Buscar

ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A autonomia é o fundamento da concepção democrático-participativa da gestão escolar. Sendo assim, no âmbito escolar, como podemos definir autonomia?
Pode ser entendida como resultado do processo de descentralização institucional promovido pelo Estado brasileiro na medida em que se reestruturava para adaptar-se aos moldes da política econômica, bem como pode ser compreendida como o atendimento às reivindicações históricas por maior liberdade e participação dos membros da comunidade educacional para construção de uma política educacional que seja reflexo das necessidades da sociedade. Este trabalho de dissertação foca em apresentar uma leitura das transformações promovidas pela regulamentação da gestão democrática do ensino público a partir da idéia de autonomia. O objetivo deste trabalho é estabelecer e apresentar a idéia de participação como condição para a autonomia, que é, na minha concepção, a finalidade deste tipo de gestão. O espaço que a gestão educacional democrática visa a ocupar comporta uma perspectiva política que depende da participação e da responsabilidade dos membros da comunidade escolar para sua execução. O modelo institucional que a gestão educacional democrática proporciona é participativo. Um canal legítimo de participação em que a prática social encoraja a iniciativa e pode levar à formação de um cidadão mais atuante, esclarecido e responsável por suas escolhas. O grande desafio deste sistema é engajar a comunidade e torná-la politicamente ativa, fazendo a educação pública corresponder as expectativas e interesses da população.
A gestão participativa caracteriza-se por uma força de atuação consciente, pela qual os membros da escola reconhecem e assumem seu poder de influenciar na determinação da dinâmica dessa unidade escola, de sua cultura e de seus resultados.
O entendimento do conceito de gestão já pressupõe, em si, a ideia de participação, isto é, do trabalho associado de pessoas analisando situações, decidindo sobre seu encaminhamento e agindo sobre elas em conjunto. Isso porque o êxito de uma organização depende da ação construtiva conjunta de seus componentes, pelo trabalho associado, mediante reciprocidade que cria um “todo” orientado por uma vontade coletiva. (LUCK,2000, p. 37).
A gestão democrática pressupõe a participação efetiva dos vários segmentos da comunidade escolar – pais, professores, estudantes e funcionários – em todos os aspectos da organização da escola

Continue navegando

Outros materiais