Buscar

metodologia 4. enviar (1)

Prévia do material em texto

Sugestão de cabeçalho para colocar no início das atividades: 
UNIGRAN – Centro Universitário da Grande Dourados
Curso:Pedagogia
Disciplina de Metodologia e Prática da Pesquisa
Professora: Terezinha Bazé de Lima 
Aluno (a): 
Atividades de Aulas -05, 06, 07 e 08 - Valor total da atividade – 5, 0 pontos
As aulas de 05 a 07 serão atividades de "Auto Estudo" - NÃO SERÁ PRECISO ENCAMINHAR NENHUMA ATIVIDADE , MAS O CONTEÚDO DESTAS AULAS DEVERÃO SER AMPLAMENTE ESTUDADAS , POIS FARÃO PARTE DAS PROVAS DESTA DISCIPLINA.
Auto Estudo é um estudo individual aplicando as Etapas do Ler para pesquisar visando adquirir amplo conhecimento sobre:
AULA 5 : A Pesquisa - O quê é pesquisar?/ A Importância da Pesquisa/ O perfil do jovem pesquisador/ Órgãos de fomento/ Currículo Lattes/ Pesquisa e Internet/ Ciência e Tecnologia;
AULA 6 : A Pesquisa como Princípio Científico e Educativo- Faces da Pesquisa/ Pesquisa como princípio educativo/Conhecimento Científico / Diretrizes para Elaboração do conhecimento científico.
AULA 7 : Resenha - O quê é argumentar ? Como argumentar? / Tipos de Resenha / Como fazer uma resenha crítica ?/ Qualidades de uma resenha crítica/ Artigo de Resenha Crítica/ Artigo Cientifica ( Conceito e Estrutura)
SUGESTÃO: adquira um caderno para registro seu estudo ou utilize seu material de aula para grifar as principais ideias. 
AULA 8 ( PARA SER ENCAMINHADA) 
Elaboração do projeto de Pesquisa:
1) Escolha uma temática para trabalhar o seu projeto de pesquisa.
2) Escolha três artigos científicos de acordo com a temática escolhida.
3) Estude esses artigos para compor sua base teórica.( apresentar no mínimo 1 lauda e no máximo 03 laudas desenvolvidas de base teórica) 
4) Elabore um projeto de acordo com as etapas apresentadas em aula , considerando a sua condição de jovem pesquisador . Siga as Normas da ABNT. Observe as etapas do formulário para a construção do Projeto de pesquisa ( oriente-se por um exemplo de projeto que esta anexado na ferramenta arquivos). O tema será de sua livre escolha , de acordo com seu curso de pedagogia.
O Projeto de Pesquisa deve seguir as etapas abaixo: ( Valor 5,0 pontos) 
TEMA
PROBLEMA DE PESQUISA
OBJETIVO GERAL
OBJETIVOS ESPECIFICOS
JUSTIFICATIVA
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
METODOLOGIA
REFERÊNCIAS 
R: 
R: Título do Projeto: Preconceito e discriminação étnico-racial no livro didático de língua portuguesa, dos anos iniciais do ensino fundamental, nas escolas
1 – TEMA 
Título do Projeto: Preconceito e discriminação étnico-racial no livro didático de língua portuguesa, dos anos iniciais do ensino fundamental, nas escolas de Dourados/MS. 
2 – METODOLOGIA 
Nos últimos anos temos presenciado grandes manifestações de diferentes grupos étnicos-raciais por reivindicações identitárias, porém, nem sempre, os materiais didáticos vêm acompanhando tais discussões que têm preocupado governantes, educadores e dirigentes de organizações da sociedade civil, em prol dos direitos humanos. [0: O conceito étnico-racial busca açambarcar grupos que possuem especificidades identitárias na sociedade brasileira, como expressões culturais e caracteres fenotípicos, que facilitam a geração de processos discriminatórios.]
Tais discussões, muitas vezes têm sido silenciadas no interior das escolas e, considerando que o livro didático é um referencial bastante significativo para o professor, faz-se necessário compreender como expressa a questão da diversidade étnico-racial no ambiente escolar e na sociedade em geral, através de seus textos, imagens e ilustrações. 
Além disso, o livro didático a ser adotado pelo professor, precisa de uma análise comparativa em relação aos critérios de qualificação, estabelecidos pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Nesse sentido, esta pesquisa busca analisar a intencionalidade da mensagem, enquanto veículo, pedagogicamente estruturado, na formação e manutenção de conceitos fundamentais à sustentação de valores relacionados a preconceito e discriminação étnico-racial, impostos pelos valores dominantes, tendo em seu público-alvo, a criança. 
 É infinitamente mais fácil tomar posição a favor ou contra uma ideia, um 
 valor, uma pessoa, uma instituição ou uma situação, do que analisar em que
 consistem na verdade, em toda a sua complexidade. [...] a análise rigorosa
 das situações e das instituições é sem dúvida o melhor antídoto contra as
 visões parciais e contra todos os maniqueísmos [...] que, através das
 representações que geram e das palavras em que se expressam, são
 frequentemente carregados de consequências mortíferas. (BOURDIEU,
 1998, p.35-36)
É preciso deixar claro que o intuito não é sugerir ao(à) professor(a) dos anos iniciais do Ensino Fundamental que venha a abdicar do uso do livro didático em sala de aula, pelo contrário, faz-se necessário que o professor crie a partir dele, oportunidades de reflexão por parte dos alunos ao utilizarem o material pedagógico, possibilitando-os perceber que as imagens, textos e ilustrações que são postas diante de seus olhos, na verdade, podem estar perpetuando a manutenção das diferenças sociais, culturais e econômicas. 
3 – PROBLEMA 
Não foram encontrados trabalhos que analisassem especificamente, a relação entre os critérios de qualificação, para inscrição no processo de seleção de obras a serem incluídas no Guia de livros didáticos e os livros aprovados efetivamente pelo programa. Esse é o início da questão a ser abordada na pesquisa, a partir dos critérios de seleção de tais obras, estabelecidos no edital de convocação do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 1ª a 4ª série para o ano de 2007.
Quanto à construção de uma sociedade cidadã, espera-se que o livro didático: 
[...] 4) promova positivamente a imagem de afrodescendentes e descendentes 
das etnias indígenas brasileiras, considerando sua participação em diferentes
trabalhos e profissões e espaços de poder; 5) promova positivamente a 
cultura afrobrasileira e dos povos indígenas brasileiros, dando visibilidade
aos seus valores, tradições, organizações e saberes sócio-científicos; 6)
aborde a temática das relações étnico-raciais, do preconceito, da
discriminação racial e da violência correlata, visando à construção de uma 
sociedade anti-racista, justa e igualitária. FNDE/SEB (BRASIL, 2006)[1: Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação/ Secretaria de Educação Básica]
Segundo Silva (1995, p.47), “[...] o livro didático, de modo geral, omite o processo histórico-cultural, o cotidiano e as experiências dos segmentos subalternos da sociedade, como o índio, o negro, a mulher, entre outros.” 
4 – OBJETIVOS 
Portanto, será preciso identificar se o conteúdo veiculado no livro didático de Língua Portuguesa, utilizado em escolas públicas da rede municipal de Ensino Fundamental de Dourados/MS, vem colaborando na construção de valores que estimulam relações de preconceito e discriminação étnico-racial. Além disso, será fundamental estabelecer uma análise-comparativa entre os critérios estabelecidos pelo Programa Nacional do Livro Didático, o conteúdo veiculado na coleção de livros didáticos de Língua Portuguesa, de maior utilização nas escolas municipais dos anos iniciais do ensino fundamental, de Dourados/MS.
Só assim, será possível propor um plano de ação, que contribua com uma leitura crítico-reflexiva do livro didático, por parte de professores(as) dos anos iniciais do ensino fundamental, no Município de Dourados, apontando alguns elementos que buscam promover uma educação voltada para a superação da discriminação e preconceito étnico-racial, privilegiando o compromisso com a transformação social. 
5 -JUSTIFICATIVA
Este será um estudo do tipo descritivo, revestido de característica exploratória e adotará abordagem que inclui aspectos quantitativos e qualitativos.
Baruffi (2004, p. 60) afirma que é descritivo, pois a investigação “pretende descrever, registrar, analisar, interpretar e correlacionar fatos ou fenômenos de determinada realidade”, fornecendo alternativas de explicação para eles.
É exploratório, porque apresenta características do estudo que visa a formulação de questões ou de um problema com o objetivo de modificar ou clarificar conceitos. (Idem, p.61).
A análise dos livros didáticos, terá como referência os critérios de qualificação, para inscrição no processo de seleção de obras a serem incluídas no Guia de livros didáticos, estabelecidos no edital de convocação do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 1ª a 4ª série para o ano de 2007, do FNDE/SEB (BRASIL, 2006), que são os seguintes: [2: Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação/ Secretaria de Educação Básica]
Quanto à construção de uma sociedade cidadã, espera-se que o livro didático: 
[...] 4) promova positivamente a imagem de afrodescendentes e descendentes 
das etnias indígenas brasileiras, considerando sua participação em diferentes
trabalhos e profissões e espaços de poder; 5) promova positivamente a
cultura afrobrasileira e dos povos indígenas brasileiros, dando visibilidade
aos seus valores, tradições, organizações e saberes sócio-científicos; 6) 
aborde a temática das relações étnico-raciais, do preconceito, da
discriminação racial e da violência correlata, visando à construção de uma
sociedade anti-racista, justa e igualitária. Portanto, na primeira etapa, será
analisada a mensagem veiculada, através de imagens, pela coleção de livro
didático de Língua Portuguesa mais usada pelos(as) professores(as) dos anos
iniciais do ensino fundamental, da rede pública municipal, de Dourados/MS. 
Será utilizada uma das técnicas de análise de conteúdo para estudar a mensagem veiculada nas coleções de livros didáticos de língua portuguesa, usadas nos anos iniciais da rede municipal do ensino fundamental, de Dourados. 
Um conjunto de técnicas de análise das comunicações, visando, por 
procedimentos sistemáticos e objetivos de descrição do conteúdo das 
mensagens, obter indicadores quantitativos ou não, que permitam a 
interferência de conhecimentos relativos às condições de
produção/recepção (variáveis inferidas) das mensagens (BARDIN, 
1977, p.42). 
Com base nas orientações do PNLD e no conceito de representações sociais de Chartier (1986), será criado um sistema de categorias. Segundo o referido autor, precisamos nos remeter às categorias, no sentido de compreender o mundo social, trazendo enquanto conceito de representações sociais, a compreensão das formas e dos motivos que “[...} à revelia dos actores sociais, traduzem as suas posições e interesses objectivamente confrontados e que, paralelamente, descrevem a sociedade tal como pensam que ela é, ou como gostariam que fosse.” (p.19) 
O sistema de categorias será decodificado em unidades de registro e unidades de contexto (FERNANDES, 1991). As unidades de registro são as categorias que terão como base os elementos teóricos que indicam as representações sociais nas relações de preconceito e discriminação étnico-raciais. Já as unidades de contexto, correspondem às imagens que compõem a coleção de livros didáticos que será analisada. 
As unidades de contexto serão descritas de maneira pormenorizada de modo a torná-las compreensíveis ao(à) leitor(a) e facilitar o estudo (Idem). Assim, em caso de necessidade, basta retornar aos livros. 
Os dados coletados serão sistematizados em relatórios descritivos que serão organizados tendo como referência as categorias da análise de registro, desenvolvidas na etapa anterior da pesquisa, constituindo os anexos da mesma. 
Assim, na próxima etapa, será possível realizar uma análise comparativa de todo o material coletado, no livro didático. 
Por último, será organizado o relatório analítico resultante das etapas supramencionadas. Diante do resultado, pretende-se propor um plano de ação para uma leitura crítico-reflexiva do livro didático, por parte de professores(as) dos anos iniciais do ensino fundamental, de Dourados/MS, apontando alguns elementos que buscam promover uma educação voltada para a superação da discriminação e preconceito étnico-racial, privilegiando o compromisso com a transformação social. 
6 – CRONOGRAMA 
Num primeiro momento, faremos a formalização do Projeto de Pesquisa. Logo em seguida, entraremos em contato com as escolas municipais de Dourados/MS, onde estaremos organizando as coleções de livros didáticos a serem analisados. Um terceiro momento, será a elaboração do Instrumental de pesquisa para coleta dos dados para posterior análise dos mesmos e escrita preliminar de conhecimentos produzidos. Por último, estaremos elaborando um plano de ação para encaminhar aos professores do ensino fundamental, das escolas municipais de Dourados/MS. 
Bom desenvolvimento! 
Profª Terezinha Bazé de Lima

Continue navegando