Metodologia do Ensino da Literatura
6 pág.

Metodologia do Ensino da Literatura

Pré-visualização2 páginas
Questão 1/5 - Metodologia do Ensino da Literatura
Analise o fragmento de texto:
\u201c[...] a produção de livros para os alunos, textos patrióticos e pedagógicos e traduções e adaptações de livros europeus marcaram a primeira fase da literatura infantil no Brasil. Ou seja, o modelo clássico europeu foi repetido em terras brasileiras\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: QUADROS, Deisily. Metodologia do ensino da literatura juvenil. Curitiba: Intersaberes, 2019, p. 32.
Levando-se em consideração essa citação e os conteúdos abordados no livro-base Metodologia do ensino da literatura juvenil, a primeira fase da Literatura Infantil Brasileira é marcada pelos primeiros autores brasileiros a se dedicarem a produzir textos para a criança e temas bastante específicos. A partir do que foi explicitado, relacione corretamente o nome do(a) autor(a) e o de suas temáticas mais recorrentes:
I. Júlia Lopes de Almeida
II. Figueiredo Pimentel
III. Olavo Bilac
IV. Francisca Julia
(  ) Didatismo.
(  ) Criar hábitos e normas de conduta.
(  ) Ufanismo.
(  ) Valor à caridade e à obediência.
Agora, selecione a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	1 \u2013 2 \u2013 4 \u2013 3
	
	B
	4 \u2013 2 \u2013 3 \u2013 1
Você acertou!
Comentário: Em quadro comparativo sobre a primeira fase da Literatura Infantil brasileira, o livro-base apresenta o nome de autores dessa fase, obras e as principais temáticas trabalhadas. A seguinte sequência é correta na correlação entre autores e suas temáticas, o que pode ser conferido no livro-base, \u201cquadro 1.1 \u2013 Autores, obras e características das obras que circulavam no Brasil no início do século XX\u201d (livro-base, p. 32,33).
	
	C
	3 \u2013 1 \u2013 2 \u2013 4
	
	D
	2 \u2013 3 \u2013 1 \u2013 4
	
	E
	2 \u2013 3 \u2013 3 \u2013 1
Questão 2/5 - Metodologia do Ensino da Literatura
Atente para a seguinte afirmação:
\u201cTodo ato de linguagem é uma aventura em que o jogo entre a significação explícita e a implícita coloca em risco a eficácia do processo comunicativo. Todavia, os riscos dessa aventura e o prazer dela decorrente são maiores quando o receptor se defronta com um texto em que deve não só identificar possibilidades interpretativas, mas também se situar como responsável pela produção de sentidos\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ASSMANN, J.; MÜGGE, E. [et al.]. Literatura na escola: propostas para o ensino fundamental. Porto Alegre: Artmed, 2006, p. 29.
Considerando-se a leitura do texto dado como reflexão e os conteúdos abordados no livro-base Metodologia do ensino da literatura juvenil, em razão das especificidades do texto literário e da sua leitura, analise as sentenças e, em seguida, assinale V para as verdadeiras e F para as falsas:
I.  ( ) A literatura é um gênero textual específico, o qual envolve a razão, no seu processo de escrita pela estética da palavra, e a emoção, quando possibilita ao leitor a experiência com a subjetividade e o exercício da imaginação.
II. ( ) O texto literário, em função de sua especificidade, é o único responsável pela construção do sentido. Cabe ao leitor identificar o que o autor quis dizer, mesmo que seja expresso de forma figurada.
III.( ) O texto literário extrapola a intenção informativa e comunicativa dos textos do cotidiano, organizando-se de forma específica, buscando surpreender o leitor, exigindo deste habilidades leitoras diferenciadas.
IV. ( ) O que caracteriza o texto literário é a sua literariedade, a qual pode ser identificada apenas em gêneros textuais específicos da literatura, tais como: poema, conto, crônica, romance, etc.
Agora, marque a alternativa que menciona a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	V \u2013 V \u2013 V \u2013 F
	
	B
	V \u2013 F \u2013 F \u2013 V
	
	C
	F \u2013 F \u2013 V \u2013 V
	
	D
	V \u2013 F \u2013 V \u2013 F
Você acertou!
Comentário: A primeira afirmativa é verdadeira porque a literatura configura-se como um gênero textual específico, que envolve simultaneamente a razão e a emoção, apresentando de fato as características mencionadas no primeiro item, em acordo com o livro-base. A segunda afirmação é falsa porque o texto literário não é o único responsável pela construção do sentido, o leitor também é responsável pela produção do sentido, conforme consta no elemento-base e no livro-base, o qual afirma que, para  reconhecer as especificidades do texto literário, o leitor deverá desenvolver habilidades leitoras diferenciadas. A terceira afirmativa é verdadeira porque, conforme o livro-base, os textos literários fogem do padrão hegemônico de escritos que circulam no cotidiano, buscando sempre surpreender o leitor, tanto na forma, quanto no conteúdo. A quarta afirmativa é falsa, pois a literariedade não se dá apenas na expressão em gêneros textuais específicos, mas consiste num \u201c[...] conjunto de características \u2013 sociológicas, culturais, semióticas, linguísticas \u2013 que tornam um texto literário\u201d (livro-base, p. 27).
	
	E
	F \u2013 V \u2013 F \u2013 F
Questão 3/5 - Metodologia do Ensino da Literatura
Atente para a seguinte citação:
\u201cImporta perguntar qual o papel da escola na formação do leitor. Não o leitor obediente que preenche devidamente fichas de livros ou reproduz com propriedade enunciados textuais. Mas o leitor que, instigado pelo texto, produz sentidos, dialoga com o texto que lê, seus intertextos e seu contexto, ativando sua biblioteca interna, jamais em repouso\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: WALTY, I. L. C. Literatura e escola: antilições. In: EVANGELISTA, A.A.M.; BRANDÃO, H.M.B.; MACHADO, M.Z.V. (Orgs.) A escolarização da leitura literária: o jogo do livro infantil e juvenil. Belo Horizonte: Autêntica, 2011, p. 52.
A partir da leitura dessa citação, dada como reflexão, e dos conteúdos abordados no livro-base Metodologia do ensino da literatura juvenil, pensando-se sobre o trabalho pedagógico com a literatura infantil em sala de aula e as suas estratégias, analise as afirmativas:
I. É fundamental considerar o aspecto transdisciplinar da leitura, atualizando-se sempre no estudo da leitura, da recepção e de metodologias de leitura.
II. O repertório de leitura do aluno deverá ser desconsiderado, uma vez que o professor é que deverá formá-lo, evitando assim leituras de má qualidade. 
III. Aprofundar os conhecimentos acerca da norma culta padrão da língua portuguesa é uma das principais funções do trabalho com a literatura na escola.
IV. Deve-se conhecer o estágio de leitura do aluno, para tomá-lo como ponto de partida, promovendo estratégias para que o pequeno leitor alcance outros estágios mais avançados.
São corretas apenas as afirmativas:
Nota: 0.0
	
	A
	I e IV
Comentário: A afirmativa I é correta, pois é necessário \u201cconsiderar o caráter transdisciplinar da leitura [...]\u201d e atualizar-se no estudo da recepção e das metodologias de ensino da leitura são fundamentais para o professor mediador. A afirmativa II é incorreta, pois é de fundamental importância conhecer o repertório que o aluno já traz, conhecendo seus gostos e seu nível de conhecimento. A afirmativa III é incorreta, pois apenas o aprofundamento dos conhecimentos linguísticos não é a função primeira da literatura, até mesmo porque muitos textos contemporâneos optam por uma linguagem muito mais coloquial do que orientada pela norma culta padrão. A afirmativa IV está correta, pois é de fundamental importância que o professor conheça o estágio de leitura no qual o aluno se encontra para que, só assim, possa fazer seu planejamento e desenvolver a capacidade do aluno (livro-base, p.78-79).
	
	B
	II, III e IV
	
	C
	I, III e IV
	
	D
	II e III
	
	E
	I, II e III
Questão 4/5 - Metodologia do Ensino da Literatura
\u201cNão é raro encontrarmos professores com dificuldades para selecionar e indicar livros de leitura literária a seus alunos, assim como não é raro encontrarmos profissionais docentes vivendo a dificuldade de formar leitores mais ou menos competentes\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto