Buscar

Trabalho de Práxis

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

O desafio da escola, na atualidade remete aos educadores um trabalho docente para além das práticas didáticas. A afetividade é o cerne da contemporaneidade, já que a Nova BNCC traz às competências e habilidades para ajudar aos professores neste novo desafio como é o caso da competência oito que diz do autoconhecimento e da saúde emocional para a compreensão de si e dos outros buscando a resiliência em situações adversas. 
Infelizmente o relato da professora quando afirma que a escola aprovava alunos indisciplinados para se livrar do problema não é um caso isolado é um fato comum nas escolas brasileiras. Acredita-se que esta não é a melhor forma de lidar com a situação sendo que para a maioria dos professores se deparam com estas circunstâncias todos os dias sabendo cada vez menos mediar estes conflitos.
Existem sim casos de subnotificação de violências aos professores por medo de sofrer mais violência. O exemplo disso a pesquisa despontou que 12,5% dos professores entrevistados no Brasil disseram serem vítimas de agressões verbais ou de intimidação de alunos pelo menos uma vez por semana, ocupando a pior posição nessa área dentre todos os países pesquisados.
Fatos como esse ocorrem com muita frequência nas escolas do país. A violência em sala de aula tem se tornando corriqueira entre os profissionais da Educação, entretanto mesmo sem uma formação especifica para tratar de uma questão social e de quebra de valores e regras estes educadores ainda tentam tendo de suas realidades na intervenção destes conflitos de forma a se envolver na tentativa de recuperação dos mesmos. Um dos principais fatores que contribuem para o desajuste de comportamento como exemplifica o texto é a estrutura familiar.
O Estatuto da criança e do adolescente ECA precisa mudar a prática de discriminação somente dos direitos, partir do pressuposto que mesmo a criança tendo direitos ela também tem deveres, chamando para junto da escola um projeto que envolva entidades públicas, religiosas, e que vejam as escolas como parceiras nesta busca ao enfrentamento da violência na instituição escolar.
Bibliografia
https://blog.sae.digital/conteudo/base-nacional-comum-curricular-competencias/
(Fonte: MERSETH, Katharine. Desafios reais do cotidiano escolar brasileiro: 22 dilemas vividos por diretores, coordenadores e professores em escolas de todo o Brasil. São Paulo: Instituto Península/Ed. Moderna, 2018. pp. 93-99).
https://professorlfg.jusbrasil.com.br/artigos/136798228/brasil-campeao-mundial-na-violencia-contra-professores

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais