Buscar

LIDERANÇA ATRIBUTOS E ATRIBUIÇÕES

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questões de múltipla escolha
Disciplina: 561040 - LIDERANÇA: ATRIBUTOS E ATRIBUIÇÕES
Questão 1: A atitude (querer fazer) representa uma predisposição das pessoas para um objeto. As atitudes representam uma forma de expressão dos sentimentos internos das pessoas, refletindo sua posição favorável, desfavorável ou indiferente perante o objeto, a situação ou a pessoa. Segundo Mattar (1996, p. 86), os componentes da atitude têm o seguinte significado: cognitivo, afetivo e comportamental. 
O conceito de cognitivo, segundo o autor, representa:
I - As crenças da pessoa em relação a produtos, organizações, pessoas, fatos ou situações.
II - Os sentimentos que a pessoa experimenta em relação a produtos, organizações, pessoas, fatos ou situações
III - A predisposição para uma reação a uma ação referente a um produto, uma organização, uma pessoa, um fato ou uma situação.
IV - A reação comportamental em relação a um produto, uma organização, uma pessoa, um fato ou uma situação.
Assinale a alternativa correta.
A) Apenas a afirmativa I está correta.
B) Apenas a afirmativa II está correta.
C) Apenas a afirmativa III está correta.
D) Apenas a afirmativa IV está correta.
E) Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
Questão 2: Na discussão sobre o papel do negociador, relata-se que o poder pode ser definido como a habilidade de influenciar pessoas por meio do controle dos recursos organizacionais, ou seja, a competência para conseguir que o indivíduo faça aquilo que se quer. É preciso ter cuidado com as diversidades de situações que os líderes encontram ao exercer o poder dentro da instituição. O líder precisa saber para qual finalidade usará o poder e, quando este for executado, definir o que se deve esperar do funcionário em contrapartida. Conforme Kelman apud Hollenbeck (1999), é provável que existam três tipos distintos de “respostas” ao tipo de poder: obediência, identificação e internalização. Assim, se a proposta do líder é garantir a _______________, poderá usar o poder de recompensa e o poder coercitivo. Se a intenção é assegurar a _____________, então deverá se utilizar do poder de referência. E se objetivo é afiançar a ___________, então deverá empregar os poderes legítimos e sua especialização.
Assinale a alternativa que completa adequadamente as lacunas do texto.
A) Obediência, identificação, internalização.
B) Legitimização, identificação, internalização.
C) Internalização, obediência, identificação.
D) Identificação, legitimização, internalização.
E) Identificação, internalização, obediência.
Questão 3: Zarifian (2001, p. 68) propõe uma “definição que integre várias dimensões, da competência como:‘o tomar iniciativa’ e ‘o assumir responsabilidade’. Santos (2001), define competência como o elo entre conhecimento e estratégia, ou ainda como a capacidade de gerar resultados observáveis. Ela está relacionada à prática, ou seja, a colocar em ação aquilo que se sabe em um determinado contexto. Discutimos que, do ponto de vista empresarial, é a prática que interessa: é o conhecimento aplicado que gera capacidade de produzir resultados. E, nesse sentido, adotamos como definição de competência:
I - A capacidade de aprender, de colocar em prática aquilo que já se sabe.
II - A capacidade de transformar conhecimentos, habilidade e atitudes em resultados. 
III - A capacidade de assumir responsabilidade e colocá-la em prática dentro de um determinado contexto.
A) Apenas a afirmativa I está correta.
B) Apenas a afirmativa II está correta.
C) Apenas a afirmativa III está correta.
D) As afirmativas I e II estão corretas.
E) As afirmativas II e III estão corretas.
Questão 4: A transformação de um líder novato em perito está descrita em cinco estágios: novato, principiante avançado, competente, proficiente e o perito. Leia as seguintes características de um desses estágios: o cálculo e a análise parecem desaparecer; percebe-se que os fatores antigos perdem importância e são colocados em prática novos planos. Esse estágio não ocorre com facilidade, pois é preciso prática e habilidades para que tudo passe a ser desenvolvido.
As seguintes características apresentadas referem-se a qual estágio?
A) Novato.
B) Principiante avançado.
C) Competente.
D) Proficiente.
E) Perito.
Questão 5: Em relação às competências, temos os seguintes questionamentos: Será que existe um grupo de competências que podem ser chamadas de universais e aplicáveis a todos os líderes e a todas as situações? E quantas delas deve ter um modelo de liderança? A resposta dependerá da escolha por uma definição de competências de cada empresa, se serão “práticas”, “atributos” ou “mistas”. Os modelos baseados em atributos tendem a ter um número maior de competências do que os modelos baseados em práticas. Os modelos apresentados são abrangentes e seletivos. 
Leia as afirmativas a seguir sobre o modelo seletivo:
I - Concentra-se na seleção de muitas competências, mas prefere se focar nas competências que diferenciam os líderes de destaque.
II - Concentra-se na seleção de muitas competências de grande impacto, mas prefere se convergir nas competências que diferenciam os líderes comuns.
III - Concentra-se em poucas competências de grande impacto, assim como nas competências que diferenciam os líderes “de destaque” dos líderes “comuns”.
Assinale a alternativa correta.
A) Apenas a afirmativa I está correta.
B) Apenas a afirmativa II está correta.
C) Apenas a afirmativa III está correta.
D) As afirmativas I e II estão corretas.
E) As afirmativas II e III estão corretas.
Questão 6: Daniel Goleman (1995) mapeia a inteligência emocional em cinco áreas de habilidades, divididas entre inteligência intrapessoal e inteligência interpessoal. A inteligência intrapessoal consiste em:
I - Habilidade de formar modelos e usá-los de forma efetiva e construtiva para entender os outros.
II - Habilidade de formar modelos e usá-los de forma prática nas organizações para entender os outros.
III - Habilidade, voltada para si mesmo, de formar modelos e usá-los de forma efetiva e construtiva.
Assinale a alternativa correta.
A) Apenas a afirmativa I está correta.
B) Apenas a afirmativa II está correta.
C) Apenas a afirmativa III está correta.
D) As afirmativas II e III estão corretas.
E) As afirmativas I e III estão corretas.
Questão 7: Sabe-se que os critérios do PNQ (Prêmio Nacional da Qualidade) indicam o que uma organização deve fazer para obter sucesso na busca pela excelência no desempenho. Cabe destacar que não é a simples prática de algo que assinala se a empresa observa tal prática: esta deve ser constante, rotineira, disseminada e conhecida por todos e que produza resultados. Para praticar o enfoque, é preciso atender aos fatores de adequação e exemplaridade. 
A adequação significa:
A) O refinamento das práticas de gestão da instituição, considerando-se o seu processo.
B) O atendimento aos requisitos aplicáveis, concebendo-se a cultura da organização.
C) O atendimento aos requisitos aplicáveis, observando-se o perfil da empresa.
D) A proatividade e/ou o refinamento das práticas de gestão da entidade.
E) A inovação e/ou o refinamento das práticas de gestão do estabelecimento, considerando-se a visão e a sua missão. 
Questão 8: Segundo Covey (2005), para ter liderança baseada em princípios é necessário comportar-se segundo uma decisão consciente, baseado nos seus valores, e não nas condições nas quais se encontra, nem na forma como foi criado, nem na sua carga genética. É saber escolher com base na autoconsciência, imaginação, consciência e independência. 
A essa liberdade de escolha Covey dá o nome de:
A) Reatividade.
B) Gerência centrada.
C) Proatividade.
D) Maturidade moral.
E) Escuta empática.
Questões discursivas
Questão 1: Competência individual é a integração sinérgica das habilidades, conhecimentos e comportamentos manifestados pelo alto desempenho da pessoa que contribui para os resultados da organização. As competências
que partem dos resultados contribuem com a estratégia da empresa, incluindo o desempenho já adquirido ou que precisa ser assimilado, de acordo com o modelo de performance e as funções exercidas na posição ocupada. Nesse sentido, existem as pessoas “potencialmente” competentes e as pessoas “efetivamente” competentes (RESENDE, 2000). Explique as características, atributos e requisitos das pessoas “potencialmente competentes”.
Questão 2: O conceito da competência como “fonte de vantagem competitiva”, segundo Prahalad e Ramaswamy (2000, p. 43), teve origem em estudos sobre a diversificação. Tais pesquisas começaram a conceber as organizações como uma série de competências, e não mais como uma carteira de diferentes negócios. Nesse sentido, os autores reforçam que não se deve “concentrar na competição, mas na incompetência”. Qual é o foco da ação recomendada pelo autor com a frase em destaque?

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais