Buscar

Escândalo de Contabilidade da Toshiba: Falhas na Governança

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

�
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM CIÊNCIA DE DADOS E BIG DATA ANALYTICS 
ESCÂNDALO DA CONTABILIDADE DA TOSHIBA
Douglas Franco Firmino Costa
Trabalho da disciplina Governança Corporativa E Excelência Empresarial,
 Tutor: Prof.  Ricardo Barbosa Da Silveira
Juiz de Fora
2019
ESCÂNDALO DA CONTABILIDADE DA TOSHIBA
REFERÊNCIA: MISAWA, M. Escândalo da contabilidade da Toshiba: como a governança corporativa falhou. Hong Kong: Asia Case Research Centre, The University of Hong Kong, c2016.
Bloomberg, Anna Kitanaka e Isabel Reynolds. Escândalo da Toshiba expõe obstáculos culturais e jurídicos para delatores. 2015.Disponível em: https://economia.uol.com.br/noticias/bloomberg/ 2015/07/23/escandalo-da-toshiba-expoe-obstaculos-culturais-e-juridicos-para-delatores.htm. 
Acesso em: 18/10/2019.
O texto de Misawa (c2016), “Escândalo da contabilidade da Toshiba: como a governança corporativa falhou” tem o intuito de apresentar o caso de vexame que a Companhia Toshiba passou publicamente em 2015 a cercadas práticas contábeis da empresa. Misawa é professora de finança se levou o caso Toshiba para ser discutido em sala de aula com seus alunos da Universidade do Havaí em Manoa. Em 2015, período da crise pública da Toshiba, houve demissão do executivo-chefe e demais 8 membros do conselho. Com a chegada do novo CEO, Masashi Muromachi, foi instaurado um comitê para avaliar novamente as práticas contábeis do grupo e chegou-se à conclusão de que a empresa estava sobre avaliando os seus lucros em bilhões durante os últimos sete anos. O texto de Misawa(c2016) analisa as falhas da governança corporativa, os fatos envolvendo a cultura da trapaça e mostra diversos dados através de Anexos ou no próprio corpo do texto que estão atrelados aos lucros e aos prejuízos durante esse escândalo. 
Em 2015 dados de análise fiscal foram divulgados e a Toshiba teve uma perda, até março, demais de 2bilhões de dólares. Através de estudos, chegou-se à conclusão de que a maior parte dessas perdas vieram através da linha de produtos de computadores e bens de consumos duráveis (mais de 1,8 bilhões em prejuízos). Misawa(c2016) explica que todos esses bilhões a menos na Toshiba estavam diretamente ligados a estratégia falha que a empresa adotou em 2000 de mudar a maior participação na fabricação de bens de consumo duráveis. Com a desvalorização do Iene, essa estratégia de mudança falhou drasticamente. Porém, os semicondutores da empresa ainda prosperavam e sustentavam a corporação. A auditoria realizada na Toshiba foi revelando outras “trapaças” que ocorriam dentro da empresa, como amortizações. Após análises sobre os casos desde 2011, ano em que a Toshiba teve um escândalo de fraude contábil, chegou-se ao fato de que profissionais de alto escalão tinham consciência da verdade por trás dos números fraudulentos. Após essa onda de escândalos, a Toshiba soltou uma nota em resposta pedindo desculpas aos seus acionistas e sócios pelas inconveniências perdas no valor das ações e alegou que trabalharia arduamente para a Toshiba conseguir recuperar seus princípios, mesmo sabendo que demoraria para retomar a confiança e o respeito do público. 
Misawa(c2016) bota em pauta a questão de como se deu essa prática de ações fraudulentas na Toshiba. Para a autora, a alta pressão em cima dos funcionários, onde esses deviam atingir metas difíceis e que estes deveriam demonstrar fidelidade total aos seus superiores, resultou em todas essas ações ilegais. A construção da cultura do engano, onde funcionários tinham ações indesejáveis para conseguir atingir os desafios emitidos pelos seus superiores, começou a mudar quando a nova equipe de gerenciamento adotou ações positivas para acabar com essas ações desonestas. O Anexo4 “Contrastes culturais entre empresas norte-americanas e japonesas” faz um comparativo entre as culturas adotadas nas empresas dos EUA e as do Japão. Com funcionários focados somente no lucro, a manipulação de números dentro da Toshiba tornou-se corriqueira e o caminho a ser seguido para mudar isso foi a reestruturação. Misawa(c2016) alega que a Toshiba, anterior pulação de números dentro da Toshiba tornou-se corriqueira e o caminho a ser seguido para mudar isso foi a reestruturação. 
Misawa(c2016) alega que a Toshiba, anteriormente, já havia sido considerada uma pioneira em governança corporativa, onde esse processo teve início no final da década de 90, ficando mais forte em 1998 com a criação de um sistema de funcionário corporativo. Com foco total nos lucros e havendo uma visão de que esse fato estava acima de todos os princípios, em 2008 o atual presidente e seus executivos sêniores começaram um processo de modificação de números e a governança corporativa não os impediu. Destaque-se no texto um problema de governança no que diz respeito a nomeação de membros externos do conselho. A falta de experiência de alguns nomeados, atrelado a funcionários focados somente no lucro, ajudaram na construção de uma cultura de trapaças. 
De forma sucinta, Misawa(c2016) mostra a deterioração do patrimônio ligado a marca Westing House Electric, que foi comprada pela Toshiba em 2006 por mais de 5 bilhões de dólares. Com essa aquisição, a Toshiba tornou-se a principal empresa de energia nuclear do mundo, porém, como desastre nuclear em Fukushima em 2011 e, consequentemente, a diminuição do interesse por energia nuclear, a Westing House se viu numa posição de ter que registrar as perdas por depreciação. A Toshiba teria que, diante desse fato, reportar as quedas do valor da Westing House ao público e aos investidores. Porém, a Toshiba preferiu violar as regras da Bolsa de Valores de Tóquio e não realizou a divulgação. Esse evento colocou em dúvida as práticas contábeis da empresa. 
Em 2015 a empresa alega que começará a ter ações mais transparentes tanto como público quanto com os seus investidores. Quando essas ações começaram, o valor de mercado da Toshiba começou a se deteriorar devido à falta de confiança dos investidores e assim se iniciou uma onda de processos judiciais por parte dos acionistas para solicitar os danos por perdas incorridas. Masashi Muromachi foi nomeado em julho de 2015 como o novo CEO da Toshiba e o seu foco era investigar a estrutura governamental da empresa, o porquê da governança corporativa dentro da Toshiba ter falhado, os fracassos acerca da transparência da empresa. 
Conforme foi atuando como CEO, Muromachi apontou várias ações que ele deveria tomar de imediato, como desenvolver uma visão, missão e renovar a estratégia da Toshiba; modificar a ideia de valores dos funcionários; e reestruturação do plano de negócios. 
Misawa(c2016) termina o texto explicando os pontos que o CEO Muromachi alegava ser de extrema importância para alavancar novamente a empresa.Com um texto complexo, cheio de números e informações atreladas a economia do Japão Misawa(c2016) consegue resumir bem um dos maiores escândalos financeiros da história japonesa.
�

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais