A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
50 pág.
QUESTÕES OBJETIVAS DE GESTÃO DE CARREIRAS

Pré-visualização | Página 2 de 16

que necessita de um cargo formal de chefia para desenvolver o seu potencial de liderança.
9-Dentro das diversas abordagens de encarreiramento, segundo Guedes (2009), a “CARREIRA COMO SEQUÊNCIA DE TRABALHOS” é um modelo simples e tradicional, cujo objetivo é explicar objetivamente como grande parte das pessoas têm suas trajetórias profissionais.
FONTE: GUEDES, S. A. A carreira do empreendedor. 2009. 160f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade. Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.
( ) A “Carreira como sequência de trabalhos” é um modelo complexo de carreira, pois não existe simplicidade ao lidar com encarreiramento.
( ) É a série de posições, levando em consideração o cargo e nível hierárquico ocupado pela pessoa.
( X ) Nesta perspectiva se determina que todas as pessoas que trabalham têm uma carreira.
( ) Neste cenário, a pessoa tem desejo de progredir profissionalmente e busca assistência especializada com psicólogos organizacionais.
10-A Gestão de Carreiras envolve vários aspectos e instrumentos de administração e as definições variam conforme o autor. Um aspecto encontra concordância entre eles: o início da construção da carreira se dá no AUTOCONHECIMENTO, que pode ser entendido, de maneira sucinta, como a avaliação das próprias qualidades, interesses e potencial para atuar em diferentes ambientes, frente a desafios distintos. Sobre esse tema, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( F ) Autoconhecer-se significa, de maneira simplificada, aplicar os conhecimentos pessoais na elaboração de estratégias no encarreiramento.
( F ) Autoconhecer-se significa, de maneira simplificada, capacitar-se para conseguir melhorar as habilidades de expressão oral. Cursos de oratória são bons exemplos disso.
( F ) Autoconhecer-se significa, de maneira simplificada, aperfeiçoar-se em habilidades interpessoais, sociais. Isso se torna essencial na Gestão de Carreiras, uma atividade coletiva.
( V ) Autoconhecer-se significa, de maneira simplificada, verificar os pontos fortes e os a se melhorar. Esse conhecimento torna-se imprescindível antes do planejamento se iniciar.
11-(ENADE, 2015) Um instrumento importante para entender uma equipe e traçar ações mais eficazes de gestão é o mapeamento. Para realizar o mapeamento de equipe, é necessário considerar as consequências elencadas pela organização como desejável. Nesse sentido, suponha que uma empresa tenha solicitado ao gestor de vendas que mapeie a sua equipe considerando as seguintes competências:
Conhecimento - entendimento de como se faz;
Habilidade - saber fazer;
Atitude - vontade de fazer;
Visão - organizar, planejar o que se faz;
Ética - comportamento em grupo;
Superação - fazer acontecer.
Utilizando uma escala de 1 a 4 pontos, na qual 1 corresponde a pouco e 4 a muito, o gestor aplicou essa técnica e obteve o seguinte resultado.
Equipe Conhecimento Habilidade Atitude Visão Ética Superação
Ana 2 2 4 1 4 2
João 1 1 3 2 3 4
Fernanda 2 1 2 4 2 3
Henrique 2 4 1 3 1 4
Bárbara 4 3 4 3 4 3
Com base nos resultados desse mapeamento, avalie as afirmações a seguir:
I-Uma ação a ser implementada é promover um treinamento para melhorar a habilidade de vendas, visto que os resultados indicam ser este um dos pontos mais críticos da equipe, como demonstram os resultados de Ana, João e Fernanda. CORRETA
II-Henrique, apesar de sempre cumprir as metas, precisaria de acompanhamento próximo do gestor e de feedback, para melhorar seu comportamento interpessoal, espelhando-se em Ana e Bárbara. CORRETA
III-Bárbara representa um membro formador de opinião e exemplo para a equipe. É uma colaboradora que deve ser reconhecida e incentivada para que ajude a melhorar o relacionamento da equipe como um todo. CORRETA
12-(ENADE, 2015) O processo de comunicação envolve elementos essenciais, como emissor, receptor, mensagem, canal e código. Com relação às barreiras que dificultam a comunicação, avalie as afirmações a seguir:
I-As barreiras à comunicação são variáveis que interferem na interpretação ou transmissão adequada das ideias entre indivíduos ou grupos. CORRETA
II-O emprego de palavras ambíguas e a distância entre o emissor e o receptor configuram-se como barreiras externas à comunicação. ERRADA
III-O uso de línguas diferentes pelo emissor e pelo receptor e a iluminação do espaço onde eles se comunicam são barreiras internas à comunicação. ERRADA
13-São diversas as dificuldades encontradas para a s pessoas sem experiência profissional ou jovens iniciantes na carreira profissional, deparando-se c om escolhas feitas pelas organizações ao perfil adequado com conhecimento e habilidades e m determinada área ou cargo, não oportunizando a vaga para esse perfil. Nesse processo, existem alguns desafios apresentados. Sobre esses desafios, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- O processo seletivo.
II- A motivação.
III- A atitude.
( I ) Baseado em dinâmicas de grupo para facilitar a escolha diante de um grupo de pessoas.
( II ) Conhecedor de seus ideais, os profissionais tendem a buscar seus interesses e oportunidades.
( III ) Ir ao encontro de v árias informações sobre a empresa em que possivelmente ser á contratado.
14-Na implementação do plano de carreira, é inevitável que se faça um plano de ação, chamado também de plano de trabalho. Com esse processo, a execução de um plano de ação se torna mais eficaz e é neste momento que o profissional define qual o objetivo que ele pretende alcançar. Classifique V para as sentenças verdadeira s e F para as falsas:
( V ) Para que seja executado um plano de ação, é necessário que se definam o s objetivos.
( V ) É através de um cronograma que se inicia um plano de ação.
( V ) Fazer um levantamento d os recursos que serão envolvidos e aplicados.
( F ) Programar e realiza r a prática do plano de ação certamente é perda de tempo.
15-Apresenta-se na escolha da carreira um conjunto de tarefas e um campo de trabalho, que enfatiza a necessidade de integrar-se à escolha da vida profissional. Para que o indivíduo chegue a esse estágio, ele evolui em cinco fases da v ida vocacional. 
Sobre a vida vocacional, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Fase do crescimento.
II- Fase da exploração.
III- Fase do estabelecimento.
IV- Fase da permanência.
V- Fase do declínio.
( I ) É a fase da identificação junto à família e à vida escolar, momento do autoconceito.
( V ) É a fase distinta da incapacidade física e mental, é o momento de desenvolver duas fases da vida.
( III ) É a fase de adquirir a estabilidade na profissão escolhida, é o momento da autovalorização.
( IV ) É a fase da decisão pessoal e profissional, é o momento de dar continuidade ao que planejou na vida. 
( II ) É a fase da autoanálise do que quer e irá ser ou desenvolver na vida pessoal e profissional, é a fase das tentativas. 
16-Uma das dimensões da Teoria das Carreiras é o Ciclo de Vida das Pessoas, que incluem três aspectos que são classificados como determinantes da carreira e que tratam a pessoa como ser completo, que não vive somente para trabalhar, mas pensa em si mesmo e na sua relação familiar. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta os três aspectos determinantes do “Ciclo de Vida” das pessoas:
( ) A pessoa, o planejamento de carreira e a família.
( ) O indivíduo, a organização e os filhos.
( ) O sujeito, a empresa e o trabalho.
( X ) O indivíduo, o trabalho e a família.
17-Para que possamos montar um planejamento de carreira, temos que fazer um a autoavaliação, verificando as fragilidades e no que devemos melhorar como profissionais e as potencialidades, competências e habilidades para seguir