Buscar

Trabalho Shigella banner [Salvo automaticamente]

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

*
DIAGNÓSTICO CLÍNICO E LABORATORIAL
Clínico: As manifestações clínicas caracterizam-se por febre, diarréia aquosa, que pode ser volumosa e com dor abdominal. Ao exame físico, pode-se observar hipertermia, desidratação, hipotensão, dor à palpação abdominal e ruídos hidroaéreos exacerbados.
Laboratorial: É feita a identificação sorológica ou semeadura das fezes do paciente em meios de cultura, como o Ágar MacConkey e Salmonella-Shigella Ágar e ainda por meio de provas bioquímicas e sorológicas, destacando-se os métodos imunoenzimáticos e o PCR.
SHIGUELOSE
INTRODUÇÃO
Shigella é uma bactéria gram-negativa, pertencente da família Enterobacteriaceae, do tipo bacilo, não móvel e não formador de esporos. São anaeróbias facultativas e crescem em temperatura em torno de 7°C a 46°C e pH de 6-8 (ácido). O gênero possui 4 espécies, dentre elas S. dysenteriae (a mais grave), S. flexneri, S. boydii e S. sonnei (menos grave). A doença causada por essa bactéria é a Shigelose, é aguda toxemia de alta incidência, principalmente em regiões precárias de saneamento básico, caracterizada por febre, diarréia aquosa e com dor abdominal. 
1 2 3 4 5 Discentes do curso de graduação em Biomedicina do Centro Universitário Anhanguera de Niterói
Disciplina: Bacteriologia Clínica
Professora: Heloisa Osanai
2019.2
CONCLUSÃO 
Através deste presente estudo, pode-se concluir que a Shiguelose é uma doença de elevada incidência em alguns países, podendo até mesmo levar o indivíduo a óbito. Medidas simples como aderir a hábitos de higiene comum, e saneamento básico, previnem esse problema. O tratamento é o mesmo indicado para todos os tipos de diarréia: reidratação oral com soro, juntamente com uso de antibióticos para eliminar a bactéria.
REFERÊNCIAS
SBI – Sociedade Brasileira de Infectologia. Shiguelose, 20 de julho de 2016. Disponível: <https://www.infectologia.org.br/pg/831/shigelose> (acessado em 27.ago.2019).
PERES, Alessandra; FIEGENBAUM, Marilu; TASCA, Tiana. Manual de Consulta Rápida em Microbiologia. Rio de Janeiro: editora salina, 2007.
CVE – Vigilância Epidemiológica. Shigella spp/shigeloses, 05 junho de 2013. Disponível: <http://www.saude.sp.gov.br/resources/cve-centro-de-vigilancia-epidemiologica/areas-de-vigilancia/doencas-transmitidas-por-agua-e-alimentos/doc/bacterias/201315shigella_revisado.pdf>(acessado em 27.ago.2019)
ASAE – Autoridade de Segurança Alimentar e Economia. Shigella disenteriae, 18 de abril de 2011. Disponível: < Suspiro A. and Menezes L. (1996) Surto de shigelose numa instituição para crianças em Queluz, Portugal–1995. Euro Surveillance 1(1):4-4> (acessado em 01.set.2019).
AUTOR: EX.: HENRIQUES, Bruna Azevedo¹; OLIVEIRA, Larissa Silva²; SANTOS, Leandra Ribeiro³; RIBEIRO, Letycia Alves 4; ALMEIDA, Francisca Rejane 5. 
TRANSMISSÃO 
A via fecal-oral é a principal forma de transmissão da Shigella entre humanos. Em relação aos alimentos, a contaminação é muitas vezes devido a um manipulador de alimentos contaminado, por falta de higiene pessoal. Moscas carregam o patógeno para os alimentos a partir de latrinas e de disposição inadequada de fezes e esgotos. Alimentos expostos e não refrigerados constituem um meio para sua sobrevivência e multiplicação.
SHIGELOSE E SUA PATOGÊNESE
A shigelose, também conhecida como disenteria bacteriana, é uma forma de intoxicação alimentar causada pela bactéria Shiguella. São altamente invasivas, produzem a Exotoxina ShT1 responsável por destruir ribossomos das células nas quais se hospedam (células intestinais), bloqueando a síntese protéica e matando, assim, a célula. O período de incubação dessa bactéria varia de 12 a 48 horas e o resultado dessa destruição é a diarréia sanguinolenta e mucoide.
Ágar MacConkey
Fonte: https://www.segurancadopaciente.com.br/wp-content/uploads/2018/03/bigstock-Rod-shaped-Bacteria-Shigella-W-227397577-735x460.jpg
Fonte: https://www.resumoescolar.com.br/wp-content/imagens/contaminacao-dos-alimentos.jpg
Fonte: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5364150/bin/fcimb-07-00064-g0001.jpg
Fonte:http://www.minutobiomedicina.com.br/postagens/2014/03/18/agar-macconkey/
Fonte: https://microbiologyinfo.com/salmonella-shigella-ss-agar-composition-principle-uses-preparation-and-result-interpretation/
Fonte:https://observatorio3setor.org.br/carrossel/82-da-regiao-norte-do-brasil-nao-tem-servicos-de-saneamento-basico/
Figura 1: A bactéria ataca o intestino
Figuras 2-3: Meios de contaminação da Shiguelose 
Figuras 4/5: Meios de cultura para identificação de Shiguella
Figura 6: Modo de ação da bactéria

Continue navegando