Buscar

Caso concreto pratica simulada I

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

PRÁTICA SIMULADA I - CCJ0146
Título	
Caso Concreto 8
Descrição	
CASO CONCRETO
O Condomínio Spartacus, que fica localizado na rua Rubi, 300, no município de João Pessoa/PB, aprovou por meio de assembléia geral extraordinária a realização de obras de recuperação e manutenção do edifício; no curso da obra foi constatado o rompimento de tubulação de esgoto (barbará) da coluna do edifício, no apartamento logo abaixo da unidade 501, de propriedade de Felizberto.
Diante destes fatos, o condomínio fez inúmeros contatos com Felizberto, seja por meio de notificações ou comunicação pessoal , contudo o condômino insiste em negar acesso ao apartamento, dificultando o trabalho de manutenção; a conduta prejudica os demais moradores e especialmente um idoso, e um deficiente que residem na unidade 401, colocando em risco a saúde e a segurança da coletividade.
Em face da urgência do caso apresentado, redija, na qualidade de advogado (a) do Condomínio Spartacus, a petição inicial adequada ao caso, abordando todos os aspectos de direito material e processual pertinentes que possam evitar danos aos demais moradores do Condomínio.
______________________________________
AO JUÍZO DA _ VARA CÍVEL DA COMERCIA DE JOÃO PESSOA - PB 
 CONDOMÍNIO SPARTACUS, pessoa jurídica de direito privado, incrusta no CNPJ…, com sede na rua Rubi, N° 300, João Pessoa / PB, CEP…, neste ato, representado por seu sindico …, nacionalidade…, estado civil…, profissão, portador da carteira de identidade n°…, inscrito no CPF sob o n°…, residente e domiciliado em…, com endereço eletrônico …, por seu advogado que subscreve a presente e cuja procuração segue anexa, com endereço profissional …, com endereço eletronico…, onde recebera as intimações na forma do art. 77,V, CPC, com fundamento nos artigos 318, CPC, 1336 e 1348, CC, vem propor 
AÇÃO DE OBRIGAÇÃO DE FAZER COM PEDIDO DE TUTELA PROVISÓRIA DE URGÊNCIA 
 pelo procedimento comum, em face de FELISBERTO, nacionalidade…, estado civil…, profissão…, portador da carteira de identidade n°…, inscrito sob o n° de CPF…, residente e domiciliado na Rua Rubi, N° 300, unidade 501, Condomínio Spartacus,bairro…, JOÃO PESSOA / PB, CEP…, pelos fatos e fundamentos expostos a seguir 
DA OPÇÃO PELA REALIZAÇÃO OU NÃO DA AUDIÊNCIA DE MEDIAÇÃO OU CONCILIAÇÃO 
A parte autora não optou pela realização da audiência de mediação ou conciliação, na forma do art 319, VII, CPC.
DOS FATOS 
Em XX,XX,XX, em assembleia extraordinária realizada pela parte autora, restou deliberado que deveria ser iniciada obra de tubulação das dependências do prédio. Durante os dias, foi constatado vazamento de esgoto numa coluna, localizada abaixo da unidade residencial do réu. 
A parte autora, imediatamente notificou o reu que serreunecessaria passagem pelo seu apartamento para que o problema do vazamento fosse solucionado. 
Certo é que o reu foi comunicado pessoalmente por diversas vezes. No entanto, vem se negando a atender o pedido,o que inviabiliza o reparo e vem colocando em risco a estrutura predial,bem como a saúde dos demais condóminos. 
Assim, durante da conduta do reu, vem a parte autora, ajuizar a presente demanda vigente.
DOS FUNDAMENTOS 
A conduta do reu em negar acesso peço imóvel,vem trazendo grande transtorno a coletividade do prédio,o que vai de encontro aos deveres dos condóminos,conforme dispõe o art. 1336 e seus incisos do CC/02.
" Art. 1336: São deveres dos condomínios:
IV- dar as suas partes a mesma destinação que tem a edificação,e não as utilizar de maneira prejudicial ao sossego, salubridade e segurança dos possuidores ou aos bons costumes." 
Por outro lado, o sindico tem o dever de zelar pelas dependências do condomínio, bem como diligenciar para que o estatuto, regulamento interno,convenções e deliberações de assembleia sejam cumpridas, na forma dos índicos IV e V do art 1348, CC/02.
"Art. 1348: Compete ao sindico: 
IV- cumprir e fazer cumprir a convenção, o regimento interno e as determinações da assembleia.
V- diligenciar a conservação e a guarda das partes comuns e zelar pela prestação dos serviços que interessem aos possuidores."
Assim,restou comprovado o direito autoral,Ben calmo a representatividade valida do sindico,portanto, deve o réu, ser compelido a dar passagem por seu imóvel,enquanto perdura a obra de reparação da tubulação. 
DA TUTELA PROVISÓRIA DE URGÊNCIA ANTECIPADA 
O Código de Processo Civil, estabeleceu a possibilidade de antecipação de apreciação de um pedido principal quando estiverem preenchidos los requisitos previstos no art. 300, do CPC, que são a probabilidade dos direitos, perigo de dano e risco ao resultado útil do processo. 
A probabilidade do direito autoral foi comprovada nos fundamentos e documentos trazidos à exordial,enquanto que oexortando dano se consubstanciou demonstrado risco a saúde dos condóminos e a estrutura predial, caso não seja realizada a obra imediatamente. 
Preenchidos os requisitos legais, deve ser concedida a tutela provisória de urgência para obrigar o reu a dar passagem por seu imóvel para e por quanto tempo perdurar a obra de reparação da tubulação de esgoto. 
DOS PEDIDOS E DOS REQUERIMENTOS 
Isto posto, requer: 
Seja concedida a tutela provisória de urgência para obrigar o reu a dar passagem por seja apartamento paga e pôr quanto tempo perdura a obra de reparo da tubulação de esgoto,sob pena de multa diária a ser arbitrada pelo juízo. 
Seja julgado procedente pedido para obrigar o reu a dar passagem por seu apartamento pôr quanto tempo perdura a obra de reparo da tubulação,sob pena de multa diária a ser arbitrada pelo juízo. 
Seja o reu condenado ao ónus da sucumbencia. 
6) DAS PROVAS 
Requer a procuração de tosa prova admitida em direito conforme art 369 CPC. 
7)DO VALOR DA CCAUSA 
Da-se a causa do valor de R$..., com base no artigo 291 CPC. 
 Pede deferimento.
 Local/data
 OAB/UF

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando