A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
82 pág.
APOL 1 LIDERANÇA E COACHING

Pré-visualização | Página 15 de 19

Étnico Raciais
Por mais que se deve reconhecer as mudanças em todos os aspectos da existência humana, o que as mídias sociais alteram de maneira significativa, ou seja, que não podemos deixar de notar?
	
	A
	Alteraram principalmente o fato de qualquer um poder acessar a internet, não importa suas condições econômicas.
	
	B
	Alteraram de modo significativo a relação de dependência dos pais, se comparadas às gerações que antecederam as mídias, pois agora os adolescente e mesmos adultos se negam a deixar a casa de seus pais, por causa da condição de banda larga que as grandes famílias possuem.
	
	C
	Elas revolucionaram o modo de produção de informação no país. Pois, agora qualquer um que detenha acesso pode gerar e consumir informação em tempo real sobre qualquer conteúdo.
	
	D
	Apesar de importantes, as mídias sociais não apresentaram uma mudança significativa na forma de encararmos o mundo e nele relacionarmo-nos uns com os outros.
	
	E
	Alteram fundamentalmente a forma do sujeito se portar no mundo, pois agora todos dormem menos, pois a internet é uma ferramenta que nos permite estar em contato com todas as pessoas da terra e, devido ao fuso horário, precisamos nos adaptar.
Questão 3/5 - Liderança e Coaching
O coaching, que, muitas vezes é confundido com a consultoria, trabalha com a ideia de autodesenvolvimento profissional, ou seja, o coach não oferece respostas diretas ao seu cliente (coachee), mas apresenta perguntas, questionamentos, ou situações para que o próprio cliente entenda quais as competências necessárias, traçando objetivos e metas para serem alcançadas.
Já o mentoring é um processo interno organizacional, conduzido por um profissional experiente, que, em geral, já passou por diferentes níveis hierárquicos da empresa e carrega consigo um alto grau de experiência sobre aquele tipo de negócio, e que utiliza dessa experiência para desenvolver novos talentos e desenvolvê-los para a organização ao qual ele trabalha, através de programas de treinamento e desenvolvimento organizacional.
E o counseling é puramente um trabalho de aconselhamento. Ele ajuda as pessoas a tomarem decisões, quer de natureza pessoal ou profissional, com base no seu profundo conhecimento sobre um tema específico.
 
Disponível em: MEDEIROS, Campelo Bruno. Inova em Gestão. Diferença entre coaching, consultoria, mentoring e counseling http://inovaemgestao.blogspot.com.br/2012/09/diferenca-entre-coaching-consultoria-e.html Acesso em: 11 / 05 / 2016 às 10h39
 
Com base no texto acima, avalie as afirmações a seguir.
I. O coaching traça as diretrizes que a organização deve colocar em prática.
II. O mentoring integra a equipe de liderança da organização desenvolvendo programas a serem adotados.
III. Tanto o coaching como o counseling não tomam decisões executivas nem traçam objetivos e metas para as empresas cumprirem.
IV. O mentoring, o coaching e o counseling exercem a mesma função nas organizações.
É correto o que se afirma em: 
	
	A
	I, apenas.
	
	B
	II, apenas.
	
	C
	I e IV, apenas.
	
	D
	II e III, apenas.
	
	E
	I, II, III e IV.
Questão 4/5 - Ética nas Relações Étnico Raciais
Compare os elementos I e II abaixo:
I.  
Imagem disponível em: http://1.bp.blogspot.com/_n4LN5U2H4lc/TGKrQtkmZdI/AAAAAAAAAAU/HoV-9kNf5ek/s1600/Charge_3ed.jpg. Acesso em 02/10/2016.
II. 
https://www.google.com.br/search?q=exclus%C3%A3o+%C3%A9tnica+no+brasil&client=gmail&rls=aso&authuser=0&biw=1525&bih=709&source=lnms&tbm=isch&sa=X&sqi=2&ved=0ahUKEwiZkffzu73PAhVKGZAKHcz6AS8Q_AUICCgD&dpr=0.9#imgdii=UFZSpsTmnZhajM%3A%3BUFZSpsTmnZhajM%3A%3BvYV6WcWRc_xwsM%3A&imgrc=UFZSpsTmnZhajM%3A. Acesso em 02/10/2016.
A partir desses elementos e em conjunto ao que você estudou sobre a concepção de embranquecimento nacional brasileiro, podemos afirmar que ambas as situações apresentadas:
 
	
	A
	Referem-se ao problema em ter um dia a mais para descansar I) que é um descaso a situação do país, pois significa parar de produzir e ficar sem trabalho II) a inutilidade do ensino superior num país, ainda mais sabendo jogar futebol.
	
	B
	Demandam situações de perigo economia brasileira. Na figura I ameaça-se o recesso como forma de pressionar os empregadores. Já na figura II) pode-se perceber que a demanda por mais vagas na universidade, neste caso para o cumprimento das cotas, não sendo cumprida, vai fazer com que se tire melhores alunos, apenas para cumprir o sistema de cotas.
	
	C
	Ambas figuras representam a cultura amistosas brasileira, pois ambas às pessoas de traços europeus que se dirigem aos negros, o fazem com respeito ao indivíduo e a etnia do mesmo.
	
	D
	As duas situações criticam o racismo nada velado dos interlocutores brancos, porém é injusto pretender um feriado nacional que só atinge uma parte da população brasileira.
	
	E
	Representam como a lógica do preconceito racial e cultural se porta I) primeiro desqualificando as datas históricas que são momentos de celebração da luta dos negros por sua liberdade II) depois tomando o saber jogar bem futebol, como um elemento caracteristicamente dos negros, os quais estariam desperdiçando suas habilidades ao querem cursar uma universidade.
Questão 5/5 - Liderança e Coaching
Com base nos estudos sobre Líder tradicional x Líder na Era do Conhecimento, analise as opções abaixo e, em seguida, assinale a alternativa relacionada ao Líder na Era do Conhecimento.
	
	A
	Apoia-se em regras, normas e procedimentos.
	
	B
	Distingue suas ações das dos subordinados, tendo cada um o seu papel.
	
	C
	Trabalho é um processo de enriquecimento cultural.
	
	D
	Poder baseado no cargo.
	
	E
	Visão de especialista.
Discursivas
Questão 1/3 - Ética nas Relações Étnico Raciais
Com o conteúdo da Aula 3 – Tema 3, aprendemos que a tolerância responde pela capacidade de admitirmos certas maneiras de ser, pensar e alguns tipos de ações e valores (materiais, emotivos e intelectuais), os quais diferem substancialmente daquilo que você define como sendo o seu modo de ser, pensar, agir no mundo.
Sendo assim, considerando os ensinamentos da Aula 3 - Tema 3, elabore um pequeno texto, descrevendo o que podemos entender por uma pessoa tolerante.
Resposta:
	“Tolerante é o sujeito que admite uma convivência pacífica com demais indivíduo ou grupos que são, pensam e praticam ações distintas das dele. Conseguir alcançar uma postura em reconhecer que o modo de vida que levamos, não é o melhor e nem o pior jeito de viver, mas tão somente é uma maneira diferente de vivenciar a existência, eis o cerne de uma vida tolerante.“ (Rota 3- Tema 3)
Questão 2/3 - Ética nas Relações Étnico Raciais
Durante a Aula 6- Tema 5 discutimos sobre mídias sociais e comportamento corporativo. Vimos que com o objetivo de tornar possível a projeção, o interagir e compartilhar informações em incontáveis formas midiáticas, os mais diversos instrumentos das mídias sociais ganharam campo no Brasil no início do século XXI. Tais instrumentos possibilitam qualquer indivíduo publicar na rede mundial de computadores, a internet, uma informação em tempo real.
Sobre o tema, a partir do conteúdo que foi aprendido na Aula 6- Tema 5, responda, elaborando um texto: Qual a revolução trazida pelas novas mídias sociais em relação às mídias tradicionais?
Resposta:
	Houve uma revolução no modo de produção da informação em três aspectos: 1) a perda da exclusividade da informação dos meios tradicionais de comunicação como rádio, jornal e televisão, 2) facilitaram o acesso à informação e 3) a informação em tempo real. Esta revolução alcançou também os meios de comunicação tradicionais. Segundo podemos ver no material, “Elas [as mídias sociais] revolucionaram o modo de produção de informação no país. Produzir informação não é mais exclusividade dos grandes meios de comunicação. Também, no que diz respeito ao acesso à informação as mídias sociais tiveram uma importância relevante, ao tornarem a notícia veiculada mais acessível e em tempo