Exercício: CEL0241_EX_A3__V1 
	07/10/2019
	Aluno(a): MARCELO 
	2019.3 EAD
	Disciplina: CEL0241 - PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM 
	
	
	 
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Num debate sobre o tipo de formação que ofereciam para os alunos do colégio Zeus, o professor Roberto trouxe o referencial da aprendizagem significativa para nortear as aulas de ciências. Dentro desse referencial, qual seria a postura correta do professor para o ensino de ciências?
		
	
	iniciar os estudos sobre a produção científica sobre o tema e concluir com experimentos práticos que mostrem o significado das teorias estudadas.
	
	trabalhar com questões do ENEN afim de mostrar o significado das questões nos exames nacionais.
	
	trabalhar com o conhecimento do estado da arte do tema pesquisando tudo o que já foi sistematizado sobre ele e que tenha significado na vida do aluno.
	
	evocar as memórias dos alunos sobre os fatos da natureza, corrigindo todas as distorções da realidade e apresentando os erros que eles têm na construção do pensamento significativo.
	 
	retratar a explicação científica tendo a cultura do aluno e suas experiências anteriores sobre o tema estudado como âncoras que serão usadas na memorização do conhecimento .
	Respondido em 07/10/2019 20:38:30
	
Explicação:
Considerar as experiências prévias dos alunos.
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Leia o trecho da reportagem: Quando a perda de memória é Alzheimer, publicada no site http://www.terra.com.br/istoegente/278/saude/index.htm.Acesso em 13/02/2013, às 23 horas. A queixa de perda de memória é comum entre pessoas idosas. Quando perguntados ¿sua memória é melhor ou pior do que já foi?, entre 60% e 80% dos idosos dizem que a memória é pior. Nos idosos, a memória é um processo psicológico particularmente delicado em função da velocidade de processamento de estímulos e a atenção, pois muitos idosos não acompanham a produção de ideias e veiculação de notícias na contemporaneidade. É consenso entre os especialistas que um cérebro estimulado consegue armazenar melhor as informações e acessar as memórias. Na Universidade para a Terceira Idade, há uma preocupação especial em ativar as capacidades mnemônicas através das poesias, músicas e narrativas autobiográficas. Marque qual das assertivas abaixo explica a utilização das atividades citadas para o estímulo à capacidade de evocação mnêmica.
		
	
	O trabalho de memória para a fase da senilidade deve ser simples para não diminuir a auto-estima e deixar o idoso ainda mais deprimido.
	
	O idoso tem mais facilidade para usar a memória executiva do que as memórias declarativas e procedurais.
	 
	A evocação mnêmica do idoso sempre está relacionada com elementos motivadores que apresentam relação emocional como evento a ser lembrado.
	
	A memória no idoso deve resgatar as aprendizagens que teve ao longo da vida, sobretudo, as que circunscrevem à área da linguagem.
	
	A capacidade de memória do idoso é limitada apenas as suas questões pessoais relacionadas com a sua vida emocional.
	Respondido em 07/10/2019 20:39:49
	
Explicação:
A evocação dos dados de memória está relacionado à questões emocionais.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	NA TEORIA DE APRENDIZAGEM DE AUSUBEL, O FATOR MAIS IMPORTANTE DE APRENDIZAGEM É O QUE O ALUNO JÁ SABE. PARA QUE OCORRA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, CONCEITOS RELEVANTES E INCLUSIVOS DEVEM ESTAR CLAROS E DISPONÍVEIS NA ESTRUTURA COGNITIVA DO INDIVÍDUO, FUNCIONANDO COMO:
		
	 
	PONTOS DE ANCORAGEM.
	
	ESQUEMA.
	
	CONDICIONAMENTO OPERANTE.
	
	ZONA DE DESENVOLVIMENTO REAL.
	
	CONDICIONAMENTO RESPONDENTE.
	Respondido em 07/10/2019 20:41:35
	
Explicação:
Ancoragem - relacionando conhecimentos novos aos conhecimentos prévios dos alunos.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	A doença de Alzheimer é uma degeneração primária do sistema nervoso central, em que, por causas desconhecidas, há uma progressiva perda da memória para fatos recentes e depois em outras regiões do cérebro. Deste modo a pessoa começa esquecendo fatos recentes, depois passa a ter dificuldade de planejamento, por exemplo, para manter a casa abastecida ou preparar-se para uma viagem. Aqui é possível perceber uma diferença fundamental entre as alterações da memória do envelhecimento normal e doença de Alzheimer, no sentido de que nesta as alterações vão além da memória. Também já no início da doença podem acontecer alterações do comportamento, como depressão, apatia e tendência a isolar-se socialmente. Estes sintomas progridem, aparecem outros e o efeito final é uma progressiva dependência para as atividades do dia-a-dia. Destacamosimportantes características de uma doença séria que afeta milhares de pessoas no mundo e que precisa de tratamento adequado para diminuir seus impactos sobre a qualidade de vida dos adultos e idosos. Nas Universidades para a Terceira Idade há um bom trabalho para incentivar a autonomia do idoso, bem como para continuar estimulando a sua função executiva e as memórias relacionadas aos fatos diários, as mais esquecidas de acordo com o relato acima. Das atividades abaixo, qual delas contempla os dois objetivos juntos: estimular as funções executivas e as a consolidação das memórias recentes.
		
	
	Incentivar o idoso a jogar palavras cruzadas que é bom para a memória e resgate de vocabulário.
	
	Fazer o idoso decorar as poesias e declamá-las semanalmente para treinar a capacidade de retenção da informação.
	 
	Planejar um passeio, sua organização, formular listas e depois do ocorrido, relatar como foi fazendo uma cronologia dos fatos e relacionando fotos aos eventos.
	
	Ajudar ao idoso em sua organização cotidiana oferecendo um menu de atividades que ele deve cumprir diariamente para não se esquecer das mesmas.
	
	Incentivar o idoso a anotar tudo o que fez durante o dia num caderno para ser consultado caso ele se esqueça de algum fato importante.
	Respondido em 07/10/2019 20:42:57
	
Explicação:
Para trabalhar função executiva e memória, é fundamental organziar os passos, planejá-los e colocá-los em ação. Sempre trazendopara amemória os fatos que já aconteceram.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Analise as seguintes afirmações acerca do processo de ensino e de aprendizagem, classificando-as em V (verdadeira) ou F (falsa).
I. ( ) Se, por um lado, há erros que são cometidos por simples engano ou desconhecimento; por outro, há erros que são integrantes e inerentes ao processo de aprendizagem, são os chamados erros construtivos.
II. ( ) É insubstituível a atuação do aluno na construção dos significados sobre os conteúdos da aprendizagem.
III. ( ) Por estar situado fora do indivíduo, o conhecimento é algo a ser adquirido por ele por meio da cópia do real.
IV. ( ) O conhecimento não é algo pronto, acabado, mas uma construção histórica e social, na qual interferem fatores de ordem antropológica, cultural e psicológica, entre outros.
De acordo com a perspectiva construtivista, a classificação correta, de cima para baixo, é:
		
	 
	V; V; F; V.
	
	V; V; V; V.
	
	V; V; V; F.
	
	F; V; F; V.
	
	F; V; V; V
	Respondido em 07/10/2019 20:46:17
	
Explicação:
O sujeito é ativo na busca pelo conhecimento e se contempla processo de aprendizagem em detrimento do produto final no construtivismo; aprendizado  se dá de dentro para fora e não ao contrário; não se trata de memorizar, se trata de se envolver com o objeto de estudos.
	
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	A teoria de Ausubel leva em conta a história do sujeito e ressalta o papel dos docentes na proposição de situações que favoreçam a aprendizagem. De acordo com ele, há duas condições para que a aprendizagem  ocorra: o conteúdo a ser ensinado deve ser potencialmente revelador e o estudante precisa estar disposto a relacionar o material de maneira consistente e não arbitrária. Esta aprendizagem é denominada:
		
	
	mecânica
	
	motivacional
	
	social
	 
	significativa
	
	por observação
	Respondido em 07/10/2019 20:48:22
	
Explicação:
Aprendizagem significativa quando aprendemos com sentido, partindo de nossos conhecimentos prévios X aprendizado mecânico, automático e sem sentido.
	
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	4. A aprendizagem significativa ocorre quando: I) Os novos conhecimentos que se adquirem relacionam-se com o conhecimento prévio que o aluno possui. II) A ocorrência da aprendizagem significativa implica o crescimento e modificação do conceito subsunçor. III) Leva em conta a história do sujeito e ressalta o papel dos docentes na proposição de situações que favoreçam a aprendizagem. IV) O que os estudantes sabiam não era considerado e entendia-se que só aprenderiam se fossem ensinados por alguém.
		
	
	I, II, IV
	
	I, III, IV
	 
	I, II, III
	
	Todas estão corretas.
	
	II, III, IV
	Respondido em 07/10/2019 20:51:01
	
Explicação:
Aprendizagem significativa está relacionada aos  conhecimentos prévios dos alunos; Ausubel trata de conceitos tais como ancoragem e subsunçores.
	
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Marque a afirmativa correta com referência aos conceitos fundamentais sobre Aprendizagem Significativa:
		
	 
	Subsunçor. Um conhecimento específico, existente na estrutura cognitiva do indivíduo, que permite dar significado a um novo conhecimento que lhe é apresentado ou por ele descoberto. Até mesmo o aprendizado por descoberta depende de subsunçores, ou seja, de saberes prévios.
	
	Refere-se ao relacionamento arbitrário entre aluno e professor de modo que é preciso trabalhar o conteúdo previsto no programa de ensino porque o professor define o que é importante para o aluno.
	
	Refere-se ao significado inerente a certos tipos de materiais concretos que são recursos didáticos utilizados para tornar a aula mais dinâmica porque o professor  deixa de ser parceiro na construção do conhecimento.
	
	A aprendizagem se dá por recepção. Recebe-se a informação como pronta e acabada. Cabe ao aluno atuar ativamente sobre o material, a fim de relacioná-lo a idéias relevantes disponíveis em sua estrutura cognitiva. O aluno ajuda o professor o tempo todo e questiona.
	
	Aprendizagem por descoberta não é dada a chance para o aprendiz descobrir o que vai aprender. O mesmo conteúdo precisa ser descoberto várias vezes. O conteúdo não é internalizado e não serve de base para outros subsequentes.
	Respondido em 07/10/2019 20:53:13
	
Explicação:
Aprendizagem significativa envolve interiorização acerca dos conceitos, envolvimento com o objeto de estudos, compreensão e não massificação de conteúdos; envolve também partir dos saberes dos alunos e parceria entre aluno e professor.
		Exercício: CEL0241_EX_A4__V1 
	08/10/2019
	Aluno(a): MARCELO 
	2019.3 EAD
	Disciplina: CEL0241 - PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM 
	
	
	 
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Maria tem 14 anos e foi diagnosticada com TDAH. Sua família percebia algumas dificuldades de organização na jovem, mas nunca havia visto prejuízo em sua aprendizagem. Entretanto, essa semana, sua mãe recebeu uma carta da coordenação pedagógica do colégio que dizia assim: Nos dias atuais, é cada vez maior o número de crianças e adolescentes diagnosticados com déficit de atenção. Sabemos que o TDAH interfere na capacidade de aprendizagem de uma pessoa por diminuir o seu grau de atenção concentrada. Com Maria, tem acontecido processo semelhante porque agora ela não consegue acompanhar as explicações e exercícios. A família foi pesquisar sobre os principais sintomas de TDAH e como eles interferem na aprendizagem. Marque a alternativa que apresenta esses sintomas e seus prejuízos na escola.
		
	 
	Déficit de atenção e da motivação para estudar
	
	Déficit de atenção, mas uma compensação de uma memória excelente
	
	Desorganização e alto grau de motivação para as disciplinas exatas
	
	Déficit de atenção e supercapacidade de realização de tarefas
	
	Hiperatividade e inteligência acima da média dos jovens
	Respondido em 08/10/2019 20:01:45
	
Explicação:
Quem tem TDAH apresneta déficit de atenção e pouca motivação para estudar tudo o que é obrigatório.
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	A linguagem representa:
		
	
	É representada pela mímica.
	
	É tudo aquilo que o indivíduo utiliza para armazenar informação.
	 
	É umsistema de símbolos culturais internalizados,e é utilizada com o fim último de comunicação social.
	
	É um processo de aprendizagem pela imitação
	
	É apenas a fala do indivíduo
	Respondido em 08/10/2019 20:03:52
	
Explicação:
Resultado de uma cultura internalizada, visando a comunicação social.
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	No que se refere ao manejo do TDAH, percebemos que o sistema educacional deve se modificar para atender às particularidades dos alunos, como forma de respeitar a inclusão de alunos com déficit atencionais. Marque a alternativa que melhor responde a esse manejo.
 a. Favorecer a atividade do aluno preparando o trabalho de forma mais simples, com regras claras.
 b. Utilizar todos os tipos de recursos didáticos para organizar e desenvolver as tarefas.
c. Aumento na quantidade de leitura e cópias a serem feitas para aumentar a compreensão dos temas abordados.
 Estão corretas:
		
	
	Apenas a resposta b
	
	Apenas a resposta a
	
	Respostas b e c
	 
	Respostas a e b
	
	Todas as respostas
	Respondido em 08/10/2019 20:07:17
	
Explicação:
Os alunos jamais terão a sua comrpeensão aumentada fazendo cópias de materiais escritos. Eles devem fazer a síntese.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	A inclusão de pessoas com necessidades educativas especiais é uma tarefa cotidiana que requer o engajamento do professor, pois os alunos que mais trazem enfrentamentos, desafios e problemas são os que mais precisam de uma mediação diferenciada para alcançar os objetivos educacionais. Dos manejos abaixo, qual pode, efetivamente, diminuir o mau rendimento do aluno com TDAH?
		
	
	Aumento na quantidade de leitura e cópias a serem feitas para aumentar a compreensão dos temas abordados.
	
	Diminuição dos exercícios escolares e das pesquisas pois são os maiores fatores de desistência e evasão nos estudos.
	 
	Estímulo ao foco atencional pela motivação e compreensão do que se está aprendendo.
	 
	Aumento das atividades em grupo, pois elas favorecem a internalização dos pensamentos e conclusões dos demais alunos que apresentam mais preparo.
	
	Diminuição das atividades em grupo, pois elas impedem que o aluno com TDAH construa seu conhecimento de forma autônoma.
	Respondido em 08/10/2019 20:08:00
	
Explicação:
O professor precisa criar estratégias de mediação que tornem as aulas mais motivadas para que o aluno se concentre e realize as atividades.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Na função de mediador, o professor precisa conhecer sobre o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade para mediar à aprendizagem de crianças e adolescentes que apresentaram dificuldades acadêmicas e comportamentos inadequados na escola. Qual (is) ação (ões) pode (m) prejudicar a manutenção do foco atencional dos alunos em sala e aula?
 a. Salas com muitos alunos e muitos estímulos sonoros e visuais.
b. Estímulo do foco atencional pela motivação e compreensão do que se está aprendendo.
 c. Oferecer a assistência individual para alunos que necessitem mais dele ou de outro facilitador.
 Estão corretas as questões:
		
	
	Todas as questões
	
	Apenas a questão c
	 
	Apenas a
	
	Questões a e c
	
	Apenas b
	Respondido em 08/10/2019 20:09:03
	
Explicação:
Uma sala de aula com muitos alunos ajuda a aumentar a dipersão pelo excesso de estímulos e barulho.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Segundo Noam Chomsky, o dispositivo de aquisição da linguagem necessita da seguinte condição para ser detonado:
		
	
	dos recursos da língua (sintaxe, fonologia, semântica).
	
	interação da criança através da repetição de fonemas;
	 
	exposição aos dados da língua da criança em seu contexto;
	
	experiência da criança com as diferentes linguagens;
	
	interação  linguística de qualidade com outros indivíduos;
	Respondido em 08/10/2019 20:10:43
	
Explicação:
A criança precisa estar em interação social e vivendo a corrente da língua.
	
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Na função de mediador, o professor precisa conhecer sobre o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade para mediar à aprendizagem de crianças e adolescentes que apresentarão dificuldades acadêmicas e comportamentos inadequados na escola. Marque os 3 principais comportamentos do TDAH predominante desatento na escola.
		
	
	Dificuldade cognitiva, dificuldade na decodificação e dispersão nos pensamentos.
	
	Conversas, hiperatividade mental e impulsividade.
	
	Impulsividade, falta de destreza psicomotora e dificuldade cognitiva.
	
	Falha na memória, dificuldade cognitiva e impulsividade.
	 
	Dispersão, pouco foco durante as explicações e desatenção.
	Respondido em 08/10/2019 20:12:38
	
Explicação:
O TDAH predominante desatento se caracteriza por perda de foco atencional e pouca motivação para estudo por ser  uma atividade cognitiva obrigatória.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Segundo Chomsky, podemos caracterizar a linguagem como:
 I. Característica da espécie humana que faz uso de signos linguísticos para a livre expressão do pensamento e que distingue o homem dos animais e das máquinas.
 II. Propriedade responsável por termos história, cultura e diversidade.
III. Um sistema internamente complexo, com subsistemas internos distintos (fonologia, sintaxe, semântica, pragmática, etc.).
 Assinale a opção correta:
		
	
	Apenas as alternativas I e II são verdadeiras.
	 
	As alternativas I, II e III são verdadeiras.
	
	Apenas as alternativas I e III são verdadeiras.
	
	Apenas as alternativas II e III são verdadeiras.
	
	Apenas a alternativa I é verdadeira.
	Respondido em 08/10/2019 20:13:11
	
Explicação:
Todas as alternastivas estão corretas e segundo o autor, nós nascemos com um sistema linguístico inato como uma predisposição para a lingugaem oral
	
	
		Exercício: CEL0241_EX_A5__V1 
	08/10/2019
	Aluno(a): MARCELO
	2019.3 EAD
	Disciplina: CEL0241 - PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM 
	
	
	 
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Na escola, a professora trabalha, com as crianças de até os dois primeiros anos de idade, atividades como: andar livremente, batendo palmas; andar para frente; passar por dentro de túneis; provocar sons com o próprio corpo: soprar, estalar a língua, bater as mãos no próprio corpo e em objetos. Neste caso, a professora trabalha o desenvolvimento intelectual da criança chamado por Piaget de período:
		
	
	Condicionado
	
	De aprendizagem
	
	De esquema
	
	De avaliação
	 
	Sensório-motor
	Respondido em 08/10/2019 20:16:06
	
Explicação:
Todas essas atividades fazem parte do desenvolvimento sensório-motor.
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Na teoria piagetiana, a criança, no primeiro ano de vida, aprende, principalmente, por meio de:
		
	
	maturação das capacidades inatas, a partir dos reflexos.
	
	desenvolvimento das informações de seu código genético
	
	satisfação de suas necessidades básicas (de alimentação, de sono, de higiene etc.).
	
	estímulos e experiências proporcionados pelos adultos que a cercam, possibilitando o aprendizado de suas primeiras rotinas.
	 
	exploração e experimentação sobre os objetos, utilizando-se de esquemas sensórios-motores.
	Respondido em 08/10/2019 20:17:43
	
Explicação:
Segundo Piaget, a criança está no período sensório-motor, percebe e conhece os objetos colocando-os na boca por exemplo.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 3a QuestãoAo observar seu bebê de 6 meses de idade, Marta percebe que ele realiza uma atividade de forma repetitiva: jogar a chupeta no chão. Como não compreende essa atitude, já que o bebê gosta e se acalma ao usar a chupeta, Marta pergunta para a educadora da creche por que ele faz isso. Como resposta, a educadora responde que é um esquema de conhecimento que faz parte das reações circulares. Marque a única alternativa que responde corretamente sobre o que são reações circulares na obra de Jean Piaget.
		
	
	Reações comportamentais que são motivadas pelo interesse em objetos que normalmente não são oferecidos ao bebê e geram muita ansiedade diante do seu desejo.
	
	É uma reação típica dos primeiros dias de vida quando o bebê vive um ciclo temporal que se limita a dormir e se alimentar.
	 
	São reações que objetivam provocar resposta de outra pessoa ou objetivo de acordo com o comportamento do bebê.
	
	São reações típicas de birra que se iniciam quando a criança já tem tônus muscular para ficar sentada.
	
	Essas reações acontecem como um ciclo vicioso quando o bebê está insatisfeito com o tratamento que lhe é dispensado.
	Respondido em 08/10/2019 20:20:15
	
Explicação:
O bebê vai percebendo que quando joga a bola, alguém aparece novamente com a bola, o que lhe traz satisfação ao ver alguém familiar a ele.
	
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	                                       
         Analise se as ideias abaixo correspondem ao Desenvolvimento Físico, Cognitivo, Social ou da Personalidade da Primeira Infância (0 a 2 anos), e a seguir coloque Verdadeiro (V) ou Falso (F) nas frases:
(   ) Após a primeira palavra, os bebês adicionam palavras lentamente durante alguns meses, e, então, de maneira acelerada. A maioria possui um vocabulário de cerca de 50 palavras, por volta dos 18 meses: Desenvolnvimento Cognitivo
(   ) Nos mesmos meses, o bebê está elaborando a primeira etapa de um senso do seIf (eu), o self subjetivo. O bebê entende a si mesmo como existindo separadamente e capaz de fazer as coisas acontecerem: Desenvolvimento da Personalidade
(   ) O rápido aperfeiçoamento das habilidades locomotoras e manipulativas ocorre nos dois primeiros anos. O bebê evolui do engatinhar para o andar e para o correr, e de uma habilidade de preensão deficitária para uma boa preensão: Desenvolvimento Físico
(   ) Pais, assim como mães, formam vínculos fortes com seus bebês, embora os pais evidenciem mais comportamentos de jogo com os filhos do que as mães: Desenvolvimento Social
Agora, assinale a alternativa que corresponde a sequência correta:
                              
        
 
		
	
	V, F, F, V
	 
	V, V, V, V
	
	 V, V, F, V
	
	F, V, V, F
	
	F, F, F, V
	Respondido em 08/10/2019 20:22:38
	
Explicação:
 Todas as colocações estão corretas
	
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Ao elaborar sua teoria, Piaget considerou fatores internos e fatores provindos da interação do sujeito com a realidade. Esses fatores são:
I. Hereditariedade, apesar de influenciar o desenvolvimento, não é suficiente para explicar o desenvolvimento cognitivo da criança.
II. Experiência (física) que resulta das ações realizadas materialmente é, também, insuficiente, uma vez que a lógica da criança não se sustenta apenas com el a, apesar de ser essencial ao desenvolvimento.
III. Transmissão social é um fator influenciador.
É verdadeiro apenas o que se afirma em:
		
	
	III
	 
	I e II
	
	II
	
	II e III
	 
	I, II e III
	Respondido em 08/10/2019 20:29:18
	
Explicação:
As três afirmativas estão corretas.
	
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	De acordo com a concepção piagetiana, o pensamento da criança que se encontra no período pré-operacional caracteriza-se por ser :
		
	
	lógico.
	 
	egocêntrico.
	
	simbólico.
	
	real.
	
	fantasioso.
	Respondido em 08/10/2019 20:31:20
	
Explicação:
Aos 2 anos de idade, a criança está vivenciando o egocentrismo; fase da anomia.
	
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Segundo Piaget, com relação ao desenvolvimento cognitivo da criança de 0 a 2 anos, podemos afirmar que:
I. Esse estágio é denominado de sensório-motor.
II. Ao final desse período, espera-se que a criança conquiste alguns comportamentos como, por exemplo, puxar o lençol para alcançar o brinquedo que está sobre a cama.
III. Nesse estágio a criança apresenta linguagem socializada.
Está correto o que se afirma em:
		
	 
	I e II.
	
	II e III .
	
	I, II e III.
	
	III .
	
	I e III .
	Respondido em 08/10/2019 20:32:13
	
Explicação:
Nesse estágio a criança ainda não desenvolveu linguagem socializada.
	
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Um trem de brinquedo desaparece dentro de um túnel. Nesse momento, a criança passa a acreditar que o trem deixou de existir. Essa experiência cognitiva indica a ausência do princípio da ______________ que é característica do estágio _______________
		
	
	acomodação - pré-operacional
	 
	permanência do objeto - sensório-motor
	
	adaptação - pré-operacional
	
	assimilação - sensório-motor
	
	permanência do objeto - pré-operacional
	Respondido em 08/10/2019 20:34:03
	
Explicação:
Permanência do objeto - sensório-motor , faixa etária de zero a dois anos em que  criança está "aprisionada" ao aqui e agora.
		Exercício: CEL0241_EX_A6__V1 
	08/10/2019
	Aluno(a): MARCELO 
	2019.3 EAD
	Disciplina: CEL0241 - PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM 
	
	
	 
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Diante do espelho, Marcos representa o mesmo personagem do filme que assiste todos os dias. Reproduz falas, gestos e as cenas mais interessantes que assistiu ontem. Sua mãe percebe que ele brinca de ser "homem aranha" e consegue reproduzir detalhes que nem ela havia percebido. Qual o nome do processo que está sendo vivenciado por Marcos e em que fase do desenvolvimento cognitivo ele ocorre?  
		
	 
	Imitação e Pré operatório.
	
	Identificação e Sensório motor.
	
	Negação e Lógico formal.
	
	Imitação e Sensório motor.
	
	Identificação e  Lógico formal.
	Respondido em 08/10/2019 20:37:31
	
Explicação:
Marcos imita o Homem-aranha e está na fase pré-operatória.
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Em se tratando do desenvolvimento humano, sabemos que a fase de 2 a 5 anos de idade compreende várias transformações tanto nos campos cognitivos, linguísticos quanto psicomotores. Marque a alternativa em que todas as aquisições fazem parte desta faixa etária.
		
	
	Desenvolvimento de esquemas cognitivos responsáveis pela superação do egocentrismo em suas interações.
	 
	Maior desenvolvimento da coordenação motora ampla e das várias habilidades: sentar, levantar, caminhar, correr, tocar, agarrar, apertar, jogar, entre outras presentes na brincadeira.
	
	Uma definição da noção de gênero masculino e feminino bem como do desejo sexual que será exercido durante a puberdade.
	
	Desenvolvimento da linguagem escrita através da alfabetização e do raciocínio matemático através das noções de reversibilidade.
	
	Aperfeiçoamento das praxias responsáveis pela sobrevivência e proteção da criança no ambiente.
	Respondido em 08/10/2019 20:39:42
	
Explicação:
O desenvolvimento de praxias ajuda nas atividades lúdicas e corporais desta faixa etária.
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Diante do espelho, Marcos representa o mesmo personagem do filme que assiste todos os dias. Reproduz falas, gestos e as cenas mais interessantes que assistiu ontem. Sua mãe percebe que ele brinca de ser "homem aranha" e consegue reproduzir detalhes que nem ela havia percebido.Como este processo pode ser explicado no desenvolvimento da criança e qual seu nome?         
		
	
	Marcos tem certeza que tudo é uma brincadeira. Negação da realidade.
	 
	É uma representação da realidade com o objetivo de compreendê-la. Imitação.
	 
	Marcos representa a realidade por acreditar que o "homem aranha" existe e ele pode se tornar igual. Condensação.
	
	É uma sátira da realidade por perceber que é ficção. Simbiose.
	
	Marcos finge que é o personagem para se identificar com suas características físicas. Mimetismo.
	Respondido em 08/10/2019 20:42:56
	
Explicação:
Marcos representa a realidade através da imitação do homem aranha para compreende-lo.
	
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Na chegada de um Novo Bebê de acordo com Diane E. Papalia, Sally W. Olds & Ruth D. Feldman ocorrem algumas transformações no comportamento dos irmãos. Marque a afirmativa INCORRETA:
		
	
	A criança tende a apresentar regressão em seu comportamento, temendo perder o amor de seus pais pois até o momento da chegada do irmão, ela era a única que recebia colo de seus familiares.
 
	
	Comportamentos são observados no irmão mais velho diante a chegada do bebê. Ele sugere levar o bebê de volta ao hospital, dá-lo a alguém ou eliminá-lo pelo vaso sanitário.
	 
	Uma criança de 3 a 5 anos já mostra maturidade e se sente segura em relação ao amor da figura materna, principalmente porque percebe que a mãe está direcionando sua atenção exatamente ao filho mais novo porque ele que mais precisa de atenção por ser pequeno.
	
	Orgulhar-se por serem "grandes" e capazes de se vestir, usar o penico, fazer as refeições com os adultos e ajudar a cuidar do bebê são reações observáveis no comportamento dos irmãos mais velhos frente à chegada dos seus irmãos mais novos.
	
	As crianças reagem de diversas maneiras à chegada de um irmão ou de uma irmã. Para atrair a atenção da mãe chupam o dedo, urinam nas calças e pedem para mamar ou voltam a falar na linguagem infantil. O comportamento verbal é alterado.
	Respondido em 08/10/2019 20:45:19
	
Explicação:
Uma criança pequena tende a apresentar comportamento regredido quando da chegada de um irmão mais novo, pois receia perder o amor da mãe.
	
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	¿Pode-se colocar uma xícara de suco de laranja em um copo alto e fino, e outra em uma tigela de vidro baixa e larga, e observar os diferentes níveis cognitivos da resposta. A maioria das crianças abaixo de 7 anos afirma que o copo tem mais suco, porque o nível está mais elevado nele, embora algumas crianças possam escolher a tigela, por ser mais larga.¿ (Pulaski, M.A.S) No experimento descrito, Piaget está buscando a comprovação do processo de construção pela criança do conceito de:
		
	 
	B) Conservação.
	
	A) Espaço.
	
	E) Reversibilidade.
	
	C) Memória.
	
	D) Moralidade.
	Respondido em 08/10/2019 20:48:57
	
Explicação:
Conservação - a criança consegue perceber que a quantidade do líquido permaneceu a mesma ainda que tenha se modificado o recipiente.
	
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Pedro foi matriculado aos 5 anos de idade por sua mãe na Educação Infantil. Logo no segundo mês, sua mãe questionou à coordenação pedagógica por que não havia maior sistematização de alfabetização nas atividades pedagógicas. Dos argumentos abaixo qual estaria(m) correta(s) para explicar para esta mãe a importância da brincadeira de alfabetização.
I. Antes de aprender a ler e a escrever, a criança precisa exercitar a representação através dos jogos de faz-de-conta.
 II. A brincadeira prepara a criança tanto na cognição quanto na psicomotricidade para as habilidades necessárias à aprendizagem da leitura e da escrita.
III. Durante a brincadeira são desenvolvidas praxias importantes para a coordenação motora fina requeridas na aprendizagem da escrita.
Estão corretas:  
		
	
	As alternativas II e III.
	
	Apenas a alternativa I.
	
	As alternativas I e II
	 
	Todas as questões.
	
	Apenas a II
	Respondido em 08/10/2019 20:51:09
	
Explicação:
Todas as respostas estão corretas porque a brincadeira é um exercício completo que desdenvolve tanto habilidades cognitivas, quanto relacionais, quanto psicomotoras.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	.¿ De acordo com Barros (2008), grupos de brinquedo são formados por um número grande de componentes e são exclusivos quanto ao sexo¿ . Assinale a alternativa que apresenta características do brincar da criança. I-os meninos preferem brinquedos mais ativos (de correr, de pular) II-as meninas - brinquedos mais sedentários (de casinha, de escolinha) III-Os grupos na idade de 7 a 12 podem ser numerosos mas as crianças ainda não adquiriram capacidade de obedecer a regras IV-a criança já sabe submeter-se a um líder, escolhê-lo ou agir como líder quando for escolhida para tal.
		
	
	a) Somente a IV está correta
	
	e) I,IV estão corretas
	
	d) Somente a III está correta
	 
	b) I,II e IV estão corretas
	
	c) I e II estão corretas
	Respondido em 08/10/2019 20:52:17
	
Explicação:
A escolha dos brinquedos érelacionada com as caracteríticas de personalidade e sócio-culturais dos gêneros.
	
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	A criança de 2 a 6 anos acredita, por exemplo, que se dermos à fada dos dentes uma moedinha, ela substituirá o dente que caiu por outro novo. Esse fato é um exemplo de:
		
	
	egocentrismo
	
	delírio
	
	fantasia
	 
	animismo
	
	realismo
	Respondido em 08/10/2019 20:53:48
	
Explicação:
O animismo é um processo psicológico típico da primeira infância no qual a criança dá vida e poderes a quem não tem vida.
		Exercício: CEL0241_EX_A7__V1 
	08/10/2019
	Aluno(a): MARCELO 
	2019.3 EAD
	Disciplina: CEL0241 - PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM 
	
	
	 
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	DISLEXIA é a dificuldade de:
		
	
	Exclusiva de leitura.
 
	
	Realizar cálculos.
 
	
	Exclusiva de escrita.
 
	
	Compreender o estudo da geografia.
	 
	Leitura e escrita.
 
	Respondido em 08/10/2019 20:55:24
	
Explicação:
A dislexia é um distúrbio genético que dificulta o aprendizado e a realização da leitura e da escrita. 
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Segundo Papalia, Olds e Feldman (2008) as crianças destas fase costumam ter internalizado a vergonha e o orgulho. Elas também são capazes de externalizar, verbalizar situações conflitantes. À medida que o tempo passa, as crianças conscientizam-se de seus próprios sentimentos e dos sentimentos dos outros. Sabem controlar melhor sua expressão emocional em situações sociais e sabem responder à pertubação emocional dos outros, diferente do estagio anterior e que estavam presas ao egocentrismo. Indique que período do desenvolvimento é esse:
		
	
	Pré-adolescentes
	
	Crianças de 0 a 2 anos
	
	Crianças da primeira infância
	 
	Crianças de 7 a 11 anos
	
	Crianças de 2 a 6 anos
	Respondido em 08/10/2019 20:58:35
	
Explicação:
Se a fase do egocentrismo é de 2 a 6 anos e no enunciado se solicita a fase seguinte, então, é de 7 a 11 anos.
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Uma criança com erros de leitura repetidos, demora para copiar tarefas do quadro fazendo traços ilegíveis pode ser diagnosticado com um transtorno de:
		
	
	Dislalia
	
	Discalculia
	
	Disritmia
	
	Discografia
	 
	Dislexia
	Respondido em 08/10/2019 20:59:00
	
Explicação: Dislexia é o transtorno citado
	
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Dentre os transtornos de linguagem,podemos dizer que o transtorno genético e hereditário da linguagem, de origem neurobiológica, que se caracteriza pela dificuldade de decodificar o estímulo escrito ou o símbolo gráfico, é denominado de:
		
	
	Dislalia
	
	Cluster
	
	Taquilalia
	 
	Dislexia
	
	Bradilalia
	Respondido em 08/10/2019 20:59:19
	
Explicação:
Dislexia
	
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Uma criança com oito anos de idade apresenta repetidamente erros de leitura, levar três vezes mais tempo do que qualquer outra para copiar algo do quadro, produzindo rabisco grandes e ilegíveis. Essa criança poderá apresentar um transtorno de aprendizagem que muitas vezes são detectados na escola. De acordo com as características descritas acima, está CORRETO afirmar que a criança apresenta características de:
		
	
	disritmia
	
	dislalia
	
	discografia
	 
	dislexia
	
	discalculia
	Respondido em 08/10/2019 20:59:42
	
Explicação:
Dificuldades na leitura e na escrita.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Em relação à discalculia, pode-se afirmar:
		
	
	Na discalculia há sempre a presença de alterações neurológicas ou deficiências sensoriais (surdez ou cegueira) e motoras.
 
	
	A discalculia está sempre associada a um comprometimento intelectual.
 
	 
	Na discalculia, se encontra uma dificuldade nos procedimentos de cálculos iniciais, envolvendo estratégias de contagem para a resolução de problemas aritméticos de adição e subtração.
 
	
	Na discalculia a criança não apresenta dificuldades para associar números à quantidade.
	
	Na discalculia a criança não consegue ler e escrever números, mas efetua cálculos.
 
	Respondido em 08/10/2019 21:01:00
	
Explicação:
Na discalculia, se encontra uma dificuldade nos procedimentos de cálculos iniciais, envolvendo estratégias de contagem para a resolução de problemas aritméticos de adição e subtração.
	
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	O estágio pré-operatório inaugura uma nova forma de inteligibilidade da criança. Nesta fase, ela constrói esquemas de conhecimento que diferem do estágio cognitivo anterior pela emergência de qual habilidade:
		
	
	Coordenação de meios e fins
	
	Lógico-matemática
	 
	Linguagem
	
	Estabilidade emocional
	
	Psicomotricidade
	Respondido em 08/10/2019 21:02:48
	
Explicação:
A linguagem é  principal esquema de conehcimento desenvolvido na fase pre-opertória.
	
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	A Secretaria Municipal de um Município planeja organizar um seminário para a formação permanente dos docentes do ensino fundamental este ano e o tema selecionado foi a Discalculia. Em conversa, os professores disseram ignorar o que significa esse transtorno de aprendizagem e como poderão reconhecê-lo entre seus alunos. Marque a única resposta que apresenta características básicas do Transtorno de Aprendizagem Discalculia.
		
	
	A criança terá notável dificuldade para ler e memorizar o que é solicitado nas operações matemáticas.
	
	Os problemas são todos de ordem neurológica e se caracterizam pela desatenção e pela hiperatividade motora durante as aulas de matemática.
	
	A criança apresenta dificuldade na linguagem escrita e na leitura fluente dos textos que se referem à matemática.
	
	Muito desatenta, a criança não consegue ler e compreender o que se pede nos problemas matemáticos.
	 
	A criança vai apresentar dificuldade na execução dos cálculos matemáticos, bem como nas funções operatórias: seriação, classificação, ordenação, conservação entre outras.
	Respondido em 08/10/2019 21:04:51
	
Explicação:
Dificulades para trabalhar com cálculos, para lidar com números resolvendo operações matemáticas.
		Exercício: CEL0241_EX_A8__V1 
	09/10/2019
	Aluno(a): MARCELO 
	2019.3 EAD
	Disciplina: CEL0241 - PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM 
	
	
	 
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Sobre o desenvolvimento social da criança de 7 a 11 anos é correto afirmar:
		
	
	O interesse sexual é aumentado.
	
	A família tem papel central na socialização.
	
	A criança está presa ao egocentrismo e, portanto, incapaz de considerar o ponto de vista alheio.
	
	As brincadeiras individuais são mais importantes do que as coletivas.
	 
	A escola, professores e amigos passam a ter papel central na vida da criança.
	Respondido em 09/10/2019 09:21:35
	
Explicação:
As relações interpessoais com amigos e professores, interação social além do ambiente familiar.
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Teoria na qual não interessava se a criança acertava ou errava ao responder, mas sim a maneira como pensava no problema proposto, a forma como pensando para chegar a solução de um problema; dando origem ao método clínico, a compreensão acerca de como o indivíduo estava raciocinando. Trata-se do teórico:
		
	
	Freud
	 
	Jean Piaget
	
	Skinner
	
	Binet
	
	Erik Erikson
	Respondido em 09/10/2019 09:23:17
	
Explicação:
Jean Piaget foi autor do método clínico, sua proposta era compreender como o aluno chegou a determinado resultado, como estava raciocinando.
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Na aprendizagem dos cálculos matemáticos nos anos iniciais do ensino fundamental, é frequente a utilização do ábaco pelas crianças, o que ilustra a necessidade e a característica do modelo de pensamento de uma das fases do desenvolvimento propostas por Piaget, em sua teoria que busca explicar como o sujeito constrói conhecimento. Que fase seria esta?
		
	
	Pré-operatório
	
	Sensório Motor
	
	Operações formais
	
	Operatório
	 
	Operações concretas
	Respondido em 09/10/2019 09:24:12
	
Explicação:
  Neste estágio a criança para realizar operações necessita de materiais concretos pois seu pensamento se organiza tendo como base elementos da realidade.
	
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	A criança já consegue ter noção da conservação de líquido, volume e massa. Consegue ter reversibilidade no pensamento e usa explicações causais para compreender os fatos. O que ela ainda não consegue é lidar com o pensamento abstrato em sua plenitude. Que período é este?
		
	
	operatório formal
	
	pré-operatório
	
	sensório-motor
	
	abstrato
	 
	operatório concreto
	Respondido em 09/10/2019 09:25:40
	
Explicação:
Todas a scaracteríticas faladas se referem ao estágio oepratório-concreto, pois a criança é conservadora e compreende a reversibilidade.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Você está jogando "Detetive" com um grupo de crianças que apresentam as seguintes características: elas entendem as regras do jogo; mas não sabem criar hipóteses e estratégias para descobrir quem é o suspeito, o assassino. Então, de acordo com os estágios de Piaget essas crianças estão com o desenvolvimento cognitivo compatível com a fase:
		
	
	Hipotético
	
	Pré-operacional
	
	Sensório-motor
	 
	Operações concretas
	
	Operações formais
	Respondido em 09/10/2019 09:26:19
	
Explicação:
Estão na fase operatória-concreta porque não sabem abstrair para imaginar quem seria o personagem.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	A partir do desenvolvimento de uma criança de 6 a 12 anos de idade, relacione a Coluna A com a Coluna B:                   
	  Coluna A
	  Coluna B
	1. Desenvolvimento físico 
	  (  ) Propôs uma grande mudança no pensamento da criança por volta dos 6 anos, quando ¿operações¿ poderosas, como a reversibilidade, a adição ou a classificaçãomúltipla são entendidas.
	2. Desenvolvimento cognitivo
	  (  ) As amizades individuais também se tornam mais comuns e mais duradouras; são, quase todas, ditadas pela segregação de gênero.
	3. Desenvolvimento emocional 
	  (  ) Uma baixa auto-estima está fortemente associada à depressão nas crianças dessa idade.
	4. Desenvolvimento social
	  (  ) Problemas de saúde incluem a obesidade e acidentes
		
	 
	2, 4, 3, 1
	
	1, 2, 4, 3
	
	3, 4, 2, 1
	
	2, 3, 4, 1
	
	4, 3, 1, 2
	Respondido em 09/10/2019 09:27:55
	
Explicação:
Propôs uma grande mudança no pensamento da criança... a afirmativa fala em operações - DESENVOLVIMENTO COGNITIVO;
As amizades individuais também se tornam mais comuns e mais duradouras; são, quase todas, ditadas pela segregação de gênero - relações interpessoais - DESENVOLVIMENTO SOCIAL;
Uma baixa auto-estima está fortemente associada à depressão nas crianças dessa idade - está em "jogo" os sentimentos, as emoções - DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL;
Problemas de saúde incluem a obesidade e acidentes - DESENVOLVIMENTO FÍSICO.
	
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Ao lidar com representações, a criança constrói aos poucos verdadeiros sistemas, objetivos, coerentes e reversíveis, ou seja, ela começa a operar. Esse trecho refere-se a qual período da teoria de Jean Piaget?
		
	
	Operações Formais
	
	Sensório-motor
	
	Personalismo
	
	Pré-operacional
	 
	Operações Concretas
	Respondido em 09/10/2019 09:28:39
	
Explicação:
A criança começa a apresentar a reversibilidade do pensamento; exemplo: descrever o caminho da casa a escola e vice versa; mas primeiro é preciso passar pela experiência, no plano concreto.
	
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	No que se refere a manifestação do pensamento da criança em seu processo de desenvolvimento cognitivo, e de acordo com a teoria Construtivista, no período chamado das Operações Concretas, a criança consegue, EXCETO:
		
	
	B) Estabelecer corretamente as relações de causa e efeito e de meio e fim.
	 
	E) Elaborar hipóteses.
	
	C) Trabalhar com ideias sob dois pontos de vista, simultaneamente.
	
	A) Sequenciar ideias ou eventos.
	
	D) Formar o conceito de número.
	Respondido em 09/10/2019 09:30:11
	
Explicação:
Elaborar hipótese é no estágio operatório formal.
		Exercício: CEL0241_EX_A9__V1 
	09/10/2019
	Aluno(a): MARCELO 
	2019.3 EAD
	Disciplina: CEL0241 - PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM 
	
	
	 
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Quando o adolescente sai escondido para uma festa ou responde a uma pergunta inocente dos pais com uma explosão emocional, a culpa não é só dos hormônios. Descobertas científicas recentes provam que não apenas o corpo, mas também a mente passa por grandes mudanças na adolescência. Dentre as mudanças e os riscos comuns na adolescência, podemos afirmar:
I. O uso abusivo de álcool, fumo e outras drogas é capaz de prejudicar o bem estar do usuário, em termos biológicos ou psicossociais.
II. O uso ou a experimentação de drogas ocorre com a maior parte dos adolescentes, e quase todos eles sabem como obter cigarro, bebida alcoólica e outras drogas.
III. Os riscos de suicídio suicídio ocorre na maioria das vezes após o adolescente ter vivenciado situação de grande tensão, como: perdas, rompimentos de relação, fracasso escolar ou profissional, briga com pais etc.
Marque a alternativa correta:
		
	
	Apenas as afirmativas I e a III são verdadeiras
	
	Apenas as afirmativas I e a II são verdadeiras
	 
	Todas as afirmativas são verdadeiras
	
	Nenhuma afirmativa é verdadeira
	
	Apenas as afirmativas II e a III são verdadeiras
	Respondido em 09/10/2019 09:35:29
	
Explicação:
Os adolescentes ficam vulneráveis a situações de risco pois desejam se autoafirmar, vivenciam a crise da identidade, sentimentos de menosvalia e para serem aceitos no grupo, tendem a concordar e ceder as influências do meio.
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	De acordo com Piaget quando o ser humano é capaz de fazer transações hipotéticas, significa que está em qual estágio de desenvolvimento?
		
	
	Operações concretas
	 
	Operações formais
	
	Sensório motor
	
	Pré-operacional
	
	Pré-operacional intuitivo
	Respondido em 09/10/2019 09:46:20
	
Explicação:
Operatório formal quando  o indivíduo é capaz de discutir conceitos como democracia, ética, justiça etc
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	No modelo piagetiano de desenvolvimento cognitivo, a criança em idade escolar entre 7 a 12 anos apresenta um declínio do egocentrismo intelectual e um crescente incremento do pensamento  lógico hipotético encontrado no próximo período que denominamos de:
		
	
	Heteronomia.
	
	Pré-operacional
	
	Operações informais
	 
	Estágio formal.
	
	Sensório-motor.
	Respondido em 09/10/2019 09:50:39
	
Explicação:
O ultimo estágio cognitivo é o operatório formal
	
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	As taxas de depressão aumentam muito na adolescência e são mais elevadas entre as meninas. Sobre a depressão na adolescência é correto afirmar, EXCETO:
		
	
	Uma das causas da depressão inclui a aceitação insuficiente por parte dos companheiros, na escola elementar.
	 
	A depressão na adolescência não está relacionada aos fatores culturais, mas deve-se a fatores genéticos e hereditários.
	
	Adolescentes deprimidos apresentam maior probabilidade de provir de famílias com, pelo menos, um dos pais deprimido.
	
	Níveis elevados de mudanças de vida ou estresse na adolescência são fatores que contribuem para a depressão.
	
	Autoestima reduzida é um dos fatores que contribui para a depressão.
	Respondido em 09/10/2019 09:55:45
	
Explicação:
O ser humano é complexo, então, diversos fatores são explicativos acerca do mesmo, dependendo do modelo teórico no campo da psicologia, mas, podemos afirmar que fatores genéticos, sociais, históricos, culturais, econômicos podem provocar a depressão.
	
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	O crescimento fisico muito rápido e a maturidade sexual são pontos de desafio para o equilíbrio emocional. A aceitação do próprio corpo e a busca do amor acabam por gerar conflitos, obrigando-os a encontrar um novo sentido para sua identidade. Isso faz parte de qual etapa do desenvolvimento?
		
	
	Primeira infância
	
	Terceira idade
	 
	Adolescência
	
	Idade adulta
	
	Segunda Infância
	Respondido em 09/10/2019 09:56:22
	
Explicação:
É na adolescência que se vive a crise da identidade.
	
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Com relação aos estágios propostos por Jean Piaget é correto afirmar que
		
	
	O estágio sensório motor é quando o sujeito percebe a diferencia clara entre o eu e o mundo para uma organização coerente de ações sensório-motoras diante do ambiente imediato.
	
	O pré-operatório é caracterizada pelo uso restrito do conhecimento dos sentidos e habilidades motoras.
	 
	O operatório formal é caracterizado pelo fato do indivíduo apresentar à crença na onipotência do pensamento e dessa forma acreditar ter a solução para todos os problemas.
	
	Operatório concerto caracteriza-se pela a organização é inteiramente prática, pois abrange ajustamentos perceptivos e motores simples às coisas e não manipulações simbólicas delas.
	Respondido em 09/10/2019 09:58:56
	
Explicação:
Ok, na adolescência, segundo Piaget o indivíduo está no estágio formal e tem capacidade de discutir conceitos tais como democracia, justiça, etc; tem uma alternativa que está com erro de digitação (concreto é o correto e não concerto)7a Questão
	
	
	
	
	Segundo Piaget, neste estágio do desenvolvimento a criança já adquiriu a capacidade de pensar e raciocinar sobre eventos hipotéticos e  a capacidade de separar o real do possível. Têm início os processos de pensamento hipotético-dedutivos, com a aplicação do raciocínio lógico a todas as classes de problemas:
		
	
	operações concretas
	 
	operações formais
	
	sensório motor
	
	pré operacional conceitual
	
	pré operacional intuitivo
	Respondido em 09/10/2019 10:00:46
	
Explicação:
Operatório formal (adolescência)
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Nesta fase, há o desligamento da realidade física permite raciocinar com acontecimentos reais ou abstratos, considerando não apenas seus aspectos imediatos e limitantes, mas também hipotetizar as possíveis consequências de cada uma das soluções propostas. Ele passa, por exemplo, a discutir o conceito de liberdade e independência, tentando convencer seus pais de que ao ser ¿dono de sua própria vida¿, ele saberá administrar seu horário em termos de estudo, lazer etc. Essas são características do estágio:
		
	 
	Operatório Formal
	
	Operatório Concreto
	
	Operatório crescente
	
	Pré-operatório
	
	Sensório motor
	Respondido em 09/10/2019 10:01:11
	
Explicação:
Essas são características de um adolescente na fase de desencolcimento Operatória formal.
		Exercício: CEL0241_EX_A10__V1 
	09/10/2019
	Aluno(a): MARCELO 
	2019.3 EAD
	Disciplina: CEL0241 - PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM 
	
	
	 
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Durante esse período de busca e indecisão, o indivíduo se caracteriza pela introversão, pois está continuamente voltado para os seus próprios sentimentos. Eles se entregam sistematicamente ao devaneio e demonstram grande interesse por narrativas, com cujos heróis se identificam facilmente (BARROS, 2008). Esse período se refere a:
		
	
	Primeira infância
	
	Segunda infância
	
	Idade Adulto
	 
	Adolescência
	
	Terceira idade
	Respondido em 09/10/2019 10:05:57
	
Explicação:
Na adolescência, o sujeito entra numa espécie de crise em que re-significa as suas caracteríristas de personalidade e para isso, passa por uma introspecção.
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Sobre o desenvolvimento sexual do adolescente é correto afirmar, EXCETO:
		
	
	A orientação sexual ¿ heterossexual, homossexual ou bissexual parece ser influenciada por uma interação de fatores biológicos e ambientais e pode ser, pelo menos em parte genética.
	 
	A intenção do desenvolvimento da sexualidade nesta fase é a descoberta do próprio corpo.
	
	Os adolescentes em maior risco são os que iniciam a atividade sexual cedo, possuem múltiplos parceiros, não se previnem e são mal-informados sobre sexo.
	
	A atividade sexual dos adolescentes envolve riscos de gravidez e de doenças sexualmente transmissíveis.
	
	As atitudes e os comportamentos sexuais são mais liberais do que no passado.
	Respondido em 09/10/2019 10:10:11
	
Explicação:
A descoberta do corpo, dos orgãos sexuais, pode se dá na fase fálica, de 3 a 5 anos, pelo menos a percepção de que menino e menina são diferentes. É preciso problematizar o que se está compreendendo por descoberta do corpo; pois por vezes, há adultos que ainda sequer se descobriram devido a tabu. A intenção então se não é o descobrimento do próprio corpo, pode ser a descoberta do corpo do outro ou a própria prática da sexualidade? 
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	A construção da identidade é um processo psíquico que ocorre ao longo da vida, entretanto, na adolescência, ela passa por novos desafios. No que se refere à construção da identidade do adolescente, são importantes elementos que precisam ser reorganizados em sua vida:
		
	
	Noções de conservação de massa e volume
	
	Conhecimento sobre artes e outros temas joviais
	
	Compreensão simbólica sobre os objetos
	
	Os conceitos matemáticos e geométricos
	 
	Tamanho, forma do corpo e sexualidade
	Respondido em 09/10/2019 10:11:08
	
Explicação:
O adolescente entra numa crise de identidade porque precisa reconhecer seus gostos, sua estrutura corporal e seus desejos.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	(Tribunal Regional Federal / 2ª Região (TRF 2ª) 2012) Segundo Vygotski (1996), é na fase da adolescência que se produz no adolescente um importante avanço no desenvolvimento intelectual, formando-se os verdadeiros conceitos. O pensamento por conceito
		
	
	promove a aquisição de um caráter de atividade individual, enquanto é fortalecido o pensamento concreto em detrimento do abstrato.
	
	desfavorece o desenvolvimento do pensamento abstrato, consolidando o pensamento concreto.
	
	propicia a conversão do conteúdo do pensamento em convicção externa, impedindo a consolidação e o desenvolvimento de suas normas de conduta.
	
	dificulta a compreensão do jovem em relação a si mesmo, às pessoas ao seu redor e à realidade.
	 
	abre para o jovem o mundo da consciência social e o conhecimento da ciência, da arte e as diversas esferas da vida cultural podem ser corretamente assimilados.
	Respondido em 09/10/2019 10:13:12
	
Explicação:
No operatório formal, o adolescente se encontra no plano da abstração e não concreto, pois dentro de um padrão de normalidade, conforme os estágios de Piaget, é capaz de discutir conceitos tais como justiça, democracia, ética....
	
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	A fase da adolescência é marcada por uma grande transformação tanto nos aspectos biossociais quanto nos cognitivos. Piaget, em sua pesquisa, categorizou esta fase como estágio lógico-formal devido os esquemas de conhecimento altamente especializados e abstratos que são apresentados pelos jovens. Qual das características abaixo também faz parte do estágio lógico-formal?
		
	 
	Apresentação de uma lógica hipotético-dedutiva
	
	Conservação do objeto permanente
	
	Funções simbólicas
	 
	Raciocínio operatório-concreto
	
	Egocentrismo
	Respondido em 09/10/2019 10:14:01
	
Explicação:
O adolescente cria hipótese, possíveis soluções para problemas - é o esperado para essa fase, segundo a teoria de Piaget
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Os adolescentes constroem esquemas de conhecimento típicos do pensamento hipotético dedutivo. Marque a alternativa que explica esse processo.
		
	
	Planejamento mental do que podem fazer sem precisar registar por escrito
	
	Desenvolver mais esquemas de memória que possibilitem fazer novas hipóteses explicativas
	
	Capacidade reflexiva sobre as situações de sua vida pessoal e social
	 
	Capacidade de raciocinar sobre situações que não  façam parte da realidade vivenciada
	 
	Maior discernimento sobre as suas escolhas através da criação de hipóteses que as expliquem.
	Respondido em 09/10/2019 10:14:47
	
Explicação: O pensamento hipotético dedutivo fala sobre uma capacidade de refletir e construir conhecimento sobre situações que não tenham passado pelo campo da experiência.
	
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	A gravidez na adolescência é um problema de saúde pública que está relacionado com a falta de informação e com a baixa qualidade de vida. Marque qual das alternativas abaixo explica a grande incidência nesta faixa etária.
		
	
	Pensamento hipotético-dedutivo que as fazem não racionar sobre a realidade.
	
	Desenvolvimento de atenção seletiva que as fazem apenas estudar
	
	Desconhecimento sobre a concepção de um bebêPouco desenvolvimento da memória para usar contraceptivos
	 
	Impulsividade em apresentar comportamentos de riscos
	Respondido em 09/10/2019 10:18:06
	
Explicação: Na adolescência existe uma comportamento grandioso no qual o jovem age impulsivamente não pensando sobre as consequências dos seus atos.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Das transformações que ocorrem na adolescência, qual delas é mais perigosa para a integridade do jovem quando ele se percebe sem expectativas de futuro.
		
	
	Construção das funções executivas
	
	Sentimento de posse do próprio corpo
	
	Pensamento lógico-formal
	
	Desenvolvimento da sexualidade
	 
	Comportamento de risco
	Respondido em 09/10/2019 10:18:31
	
Explicação: O comportamento de risco significa a vivência da impulsividade na relação de falta de auto-cuidado do adolescente.

Mais conteúdos dessa disciplina