Buscar

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A vaccatio legis é o lapso temporal existente entre a publicação da lei e o início de sua vigência. A justificativa para a existência da vaccatio legis é que ninguém pode alegar desconhecimento da lei, motivo pelo qual deve haver um prazo razoável para seu conhecimento. Sobre a vigência da lei, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
(    ) Não existe nenhuma possibilidade de vigência de uma lei fora do território brasileiro.
(    ) O princípio da territorialidade prevê que a legislação criada têm vigência no território da pessoa política que a criou.
(    ) A cobrança dos tributos deve respeitar os princípios da anterioridade, mas não é obrigatório o da noventena.
(    ) O Código Tributário Nacional contempla em seus artigos normas gerais para a vigência das leis.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	F - F - F - V.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	F - V - F - V.
	2.
	Quando o operador do direito interpreta as normas, ele busca conhecer o sentido expressado por ela, adequando-a ao caso concreto. Para essa interpretação, dá-se o nome de hermenêutica jurídica. Quanto à interpretação e à integração das normas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Analogia é uso da justiça na avaliação do caso em particular. 
(    ) Equidade é a aplicação da lei para uma situação similar, sem previsão legal. Esse instrumento é permitido, desde que não seja usado para cobrar tributo não previsto em lei. 
(    ) Princípios Gerais do Direito Tributário e do Direito Público são encontrados na Constituição, e são normas primordiais na confecção de todas as normas jurídicas.  
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F.
	 b)
	F - F - V.
	 c)
	V - V - V.
	 d)
	V - F - V.
	3.
	Dentro da estrutura sistemática do Estado, as normas jurídicas se organizam de maneira hierarquizada, partindo da norma superior, genérica, abstrata e fundamental, passando por toda uma cadeia para chegar finalmente às normas de menor hierarquia, concretas e específicas. Tal organização é atribuída ao princípio da hierarquia das leis, que ensina que a norma inferior só é válida se for compatível à superior. Dessa forma, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Lei complementar. 
II- Medida provisória. 
III- Lei delegada. 
IV- Decreto. 
(    ) Possui esse nome, pois tem a função de acrescer o texto constitucional. Só é utilizada quando houver expressa previsão na Constituição, pois seu ?quorum? para aprovação é qualificado. 
(    ) O Congresso Nacional concede poder ao Presidente para que ele baixe uma lei sobre determinada matéria. Seu uso é restrito e, em matéria tributária, não é utilizada. 
(    ) O chefe do Executivo se utiliza desta medida quando houver relevância e urgência, e pode tratar sobre qualquer matéria, exceto aquelas reservadas para lei complementar.  
(    ) Ato típico do Poder Executivo, tem função de regulamentar um dispositivo legal. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - II - III - IV.
	 b)
	I - III - II - IV.
	 c)
	IV - I - II - III.
	 d)
	III - IV - I - II.
	4.
	O Ministério da Fazenda editou a Portaria 303/2005, aprovando a segunda edição do manual de procedimentos da receita pública. Nesse manual foram padronizados alguns procedimentos em todos os níveis da federação. As receitas públicas podem ser classificadas de diversas maneiras, de acordo com o parâmetro usado. Assim, analise as afirmativas a seguir:
I- Podem ser divididas quanto à destinação do seu gasto em orçamentária e extraorçamentária. 
II- Podem ser divididas quanto à natureza em correntes e de capital. 
III- Podem ser divididas quanto à afetação patrimonial em efetivas e por mutação patrimonial. 
IV- Podem ser divididas quanto à periodicidade em ordinárias e extraordinárias. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 c)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	5.
	O sistema tributário brasileiro obedece à hierarquia de leis, de acordo com o princípio da supremacia da constituição, em que prega que as normas constitucionais encontram-se em um patamar de superioridade com relação às demais leis, servindo de fundamento e validade a essas. Sobre a temática, analise as sentenças a seguir:  
I- Lei Ordinária é aquela que trata de matérias em geral; o quorum para sua aprovação, reduzido, é de metade mais um dos votantes. 
II- Decreto é ato típico do Poder Executivo, tem a função de regular um dispositivo legal. 
III- Normas complementares: possui esse nome pois têm a função de complementar o texto constitucional. Só é utilizada quando houver expressa previsão na Constituição, pois seu quorum para aprovação é qualificado (metade mais um dos membros do Parlamento). 
IV- Decreto Legislativo é utilizado pelo Congresso Nacional para ratificação de acordos internacionais firmados pelo Poder Executivo. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	6.
	O sistema legislativo brasileiro é de forma piramidal, ou seja, há uma hierarquia que deve ser seguida, devendo cada tipo de lei ser usada em momentos específicos. O Sistema Legislativo Brasileiro segue estas normas contidas no artigo 59 da Constituição Federal. Assinale a alternativa CORRETA, no que faz referência à hierarquia das leis:
	 a)
	Emendas Constitucionais - Medida Provisória - Normas Complementares.
	 b)
	Processo Legislativo - Fontes Materiais - Fontes Formais.
	 c)
	Código Civil - Legislação de Trânsito.
	 d)
	Lei Ordinária - Vigência.
	7.
	O sistema tributário brasileiro é de forma piramidal, ou seja, há uma hierarquia que deve ser seguida, devendo cada tipo de lei ser usada em momentos específicos. Diante deste pressuposto, analise as afirmativas a seguir:
I- Lei Complementar: trata  de matérias em geral. O quorum para sua aprovação, reduzido, é de metade mais um dos votantes.
II- Lei Ordinária: só é utilizada quando houver expressa previsão na Constituição, pois seu quorum é qualificado.
III- Emendas Constitucionais: são alterações do texto da Constituição Federal.
IV- Medida Provisória: o chefe do Executivo se utiliza desta medida quando houver relevância e urgência, e pode tratar sobre qualquer matéria, exceto aquelas reservadas para lei complementar.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 b)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 d)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	8.
	O direito tributário possui como nascedouro duas principais fontes: a formal e a material. A fonte formal desdobra-se em formal primária e secundária. Sobre fonte formal primária e secundária, analise as afirmativas a seguir:
I- A lei pode ser considerada uma fonte formal secundária.
II- As fontes formais secundárias são as normas que complementam as leis.
III- Como fontes formais secundárias, podem ser considerados os tratados e as convenções internacionais.
IV- Os tratados e as convenções internacionais são fontes formais primárias.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 b)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	 c)
	Somente a afirmativa III está correta.
	 d)
	Somente a afirmativa I está correta.
	9.
	As normas nem sempre são facilmente interpretadas, muitas vezes dificultando assim sua aplicação ao caso concreto. Ainda, mesmo diante da diversidade e complexidade
do sistema jurídico pode acontecer que para determinada situação não exista uma norma, o que gera uma lacuna. A lei também prevê essas situações, em que o aplicador do direito utilizará outros meios de interpretar e resolver o caso concreto. Sobre a temática, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Na analogia, na falta de norma, o aplicador do direito vale-se de norma semelhante para resolver a demanda.
(    ) A analogia não pode ser utilizada para criar tributos não previstos em lei.
(    ) A equidade pode ser utilizada para evitar o pagamento de tributos.
(    ) Por expressa previsão legal, a equidade será aplicada antes da analogia.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	F - F - V - F.
	 d)
	V - V - V - F.
	10.
	O homem, quando se predispôs a viver em um estado organizado, concedeu ao Estado, dentre outros poderes, o de tributar, restringindo assim a capacidade econômica individual para criar capacidade econômica social. Partindo desse pressuposto, o tributo possui funções e características. Sobre a temática, associe os itens, utilizando o código a seguir: 
I- Função fiscal. 
II- Função extrafiscal. 
III- Função parafiscal.  
(    ) O tributo é usado para interceder em certa situação econômica. São exemplos os impostos de importação e exportação, que refletem sobre a saída e a entrada de mercadorias no território nacional. Suas alíquotas podem permanecer em alta ou baixa, de acordo com a necessidade de equilíbrio da balança comercial. 
(    ) Quando o tributo é usado primordialmente para buscar recursos para o Estado. Aqui se enquadra a maioria dos impostos, como o Imposto de Renda (IR). 
(    ) Objetiva a geração de receitas, contudo, é diferente da função fiscal, pois visa gerar receitas à margem do Estado (INSS, OAB). Destinam-se a financiar órgãos que desempenham um papel pertencente ao Estado, mas não desempenhado por ele, como o da OAB, que fiscaliza a atividade dos advogados, no lugar da União. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - I - III.
	 b)
	II - III - I.
	 c)
	III - I - II.
	 d)
	III - II - I.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?