Buscar

Tributos indiretos - IPI, ICMS e ISS

Prévia do material em texto

Indique a alternativa que contenha o conceito de “produto industrializado”, consubstanciado no Decreto n.º 7.212, de 15 de junho de 2010.
Alternativas:
É aquele extraído in natura de fontes de recursos naturais.
É aquele cedido em transferência de titularidade entre locador e locatário do processo industrial.
É aquele objeto de criação de propriedade intelectual do autor.
É aquele resultante de qualquer operação definida como industrialização, mesmo incompleta, parcial ou intermediária.checkCORRETO
É aquele obtido pelo processo de remodelagem.
Resolução comentada:
Nos termos do artigo 3º do Decreto nº 7.212, de 15 de junho de 2010, produto industrializado é o resultante de qualquer operação definida como industrialização, mesmo incompleta, parcial ou intermediária.
Código da questão: 32169
2)
A respeito das modalidades de industrialização, considere as seguintes frases:
_____ é a operação que, exercida sobre matérias-primas ou produtos intermediários, importe na obtenção de espécie nova (exemplos: fabricação de sorvetes, produção de tecidos etc.).
_____ é a operação que importe em modificar, aperfeiçoar ou, de qualquer forma, alterar o funcionamento, a utilização, o acabamento ou a aparência do produto (exemplos: gravações em produtos de terceiros do silk screen, corte, galvanização e revestimento em tubos de aço etc.).
_____ é a operação que consista na reunião de produtos, peças ou partes e de que resulte um novo produto ou unidade autônoma, ainda que sob a mesma classificação fiscal (exemplos: colocação de carrocerias em chassis de caminhão, montagem de elevador fora do estabelecimento fabricante etc.).
As lacunas podem ser substituídas pelas seguintes expressões:
Alternativas:
acondicionamento; recondicionamento; beneficiamento.
renovação; montagem; reacondicionamento.
transformação; beneficiamento; montagem.checkCORRETO
reacondicionamento; montagem; renovação.
beneficiamento; reacondicionamento; transformação.
Resolução comentada:
De acordo com o artigo 4º do Decreto n.º 7.212, de 15 de junho de 2010, transformação é a operação que, exercida sobre matérias-primas ou produtos intermediários, importe na obtenção de espécie nova;  beneficiamento é a operação que importe em modificar, aperfeiçoar ou, de qualquer forma, alterar o funcionamento, a utilização, o acabamento ou a aparência do produto; montagem é a operação que consiste na reunião de produtos, peças ou partes e de que resulte um novo produto ou unidade autônoma, ainda que sob a mesma classificação fiscal.
Código da questão: 32168
3)
Avalie as duas asserções a seguir e a relação entre elas. Em seguida, assinale a alternativa correta.
I- De acordo com a CF, o ICMS é não cumulativo, ou seja, o contribuinte tem o direito de, em cada operação, abater, do imposto devido, o que foi cobrado, pelo mesmo ou por outro Estado, nas operações anteriores. Trata-se de uma técnica que visa evitar que a tributação seja cumulativa ou em cascata. É um sistema moderno de tributação das operações mercantis, porque permite avaliar quanto foi o imposto incidente sobre determinada mercadoria, na última operação do processo comercial.
II- A alíquota interna é determinada individualmente em cada estado pela legislação estadual. Para evitar exageros por parte dos governadores, as alíquotas mínima e máxima são definidas por resolução do Senado Federal nas operações internas e interestaduais.
Alternativas:
São afirmativas falsas e, tanto a segunda quanto a primeira, independentes entre si.
São afirmativas falsas, mas a segunda complementa a primeira.
São afirmativas verdadeiras, e a segunda complementa a primeira.
São afirmativas verdadeiras e, tanto a segunda quanto a primeira, independentes entre si.checkCORRETO
São alternativas falsas, e a primeira complementa a segunda.
Resolução comentada:
As afirmativas são verdadeiras, mas uma trata do sistema de apuração do imposto e a outra corresponde às normas de alíquota do imposto.
Código da questão: 32194
4)
Sobre a Teoria da Regra-Matriz de Incidência Tributária, do Professor Paulo de Barros Carvalho, considere as cinco expressões a seguir:
( ) Critério material.
( ) Critério qualitativo.
( ) Critério modal.
( ) Critério espacial.
( ) Critério quantitativo.
Identifique com (V) verdadeiras as expressões que correspondam a um critério da Regra-Matriz de Incidência Tributária e com (F) falsas expressões que não correspondam a um critério da Regra-Matriz de Incidência Tributária. A sequência correta é:
Alternativas:
V – F – F – V – V checkCORRETO
V – F – V – F – V
F – F – V – F – V
F – V – F – F – F
V – F – V – V – F
Resolução comentada:
De acordo com a Teoria da Regra-Matriz de Incidência Tributária, criada pelo Professor Paulo de Barros Carvalho, a norma tributária, na forma de antecedente ligado a um dever ser como consequente, apresenta os seguintes critérios: no antecedente, os critérios material, temporal e espacial e, no consequente, os critérios pessoal e quantitativo.
Código da questão: 32170
5)
Informe a alternativa que apresenta a fórmula exata de cálculo da MVA ajustada exigida quando ocorre diferenças de alíquotas entre a usada operação e a utilizada nas operações seguintes.
Alternativas:
[(1 + MVA original) ÷ (1 – alíquota do remetente) ÷ (1 – alíquota do destinatário) – 1] x 100.
[(1 + MVA original) x (1 – alíquota do remetente) ÷ (1 – alíquota do remetente) – 1] x 100.
[(1 + MVA original) x (1 – alíquota do destinatário) ÷ (1 – alíquota do remetente) – 1] x 100.
[(1 + MVA original) x (1 – alíquota do destinatário) ÷ (1 – alíquota do destinatário) – 1] x 100.
[(1 + MVA original) x (1 – alíquota do remetente) ÷ (1 – alíquota do destinatário) – 1] x 100.checkCORRETO
Resolução comentada:
Fórmula para encontrar a MVA ajustada em decorrência da diferença de alíquota praticada dentro do estado e utilizada na operação interestadual.
Código da questão: 32200
6)
Para fins de ISSQN, qual o conceito de estabelecimento previsto na Lei Complementar n.º 116/03?
Alternativas:
O local onde trabalha predominantemente a maior parte dos empregados da pessoa jurídica.
O local onde o contribuinte desenvolva a atividade de prestar serviços, de modo permanente ou temporário, e que configure unidade econômica ou profissional, sendo irrelevantes para caracterizá-lo as denominações de sede, filial, agência, posto de atendimento, sucursal, escritório de representação ou contato ou quaisquer outras que venham a ser utilizadas.checkCORRETO
A residência da pessoa física prestadora, independentemente do tipo de serviço
prestado.
O local da filial da pessoa jurídica, de acordo com o contrato social, sendo irrelevante a existência de registro na Junta Comercial do respectivo Estado.
O local da matriz da pessoa jurídica, de acordo com o contrato social devidamente registrado na Junta Comercial do respectivo Estado.
Resolução comentada:
O artigo 4º da Lei Complementar n.º 116/03 definiu o estabelecimento do prestador como sendo “o local onde o contribuinte desenvolva a atividade de prestar serviços, de modo permanente ou temporário, e que configure unidade econômica ou profissional, sendo irrelevantes para caracterizá-lo as denominações de sede, filial, agência, posto de atendimento, sucursal, escritório de representação ou contato ou quaisquer outras que venham a ser utilizadas”.
Código da questão: 32183
7)
Imagine que você é um coordenador tributário de uma empresa fabricante de tintas e um representante do setor de vendas lhe procura para saber qual alíquota do IPI é incidente na venda de determinado tipo de tinta para que ele possa estimar o preço de venda do produto. Para responder à dúvida do representante do setor de vendas, em que documento você pesquisaria a alíquota do produto?
Alternativas:
No FIAPI (Formulário Indicativo de Alíquota de Produtos Industrializados).
Na lista anexa da Lei Complementar n.º 116/2003.
Na Constituição Federal de 1988.
No Código Tributário Nacional.
Na Tabela TIPI (Tabela de Incidência do Imposto sobre ProdutosIndustrializados).checkCORRETO
Resolução comentada:
A Tabela TIPI (Tabela de Incidência do Imposto sobre Produtos Industrializados), aprovada pelo Decreto n.º 8.950, de 29 de dezembro de 2016, é o instrumento no qual se encontram as alíquotas de cada tipo de produto.
Código da questão: 32171
8)
Para fins de ISSQN, compreende função da Lei Complementar 116/03 a:
I – atribuição constitucional da competência tributária.
II – disposição sobre o local da prestação do serviço e onde o imposto é devido.
III – definição da alíquota especificamente prevista para determinado serviço em um determinado Município.
IV – disposição sobre as alíquotas mínima e máxima a serem observadas pelos Municípios para instituição e cobrança do ISSQN.
V – disposição geral sobre o fato gerador do ISSQN.
A respeito das funções da Lei Complementar n.º 116/03, selecione a alternativa que contenha todas as afirmativas corretas.
Alternativas:
I e III.
III.
II e IV.
I, III e IV.
II, IV e V.checkCORRETO
Resolução comentada:
A Constituição Federal atribuiu à Lei Complementar, de caráter nacional, a função de traçar parâmetros gerais sobre o ISSQN (fato gerador, alíquotas, base de cálculo etc.), inclusive fixar alíquotas mínimas e máximas, além de regular a forma de concessão e revogação de isenções, benefícios e incentivos fiscais. Também, cumpre o papel de fixar o local de incidência do ISSQN, resolvendo conflitos de competência para impedir a concorrência.
Código da questão: 32180
9)
Como consultor tributário de uma indústria que fabrica tecidos, indique qual seria a base de cálculo mais apropriada para se calcular o IPI incidente em uma operação de venda de uma certa quantidade de tecido, quando da saída do produto do estabelecimento fabricante.
Alternativas:
O valor total dos insumos utilizados na fabricação do tecido.
O valor do frete relativo ao transporte do tecido vendido.
O valor da operação de venda de que decorrer a saída do produto do estabelecimento.checkCORRETO
A comissão paga ao representante comercial que tenha intermediado a operação comercial.
O tamanho, em metros quadrados, do tecido comercializado.
Resolução comentada:
De acordo com a alínea b), inciso I, artigo 190, do Decreto n.º 7.212, de 15 de junho de 2010, a base de cálculo na saída decorrente de comércio de produto industrializado é o valor total da operação de que decorrer a saída do estabelecimento equiparado a industrial.
Código da questão: 32173
10)
De acordo com o Código Tributário Nacional, sujeito passivo da obrigação principal é a pessoa obrigada:
Alternativas:
à realização dos deveres instrumentais que constituem as obrigações acessórias.
à prestação dos serviços que constitui o fato gerador do ISSQN.
a tomar os serviços e realizar a retenção do tributo na fonte no momento do
pagamento.
ao pagamento de tributo ou penalidade pecuniária.checkCORRETO
ao preenchimento da declaração que constitui o crédito tributário.
Resolução comentada:
O artigo 121 do Código Tributário Nacional menciona que o sujeito passivo da obrigação principal é a pessoa obrigada ao pagamento de tributo ou penalidade pecuniária.
Código da questão: 32188

Continue navegando

Outros materiais