Buscar

metodologia historia apol

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Metodologia do Ensino de História
Leia a informação a seguir:
“A escola elementar, também denominada de escola primária ou primeiras letras", após o Brasil se tornar um Estado independente e monárquico, era lugar destinado a ensinar a "ler, escrever e contar". Os professores das escolas elementares deveriam, segundo os planos de estudos propostos em 1827, utilizar para o ensino da leitura, entre outros textos, a Constituição do Império e História do Brasil".
Caso queira ler mais sobre isto está disponível em BITTENCOURT, C. M. F. Ensino de História fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez. 2018. p. 30.
Considerando a informação acima e os conteúdos da Aula 6 – Vídeo número 3 – Tema: Pesquise, sobre, os desafios do ensino de História, assinale a alternativa correta:
	
	A
	Ainda que busque modificar a vida acadêmica dos estudantes, a história não deve interferir na forma com que os estudantes se enxergam na sociedade.
	
	B
	O professor deve focar na realidade do estudante, sem se importar em relacionar com o conteúdo histórico, pois este é muito complexo para ele.
	
	C
	 A forma com que o professor de história leciona deve ter como objetivo a memorização dos principais feitos e datas dos personagens históricos do país.
	
	D
	Um desafio do ensino de história é descolar o conteúdo lecionado da realidade do estudante, pois esta realidade deve ser estudada por outras ciências.
	
	E
	O professor deve ser capaz de mostrar ao estudante que ele é um agente ativo da história, sendo capaz de modificar a realidade ao seu redor.
Questão 2/5 - Metodologia do Ensino de História
Observe a citação: 
“Para Le Goff [...], os campos científicos que estudam a memória atualmente, como a biologia, a psicologia, a neurofisiologia, a psicofisiologia e a psiquiatria, podem contribuir para a compreensão das características e dos problemas da memória social e histórica”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LIMA, Rosilene de. SILVA, Ligiane Aparecida da. Jacques Le Goff: estudo de conceitos em História da Educação. <http://www.ppe.uem.br/jeam/anais/2009/pdf/39.pdf>. Acesso em 16 abr. 2019. 
Considerando os conteúdos do livro-base Ensino de história: itinerário histórico e orientações práticas sobre a relação entre história e memória, pensada por Jacques Le Goff, assinale a alternativa correta:
	
	A
	Le Goff crê que a memória se configura em uma informação precisa sobre o passado.
	
	B
	O historiador não deve ser apenas o divulgador ou guardião da memória, mas, sobretudo, deve ser o crítico dessa manifestação humana.
	
	C
	A memória deve ser encarada como um conceito abstrato; mais que uma propriedade constituinte do psiquismo humano, ela é a própria história vivida, não sujeita a perturbações. 
	
	D
	A seletividade (lembrar de algumas coisas e não de outras) é um caráter da história, mas não da memória.
	
	E
	A memória e a história são sinônimos, portanto, tratam-se da mesma coisa.
Questão 3/5 - Metodologia do Ensino de História
Leia a citação: 
“As tirinhas pertencem a um hipergênero, denominado quadrinhos, que agrega outros gêneros como, por exemplo, os cartuns, as charges, as tiras cômicas, as tiras cômicas seriadas e as tiras seriadas. Essa abordagem é apontada por Ramos [...] ao esclarecer as especificidades e os diversos elementos composicionais compartilhados entre os gêneros narrativos abrigados dentro desse grande guarda-chuva das histórias em quadrinhos, publicados em variados formatos e suportes”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VARGAS, Suzana Lima. MAGALHÃES, Luciane Manera. O gênero tirinhas: uma proposta de sequência didática. <http://www.ufjf.br/revistaedufoco/files/2012/08/Texto-05.pdf>. Acesso em 17 abr. 2019. 
Levando em consideração os conteúdos do livro-base Ensino de história: itinerário histórico e orientações práticas sobre o gênero tirinha, pode-se afirmar:
	
	A
	É composta de um quadro só, em que se satiriza um fato específico, em geral de caráter político e que é do conhecimento público.
	
	B
	A tirinha é um gênero textual que tem, geralmente, uma longa sequência de vários quadros na horizontal e vertical, igual às histórias em quadrinhos.
	
	C
	É muito presente nos jornais de grande circulação. Pode ser visual e verbal ou somente visual. 
	
	D
	A tirinha não permite análises de questões históricas e sociais que vão para além do que está exatamente exposto no desenho.
	
	E
	 Assim como as charges, as tirinhas são desprovidas de conteúdo histórico e social.
Questão 4/5 - Metodologia do Ensino de História
Leia o seguinte fragmento: 
“Etimologicamente a palavra ‘charge’ vem do francês charger (carregar, exagerar) e constitui um tipo de texto visual e desenhado, cujo objetivo é focalizar uma determinada realidade, geralmente política, sintetizando esse fato. Para decodificar a mensagem contida nesse tipo de texto, deve-se levar em conta o contexto sócio-político em que ela foi produzida”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MOUCO, Maria Aparecida Tavares. Leitura, análise e interpretação de charges com fundamentos na teoria semiótica. <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1104-4.pdf>. Acesso em 18 abr. 2019. 
Considerando os conteúdos do livro-base Ensino de história: itinerário histórico e orientações práticas sobre o gênero charge, marque a alternativa correta:
	
	A
	É a representação em imagem, de caráter burlesco e caricatural, em que se satiriza um fato específico, em geral de caráter político e que é do conhecimento público.
	
	B
	O gênero tem como objetivo protestar, posicionando-se sempre contrários aos governos.
	
	C
	Charge é um gênero textual que tem, geralmente, três ou quatro quadros na horizontal. 
	
	D
	A charge apresenta uma maneira irônica e satírica, em forma de texto escrito, aspectos da sociedade.
	
	E
	A charge é uma imagem que busca passar seriedade e sobriedade em suas críticas e analises sociais. 
Questão 5/5 - Metodologia do Ensino de História
Observe a imagem: 
Após esta avaliação, caso queira ver a imagem, ela está disponível em: CAVAZZANI, André L.; CUNHA, Rogério P. da. Ensino de história: itinerário histórico e orientações práticas. Curitiba: InterSaberes, 2017. p. 139. 
Levando em consideração a imagem e os conteúdos do livro-base Ensino de história: itinerário histórico e orientações práticas sobre Jacques-Louis David e sua obra acima representada (a charge O governo inglês), assinale a alternativa correta:
	
	A
	O pintor acreditava que a arte seria capaz de criar uma comunidade virtuosa.
	
	B
	David retratava personagens, como os “vilões”, de maneira incompreensível para letrados e iletrados.
	
	C
	A obra em questão, exaltava a monarquia britânica, o que se nota pela forma da figura representada com a coroa.
	
	D
	A charge “O governo inglês” é uma sátira da monarquia brasileira.
	
	E
	Na charge, o pintor mostra como o povo era bem tratado pela monarquia britânica.

Outros materiais