Buscar

CULTURA BRASILEIRA

Prévia do material em texto

Disc.: CULTURA BRASILEIRA   
	Aluno(a): 
	201908419873
	Acertos: 8,0 de 10,0
	20/09/2019
	
	
	1a Questão (Ref.:201908689732)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Sobre a disciplina Cultura Brasileira é incorreto afirmar que:
		
	
	A partir dos anos 1930, deixaram de tentar responder quem eram os brasileiros e passaram a querer entender: o porquê de o Brasil ser pobre, qual a razão de seu atraso social, cultural e econômico.
	
	Tal conhecimento permite uma visão mais crítica da realidade não só brasileira, mas global
	 
	O estudo dessa disciplina não ajuda na compreensão do Brasil contemporâneo e do conceito de cidadania.
	
	Compreende a cultura como algo construído pelos indivíduos, na sua diversidade e sua relação com a história da humanidade
	
	Problematiza a identidade cultural brasileira, assim como, caracteriza a cultura e as identidades nacionais num contexto da Globalização e do Multiculturalismo
	Respondido em 20/09/2019 09:36:12
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201909032032)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Os temas a serem abordados pela disciplina de Cultura Brasileira sempre estarão voltados para uma consciência histórico-cultural indispensável à construção do conhecimento e de um senso crítico fundamentais à formação de qualquer profissional.
Todos os temas abaixo são abordados pela disciplina, exceto.
		
	
	Identidade Nacional.
	
	Cultura e Identidade nacional brasileira, numa perspectiva histórica
	 
	Globalização exclusivamente do ponto de vista econômico.
	
	Multiculturalismo
	
	Identidade Cultural.
	Respondido em 20/09/2019 09:37:00
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201908689734)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	É certo que a Cultura é uma preocupação contemporânea, muito presente nos tempos atuais. Porém, a ela foram atribuídos vários significados ao longo da história. Marque a alternativa que não corresponde a nenhum desses significados aludidos em nossa segunda aula.
		
	
	O cuidado humano com a Natureza, neste caso, a agricultura
	 
	O cuidado com os idosos, respeitados pelos gregos antigos
	
	No século XVIII, passa-se a entender por cultura os resultados da formação ou educação dos seres humanos, torna-se, a Cultura, portanto, sinônimo de civilização.
	
	O cuidado dos homens com os deuses, entenda-se: culto
	 
	O cuidado com a alma e com o corpo das crianças, ou seja, puericultura (puer, do latim, que significa menino).
	Respondido em 20/09/2019 10:15:09
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201908551802)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A cultura e a identidade social caminham sempre juntas? De um lado, a cultura se inventa, na vida que se entende como vida social, modo de entender de um tempo, que todos acreditam ser um patrimônio comum, um meio social de exprimir-se. Do outro, não seria a cultura também uma imposição das necessidades que temos de nos justificar diante de outros povos, de outras identidades? Mas será que todos os cidad ãos participavam deste processo? Como se resolveu esta questão na História do Brasil?
 
		
	 
	A partir do século XIX começa a construção oficial de uma identidade Brasileira
	
	Nunca se resolveu a questão, pois o Brasil não tem identidade.
	
	Se impôs a cultura Portuguesa
	
	Somos europeus fora da Europa
	
	Somos culturalmente colonizados pelos americanos.
	Respondido em 20/09/2019 09:42:25
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201911417551)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	São práticas presentes entre os agentes da cultura erudita:
		
	
	As artes plásticas e o artesanato
	
	As festas juninas e o carnaval
	 
	A ópera e o balé
	
	O funk e os concertos de música clássica
	
	O teatro e o maracatu
	Respondido em 20/09/2019 09:43:24
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201908477525)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Para Antonio Gramsci:
		
	
	O conceito de INTELECTUAL configurar-se-ia em critérios de exclusão e de apropriação de bens culturais pela elite cultural de um dado país.
	
	Todo Homem capaz de frequentar a educação formal pode ser considerado como um intelectual, tendo-se em vista sua capacidade de interação social.
	 
	O exercício da capacidade intelectual é inerente ao Homem; por isso, todo Homem poderia ser considerado um intelectual, mesmo se não cumprisse tal função formalmente na sociedade.
	
	Somente seriam intelectuais os membros capazes de acessar o poder e de divulgar as suas ideias para um número abrangente de pessoas.
	 
	O conceito de INTELECTUAL poderia ser associado à capacidade de manipulação dos membros da elite. Assim, o intelectual é um homem do poder hegemônico, sempre.
	Respondido em 20/09/2019 09:52:51
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201911415986)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Dos termos abaixo, qual o que NÃO está relacionado ao consumidor, no que tange à indústria cultural, conforme os criadores desse conceito:
		
	
	Ideologia
	
	Consumo
	
	Tecnologia
	
	Alienação
	 
	Reflexão
	Respondido em 20/09/2019 09:56:42
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201908477138)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Quando um professor de português utiliza um funk em sala de aula, com o objetivo de dinamizar seu trabalho, atraindo a atenção dos seus alunos, é possível afirmar que:
		
	
	ele está lançando mão de um texto que pode ter certo nível de qualidade artísitca, o que lhe garantiria a qualificação como um produto cultural.
	
	ele está lançando mão de um texto que não é um produto cultural, tendo em vista seu baixo nível de qualidade artística.
	
	ele está comprometendo seriamente a qualidade de sua aula, pois não se pode esperar muita coisa de um trabalho que se deturpa a este ponto.
	 
	ele está utilizando um produto cultural, pois tal categoria se aplica a toda criação da imaginação humana, não importanto modalidades ou mesmo avaliações de qualidade
	
	ele está reconhecendo uma legítima forma de expressão do povo, um produto cultural mais legítimo do que qualquer soneto de Camões.
	Respondido em 20/09/2019 10:02:53
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201909061255)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	 
A respeito da formação étnica do povo brasileiro, marque a alternativa INCORRETA:
 
		
	
	O conceito nação é construído ao longo do tempo de acordo com as representações, nessa cultura nacional, de sua nacionalidade
	 
	O imaginário nacional instaura uma igualdade entre seus membros, que se confirma no espaço real, onde as desigualdades entre as classes sociais deixam de existir.
	
	Não há nação sem identidade nacional, porém, tal identidade é construída permanentemente e nunca completada, e nesta construção estão envolvidos intelectuais, artistas, povo e Estado.
	
	Os vários grupos étnicos, classes sociais e gêneros que constituem a nação são representados como pertencentes à mesma identidade nacional, suprimindo as múltiplas identidades culturais que perpassam os seus membros.
	
	A ideia de 'nação' age como um dispositivo discursivo que apazigua elementos diversos em uma aparente unidade.
	Respondido em 20/09/2019 10:08:26
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201908475568)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Para entender o Brasil ¿ Gabriel, o Pensador:
 "Eu não entendo o Brasil. /.../Ah, como seria bom se tivessem me ensinado a História do Brasil e as histórias e estórias de Tiradentes, Zumbi dos Palmares, Antônio Conselheiro e tantas outras! Quem me dera ter aprendido sobre as ditaduras, golpes e contragolpes, algumas noções básicas sobre política, e quem sabe até economia, desde pequeno, em vez de decorar um monte de datas e nomes de capitanias hereditárias... Sempre passei de ano direto, entre os melhores da classe,mas agora eu entendo que na verdade não entendia nada e não entendo até hoje. Não sei se sou ignorante por falta de estudo e informação ou excesso de mau estudo e má informação.  (In AGUIAR, Luis Antonio (org.). Para entender o Brasil. São Paulo: Alegro, 2001.)
É correto afirmar, de acordo com o que diz o autor:
		
	
	As aulas de história devem ser transformadas em algo mais produtivo, uma vez que o jovem de hoje não tem tempo a perder com a decoreba de nomes e datas.
	 
	As aulas de história são muito importantes, embora os métodos e conteúdos ministrados atualmente utilizados escondem mais do que revelam a respeito do processo de construção da nação brasileira.
	
	As aulas de história são inúteis, pois escondem mais do que revelam a respeito do processo de construção da nação brasileira.
	
	As aulas de história seriam úteis, porém não tanto quanto as de português e matemática que apresentam conhecimentos mais importantes para o cidadão.
	
	As aulas de história são úteis, ainda que possam ser aperfeiçoadas, de modo a permitir que todos os alunos tenham boas notas, e não somente os filhos de classe média, como Gabriel, o Pensador.
	Respondido em 20/09/2019 10:10:48

Continue navegando