Buscar

ATIVIDADE 1 E 3 Estrutura e função

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE 1
Pergunta 1
2,5 em 2,5 pontos
	
	
	
	Qualquer intervenção de um profissional de saúde deve ser sempre precedida de uma boa anamnese, que consiste na coleta de informações a respeito de eventos que possam estar relacionados à queixa ou a “enfermidade” do paciente. Esta coleta de informações vem desde reclamações principais, histórico de saúde e familiar, rotina e alimentação. 
A partir daí será possível compreender quais os fatores envolvidos que influenciam na quebra da homeostase corporal. Aprendemos que a homeostase é a manutenção da constância do meio interno e que todo o nosso corpo funciona de maneira integrada. Baseado em tudo que foi estudado até o momento, de que maneira poderíamos correlacionar o sistema nervoso e a homeostase corporal?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	O sistema nervoso é um dos mais complexos sistemas e é o principal centro integrador para a manutenção da homeostase, o seu funcionamento influencia todos os demais sistemas orgânicos. Ele também é responsável por receber estímulos do ambiente ou da periferia do corpo, interpretá-los e gerar respostas adequadas. Já a homeostase, no nosso organismo tem a capacidade de se adaptar às mudanças ambientais e internas, mantendo as funções orgânicas acontecendo de maneira eficiente, independente, da situação.
	Resposta Correta:
	[Nenhuma]
	Feedback da resposta:
	[Sem Resposta]
	
	
	
ATIVIDADE 3
Pergunta 1
2,5 em 2,5 pontos
	
	
	
	Na busca pelo “corpo perfeito”, as pessoas fazem dietas restritivas, atividades físicas e tratamentos estéticos, porém sem que haja muitas vezes o aconselhamento e acompanhamento de um profissional da saúde. 
Imagine a seguinte situação: mulher com 43 anos, diabética (tipo II) e hipertensa (não controlada, por não fazer uso de medicamentos regularmente), que busca informações num SPA para emagrecer. O SPA oferece diversos tratamentos estéticos, como drenagem linfática, modeladora, criolipólise, mesoterapia, lipocavitação, eletrolipoforese, entre outros; personal trainer com exercícios aeróbicos e de resistência; acompanhamento nutricional, psicológicos individuais e encontros com coach de emagrecimento. 
Você, como parte da equipe de profissionais de saúde deste SPA, recomenda que essa mulher compre um pacote personalizado (mais restrito)? Pois, por causa das doenças que ela apresenta, os procedimentos realizados no SPA poderiam agravar seu estado de saúde. De que forma uma drenagem linfática ou uma prática de exercício de alta intensidade poderiam agravar seu estado de saúde?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	Não recomendaria que esta mulher comprasse o pacote personalizado, pois o uso de uma drenagem linfática aceleraria o processo de retirada dos líquidos acumulados entre as células, e os resíduos metabólicos causando assim uma hiperemia, extravasamento de líquidos, problemas de congestão venosa, hipertensão, entre outras doenças. Já os exercícios de alta intensidade poderiam causar lesões ao sistema muscular e suas estruturas, como os músculos, ossos, nervos, tendões entre outras estruturas, o que causariam diversos transtornos ao indivíduo. 
	Resposta Correta:
	[Nenhuma]
	Feedback da resposta:
	[Sem Resposta]

Outros materiais