Buscar

testes1,2,3

Prévia do material em texto

Teste1
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN n. 9394/96), em seu artigo 37, prescreve que ‘’a Educação de Jovens e Adultos será destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no Ensino Fundamental e Médio na idade própria’’.
Neste sentido, podemos afirmar que é característica dessa Modalidade de Ensino:
a)  a diversidade do perfil dos educandos, com relação à idade, ao nível de escolarização em que se encontram,
b) à situação socioeconômica e cultural, as ocupações
c) a motivação pela qual procuram a escola.
Escolha uma:
A resposta correta é: Todas afirmativas são corretas.
Questão 2
Texto da questão
O educando da EJA torna-se sujeito na construção do conhecimento mediante a compreensão dos processos de trabalho, de criação, de produção e de cultura. Portanto, passa a se reconhecer como sujeito do processo e a confirmar saberes adquiridos para além da educação escolar, na própria vida. Trata-se de uma consistente comprovação de que esta modalidade de ensino pode permitir a construção e a apropriação de conhecimentos para o mundo do trabalho e o exercício da cidadania, de modo que o educando ressignifique suas experiências socioculturais. 
Neste sentido, a educação deve estar vinculada:
a) As práticas de liberdade, democracia e cidadania
b) Associação a movimentos sem terra
c) Mobilidade no mercado de trabalho
Escolha uma:
A resposta correta é: Somente a alternativa a está correta.
Questão 3
Texto da questão
O universo da EJA contempla diferentes culturas que devem ser priorizadas na construção das diretrizes educacionais. O educando passa a ser visto como sujeito sócio-histórico-cultural, com conhecimentos e experiências acumuladas. Cada sujeito possui um tempo próprio de formação, apropriando-se de saberes locais e universais, a partir de uma perspectiva de ressignificação da concepção de mundo e de si mesmo. Tendo em vista a diversidade desses educandos, com situações socialmente diferenciadas, é preciso que a Educação de Jovens e Adultos proporcione seu atendimento por meio de outras formas de socialização dos conhecimentos e culturas.
Assim, podemos afirmar que a EJA visa:
a) a convivência social, a cidadania e a adoção de consciência política
b) somente a alfabetização para alcançar o IDH ideal
c) estimular somente a escrita e a leitura
Escolha uma:
A resposta correta é: Somente a alternativa a está correta.
Questão 4
Texto da questão
Historicamente, a educação formal e não-formal dos diferentes grupos sociais de trabalhadores tem buscado habilitá-los técnica, social e ideologicamente para o trabalho, tratando a função social da educação de forma controlada para responder às necessidades de produção. A fim de superar esta relação direta da educação com a demanda de trabalho, torna-se fundamental compreender o sentido desse processo na vida dos educandos que não tiveram acesso ou continuidade da escolarização na denominada idade própria.
Considerando a necessidade de superação, e que o Brasil precisa reduzir as estatísticas de analfabetismo, podemos dizer que:
a)    A alfabetização é a base para o crescimento e desenvolvimento da educação
b)    A alfabetização deve ser ofertada somente para as crianças
O processo de alfabetização é uma questão somente de gestão estadual
Escolha uma:
A resposta correta é: Somente a alternativa a esta correta.
Questão 5
Texto da questão
A identidade de homens e mulheres é formada pelas experiências do meio em que vivem e se modifica conforme se alteram as relações sociais, principalmente as relações no mundo do trabalho. O trabalho é o processo social pelo qual o homem se modifica, altera o que é necessário e desenvolve novas ideias. Dessa forma, por meio do pensamento crítico, o educando pode desmitificar a divisão social e técnica do trabalho, como, por exemplo entre trabalho manual e intelectual, conceitos opressores estabelecidos pelos modelos de organização do sistema produtivo. A compreensão das contradições inerentes ao processo da divisão social do trabalho possibilitará ao educando da EJA melhor entendimento de sua relação com o mundo do trabalho e demais relações sociais. Tudo isto tem um significado muito importante na formação destes alunos, especialmente sua emancipação social. Neste sentido, algumas das principais funções do ser emancipado socialmente são:
a)    Formação crítico-reflexiva, estimulo o respeito mútuo às diferenças, Prática da democracia
b)    Letramento em idade adequada
c)    Alfabetização e postura profissional
Escolha uma:
A resposta correta é: Somente a alternativa a está correta.
Questão 6
Texto da questão
Cabe aos professores da EJA evidenciar possíveis mudanças que apontem para uma nova relação entre ciência, trabalho e cultura, por meio de uma base sólida de formação científica e histórica que ajude os educandos no seu desenvolvimento. Assim, conhecer significa a possibilidade de interferir socialmente. A escola é um dos espaços em que os educandos desenvolvem a capacidade de pensar, ler, interpretar e reinventar o seu mundo, por meio da atividade reflexiva. A ação da escola será de mediação entre o educando e os saberes, de forma que ele assimile conhecimentos como recursos de transformação de sua realidade para que passem a ser letrados corretamente.
Neste contexto, podemos afirmar então, que os analfabetos funcionais são:
a)    Aqueles que conhecem letras e números, mas não conseguem ler ou fazer contas
b)    Aqueles que não conhecem letras e números
c)    Aqueles que só conseguem ler ou fazer contas
Escolha uma:
A resposta correta é: Somente a alternativa a está correta.
Questão 7
Texto da questão
Conforme legislação própria, os fundamentos e funções da Educação de Jovens e Adultos está prevista no Parecer CEB 11/2000. Nele consta que a EJA tem dimensões básicas. Neste sentido, podemos afirmar que:
a) - Na Individual: a pessoa aprende sobre si e sobre o mundo, buscando seus potenciais de desenvolvimento;
b) - Na Profissional: a pessoa precisa se atualizar profissionalmente, se requalificar para se manter no mercado, ou ir a busca de um novo trabalho;
c) - Na Social: habilitar-se para a vivência em grupo, ser cidadão ativo e participativo, ter acesso a informações, conseguir avaliar de maneira critica os acontecimentos.
Escolha uma:
A resposta correta é: As três afirmativas são corretas.
Questão 8
Texto da questão
A Educação de Jovens e Adultos (EJA), como modalidade educacional que atende a educandos-trabalhadores, tem como finalidades e objetivos o compromisso com a formação humana e com o acesso à cultura geral, de modo que os educandos aprimorem sua consciência crítica, e adotem atitudes éticas e compromisso político, para o desenvolvimento da sua autonomia intelectual. Conhecendo as dimensões da EJA, podemos afirmar que:
a) A dimensão profissional da EJA indica que a pessoa precisa se atualizar profissionalmente, se requalificar para se manter no mercado, ou ir a busca de um novo trabalho
b) A dimensão individual da EJA indica que a pessoa aprende sobre si e sobre o mundo, buscando seus potenciais de desenvolvimento
Escolha uma:
A resposta correta é: Ambas afirmativas estão corretas.
Questão 9
Texto da questão
No transcorrer do processo educativo, a autonomia intelectual do educando deve ser estimulada para que ele continue seus estudos, independentemente da educação formal. Cabe ao educador incentivar a busca constante pelo conhecimento produzido pela humanidade, presente em outras fontes de estudo ou pesquisa. Esta forma de estudo individual é necessária, quando se trata da administração do tempo de permanência desse educando na escola e importante na construção da autonomia.
Neste contexto, podemos afirmar que:
a) em relação a EJA, o processo de formação deve permitir também uma formação profissional coligada à formação acadêmica.
b) os jovens e adultos que procuram a EJA precisam da escolarização formal tanto por questões pessoais quanto pelas exigências do mundo do trabalho.
c) A fim de resultadosmais positivos, os horários de atendimento devem ser dinâmicos para que os educandos trabalhadores possam concluir seus estudos.
Escolha uma:
A resposta correta é: Somente a alternativa a está correta.
Questão 10
Texto da questão
Ainda pensamos na Educação de Jovens e Adultos como modo de alfabetização, especialmente aqueles que não tiveram oportunidades na infância. Na realidade o objetivo vai além da alfabetização, diz respeito especialmente a preparação para o mercado de trabalho, pois a aprendizagem é continua e perpassa por todas as fases da vida, não só durante a infância e juventude.
Neste sentido, podemos dizer que:
a) Através da alfabetização, é possível a pessoa desenvolver várias habilidades, como identificar, entender, interpretar, criar, calcular, e se comunicar, muito mais que o básico.
b) na atualidade, onde tudo é rápido, precisamos aprender a ser, a viver juntos, a fazer, a conhecer, e acima de tudo participar, incluir e dar oportunidades.
Escolha uma:
A resposta correta é: As alternativas a e b estão corretas.
Teste2
Leia o texto abaixo e as afirmativas. Selecione a alternativa que julgar correta.
 
Enquanto modalidade de educação básica, a EJA, conforme expressa na LDBEN, não se consubstancia apenas no âmbito da alfabetização. Mas vai além, com função, abrangência e importância muito maior. Nesse sentido o Parecer CNE/CEB nº 11/2000 redefine as funções do ensino supletivo constantes do Parecer CFE nº 699/72 e atribui à EJA função equalizadora. Para esta definição, escolha a(s) afirmativa(s) que julgar correta(s):
 
a. Restauração do direito a uma escola de qualidade, o que significa ter acesso a um bem real, social e simbolicamente importante
b. Mais do que função, é o próprio sentido da EJA. Tem como base o caráter incompleto do ser humano que busca atualização em quadros escolares e não escolares.
c. Possibilitar o resgate a igualdade de um direito negado
d. É onde a educação de jovens e adultos deve ser vista como uma promessa de qualificação de vida para todos, propiciando a atualização de conhecimentos por toda a vida.
e. Possibilitar a educação ao longo da vida
Escolha uma:
A resposta correta é: somente as alternativas b e d estão corretas.
Questão 2
Texto da questão
Leia as afirmativas abaixo e assinale a alternativa que julgar correta:
 
a. A dimensão Social da EJA indica que o educando deve habilitar-se para a vivência em grupo, ser cidadão ativo e participativo, ter acesso a informações, conseguir avaliar de maneira critica os acontecimentos
b. O educando deve habilitar-se para a vivência em grupo, ser cidadão ativo e participativo, ter acesso a informações, conseguir avaliar de maneira critica os acontecimentos
c. Há que se reconhecer no seio da sociedade a existência da diversidade e garantir nas políticas públicas a efetivação de oportunidades diferentes para eliminar as desigualdades, equalizar o acesso aos bens sociais e o exercício da cidadania, fazendo cumprir com o princípio constitucional de que a educação é direito de todos
d. A EJA é tratada como representação de uma dívida social a ser reparada, assumindo a tarefa de estender a todos o acesso e domínio da escrita e da leitura como bens sociais, seja na escola seja fora dela
e. No dizer de Paulo Freire, num fazer cotidiano e histórico permeado de desafios e possibilidades que deve ser vivenciado nos vários espaços sociais, efetivando-se ao mesmo tempo no cotidiano e na história.
Escolha uma:
A resposta correta é: todas alternativas estão corretas.
Questão 3
Texto da questão
A EJA deve contemplar ações pedagógicas específicas que levem em consideração o perfil do educando jovem, adulto e idoso que não obteve escolarização ou não deu continuidade aos seus estudos por fatores, muitas vezes, alheios à sua vontade. A Lei n. 9394/96, em seu artigo 38, determina que, no nível de conclusão do Ensino Fundamental e Médio, a idade seja, respectivamente, 15 e 18 anos.  Na EJA foi aberto espaço para que todos que estivessem fora destes padrões pudessem ter acesso ao ensino a qualquer tempo. Essa alteração da idade para ingresso e certificação na EJA, dentre outros fatores, ocasionou uma mudança significativa na composição da demanda por essa modalidade de ensino. Ainda, de acordo com a nossa Constituição Federal vigente, em seu Artigo 205, está expresso que:
a)   A educação é direito de todos e dever do estado
b)   A educação só deve ser oferecida pelo estado
c)    Cabe ao ente privado oferecer a educação no país
Escolha uma:
A resposta correta é: Somente a alternativa a está correta.
Questão 4
Texto da questão
Dentre as dimensões previstas, sabe-se que a dimensão Social da EJA indica que o educando deve habilitar-se para a vivência em grupo, ser cidadão ativo e participativo, ter acesso a informações, conseguir avaliar de maneira critica os acontecimentos.
E dentre as funções da EJA temos a Reparadora, equalizadora e qualificadora.
Neste contexto, podemos afirmar que a função reparadora quer dizer:
a)    Possibilitar aquisição de conhecimentos por aqueles que estiveram privados deste acesso
b)    Possibilitar o acesso ao meio de trabalho
c)     Possibilitar a educação ao longo da vida
Escolha uma:
A resposta correta é: Nenhuma afirmativa está correta.
Questão 5
Texto da questão
Ao avaliar as afirmativas abaixo, selecione a que julgar correta.
Emancipação significa o ato de tornar livre ou independente. Por exemplo, o conceito de emancipação política foi abordado por Karl Marx em um ensaio publicado em 1844 na Alemanha daquela época. Emancipado significa ser livre e independente. Neste sentido, algumas das principais funções do ser emancipado socialmente são:
a. Formação crítico-reflexiva, estimulo o respeito mútuo às diferenças, prática da democracia
b. Letramento em idade adequada
c. desconhecer a cidadania e a garantia dos direitos
d. atuar em repressão ao movimento popular
e. se eximir da alfabetização solidária
Escolha uma:
A resposta correta é: somente a alternativa a está correta.
Questão 6
Texto da questão
Assinale a alternativa que julgar correta.
A Educação de Jovens e Adultos – EJA, no decorrer da história do Brasil, tem sido colocada num segundo plano nas Políticas Públicas, o que, muitas vezes, tem gerado várias dificuldades para se desenvolver um projeto político-pedagógico voltado às reais necessidades dos jovens e dos adultos. Dentre elas, pode-se apontar a ausência de recursos para investir na estruturação adequada das salas de aula, na formação profissional dos educadores e na implementação de pesquisas em EJA para melhoria do trabalho docente nessa modalidade de ensino, evitando a infantilização da prática pedagógica. Torna-se um desafio levantar as dimensões necessárias para alicerçar a formação na EJA.  Necessário se faz investigar os princípios norteadores dessa formação que possibilitem um trabalho coerente com as necessidades, de maneira a se construir uma prática – não apenas um discurso – que seja transformadora e voltada para a autonomização dos educandos. Neste sentido, podemos dizer que a dimensão Individual da EJA indica que:
 
a. A pessoa aprende sobre si e sobre o mundo, buscando seus potenciais de desenvolvimento
b. A pessoa precisa se atualizar profissionalmente, se requalificar para se manter no mercado, ou ir a busca de um novo trabalho
c. Habilitar-se para a vivência em grupo, ser cidadão ativo e participativo, ter acesso a informações, conseguir avaliar de maneira critica os acontecimentos
d.  O Brasil precisa reduzir as estatísticas de analfabetismo porque além do IDH (índice de desenvolvimento humano) do país.
e. a alfabetização é a base para o crescimento e desenvolvimento da educação.
Escolha uma:
A resposta correta é: somente a alternativa a está correta.
Questão 7
Texto da questão
Além da característica etária vinculada à EJA, há que se considerar outro conjunto de fatores que legitima esta modalidade de ensino. Trata-se da destacada presença da mulher que, durante anos, sofreu epor diversas vezes ainda sofre as consequências de uma sociedade desigual, com predomínio da tradição patriarcal, que a impediu anteriormente das práticas educativas. A EJA contempla, também, o atendimento a educandos com necessidades educacionais especiais. Considerando sua singular situação, dá-se prioridade a metodologias educacionais específicas que possibilitem o acesso, a permanência e o seu êxito no espaço escolar.
Tudo isto foi possibilitado através de execução das políticas públicas. Neste sentido, diz-se que através delas foi possível:
a)    Oferecer soluções por parte do governo, através de decisões, influenciando nos âmbitos educacional, profissional e pessoal
b)    Traçar normas de conduta para os educandos da EJA
c)    Gerar riquezas para as fronteiras
Escolha uma:
A resposta correta é: Somente a alternativa a está correta.
Questão 8
Texto da questão
A própria realidade e as histórias de vida do público da EJA, colaboram para que ocorram diferentes contextos inseridos nesta modalidade. No processo de educação popular de Paulo Freire, a educação dos adultos se constituía principalmente nas localidades de baixa renda. Os educandos do professor Paulo Freire eram adultos, trabalhadores, que muitas vezes nem mesmo o seu próprio nome sabiam escrever. Contemporaneamente, esta realidade se transforma a cada dia, a cada tempo. O adulto que chega à EJA, já não é somente o analfabeto e, além disso, o processo de rejuvenescimento da EJA tem sido fortemente discutido, uma vez que, a realidade comprova que, nesta modalidade de ensino, se fazem presentes jovens e adultos, com diferentes histórias de vidas e motivos que os levaram a saírem da escola. O que há em comum entre estes jovens e adultos, o elo entre eles, o compartilhar das experiências em um espaço educativo, é justamente o fato de que por um motivo ou outro, todos foram excluídos da escola e todos em sua grande maioria, são trabalhadores. O mascaramento das contradições, a discriminação de gênero a representação de papéis sociais, o silêncio e omissão são armas poderosas para retardar transformações sociais.
Contudo, observa-se que os alunos da EJA têm postura crítica diante de própria realidade. Isto quer dizer que:
a)    Sabe identificar suas necessidades e tem consciência de sua função transformadora na realidade social
b)    Apresentam imenso interesse em estudar por acreditar em um futuro melhor a partir de sua valorização
Escolha uma:
A resposta correta é: As alternativas a e b estão corretas.
Questão 9
Texto da questão
Durante décadas, a sociedade conceituou a EJA, como uma modalidade de ensino, voltada somente a adultos analfabetos. No entanto, atualmente sabe-se que a realidade da EJA é outra. Nem sempre o educando que precisa retornar a escola, para constituir ou reconstituir sua jornada estudantil, é um adulto analfabeto ou um sujeito que nunca teve acesso a escola. No contexto das discussões contemporâneas sobre a Educação de Jovens e Adultos, pode-se perceber que há inúmeras razões que levam a acontecer o fenômeno da diversidade nesta modalidade de ensino.
Assim, podemos dizer que a diversidade nas salas da EJA significa:
a)    Diversidades de grupos, classes sociais, visões de mundo, valores, crenças, padrões de comportamentos e outros
b)    Diversidade de espaços e localidades
c)    Diversidade de status social
Escolha uma:
A resposta correta é: Somente a alternativa a está correta.
Questão 10
Texto da questão
Leia o texto abaixo e assinale a alternativa que julgar correta:
A educação de jovens e adultos foi incluída no Plano Nacional de Educação (PNE), aprovado e sancionado em 9 de janeiro de 2001, pelo Governo Federal. Assim, foi referendada a determinação constitucional que define como um dos 23 Diretrizes EJA objetivos do PNE a integração de ações do poder público que conduzam à erradicação do analfabetismo (art. 214, I), tratando-se de tarefa que exige ampla mobilização de recursos humanos e financeiros por parte dos governos e da sociedade. O Plano estabelece que da Educação de Jovens e Adultos deve fazer parte, no mínimo, a oferta de uma formação equivalente às oito séries do Ensino Fundamental e reconhece a necessária produção de materiais didáticos e técnicas pedagógicas apropriadas, além da especialização do seu corpo docente. Conhecendo o PNE, podemos dizer que dentre as metas do Plano Nacional para a EJA, destacam-se:
a) criação de programas com a finalidade de alfabetizar dez milhões de jovens e adultos, em cinco anos e, até o final da década, a superação dos índices de analfabetismo;
b) garantia da oferta, em cinco anos, de EJA equivalente às quatro séries iniciais do Ensino Fundamental para 50% da população de 15 anos e mais, que não tenha atingido esse nível de escolaridade;
c) inclusão, a partir da aprovação do PNE, da EJA nas formas de financiamento da Educação Básica (BRASIL, 2001).
Escolha uma:
A resposta correta é: Todas afirmativas são corretas.
Teste3
A EJA, como uma modalidade da educação básica, tem sustentabilidade legal amparada na Constituição Federal, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação-LDB, nas Diretrizes do Conselho Nacional de Educação, no Plano Nacional de Educação, em tratados e pactos internacionais, dos quais o país é signatário, bem como as Metas e Diretrizes em relação à EJA, aprovadas no Plano Municipal de Educação (2015-2025). Compreendemos a EJA como direito humano, constitucionalmente garantido a todos (as), independentemente da idade que possuem, e como condição para a inclusão social dos sujeitos.
Neste sentido, e com base nos conteúdos estudados, dentre as atividades populares alcançadas pela EJA, temos:
a)    Mendicância, camelôs, associativismo
b)    Trabalhos ligados a movimentos sociais
c)     Formas éticas de relações humanas
Escolha uma:
A resposta correta é: Somente a alternativa a é correta.
Questão 2
Texto da questão
Alfabetizar Jovens e Adultos é uma preocupação antiga que não se limita a uma tarefa meramente escolar, está intimamente ligada a sonhos, expectativas, anseios de mudança. Geralmente é depois da adolescência que o indivíduo reconhece que necessita do conhecimento escolar e passa a buscá-lo. As causas de não ter se alfabetizado na infância podem ser várias, como o fato deter que trabalhar para sobreviver, não ter acesso a escola no local onde mora e até mesmo a evasão escolar, por isso é comum ainda haver escolas que alfabetizam jovens e adultos. É muito gratificante para uma pessoa leiga poder aprender a ler e escrever consciente da necessidade e importância de tal ato para a sua vida, um mundo novo se abre para ela é como se fosse cega e de repente abrisse os olhos e enxergasse coisas que até então não via. Alfabetizar tais pessoas é proporcionar para elas grandes mudanças, uma nova visão de mundo, a chance de ter uma vida melhor pelo menos com mais oportunidades.
Neste sentido, os referenciais para a formação na EJA necessitam estar atentos a:
a)    Formação humana, apropriando-se de seu cotidiano e experiências
b)    Relação ao direito a educação
c)    Opressão da sociedade
Escolha uma:
A resposta correta é: Somente a alternativa a está correta.
Questão 3
Texto da questão
Leia os textos abaixo e escolha a alternativa correta:
a) Na época do Brasil Colônia e Império, o ensino dos jesuítas tinha como fim não apenas a transmissão de conhecimentos científicos, escolares, mas a propagação da fé cristã.
b) A história da educação de jovens e adultos no Brasil no período colonial se deu de forma assistemática, nesta época não se constatou iniciativas governamentais significativas.
c) Os métodos jesuíticos permaneceram até o período pombalino com a expulsão dos jesuítas. Neste período, Pombal organizava as escolas de acordo com os interesses do Estado, com a chegada da família Real ao Brasil a educação perdeu o seu foco que já não era amplo.
d) A Independência brasileira foi conquistada em 1822, com base em acordos políticos de interesse da classe dominante, composta da camadasenhorial brasileira, que entrava em sintonia com o capitalismo europeu. A Assembleia Constituinte e Legislativa instalada após a proclamação da Independência para legar nossa primeira Constituição, iniciou os trabalhos propondo uma legislação particular sobre a instrução, com o objetivo de organizar a educação nacional.
Escolha uma:
A resposta correta é: As alternativas estão todas corretas e se complementam.
Questão 4
Texto da questão
Em 1967, surge um movimento de alfabetização de jovens e adultos, na tentativa de erradicar o analfabetismo, chamado MOBRAL, esse método tinha como foco o ato de ler e escrever, essa metodologia assemelha – se a de Paulo Freire com codificações, cartazes com famílias silábicas, quadros, fichas, porém, não utilizava o diálogo como a de Freire e não se preocupava com a formação crítica dos educandos. A proposta de educação era toda baseada aos interesses políticos vigentes na época. Por ter de repassar o sentimento de bom comportamento para o povo e justificar os atos da ditadura, esta instituição estendeu seus braços a uma boa parte das populações carentes, através de seus diversos Programas.
Assim, podemos afirmar que o MOBRAL visava:
a)    Somente a alfabetização sem a problematização de ideias e desenvolvimento crítico
b)    A alfabetização com a problematização de ideias
c)    O desenvolvimento crítico do educando
Escolha uma:
A resposta correta é: Somente a alternativa a está correta.
Questão 5
Texto da questão
Analisando a história da Educação no Brasil, sabe-se que passou por diversos sistemas de governo, políticas diferenciadas, legislações e mudanças profundas. No final do Império, o quadro geral do ensino era de poucas Instituições Escolares, com apenas alguns liceus províncias nas capitais, colégios privados bem instalados nas principais cidades, cursos normais em quantidade insatisfatória para as necessidades do país. Alguns cursos superiores que garantiam o projeto de formação (médicos, advogados, de políticos e jornalistas). Identificando o grande abismo educacional entre a maioria da população brasileira que, quando muito, tinham uma casa e uma escola, com uma professora leiga para ensinar os pobres brasileiros excluídos do interesse do governo Imperial.  E falando deste histórico de Educação, podemos dizer que:
a) Entre os anos de 1930 e 1940 implantou-se o ensino Supletivo para alfabetização de adultos
b) Entre os anos de 1930 e 1940 implantou-se o ensino Superior tradicional
c) Entre os anos de 1930 e 1940 implantou-se o ensino de pós-graduação lato sensu
Escolha uma:
A resposta correta é: Somente a alternativa a está correta.
Questão 6
Texto da questão
Alfabetizar jovens e adultos não é um ato apenas de ensino – aprendizagem é a construção de uma perspectiva de mudança; no início, época da colonização do Brasil, as poucas escolas existentes era pra privilégio das classes média e alta, nessas famílias os filhos possuíam acompanhamento escolar na infância; não havia a necessidade de uma alfabetização pra jovens e adultos, as classes pobres não tinham acesso a instrução escolar e quando a recebiam era de forma indireta, a educação brasileira teve seu início com o fim dos regimes das capitanias.
De acordo com o texto acima, podemos dizer que:
a) O sistema organizacional da educação no Brasil garantia acesso somente para a elite em detrimento da maioria popular
b) O sistema organizacional da educação no Brasil garantia acesso somente popular, em detrimento às elites
c) O sistema organizacional da educação no Brasil sempre garantia acesso a qualquer cidadão
Escolha uma:
A resposta correta é: Somente a alternativa a está correta.
Questão 7
Texto da questão
A formação de educadores da Educação de Jovens e Adultos tem como principal objetivo a melhora da qualidade de sua intervenção educativa e pedagógica. Para que isto ocorra, é fundamental que se privilegiem momentos e espaços específicos para uma formação contínua e sistemática dentro da unidade escolar.
Neste contexto, podemos afirmar como verdadeiro que:
a) é necessária a sistematização de reuniões de estudo e de troca de experiências;
b) acesso a materiais de pesquisa; aquisição de livros; planejamento, registro e visitas a outras salas de aula de EJA,
c) formação fora da instituição, com a participação dos docentes em seminários e cursos, sendo fundamental a socialização dos saberes adquiridos pelos docentes entre os pares.
d) A pratica docente para a EJA, diferente da proposta tradicional de alfabetização, exige seu comprometimento com estas realidades e vivencias, reconhecendo suas particularidades e especificidades, pois requer um posicionamento crítico em relação a transmissão de conteúdos e observando a realidade social do aluno.
Considerando as afirmativas acima, escolha a alternativa que julgar correta:
Escolha uma:
A resposta correta é: As alternativas estão todas corretas e se complementam.
Questão 8
Texto da questão
A alfabetização de adultos tem um caráter político, pois se destina a corrigir ou resolver uma situação de exclusão, que na maioria das vezes faz parte de um quadro de marginalização maior. Não basta apenas o Governo estabelecer metas e normas se não há uma política de incentivos para melhorar a estrutura dos locais de aula, a qualificação dos professores, recursos didáticos, acesso às novas tecnologias, políticas de emprego, associação com a educação profissional e a participação da família e da sociedade civil de forma solidária, aliados ao acesso à cultura em ambientes como museus, bibliotecas, cinemas, teatros, exposições e outros. Todos esses fatores podem contribuir para uma Educação de Jovens e Adultos mais eficaz e de qualidade que não visa apenas estatísticas, mas a ampliação do mundo do educando, a sua conscientização como ser político, o acesso ao mundo letrado, as artes, a cultura, ou seja, a um novo mundo a ser descoberto.
Assim, algumas medidas podem ajudar na eficácia da Educação de Jovens e Adultos (EJA) como:
a) a integração da educação profissional com a EJA aumentando a eficácia de ambas;
b) a associação das políticas de emprego e proteção contra o desemprego com a formação de EJA;
c) as políticas dirigidas para as mulheres cuja escolarização tem um grande impacto na nova geração, auxiliando na diminuição do surgimento de novos analfabetos;
d) o incentivo à cultura, com a criação de oportunidades de convivência num ambiente cultural enriquecedor possibilitando acesso a um universo novo, ampliando a visão de mundo do educando.
Escolha uma:
A resposta correta é: Todas afirmativas são corretas e se complementam.
Questão 9
Texto da questão
Um dos precursores em favor da alfabetização de jovens e adultos foi Paulo Freire que sempre lutou pelo fim da educação elitista, Freire tinha como objetivo uma educação democrática e libertadora, ele parte da realidade, da vivência dos educandos. O homem iletrado chega humilde e culpado, mas aos poucos descobre com orgulho que também é um “fazedor de cultura” e, mais ainda, que a condição de inferioridade não se deve a uma incompetência sua, mas resulta de lhe ter sido roubada a humanidade. O método Paulo Freire pretende superar a dicotomia entre teoria e prática: no processo, quando o homem descobre que sua prática supõe um saber, conclui que conhecer é interferir na realidade, de certa forma. Percebendo – se como sujeito da história, toma a palavra daqueles que até então detêm seu monopólio. Alfabetizar é, em última instância, ensinar o uso da palavra.
Lendo o texto acima, podemos afirmar que Paulo Freire calcava suas ideias:
a)    Na pratica de movimentos da cultura popular, e da educação de base
b)    Somente nos ditos emancipatórios ou libertadores.
c)    Somente na capacidade intelectual
Escolha uma:
A resposta correta é: Somente a alternativa a está correta.
Questão 10
Texto da questão
Segundo Paulo Freire, as ideias em torno da educação de adultos no Brasil acompanhada de uma história de educação como um todo, passou por momentos de grandes reflexões,no qual vemos em cada período um sonho em fazer do ensino um direito de todos, para que o indivíduo possa gozar dos seus direitos. A educação de jovens e adultos teve seus momentos de grandes fracassos e críticas quanto à busca de um ensino de qualidade, onde os alunos possam ter direito a uma vida mais digna, com perspectiva de construir um Brasil de mudanças positivas. A trajetória foi longa para chegar até aqui, muitas mudanças na educação tiveram que ser implementadas e corrigidas ao longo dos tempos.
Desta forma, analisando a história da EJA, podemos dizer que ela está vinculada a:
a) Luta pela superação, seja das condições de miserabilidade, seja de opressão da sociedade
b) Emancipação das classes ditas marginalizadas
c) somente no aumento do IDH do país
Escolha uma:
A resposta correta é: As alternativas a e b estão corretas.

Continue navegando