Buscar

Dispositivos de Segurança em Veículos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Dispositivos de segurança em veículos
MOREIRA, Jéssica Pliscker Félix
MURAKAMI, Alice Clemente
REIS, Naiara Gonçalves dos[1: Alunos do primeiro período do curso de Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção e Engenharia de Controle e Automação, do Centro Universitário Newton.Orientador: Professora Vanderlea Martins da Rocha.]
Resumo: 
Palavras-chave: 
1. Introdução 
2. Modelos de dispositivos de segurança em automóveis
O número de veículos automotores, especificamente os carros, tem aumentado constantemente. Em contrapartida, os acidentes ocorridos por desatenção e imprudência do condutor vêm se ampliando da mesma forma. No entanto, graças ao avanço tecnológico na sociedade, dispositivos eletrônicos chegaram para minimizar esses acidentes e propiciar uma maior segurança tanto para o condutor e passageiro quanto para os pedestres. 
Com evolução tecnológica automotiva, os equipamentos básicos de segurança em um carro vêm sofrendo constantes mudanças com o acréscimo de sensores modernos que previnem acidentes causados principalmente por desatenção do condutor. 
Segundo Quaresma (2006, p. 3) foram criadas novas tecnologias para a assistência ao motorista tornando a ação de dirigir mais segura: 
Devido ao alto índice de acidentes de automóveis e o aumento cada vez mais da potência dos motores que vêm sendo criados, surgiram muitos sistemas de assistência ao motorista para tornar sua condução mais segura. Como ainda são tecnologias muito caras, a maioria destes sistemas se encontra em poucos veículos, os mais caros, mas também os que oferecem maior potência de motor e que atingem altíssimas velocidades.
Conforme Quaresma (2006) no mercado há dois tipos de veículos: os com sensores que preveem o acidente, no qual tomam automaticamente alguma atitude e os que avisam o condutor com sensores, por exemplo, os sonoros sobre algum risco de acidente. 
Existem inúmeros dispositivos eletrônicos criados para evitar acidentes e facilitar a condução de um automóvel, dentre eles podemos destacar o sensor de Visão Noturna, sensor de -----
2.1. Sensor de visão noturna
De acordo com Quaresma (2006, p. 3) o sensor de Visão Noturna funciona através de uma câmera que detecta calor de um determinado objeto:
O Night Vision é um sistema que mostra uma imagem do que está à frente do veículo durante a noite com uma definição que o olho humano não é capaz de captar em vias sem iluminação. Através de uma câmera infravermelha localizada no para-choque frontal ou na parte de cima do para-brisa, o sistema filma o que está à frente do veículo e transmite ao motorista uma imagem bem definida e com contrastes aumentando o seu campo de visão, fazendo com que outros veículos, pessoas andando na rua ou outros obstáculos possam ser vistos mais rapidamente.
Devido ao fato de o olho humano deixar alguns obstáculos despercebidos, o sistema de visão noturna tem como principal objetivo aumentar a visibilidade do condutor durante a noite. A imagem de eventuais obstáculos é projetada através de um display geralmente localizado na parte central do painel do carro.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando

Outros materiais