Buscar

PLANO DE CONTROLADORIA FINAL

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP 
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
PLANO DE CONTROLADORIA
 
 APARECIDA C. DA SILVA RODRIGUES R.A:219270
 APARECIDA DO CARMO LINS LIMA R.A: 204298
 CLAUDIA FLORINDO RODRIGUES R.A: 203554
GLAUCIMARA CRISTINA L. MEDEIROS R.A: 203229
VANESSA EMANUELLE M. BATISTA R.A: 219257
INFORMATIZAÇÃO NA ÁREA CONTÁBIL
 
 Prof. Hugo David Santana
VALPARAISO-SP
2013
RESUMO (Missão, das Crenças e dos Valores da Organização).
Um dos aspectos mais importantes, senão o mais diretivo e o que mais orienta, para o pleno exercício da liderança compartilhada, é o estabelecimento de Missão, Visão e Valores de uma organização. 
Se você tem dúvidas sobre isto, então atenção!
Este é um aspecto da liderança, muito falado, pouco compreendido, e pior, raramente aplicado com propriedade. E muitas vezes não aproveitando a sua enorme potencialidade, como demonstraremos.
Sempre que alguém da sua empresa estiver em dúvida do que fazer, como agir, ou o que ou como decidir, em que se apoiar numa decisão, deve recorrer a este conjunto: Missão, Visão e Valores. Este é o principal papel deste conjunto.
- "O que são, afinal, Missão, Visão e Valores (ou Crenças, ou Princípios)?"
- "Para que servem Missão, Visão e Valores, afinal?"
- "Como redigir cada um desses componentes? Há algum critério?"
- "Como usar, na prática, a Missão, Visão e Valores para implantar uma "cultura" que ajuda a definir o que a empresa é e a posição que ela ocupará na cabeça dos seus clientes e empregados?"
Estas são perguntas feitas frequentemente a nós, para as quais daremos aqui nossas respostas, sob a ótica da nossa visão, logo abaixo.
Missão
A missão deve responder o que a empresa ou a organização se propõe a fazer, e para quem.
O enunciado da missão é uma declaração concisa do propósito e das responsabilidades da sua empresa perante os seus clientes:
-Porque a empresa existe?
- O que a empresa faz?
- Para quem?
O propósito é algo com muito mais significado do que a simples descrição do que é feito internamente; a missão retrata a verdade de que o resultado da empresa é maior do que a soma das partes do que é feito.
Visão
O enunciado da visão é a descrição do futuro desejado para a empresa. Esse enunciado reflete o alvo a ser procurado:
- pelos esforços individuais;
- pelos esforços das equipes e 
- pela alocação dos recursos.
O enunciado da visão deve conter tanto a aspiração, como a inspiração.
A aspiração de tornar-se "algo", e a inspiração porque esse "algo" deve merecer e valer a pena ser concretizado, deve-se sentir orgulho em participar da construção dessa visão. Ou seja, deve ter luz suficiente (inspiração) para apontar o caminho que leva à concretização da aspiração, como diz o meu guru Alan Weiss.
A visão precisa ser prática, realista e visível (nós não alcançamos aquilo que nós não vemos), pois não passará de uma mera alucinação, se ela sugerir ou propuser resultados inatingíveis.
Visão, também não tem nada a ver com projetos ou sistemas, que devem ou se sonha verem implantada, a visão não deve apontar quaisquer "comos", ou declarações de intenções ou ainda de boa vontade.
A visão deve ter o perfil que a empresa deve se tornar quando toda a boa vontade, intenções, esforços, recursos e projetos, que se tem na cabeça e no coração, passarem pelas mãos de todos os colaboradores para se tornarem realidade, por construção conjunta.
O enunciado da visão, além dos aspectos de aspiração e inspiração, de ser prática, realista e visível, enfim deve facilitar a resposta às seguintes perguntas:
- No que a empresa quer se tornar?
- Qual a direção é apontada?
- Onde nós estaremos?
- O que a empresa será?
- Em que direção eu devo apontar meus esforços?
- Eu estou ajudando a construir o que?
- Os recursos investidos estão levando a empresa para onde?
Valores
Você me pergunta:
- “E os valores?”
Valores são princípios, ou crenças, que servem de guia, ou critério, para os comportamentos, atitudes e decisões de todas e quaisquer pessoas, que no exercício das suas responsabilidades, e na busca dos seus objetivos, estejam executando a Missão, na direção da Visão.
Os valores também podem ser vistos como um conjunto de crenças, ou princípios, que:
- definem e facilita a participação das pessoas no desenvolvimento da Missão, Visão e dos próprios Valores;
- definem e facilitam a articulação da Missão, Visão e Valores;
- facilitam a colaboração entre os empregados;
- facilitam o comprometimento dos empregados com o mercado, e
- facilitam o comprometimento dos empregados com a comunidade e a sociedade.
O enunciado de cada valor deve ser curto. Os valores são inegociáveis, e os mais perenes de uma empresa.
O conjunto de valores define a regra do jogo, em termos de comportamentos e atitudes, devendo conter um subconjunto das respostas às perguntas abaixo:
- Como os empregados devem se portar, individualmente?
- Como os empregados se relacionam entre si?
- Como os empregados se relacionam com os clientes?
- Como a empresa trata seus clientes?
- Como a empresa faz negócios?
- Como nos relacionamos com a comunidade?
- Qual a nossa responsabilidade frente à sociedade?
- Que valores, crenças ou princípios são importantes para a empresa fazer o que faz, para quem faz, e para o que ela quer se tornar?
Resumidamente, os valores:
- Definem as regras básicas que norteiam os comportamentos e atitudes de todos empregados.
- São as regras do jogo para que, executando a Missão, alcancemos a Visão.
- São o suporte, o estofo moral e ético da empresa.
E finalmente, mas não finalizando: a construção de um conjunto de Missão, Visão e Valores, só é útil se a prática do dia a dia, do presidente ao porteiro, mostra e demonstra ser esse o conjunto de regras que regem a conduta do pessoal da sua empresa.
Caso contrário, é pura perda de tempo, pois se o que se diz e o que se prega, é diferente do que se faz; a Missão, a Visão e os Valores tornam-se somente um apanhado de letras, caindo no vazio da rotina.
Por fim, o conjunto Missão, Visão e Valores servem também para facilitar e promover a convergência dos esforços humanos, materiais e financeiros.
A Missão, Visão e Valores é a forma de você estar lá, presente em cada Hora da Verdade da sua empresa, sem precisar ir para lá.
Então, que tal começar a construir, a edificar, a construir a Missão, Visão e Valores da sua empresa, mesmo que seja a VOCÊ S.A.
Dê uma olhada, como exemplo, no conjunto de Missão, Visão e Valores da Merkatus.
Toda e qualquer empresa que preze os esforços e recursos que são dispendidos ou empregados, a cada dia, a cada hora, por todos os seus empregados e colaboradores, orienta a construção do sucesso através da elaboração, divulgação e acatamento diário à Missão, Visão e Valores.
O conjunto Missão, Visão e Valores podem e devem ser transformado em uma avaliação 360º, onde todos da sua empresa avaliam todos com os quais se relacionam, permitindo um acompanhamento do desempenho e da adesão de cada empregado a esse conjunto.
INTRODUÇÃO
A cada dia o fluxo de informações dentro de uma empresa fica maior e mais complexo, exigindo cada vez mais um número maior de dados para auxiliar a tomada de decisões, dados esses que requerem confiabilidade. E os profissionais necessitam disso. Sendo assim, poderemos nos utilizar dos conhecimentos da Controladoria como ferramenta para solucionar este problema. Ela servirá como fonte teórica para a realização desse planejamento focado numa segurança maior nos sistemas oferecidos pelas empresas como ferramentas que auxiliam na tomada de decisão. Na Controladoria, trabalham-se dados e informações fornecidas pela contabilidade e pela administração, visando sempre mostrar aos administradores,
através da figura do controller, os pontos fracos presentes e futuros que podem colocar em risco ou reduzirem a rentabilidade da empresa, portanto é necessário exatidão quanto aos dados. 
Nesse sentido, o presente estudo pretende responder ao seguinte questionamento: de que forma o planejamento com a atuação da Controladoria auxilia o processo de gestão e avaliação de resultados de nossa empresa. 
O presente trabalho tem como objetivo do ponto de vista teórica evidenciar o planejamento, tanto em âmbito estratégico como no operacional utilizando a Controladoria como indutora desse processo no contexto das micro e pequenas empresas comerciais. 
Como objetivos específicos este trabalho busca: 
• Precisão nas informações; 
• Mais rapidez na execução dos trabalhos;
• Colaboradores com maior tempo disponível para execução de outras funções ou aprimorar as funções exercidas. 
 O planejamento com indução da Controladoria auxilia o processo de gestão e avaliação de nossa empresa. 
 	A metodologia utilizada na elaboração desse trabalho foi baseada em problemas constatados em nossa empresa, através de pesquisas e observações realizadas durante o trabalho. 
EMPRESA
A empresa facilita a colaboração e o comprometimento de seus colaboradores com ela, com o mercado, com a comunidade e a sociedade.
Diante do seu modelo e processo de gestão transmite a seus colaboradores as regras da empresa sobre comportamentos e atitudes, orientando e treinando como devem se comportar individualmente, com os outros colaboradores, com os clientes e inclusive sua responsabilidade frente à sociedade.
A empresa consciente da importância de seus colaboradores para cumprir suas metas e objetivos, se dedica a incentivar e direcionar seus colaboradores a se esforçar, a usar os recursos para se comprometer e a trabalhar em equipe, a serem precisos nas informações aos clientes, a tentar desenvolver melhor as suas habilidades em prol o seu crescimento profissional, pois além de ser valorizado, atende não só as necessidades de seus clientes como contribui para a credibilidade e crescimento da empresa. Periodicamente realiza um processo de avaliação, o colaborador se avalia e é avaliado pelos próprios colegas de trabalho, com esse excelente “feedback”, o colaborador conhece a sua realidade vista pela equipe e passa a analisar o seu desempenho.
 Essa avaliação compromete a atingir melhores resultados ao longo do tempo, abre um espaço para a manifestação de novas idéias e implanta uma cultura que conduz a empresa ao sucesso. 
A empresa passa a destacar os seus propósitos e objetivos a serem alcançados, além de relatar as suas atividades realizadas, inclui o que oferece aos seus clientes, proporcionando um senso de direção com a tomada de decisões, projetando os seus planos para os próximos anos. 
Programar ações que tornem viável o atendimento às novas funções exigidas, promovendo o crescimento da empresa. Investir na capacitação de seus colaboradores para poder utilizar cada vez mais a tecnologia como suporte e ferramenta para atender as mudanças da legislação mais precisamente. 
Manter a interrrelação com seus clientes mais ativamente, suprir suas necessidades em tempo hábil.
INFORMATIZAÇÃO
É fundamental dispor de software de contabilidade para gerar a escrituração contábil e extrair os relatórios contábeis com praticidade, objetivando a rapidez na tomada de decisão.
 Diante das necessidades do Escritório foi verificado que a empresa de software precisa oferecer relatórios com informações completas na apuração do resultado, ao efetuar a conciliação contábil é necessário que não haja falhas na apuração de informações e diante da geração de arquivos para a importação em algumas declarações, os colaboradores precisam efetuar os lançamentos precisos para que o processo seja feito com agilidade.
AUDITORIA NO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
È nítido a importância da auditoria em nossos sistemas de informação, precisávamos de uma segunda opinião se estávamos no caminho certo.
Tínhamos que ter a certeza estava trabalhando com sistemas, que além de nos auxiliar para que o nosso trabalho fosse feito com maior rapidez, também estivesse gerando relatórios dentro das normas e padrões estabelecidos por lei.
De maneira geral, a auditoria em sistemas de informação deve identificar problemas de segurança da entidade, com base na legislação vigente, atividades e transações da empresa de forma a propiciar o cumprimento dos serviços contratados com entidade dentro dos prazos e de forma segura, estabelecendo a natureza, oportunidade e extensão dos exames a serem efetuados em conjunto com os termos constantes na sua proposta de serviços para a realização do trabalho.
A auditoria de sistemas de informação visa verificar a conformidade não dos aspectos contábeis da organização, mas sim do próprio ambiente informatizado, garantido a integridade dos dados manipulados pelo computador.
Assim, ela estabelece e mantém procedimentos documentados para planejamento e utilização dos recursos computacionais da empresa, verificando aspectos de segurança e qualidade. O trabalho da auditoria de sistemas acontece com o estabelecimento de metodologias, objetivos de controle e procedimentos a serem adotados por todos aqueles que operam ou são responsáveis por equipamentos de TI e/ou sistemas dentro da organização.
Em uma auditoria os objetivos de controle são estabelecidos com base nas atividades da entidade, seu tamanho, qualidade de seus sistemas e controle interno e competência de sua administração. É necessário que o auditor tenha um modelo normativo de como as atividades devem estar sendo feitas. Assim, devem-se levar em conta as atividades das pessoas, órgãos e produtos da entidade de modo que tais atividades não se desviem das normas preestabelecidas pela organização.
Objetos de controle são metas de controle a serem alcançadas ou efeitos negativos a serem evitados traduzidos em procedimentos de auditoria. Assim os objetivos de controle são detalhados conforme o enfoque ao qual está relacionado. Existem diversas áreas que esses objetivos podem contemplar como segurança, atendimento a solicitações externas, materialidade, altos custos de desenvolvimento, grau de envolvimento dos usuários e outsourcing.
Por fim, é importante ressaltar que a necessidade de controlar e auditar os recursos da tecnologia da informação e da comunicação nunca foi tão grande. Para garantir segurança e qualidade em seus processos e serviços são necessários verificação e controle constante.
Com a auditoria nos sistemas foi feito um levantamento exaustivo das infra-instrutoras tecnológicas, dos processos, das interfaces, dos sistemas de controle e segurança, aos utilizadores de sistema e às especificações de negócio.
O serviço de auditoria nos permitiu fazer um levantamento exaustivo nos setores dos principais problemas do nosso sistema de informação. 
Foi possível detectar falhas de segurança, falhas nos procedimentos de cópias de dados e restauro falhas nos processos de desenvolvimento entre outros, erros, acessos indevidos a utilizadores do sistema de informação entre outros.
O serviço de auditoria permitiu analisar os processos existentes na sua empresa e apresentar soluções para otimização dos mesmos.
Auditamos também o processo de compras de software e hardware assim como analisamos os prazos e custos de desenvolvimento, e assim conseguimos gerir de forma adequada o planejamento e os custos com as tecnologias de informação da empresa.
Portanto, concluímos que todo o processo de controladoria e também a implantação de auditoria na informatização, vieram contribuir para uma empresa que enxerga de forma mais clara suas deficiências e seu potencial.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS
Disponível em:<http://www.profissionaisti.com.br/2012/04/auditoria-de-sistemas-de-informacao-conheca-mais-sobre-o-assunto/>
Disponível em:<http://www.softinmotion.pt/servicos/auditoria-informatica.aspx>

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando