A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
82 pág.
APOL 1 LIDERANÇA E COACHING

Pré-visualização | Página 2 de 19

no texto, avalie as afirmações a seguir.
I. A função do coaching é desenvolver as capacidades das pessoas a fim de tomarem decisões seguras.
II. O coaching tem como principal foco de atuação as pessoas.
III. O processo de coaching contribui para o desenvolvimento das habilidades e competências dos integrantes da organização.
É correto o que se afirma em: 
	
	A
	I, apenas.
	
	B
	II, apenas.
	
	C
	I e III, apenas.
	
	D
	II e III, apenas.
	
	E
	I, II e III.
Questão 2/5 - Liderança e Coaching
O papel que se espera da comunicação hoje vai mais além. Ela deve, efetivamente, servir de suporte para um modelo de gestão bem estruturado e com capacidade de levar a empresa a enfrentar os desafios cada vez mais competitivos de uma sociedade. Deve também ser o norteador na negociação com os funcionários, as diferentes áreas, o cliente externo, os acionistas, tornando-se mais exigente na qualidade e na observância dos direitos. Da comunicação, espera-se que cumpra o seu verdadeiro papel social: o de envolver emissor e receptor em um diálogo aberto e democrático, em que a estratégia de gestão da empresa seja construída com base em princípios sociais e éticos.
Disponível em: CARDOSO de Oliveira Onésimo. Comunicação empresarial versus comunicação organizacional: novos desafios teóricos. http://www.scielo.br/pdf/%0D/rap/v40n6/10.pdf. Acesso em: 08 / 03 / 2016 às 16h58. Adaptado.
 
Com base no texto analise as seguintes afirmações.
 
I. A comunicação é necessária apenas para lidar com os clientes do mercado.
II. Uma boa gestão empresarial dispensa os gastos com comunicação.
III. A comunicação é necessária para gerir bem os negócios da empresa.
IV. O conteúdo da comunicação empresarial deve considerar todos os envolvidos no processo de produção e comercialização.
Assinale a opção correta:
	
	A
	I, apenas.
	
	B
	III, apenas.
	
	C
	III e IV apenas.
	
	D
	I e II apenas.
	
	E
	I, II, III e IV
Questão 3/5 - Liderança e Coaching
Este ato pode ser entendido como um processo que pode impactar de forma vasta as relações interpessoais, trazendo, ao mesmo tempo, benefícios contínuos para todos os envolvidos.
 
Analise as opções abaixo e, em seguida, assinale a alternativa relacionada ao ato descrito acima:
	
	A
	Ato de negociação
	
	B
	Ato de contratação
	
	C
	Ato de exportação
	
	D
	Ato de importação
	
	E
	Ato de relacionamento
Questão 4/5 - Ética nas Relações Étnico Raciais
De acordo com o que acabamos de estudar no presente tema, devemos entender que o parvo (o tolo) impossibilita ou dificulta bastante qualquer negociação.
Diante disso, assinale abaixa a alternativa que se aplica à explicação respectiva do termo sublinhado.
	
	A
	O parvo julga que todas as pessoas sobre a terra são destituídas de maldade e jamais irão prejudicar alguém.
	
	B
	O tolo (sinônimo de parvo) é aquele que procura levar vantagem em tudo, não importa o quanto.
	
	C
	A parvoíce que corresponde a atitude do parvo, corresponde a maneira de fingir não saber, isto é, dissimular para passar uma imagem de fraco, quando na verdade é o mais forte da negociação.
	
	D
	O parvo é aquele que faz maus negócios, pois em todos os negócios o astuto lhe “passa a perna”.
	
	E
	A parvoíce que diz respeito a maneira como o parvo se comporta, permite dizer que o tolo merece o que lhe cabe.
Questão 5/5 - Ética nas Relações Étnico Raciais
Analisando a imagem a seguir, e segundo o que você estudou nesta temática:
Imagem disponível em: http://blog.giulianaflores.com.br/wp-content/uploads/2013/07/jardinagem-576x290.jpg. Acesso em 07/04/2016.
Qual das frases a seguir melhor traduz a situação exposta na figura?
	
	A
	O tempo livre é o período no qual o indivíduo exercita uma atividade produtiva para a sociedade e para si.
	
	B
	O tempo livre é de fato o momento em que nós nos deixamos levar pelo realizar desinteressado de uma ação, a qual, por isso, não almeja produzir algo propriamente.
	
	C
	O tempo livre deve ser evitado ou mensurado em benefício a sociedade, pois com ou sem consumo não devemos estimular o ócio em nossa comunidade que precisa de produtos.
	
	D
	O tempo livre é sinônimo do cultivar a uma planta, pois em ambas situações há o ato de criação e do cuidado de si.
	
	E
	Com o tempo livre encontramos exatamente a dimensão do mérito humano em primeiro produzir bens para a sociedade e depois comprar (consumir) estes bens sociais na hora de laser.
Questão 1/10 - Ética nas Relações Étnico Raciais
Na obra de Ariano Suassuna, O Auto da Compadecida, o personagem João Grilo é um homem simplório sem estudos, porém com uma retórica tão bem desenvolvida que, ao lado de seu amigo Chicó, consegue se sair bem nas situações mais improváveis. Como a obra nos mostra, ele age por meio de golpes ou pequenas peças, as quais dão certo devido sua grande habilidade de convencimento e leitura daqueles que ele engana. No entanto, percebe-se que um dos motivos para seus golpes darem certo deve-se ao fato das pessoas o julgarem inferior intelectual. Sendo assim, João Grilo usa do preconceito alheio para com ele, podendo colocar-se em vantagem frente a seu opositor. Todavia, é contando a verdade que ele se safa do maior de todos os seus desafios: enfrentar o Diabo que luta para lhe levar para o inferno.
Tomando por base este relato panorâmico sobre o pobre João Grilo, analise este contexto a partir do que expomos acima sobre meios (método) as capacidades (habilidades), e técnicas de um determinado agir.
Diante disso, devemos entender que :
I – Ter uma metodologia verificável empiricamente é certeza de se chegar a verdade e desenvolver habilidade cada vez mais para o bom uso, o uso verídico das palavras.
II – Estar ciente de suas habilidades permite ao sujeito decidir empregar bem qualquer técnica, para tanto pode ser servir de vários meios para realização do fim do agir.
III – A vergonha por praticar uma mentira é facilmente percebida pela falta de técnicas e de habilidades que o sujeito não consegue mais disfarçar.
IV –  Habilidade em não falar a verdade jamais pode ser considerada como um bem, porém elaborar um método crítico para aprender a mentir deve ser a preocupação ética de todos os sujeitos que vivam em sociedade.
V – Possuir habilidade significa, mais do que uma dadiva sobrenatural, quer dizer colocar em prática incansavelmente todos os dons desenvolvidos e procurar aperfeiçoa-lo.
Assinale a alternativa que contenha as opções corretas:
Nota: 10.0
	
	A
	I, III e V
	
	B
	III e V apenas
	
	C
	II e IV
	
	D
	I, II e IV
	
	E
	II e V
Você acertou!
somente as alternativas 2 e 5 estão corretas, pois ambas relacionam a noção de habilidade com a capacidade e a constância em fazer algo de maneira adequada, ou seja, de modo a cumprir um objetivo final com a ação.  No que diz respeito a alternativa “I” ela é incorreta, por que ela defende uma falsa tese, a saber, de que se algumas vezes se verificou que algo deu o resultado esperado ao se agir de determinada forma, isso valeria de garantia que sempre seria assim. A alternativa “III” não deve ser escolhida, primeiro porque atribui um juízo moral (o que é sempre subjetivo) para a boa ou má execução da ação. Nossas reservas morais podem, de fato, servir de explicação para não realizarmos determinadas ações, porém jamais podem servir de justificativas para não desempenharmos bem uma tarefa.  Também a alternativa “IV” não deve ser marcada, pelo fato de ser uma construção contraditória, ora afirmando que mentir é algo “ruim” ou errado do ponto de vista ético, ora defendendo que isso “bom” e a sociedade precisaria desenvolver um meio (método) para criticamente aplicar este ato.
 
Questão 2/10 - Ética nas Relações Étnico Raciais
De acordo com o que acabamos de estudar no presente tema, devemos entender que a razão instrumental é o posto da razão crítica. Está última, a razão crítica, apresenta-se como a forma mais adequada para

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.