Buscar

AVALIAÇÃO MORFOFUNCIONAL - RELATÓRIO 3 - ELABORAÇÃO DO LAUDO PARA AV2 - imprimido - OK

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Faculdade Estácio de Sá de Ourinhos/SP
Curso: Educação Física – Bacharelado - 4º Termo 
Ano/Semestre: 2015/04 
Disciplina: SDE0048 – Avaliação Morfofuncional
Nome: Paulo César Scoparo				R.A. 201403231532
Professor: Fernando Valentim Data: 21 / 11 / 2015
REPOSIÇÃO DE AULA 
Tema:
 
Orientação para a correta elaboração e montagem da avaliação física que será a nota da prova prática da disciplina na AV2.
RELATÓRIO DA ATIVIDADE
No dia 21/11/2015, na sala de aula da Faculdade Estácio de Sá de Ourinhos/SP, eu Paulo César Scoparo relatei o passo a passo para a montagem do laudo de avaliação física através de explicação e orientação do professor Fernando Valentin da disciplina Avaliação Morfofuncional.
O Laudo de avaliação física deverá conter uma capa personalizada pelo aluno, contendo nome do avaliado e do avaliador, o logotipo com o nome do aluno/empresa, data e local da avaliação, em seguida deve-se fazer uma Anamnése completa para verificar as condições do aluno contendo seus dados pessoais como: nome, idade, sexo, profissão, nível de atividade física, data e local onde foi realizada a avaliação física, entre outras.
Deve-se realizar a avaliação dos parâmetros hemodinâmicos como: Pressão arterial em repouso e a frequência cardíaca em repouso, depois verificar sua classificação. A avaliação antropométrica tem que fazer a aferição da massa corporal, estatura, perímetros e diâmetros ósseos. Nos perímetros/circunferências corporais medir os locais: pescoço, cintura escapular, tórax normal, braço relaxado, antebraço, cintura, abdome, quadril, coxa proximal/medial/distal e panturrilha, colocando um gráfico para uma melhor visualização dos resultados.
Fazer a aferição dos diâmetros ósseos como Bi-estilóide Rádio-ulnar e Bi-condilar do fêmur, convertendo as medidas para metros.
Realizar o cálculo e colocar a classificação para os índices relacionados à saúde, são eles: IMC – índice de massa corporal, IRAQ – Índice de relação abdome-quadril e C.C. – Circunferência da cintura (abdome), e também realizar o calculo do percentual de gordura corporal utilizando o protocolo de medida das dobras cutâneas de 3 dobras de Guedes (17- 27 anos) ou 3 dobras de Pollock (18 -60 anos). O calculo do fracionamento da composição corporal nos seguintes itens: Peso Gordo (PG), Massa Isenta de Gordura (MIG), Peso Residual (PR), Peso Ósseo (PO), Peso Muscular (PM), Peso Ideal Teórico (PIT), Peso em Excesso ou Peso em Déficit, e elaborar um gráfico mostrando as variações dos resultados.
Na avaliação postural do avaliado, descrever para cada postura vista de Frente, Costas e Perfis direito e esquerdo), quais desvios posturais foram encontrados. 
Ao executar a avaliação da Flexibilidade, utiliza-se o banco de Well’s e sem o banco. O Flexiteste será realizado através de 8 movimentos para avaliar o nível de flexibilidade do indivíduo.
Avaliar a força muscular através da seleção e aplicação de pelo menos 3 testes como teste de pressão manual (dinamômetro), abdominal e ponte estática. A avaliação Cardiorrespiratória, aplicando um teste, podendo ser um teste de banco, esteira, bicicleta ou pista, na seqüência colocar os resultados do teste em um gráfico demonstrativo.
E para finalizar o laudo, na ultima folha, colocar um tópico chamado observações gerais e comentar sobre cada resultado ou medida que foi realizada, considerando de grande importância e que muitas vezes está relacionada à saúde e o bem estar do avaliado.
REFERENCIA BIBLIOGRÁFICA
BARROW e McGee. Medida e Avaliação em Educação Física e Esportes. São Paulo: Manole, 2003.

Outros materiais