Buscar

4Documento aula 7 introdução a administração

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

* Planejamento da produção
Cuida da operacionalização do sistema no seu dia a dia, zelando para que a produção tenha máxima eficiência nos produtos ou serviços, com a qualidade prometida e na quantidade desejada, bem como no momento previsto.
* Controle da produção
Buscando otimizar o grau de satisfação das necessidades dos clientes e garantir a máxima eficiência operacional do sistema, o controle da produção trata dos custos de produção, das compras, da manutenção e do controle da qualidade.
Por sua importância, destacamos o controle dos custos de produção, que consiste em monitorar os custos dos produtos e serviços durante o processo de produção, a fim de garantir a eficiência e a produtividade do sistema de operações.
* Administração de estoques
Estoque é a quantidade de matérias-primas de produtos em processo e acabados que uma empresa armazena para cobrir suas necessidades durante a operação.
A redução do estoque deve ser um dos objetivos da área de administração de operações. Esta redução maximiza a eficiência operacional do sistema de operações. Mas o controle precisa ser feito com toda atenção ao fluxo da operação, uma vez que os estoques são necessários para controlar o ritmo de produção e a flutuação da demanda.
Os estoques podem ser de três tipos:
Estoques de matérias-primas: insumos essenciais para o processo de produção, como tecidos, linhas, botões, zípers e outros em uma empresa fabricante de roupas.
Estoques de produtos em processo: materiais em movimentação pelos estágios do processo de transformação ainda não convertidos em produtos finais, como um vestido cortado, costurado, mas ainda sem os acabamentos.
Estoques de produtos acabados: bens que já foram produzidos, mas ainda não foram vendidos ao consumidor, como os vestidos ensacados nas prateleiras das confecções.
Para controlar os níveis de estoques equilibrados, de modo a não ter capital empatado nem permitir parada de produção, as organizações têm buscado desenvolver técnicas mais apuradas de previsão de saída dos seus produtos. Os fornecedores têm procurado melhorar também seus sistemas de entrega para que as empresas tenham no tempo certo os materiais necessários para atender às suas necessidades de produção.
* Logística e distribuição
Uma importante dimensão de atividade da área de administração de operações é a administração da logística e da distribuição. A logística envolve o gerenciamento de toda a movimentação dos recursos, produtos, equipamentos e informações envolvidos na execução das atividades de uma empresa.
Seu objetivo é garantir que os recursos e produtos sejam entregues com quantidade, qualidade, no lugar e no momento planejados, de forma a potencializar a eficiência e a eficácia do sistema de operações.
Dentre as atividades da logística, encontramos a compra e a recepção de recursos de fornecedores, a movimentação e o armazenamento de materiais dentro das instalações, o controle dos pedidos e encomendas, o transporte e a expedição dos produtos acabados para os compradores, além do gerenciamento completo das informações ligadas a esses processos.
A logística no passado era vista como uma atividade de rotina e de pequena importância para as organizações. Hoje ela é considerada como um dos principais fatores de vantagem competitiva.
A distribuição é a atividade da logística que cuida da movimentação dos produtos acabados desde sua saída do processo de transformação até sua entrega ao cliente. Está diretamente ligada a dois fatores determinantes para a competitividade de uma organização: a rapidez na entrega e a confiabilidade por parte do cliente.
Por esta razão, a distribuição, juntamente às demais atividades da logística, é de fundamental importância para o sucesso da área de administração de operações e, de modo mais abrangente, para o aumento da competitividade das organizações.

Outros materiais