Buscar

Avaliando Processo Civil 2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1a Questão (Ref.:201704839696)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Em relação à prova, é correto afirmar que:
		
	 
	a existência e o modo de existir de algum fato podem ser atestados ou documentados, a requerimento do interessado, mediante ata lavrada por tabelião; dados representados por imagem ou som gravados em arquivos eletrônicos poderão constar da ata notarial.
	
	os fatos ocorridos, sobre os quais se tenha estabelecido controvérsia, prescindem de prova.
	
	como regra, há hierarquia entre as provas previstas normativamente, embora não exista hierarquia entre as provas admitidas consuetudinariamente.
	
	para que o juiz determine as provas necessárias ao julgamento do mérito é preciso sempre que a parte as requeira, tendo em vista o princípio da inércia jurisdicional.
	
	o ônus da prova não admite ser convencionado em sentido contrário ao da norma jurídica, salvo unicamente nas relações consumeristas, se em prol do consumidor.
	Respondido em 15/11/2019 17:44:20
	
Compare com a sua resposta: 1. Não é hipótese de litisconsórcio, muito menos de necessário 2. Não. sentença ultra petita que condenou o réu à obrigação indenizatória não constante do pedido.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201704839708)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O autor, menor impúbere, representado por sua mãe, ajuizou contra seu pai, ação pelo rito comum visando à reparação de supostos danos materiais e morais causados por abandono. Isso posto, assinale a alternativa que contém afirmativa correta.
		
	
	Permite-se a qualquer tempo o aditamento da inicial para inclusão do pedido de danos materiais, desde que o réu seja intimado para responder ao novo pedido no prazo de 15 dias.
	
	Falecendo o menor no curso do processo, deve o juiz extinguir o processo sem resolução do mérito, em virtude da intransmissibilidade da ação.
	
	Constatando o juiz que os interesses do autor colidem com os interesses do seu pai, deve o juiz deve extinguir o processo sem resolução de mérito.
	
	Constatando a irregularidade da representação do autor, deve o juiz, necessariamente, intimar o advogado do autor para regularizar a situação no prazo de 15 dias.
	 
	Provado a existência do fato constitutivo do direito do autor hão de ser julgados procedentes os pedidos, para condenar o réu ao danos suportados.
	Respondido em 15/11/2019 17:46:30
	
Compare com a sua resposta: 1. Não é hipótese de litisconsórcio, muito menos de necessário 2. Não. sentença ultra petita que condenou o réu à obrigação indenizatória não constante do pedido.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201704839691)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Julio, representado por seu advogado contratado Paulo, ajuizou ação indenizatória contra Maria, esta última hipossuficiente representada pela Defensoria Pública. Designada audiência de instrução pelo Magistrado que preside o feito, Julio arrola três testemunhas: Manoel, Manoela e Ricardo, este último o juiz da causa. Já Maria arrola as testemunhas Roberta e Paola. Os autos do processo são eletrônicos. Especificamente sobre a prova testemunhal, de acordo com o Código de Processo Civil,
		
	
	a testemunha pode requerer ao juiz o pagamento da despesa que efetuou para comparecimento à audiência, pagamento este que será realizado ao final do processo, após o trânsito em julgado, pela parte vencida.
	
	o juiz da causa Ricardo, arrolado como testemunha, deverá declarar-se impedido, ainda que não saiba nada sobre os fatos tratados no processo.
	
	colhido o depoimento por meio de gravação e havendo recurso o depoimento deverá ser, em regra, digitado, antes da remessa dos autos à segunda instância.
	
	o juiz deverá obrigatoriamente inquirir as testemunhas apresentadas antes da inquirição feita pelas partes.
	 
	em regra, caberá ao advogado de Julio informar ou intimar as testemunhas Manoel e Manoela acerca do dia, da hora e do local da audiência designada, dispensando-se a intimação do juízo.
	Respondido em 15/11/2019 17:49:30
	
Compare com a sua resposta: Art. 373. O ônus da prova incumbe: I - ao autor, quanto ao fato constitutivo de seu direito; II - ao réu, quanto à existência de fato impeditivo, modificativo ou extintivo do direito do autor. § 1o Nos casos previstos em lei ou diante de peculiaridades da causa relacionadas à impossibilidade ou à excessiva dificuldade de cumprir o encargo nos termos do caput ou à maior facilidade de obtenção da prova do fato contrário, poderá o juiz atribuir o ônus da prova de modo diverso, desde que o faça por decisão fundamentada, caso em que deverá dar à parte a oportunidade de se desincumbir do ônus que lhe foi atribuído. § 2o A decisão prevista no § 1o deste artigo não pode gerar situação em que a desincumbência do encargo pela parte seja impossível ou excessivamente difícil. § 3o A distribuição diversa do ônus da prova também pode ocorrer por convenção das partes, salvo quando:I - recair sobre direito indisponível da parte; II - tornar excessivamente difícil a uma parte o exercício do direito. Exemplo de exceção: art. 6º CDC: são direitos básicos do consumidor: VIII - a facilitação da defesa de seus direitos, inclusive com a inversão do ônus da prova, a seu favor, no processo civil, quando, a critério do juiz, for verossímil a alegação ou quando for ele hipossuficiente, segundo as regras ordinárias de experiências. A inversão do ônus da prova descrita no art. 6, inciso constituiu um dos mais importantes instrumentos de que dispõe o juiz para observando o contraditório e a ampla defesa equilibrar a desigualdade existente entre os litigantes.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201704839353)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	São requisitos da petição inicial, exceto:
		
	
	o juízo a que é dirigida;
	
	a opção do autor pela realização ou não de audiencia de conciliação ou de mediação.
	
	as provas com que o autor pretende demonstrar a verdade dos fatos alegados;
	
	o fato e fundamentos jurídicos do pedido;
	 
	o dispositivo legal no qual se fundamenta o pedido;
	Respondido em 15/11/2019 17:49:57
	
Compare com a sua resposta: a) Conforme art. 489 são elementos essenciais da sentença o seu relatório, sua fundamentação e o dispositivo. Importante destacar que, no caso em tela a sentença não está devidamente fundamentada, isso porque, o art. 489, §1º, incisos I e II do CPC, não consideram como fundamentadas a decisão judicial quando não enfrentar todos os argumentos deduzidos no processo capazes de, em tese, infirmar a conclusão adotada pelo julgador e, no caso de colisão de direitos fundamentais, o Juiz não justificar o objeto e os critérios gerais de ponderação efetuada, enunciando as razões que autorizam a interferência na norma afastada e as premissas fáticas que fundamentam a conclusão. b) Por outro lado, o Magistrado não poderá condenar o Jornal em montante superior a R$30.000,00 tendo em vista o princípio da congruência e da demanda. É o que informa o artigo 492 do Código de Processo Civil ao expor que é vedado ao Juiz proferir decisão de natureza diversa da pedida, bem como condenar a parte em quantidade superior ou em objeto diverso do pedido que foi demando.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201704839773)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Em matéria de valoração da prova pelo juiz, o Código de Processo Civil adota o princípio da:
		
	
	prova legal.
	
	livre convicção.
	 
	persuasão racional.
	
	proporcionalidade.
	
	oralidade.
	Respondido em 15/11/2019 17:51:02
	
Compare com a sua resposta: A coisa julgada material não exige a tríplice identidade para seu reconhecimento. Na hipótese, a decisão no sentido de que inexiste ato ilícito resta íntegra não sendo admissível nova discussão sobre o tema que está acobertado pela coisa julgada material. O efeito vinculativo da coisa julgada não exige, repita-se, a tríplice identidade dos elementos individualizadores da ação. Aplica-se a teoria da relação jurídica, sendo
irrelevante no caso que o pedido seja diferente.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais