Buscar

Resumo Psicanálise, Freud, Klein, Winnicott

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Continue navegando


Prévia do material em texto

Questões de Psicanálise
Gabriela da Silva RA: 5782 6°Semestre Diurno
Como Freud organiza os princípios da Psicanálise? 
Freud prioriza a noção de Inconsciente como uma construção teórica, bem como um objeto de intervenção, seguindo o critério metodológico da interpretação. Prioriza a sexualidade infantil no desenvolvimento normal e patológico (neurose), sobretudo o Complexo de Édipo. Mantém as regras do tratamento (intervenção): Associação livre; transferência; resistência; sonhos e o dualismo pulsional.
O comportamento rigoroso de Freud visava combater os excessos e a análise silvestre (evitar uma análise grosseira, que interpretar qualquer coisa) e fundamentar a identidade da Psicanálise. 
De que forma a Psicanálise se institucionalizou? 
Primeiro por alguns anos Freud trabalhou isoladamente, posteriormente passou a se reunir com um grupo de pensadores, foi criado as Reuniões de quarta-feira, que era composta por Jung e Adler. A partir de 1906 organizou-se a sociedade psicanalítica de Viena, essa sociedade promoveu os dois primeiros congressos e organizaram a Associação Internacional de Psicanálise (IPA) que foi presidida por Jung. 
Em seguida, ocorreram dissidências importantes: Alder (1911), Jung (1914). Devido às dissidências, criou-se o comitê dos 7 anéis ou círculo dos 7 anéis Komitê. 
Gradativamente a psicanálise se difundiu pela Europa e outros países como: Eua, principalmente devido as perseguições nazistas, formando sociedades que seguiam os padrões da IPA.
Relacione as posições esquizoparanóide e a depressiva com o desenvolvimento do ego.
A posição esquizoparanóide é a primeira, isto é, vai do nascimento até os 3 até 5 meses e apresenta as seguintes características: Indiferenciação,
não há uma distinção do eu e do outro, o ego não está integrado, um ego rudimentar, ele é fragmentado. Predomino da ansiedade de aniquilação, as experiências de desprazer, desamparo, perturba o bebê, uma possibilidade de morte do corpo. Essa ansiedade se torna uma ansiedade persecutória. Separação entre o seio bom e o seio mau, não há uma integração entre os dois. Predomino também da pulsão de morte, o bebê não têm recursos para lidar com as experiências de desprazer. O choro do bebê tem a função de incomodar a mãe, para ela alimenta-lo. Outras características dessa posição é a sucção vampiresca, tem a ver com querer sempre mais. A idealização, uma fantasia primitiva, uma ideia que a mãe, por exemplo, ocupa o lugar de satisfação de seus desejos, essa idealização é misturada com a inveja, raiva. Mantendo uma relação de posse, de voracidade, de inveja e idealização do objeto, o objeto tem que satisfazer ele. 
Já na Posição Depressiva, ela surge mediante o desenvolvimento do ego, onde o ego está mais integrado, onde ele já começa a discriminar o seio bom e mau, começa a discriminar que esse seio faz parte da mãe, faz parte da mesma pessoa. Os ataques sádicos e destrutivos vão provocar angústia depressiva, provocar uma culpa, diminuindo a angústia persecutória. Nessa posição depressiva predomina a culpa e o desejo de reparação, que é a tentativa de reparar o mal que fez, há um ressentimento. 
Comente a ideia da seguinte frase ‘’Para Klein a psicanálise é um processo de superação e libertação da forma infantil de amar’’. 
Para Klein a experiência passa pela transferência, ou seja, que é a revivência dos impulsos primitivos na relação com o analista. 
Comente a respeito do estilo kleiniano.
Estilo Kleiniano, é um estilo que se apresenta com uma linguagem figurativa com base em Freud, voltada para o estudo das primeiras experiências infantis: Ego primitivo. 
Descreva a noção Winnicottiana de mãe suficientemente boa e suas características na etapa inicial do desenvolvimento primitivo do bebê. 
A mãe suficientemente boa é aquela que oferece ao bebê condições para seu desenvolvimento. A mãe apresenta preocupação ou devoção primária, significa um estado de fusão com o bebê, demonstrada pela capacidade de adivinhar o que o bebê precisa, de antecipar o que o bebê quer. A mãe funciona como um ego auxiliar, que Winnicott chama de função Holding. Essa mãe é o ambiente do bebê, é o ambiente facilitador. Falhas no ambiente podem provocar o desenvolvimento de um falso self, como sentimentos de vazio, futilidade e irrealidade. Falso self é um tipo de escudo, uma casca, defensiva contra as ameaças do ambiente, sintomas como agressividade.
O desenvolvimento vai da dependência absoluta e mais adiante passa para relativa até ficar no rumo da independência (onde você atinge um grau de maturidade, seu self atinge um grau que não vai mais precisar do self do outro). O analista e o setting analítico vão funcionar como uma mão suficientemente boa.
Qual a relação do objeto transicional com o desenvolvimento? 
Os objetos transicionais é um fenômeno de transmissão entre o mundo interno e o externo. É um espaço transicional, da criatividade, espaço virtual, área de ilusão. Primeira experiência de posse de um não-eu: chupeta, típica de período do desenvolvimento de 4 a 12 meses, é um processo de transformação do narcisismo primário. Objeto transicional significa uma área intermediaria da experiência entre o polegar e o ursinho. O objeto transicional ocupa um papel de tranquilizador, conforto, tem uma função materna, o objeto transicional tem também a função de amenizar a angústia.