A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
Apol 1 psicopedagogia NOTA 100

Pré-visualização | Página 1 de 1

Questão 1/5 - Psicopedagogia
Leia o fragmento a seguir:
“A Psicopedagogia não se coloca no lugar da Pedagogia no sentido de que irá trabalhar com o sujeito cognoscente, o sujeito do conhecimento, nem no lugar da Psicologia/Psicanálise ao trabalhar com o sujeito do inconsciente, o sujeito desejante. Por outro lado, não trabalhará com a soma destas duas instâncias, mas na articulação de ambas, no espaço de transformação que surge da fecundação entre sujeito cognoscente e sujeito desejante e que possibilita o nascimento do sujeito aprendente”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ANDRADE, Márcia Siqueira de. Ensinante e aprendente: a construção da autoria de pensamento. Constr. psicopedag.,  São Paulo ,  v. 14, n. 11, dez.  2006 .   <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-69542006000100005&lng=pt&nrm=iso>. acesso em  01  set.  2018. 
De acordo com os conteúdos do livro-base Fundamentos de Psicopedagogia, a psicopedagogia é a área do conhecimento que se propõe estudar o ser cognoscente e seu processo de aprender, compreendendo-o como um ser constituído de três grandes dimensões. Quais são elas? Leia as alternativas que seguem e, na sequência, assinale aquela que apresenta a resposta correta:
	
	A
	Racional, Dimensional e Operativa.
	
	B
	Imperativa, Relacional e Desiderativa.
	
	C
	Racional, Relacional e Desiderativa.
	
	D
	Sensacional, Dimensional e Operativa.
	
	E
	Relacional, Sensacional e Operacional.
Questão 2/5 - Psicopedagogia
Leia a citação a seguir:
“A avaliação psicopedagógica é um processo que o psicopedagogo deve cumprir e têm que envolver diferentes atividades, é nesse momento que o psicopedagogo decide quais serão as estratégias de intervenção. Na avaliação psicopedagógica é feita uma análise sobre a aprendizagem do sujeito tentando compreender como e quando começou o problema. Para fazer uma avaliação é preciso que sejam realizados alguns procedimentos como uma entrevista inicial, com o motivo da queixa, análise do material escolar, diversos modelos de atividades em diferentes disciplinas, testes que verificam o nível de desenvolvimento e sondagens” 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em MORAES, Maria Silva de; SOUZA, Solange Queiroz Silva de.  Avaliação psicopedagógica: uma teia de possibilidade. Disponível em: <http://www.pedagogia.com.br/artigos/avaliacao_psicopedagogica/index.php?pagina=3>.  Acesso em: 8 jul. 2018. 
De acordo com o livro-texto da disciplina Fundamentos de Psicopedagogia, sobre a  avaliação psicopedagógica pode-se afirmar que:
	
	A
	é uma prática que busca compreender as queixas do aluno por meio de
 entrevistas somente com os familiares a fim de definir estratégias educacionais
 que o auxiliem a superá-las
	
	B
	é um processo de garimpagem pelo qual se busca conhecer os elementos 
que interferem na aprendizagem dos alunos
	
	C
	é uma prática que busca compreender as dificuldades que o aluno apresenta
 em seu processo de aprendizagem a fim de definir estratégias educacionais
 que o auxiliem a superá-las
	
	D
	é uma prática utilizada para dar uma devolutiva ao aluno, a sua família e a
 escola.
	
	E
	é uma pratica utilizada a partir de técnicas projetivas para detectar por meio 
do diálogo as dificuldades que o aluno apresenta em seu processo de 
aprendizagem
Questão 3/5 - Psicopedagogia
Leia a citação a seguir: 
“Numa perspectiva orgânica, as dificuldades de aprendizagem são consideradas como desordens neurológicas que interferem na recepção, integração ou expressão de informação e são manifestadas por dificuldades significativas na aquisição e uso da audição, fala, leitura, escrita, raciocínio, habilidades matemáticas ou habilidades sociais”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MAZER, Sheila Maria; BELLO, Alessandra Cristina Dal; BAZON, Marina Rezende. Dificuldades de aprendizagem: revisão de literatura sobre os fatores de risco associados. Psicol. educ.,  São Paulo ,  n. 28, p. 7-21, jun.  2009 .   <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-69752009000100002&lng=pt&nrm=iso>.  Acesso em 02  set.  2018.
 A partir dos conteúdos do livro-base Fundamentos de Psicopedagogia, os problemas de aprendizagem podem ser oriundos de três fatores. Quais são eles? Leia as alternativas que seguem e assinale aquela que apresenta a resposta correta:
	
	A
	Orgânicos, ambientais e familiares
	
	B
	Financeiros, sociais e naturais
	
	C
	Familiares, econômicos e sociais
	
	D
	Orgânicos, psicológicos e ambientais
	
	E
	Financeiros, familiares e orgânicos
Questão 4/5 - Psicopedagogia
Leia o fragmento a seguir: 
“A relação de aprendizagem e seu aprendiz estão diretamente relacionados com as dificuldades de aprendizagem não orgânicas, ou seja, conflitos como medos, traumas de infância, baixa autoestima, a relação do eu com o ambiente externo, o aluno e a sociedade que o cerca como a escola, seu lar, seus amigos, etc., e para que o psicopedagogo ajude o aluno a se desenvolver, fortalecer e conhecer suas habilidades, o profissional pode se apoiar nas literaturas de Freud, já que este especifica em suas publicações os estágios psíquicos relacionados à infância do sujeito, seu ambiente externo e seu relacionamento na sociedade, principalmente com o pai e a mãe, tendo como ferramenta o método da associação livre, onde o sujeito fala livremente sobre seus sentimentos e seus medos sem interferência do terapeuta”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:  FAZZI, Cecília Elisabete Aguirre de.  A psicanálise e a psicopedagogia: uma relação nas intervenções psicopedagógicas.  <https://psicologado.com.br/abordagens/psicanalise/a-psicanalise-e-a-psicopedagogia-uma-relacao-nas-intervencoes-psicopedagogicas>. Acesso em:  30 ago. 2018. 
De acordo com o livro-base Fundamentos de Psicopedagogia, a psicanálise contribui para a educação especificamente na compreensão de dois aspectos. Quais são eles? Leia as alternativas que seguem e, na sequência, assinale aquela que apresenta a resposta correta:
	
	A
	Psicoafetivo e cognitivo.
	
	B
	Familiar e afetivo.
	
	C
	Cognitivo e intelectual.
	
	D
	Neurológico e afetivo.
	
	E
	Educativo e psicológico.
Questão 5/5 - Psicopedagogia
Leia o trecho de texto a seguir: 
“Os estudos de Jean Piaget foram fundamentais para a compreensão do desenvolvimento cognitivo. [...].  Qualquer ato de pensamento exige uma série de operações que só se produzem se vão sendo preparadas por atos que são interiorizados. Isto significa que Piaget buscou compreender o pensamento enquanto uma ação internalizada”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DIAS, Fernanda.  O desenvolvimento cognitivo no processo de aquisição de linguagem.  Letrônica v. 3, n. 2, p. 107-119, dez./2010.  <http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/letronica/article/viewFile/7093/5931>. Acesso em: 15 jul. 2018. 
De acordo com os conteúdos do livro-base Fundamentos de Psicopedagogia, o desenvolvimento cognitivo, de acordo com Jean Piaget, constitui a base da aprendizagem e ele se dá por meio de dois processos. Quais são eles?  Leia as alternativas que seguem e, na sequência, assinale aquela que apresenta a resposta correta:
	
	A
	Dissimulação e acomodação.
	
	B
	Convergência e cognição.
	
	C
	Cognição e assimilação.
	
	D
	Assimilação e acomodação.
	
	E
	Sensibilização e assimilação.