Buscar

Apol_Literatura Infantojuvenil

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Literatura Infantojuvenil
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Um livro ilustrado pode ser composto por imagem e texto ou somente imagem. Nele, existem diferentes formas de atuação da ilustração na construção do livro: o texto e a imagem podem se comunicar, onde a ilustração pode ser um retrato ou complemento da narrativa; a imagem pode compreender totalmente a história e dispensar o uso de texto; ou até mesmo o texto e a imagem contarem histórias diferentes dentro da mesma obra. ”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: https://leiturinha.com.br/blog/os-diferentes-tipos-de-ilustracao-na-literatura-infantil/. Acesso em 06 de set. 2019.
A adaptação é um meio dentro dos recursos gráficos que busca novas formas de apresentar uma obra, geralmente a partir de artifícios mais facilitares e que dialoguem melhor com o leitor. Considerando o fragmento e os conteúdos da Videoaula 3 – O texto literário e o leitor, indique a alternativa que apresenta um exemplo de como é possível melhorar a dinâmica da relação do leitor e o texto em obras de literatura infantojuvenil:
	
	A
	A capa do livro deve chamar a atenção do leitor para que faça a melhor escolha de leitura.
	
	B
	A ilustração apresenta uma força na obra, não apenas acompanhando o texto para facilitar para o leitor, mas criando um diálogo com o texto escrito.
	
	C
	A adaptação é uma forma de dificultar a estrutura do texto, deixando cada vez mais complexo.
	
	D
	A letra do texto deve ser sempre caixa alta, pois nem todos os leitores jovens dominam a letra discursiva.
	
	E
	O leitor sempre se sobrepõe ao texto, na medida que não é necessidade de nenhuma adaptação.
 
Questão 2/5 - Literatura Infantojuvenil
Considere a seguinte citação: 
“A recusa de Perrault em assinar a primeira edição do livro é sintomática do destino do gênero que inaugura: desde o aparecimento, ele terá dificuldades de legitimação”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em LAJOLO, Marisa; ZILBERMAN, Regina. Literatura Infantil brasileira: História & histórias. São Paulo: Ática, 2003, p.15. 
O trecho citado deixa bastante claro que, em sua origem, a Literatura Infantil não tinha prestígio e sofria certo preconceito nos meios intelectuais. De acordo com a citação acima e os conteúdos do livro-base Literatura infantojuvenil, o que fez com que a Literatura Infantil, por muito tempo, fosse considerada um gênero menor foi:
	
	A
	ter como alvo o público infantil, para o qual, por ser considerado incapaz, escreviam-se obras de má qualidade.
	
	B
	o fato de estar vinculada ao mercado de consumo direcionado à classe burguesa, a qual, naquele contexto histórico, era considerada pela nobreza sem formação intelectual e socialmente inferior.
	
	C
	ter como principal função o viés pedagógico em detrimento do exercício artístico, buscando mais a transmissão de valores do que a formação de leitores.
	
	D
	a Literatura Infantil ter despertado pouquíssimo interesse do público, relegando as obras e seus autores ao esquecimento e à pobreza.
	
	E
	ter sofrido críticas da Igreja em função de, em sua abordagem ficcional, ter incluído seres mágicos como fadas, bruxas, etc., considerados como símbolos pagãos.
Questão 3/5 - Literatura Infantojuvenil
Atente para o seguinte enunciado: 
A Literatura Infantil e a relação que se estabelece na tríade autor-obra-leitor vêm se modificando ao longo da história. Como um gênero recente, se comparado à literatura para adultos, não havia referências para a sua produção, acabando por ficar determinada muito mais por uma questão utilitarista, determinada por um contexto sócio-histórico, do que artística.
Fonte: Texto elaborado pela autora do banco de questões. 
Considerando o enunciado acima e os conteúdos do livro-base Literatura infantojuvenil, o que é a chamada adaptação do meio nas obras da literatura infantil?
	
	A
	A adaptação do meio diz respeito aos recursos gráficos e às ilustrações que são utilizados para atrair o leitor.
	
	B
	A adaptação do meio diz respeito ao direcionamento da obra, no que diz respeito ao tema, à estrutura, ao meio social do leitor para o qual é direcionada.
	
	C
	A adaptação do meio tem relação com os meios de divulgação da obra que favoreçam a sua venda e distribuição no mercado editorial.
	
	D
	A adaptação do meio são os meios linguísticos utilizados na construção do texto.
	
	E
	A adaptação do meio diz respeito ao gênero literário ao qual a obra está vinculada, referindo-se ao meio pelo qual o autor escolhe se expressar.
 
Questão 4/5 - Literatura Infantojuvenil
Leia o texto a seguir: 
“[...] o conto maravilhoso possui personagens não determinadas historicamente e narra como as coisas ‘deveriam acontecer’, satisfazendo assim uma expectativa do leitor e contrariando o universo real, em que nem sempre as coisas acontecem da forma que gostaríamos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GOTLIB, Nádia B. Teoria do conto. São Paulo: Ática, 2001, p. 17. 
Para que não haja essa quebra de expectativa, o conto tradicional mantém uma estrutura fixa, possuindo um único núcleo dramático do qual é desencadeada a ação. Diante dessa constatação e de acordo com os conteúdos do livro Literatura infantojuvenil, relacione os elementos que compõem a estrutura fixa do conto clássico infantil com suas respectivas características ou ações. 
(1) Situação inicial
(2) Desenvolvimento
(3) Situação final 
(  ) Herói tem sua carência suprida.
(  ) Surgimento da carência ou conflito motivador da ação.
(  ) Enfrentamento do desconhecido e superação das dificuldades pelo herói.
(  ) Recuperação da harmonia e do equilíbrio.
(  ) Apresentação do herói.
Agora, marque a sequência correta.
	
	A
	1– 2– 2– 3– 1
	
	B
	2– 1– 3– 3– 2
	
	C
	3– 2– 3– 2– 1
	
	D
	3– 1– 2– 3– 1
	
	E
	3– 1– 3– 2– 1
Questão 5/5 - Literatura Infantojuvenil
Considere o seguinte fragmento de texto: 
“A experiência literária não só nos permite saber da vida por meio da experiência do outro, como também vivenciar essa experiência. Ou seja, a ficção feita palavra na narrativa e a palavra feita matéria na poesia são processos formativos tanto da linguagem quanto do leitor e do escritor. Uma e outra permitem que se diga o que não sabemos expressar e nos falam de maneira mais precisa o que queremos dizer ao mundo, assim como nos dizer a nós mesmos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006, p. 17.
O trecho dado discute a descoberta do mundo e a aprendizagem sobre si mesmo que se dá no processo da leitura literária, ou seja, no intercâmbio de saberes entre o leitor e o texto. Considerando o trecho apresentado e os conteúdos do livro-base Literatura infantojuvenil, a ampliação do horizonte de expectativa do leitor configura-se quando:
	
	A
	o autor, como sujeito mais experiente e melhor instruído, estabelece para o leitor uma aprendizagem direcionada que constrói valores e uma visão de mundo segura e equilibrada.
	
	B
	a leitura literária, como uma atividade de dimensões amplas, proporciona uma variedade de saberes e, por esse motivo, proporciona ao leitor uma nova visão da realidade.
	
	C
	a leitura literária é proposta ao leitor em formação com a orientação de um adulto, pois, do contrário, o leitor não conseguirá compreender o que a obra traz, desperdiçando seu conhecimento.
	
	D
	o leitor encontra uma obra literária que discuta um assunto inédito para ele, completamente desconhecido, pois, do contrário, não haverá acréscimo de conhecimento.
	
	E
	há uma imposição de leituras e obras devidamente escolhidas de modo a controlar melhor aquilo que a criança ou o leitor em geral lê.
Questão 1/5 - Literatura Infantojuvenil
Leia o fragmento de texto a seguir:
“A linguagem escritaalém de ser aprendida mais tardiamente é mais difícil para a criança porque têm suas próprias leis, normas essas que ela não domina. Assim, para que a escrita se desenvolva é necessário passar por várias etapas, oferecer inúmeras experiências, despertar nos pequenos aquilo que ignoravam por completo, a criação artística. Tal fato que pode ser observado, contrariamente ao que muitos pensam somente na área do desenho, mas estende-se para a arte, a música, a dança, o teatro, o jogo simbólico e, também para a literatura. ”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: https://www.pucsp.br/educacao/brinquedoteca/downloads/a-literatura-infantil-e-o-desenvolvimento-da-linguagem-na-crianca.pdf. Acesso em 06 set. 2019.
Na década de 80 há um desenvolvimento de temáticas ligadas aos interesses do jovem leitor no que diz respeito à inovação literária. Sendo assim, a partir do fragmento e dos conteúdos da Videoaula 6 – A trajetória de renovação do texto poético infanto-juvenil, indique a alternativa que apresenta um elemento que foi trabalhado de forma diferenciada na literatura infantojuvenil:
	
	A
	Grande variedade de textos que abordam questões sobre o preconceito linguístico.
	
	B
	A relação do leitor com o texto se dá por meio de sua objetividade, a qual é imprevisível para o entendimento da obra.
	
	C
	A construção de textos literários apenas de cunho educativos e morais.
	
	D
	Valorização da ludicidade, não apenas na temática, mas também na linguagem.
	
	E
	O texto literário que oprime o leitor, por apresentar indicações de atividades a serem desempenhas na vida adulta.
Questão 2/5 - Literatura Infantojuvenil
Leia o texto a seguir:
Faz parte do processo de formação do leitor, conquistá-lo. Se no leitor formado a independência e a autonomia são qualidades desenvolvidas e valorizadas, no leitor em formação, a primeira relação é de parceria entre aquele que intermedeia a distância que separa o leitor do seu encontro com o livro e o acesso a essa nova linguagem.
Fonte: Texto elaborado pela autora do banco de questões.
De acordo com o texto acima e com o conteúdo do livro-base Literatura infantojuvenil sobre as principais estratégias para se conquistar o leitor do segmento infantil, assinale a alternativa correta.
	
	A
	O fato de conviver com adultos leitores não favorece a formação leitora infantil.
	
	B
	Em relação à leitura no segmento infantil, o exercício lúdico desfavorece o apego à leitura, porque ler é uma atividade que exige concentração, desse modo, o elemento lúdico é inadequado às atividades de formação de leitores.
	
	C
	Obras que privilegiam o universo da fantasia ajudam na conquista do leitor de literatura infantil, pois este se identifica com o universo do imaginário, já que a capacidade de imaginar está associada ao processo formativo do indivíduo.
	
	D
	A família prejudica a formação do leitor porque ignora que a leitura é uma atividade formal do cotidiano escolar, portanto, é uma atividade que deve ser incentivada e desenvolvida na escola, sob a supervisão de um professor.
	
	E
	Na formação do leitor, deve-se desde o início da infância, trazer clássicos tanto os do público infantil como os do público adulto, assim, ao chegar na idade adulta, o aluno já terá uma bagagem de leitura extensa.
Questão 3/5 - Literatura Infantojuvenil
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“O gênero dirigido à infância está no bojo dos processos que vêm marcando a sociedade contemporânea desde os primeiros sinais da implantação desta, permitindo-lhe indicar a modernidade do meio onde se expande. Tem características peculiares à produção industrial, a começar pelo fato de que todo livro é, de certa maneira, o modelo em miniatura da produção em série”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LAJOLO, Marisa; ZILBERMAN, Regina. Literatura infantil brasileiras –Histórias & histórias.  São Paulo: Ática, 2003, p. 18.
Lajolo e Zilberman traçam o panorama histórico da literatura infantil, que indica o gênero atrelado não só ao encaminhamento de valores, mas também a uma perspectiva de desenvolvimento de mercado. Tendo isso em vista e levando em consideração os conteúdos do livro-base Literatura infantojuvenil, assinale a alternativa que registra corretamente o contexto sócio-histórico brasileiro associado o surgimento da literatura infantil brasileira:
	
	A
	Está associado à chegada de Maurício de Nassau ao Brasil e à expulsão dos jesuítas.
	
	B
	Está ligado à Independência do Brasil em 1822, desligando-se da opressão de Portugal.
	
	C
	Está associado à República e ao início do processo de modernização do país e, por consequência, a campanhas em defesa do patriotismo e da alfabetização.
	
	D
	Está vinculado à ascensão de Getúlio Vargas ao poder, na década de 1930.
	
	E
	Está associado ao plano de desenvolvimento de Juscelino Kubistchek na década de 1950.
Questão 4/5 - Literatura Infantojuvenil
A escola, muitas vezes, assumindo uma postura ainda muito tradicional, acaba por se colocar contra as múltiplas linguagens da produção cultural para crianças e jovens (cinema - incluindo filmes de animação -, música, histórias em quadrinhos, entre outros) em favor da literatura.
Texto elaborado pela autora do banco.
Diante do enunciado acima e de acordo com os conteúdos do livro-base Literatura infantojuvenil sobre como a escola dever proceder em relação à contraposição entre a literatura e as outras linguagens, principalmente, as midiáticas, selecione a alternativa correta.
	
	A
	A escola, como espaço privilegiado e responsável pela educação formal, não deverá abrir espaço, em sala de aula, para a entrada de múltiplas linguagens, pois a criança e o jovem, que já sofrem o apelo dessa multiplicidade de linguagens midiáticas em seu cotidiano, se desinteressarão definitivamente pela leitura, o que já se observa pelo pouco uso que fazem da biblioteca escolar.
	
	B
	É notório que o espaço da literatura na escola está cada vez menor, pois os alunos se interessam mais por aulas de computação e pelo acesso à internet do que pelos livros de ficção. Nesse sentido, a escola deverá aceitar que as linguagens midiáticas entrem na escola, até mesmo porque aos poucos irão substituir a linguagem literária por serem mais apropriadas para a criança e para o jovem contemporâneo.
	
	C
	É improdutivo que a escola empreenda uma conciliação entre os discursos, da mídia e da literatura, com essa associação dificilmente conseguirá conquistar o leitor.
	
	D
	Uma possibilidade para um trabalho de conciliação entre as linguagens midiáticas e a literatura seria utilizar o encadeamento de gêneros textuais diversos para conseguir que crianças e jovens desenvolvam o interesse por textos escritos e, dentre eles, o texto literário.
	
	E
	É importante que o professor, gradativamente, deixe a forma tradicional de ensinar pensando na leitura de livros de literatura e foque em textos midiáticos que tenham o texto como pretexto para ensino da gramática.
Questão 5/5 - Literatura Infantojuvenil
Considere a seguinte informação:
O fenômeno literário esbarra numa constante tentativa de classificação, pois como todo fenômeno artístico, modifica-se conforme as influências de seu contexto sócio-histórico. Embora haja essa provisoriedade de conceitos e concepções, alguns elementos identificadores do fenômeno literário se estabelecem ou não haveria possibilidade de constituição dessa linguagem artística, pois nem escritores, nem leitores teriam parâmetros para orientarem-se.
Fonte: Texto elaborado pela autora do banco de questões.
Considerando as informações acima e o conteúdo do livro-base Literatura infantojuvenil sobre processos identificadores do fenômeno literário, assinale a alternativa correta.
	
	A
	Um dos processos que identificam o fenômeno literário é a percepção do mercado para a obra, pode-se dizer que um fenômeno literário é um sucesso de vendasentre o público-alvo.
	
	B
	Diz respeito ao fenômeno literário a interação entre texto e leitor, por meio do processo da leitura, que dá corpo à obra literária, identificando-a como tal.
	
	C
	As editoras estabelecem nas fichas catalográficas a classificação a que cada obra pertence. Isso é o que define que obras são literárias.
	
	D
	A obra literária se constitui como tal devido a capacidade que tem de ser uma fonte histórica de dada época.
	
	E
	A definição de fenômeno literário foi criada por gregos na época helenística.

Continue navegando