Buscar

quanT 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201603184386)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Levando-se em conta os algarismos significativos, o número de mols de soluto presente em 25,00 mL de uma solução 0,1000 mols/L de HNO3 é:
		
	
	2,5 x 10-3 mols
	 
	2,500 x 10-3 mols
	
	2,50 x 10-3 mols
	
	25 mols
	
	0,000025 mols
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201603168109)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Considere que a massa de um composto químico de 0,0320 é medida com uma balança cuja incerteza é de 0,0001g (balança analítica). Com quantos algarismos significativos devemos expressar a massa deste composto?
		
	
	1
	
	5
	
	2
	
	3
	 
	4
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201603151302)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Uma solução aquosa de ácido benzóico de concentração molar de íons H+1 é 1,0. 10-4 mol.L-1 é colocada em tubos de ensaios contendo alguns indicadores de pH.
Quanto ao valor do pH e a coloração da solução resultante, no tubo de ensaio pode-se afirmar que: I. O valor do pH, utilizando os tubos de ensaio, não pode ser determinado, pois não é possível determinar com precisão a quantidade da amostra. II. A solução de ácido benzóico está muito diluída para se aplicar o alaranjado de metila como indicador. III. A cor do meio ficará róseo, visto que o melhor indicador é o alaranjado de metila para este valor de pH. IV. O melhor indicador para esta solução de ácido benzóico é o azul de bromotimol. V. O valor de pH da solução será igual a 4,0. São corretas as afirmações:
		
	
	apenas IV e V
	
	apenas I e II
	
	apenas II e V
	
	apenas I e III
	 
	apenas III e V
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201603168126)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A escolha criteriosa do método de análise é fundamental para o bom resultado analítico e depende do material analisado e de alguns fatores. Dentre as opções abaixo, todas representam fatores que contribuem para a escolha do método, EXCETO:
		
	
	Composição química da amostra.
	
	Quantidade relativa do componente analisado.
	
	Exatidão exigida.
	
	Recursos disponíveis.
	 
	Popularidade do método.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201603850745)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	A Química Analítica é uma área científica que desenvolve e aplica métodos, instrumentos e estratégias para obter informações sobre a composição da matéria no espaço e no tempo. Para isso, dois aspectos estão envolvidos: a identificação das espécies presentes e a determinação das quantidades relativas de cada uma dessas espécies. De acordo com o artigo "SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA ANÁLISE VOLUMÉTRICA E ALGUMAS APLICAÇÕES ATUAIS" Quim. Nova, Vol. 28, No. 1, 166-171, 2005. Marque a opção INCORRETA:
		
	
	A análise qualitativa compreende os ensaios que permitem ao químico identificar elementos presentes e, eventualmente, também, seu estado de combinação em uma amostra.
	
	A análise quantitativa compreende as técnicas e métodos para determinação das quantidades dos componentes na amostra.
	 
	A análise quantitativa cumpriu um importante papel no desenvolvimento da Química em aspectos científicos e tecnológicos. Por exemplo, trabalhos de análise qualitativa permitiram estabelecer as massas atômicas dos elementos e conhecer a composição dos mais variados materiais de origem natural.
	 
	Nos laboratórios, análises quantitativas estão presentes em trabalhos e estudos com matérias-primas, processos tecnológicos, melhoria dos padrões de qualidade dos produtos, etc.
	
	A análise quantitativa representa, junto à indústria, um papel fundamental, já que abrange o exame de matérias-primas, o controle de materiais nas várias fases de produção, a avaliação da qualidade dos produtos, etc.

Outros materiais