A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
82 pág.
APOL 1 LIDERANÇA E COACHING

Pré-visualização | Página 3 de 19

abordagem do conhecimento e principalmente para fundamentar a racionalidade que deverá servir de base para as ações éticas.
Diante disso, assinale abaixo a alternativa que se aplica à explicação respectivamente ao termo sublinhado, conforme estudamos no tema.
Nota: 0.0
	
	A
	A razão instrumental é um processo racionalizante totalizador que homogeneíza qualquer objeto, sem levar em conta a especificidade que o compõe.
A alternativa “b” não pode ser assinalada porque é uma completa falta de senso, com afirmativas fantasiosas que em nada se aplicam ao texto, com exceção do início, ainda assim, a afirmativa se atém à razão crítica e não cumpre o comando da questão. No que se refere a alternativa “c”, ela expõe uma contradição, porque razão e emoção são antagônicos e a razão depende em nada da emoção. Quanto a alternativa “d” ela incorre no mesmo erro da questão “b” quanto o problema de não cumprir o exigido pelo comando da questão. Por fim, a alternativa “e” não deve ser assinalada, pois ao contrário do que ela afirma, Horkheimer contrapõe a razão instrumental à razão crítica, sugerindo então algo em substituição. Por tudo isso, a alternativa “a” corresponde a melhor definição para o termo sublinhado, pois oferece a concepção mais apurada junto ao desenvolvimento do assunto em pauta.
 
	
	B
	A razão crítica é o oposto do que é a razão instrumental, principalmente porque a razão crítica, como o nome mesmo indica serve para criticar alguém, enquanto que a razão instrumental é aquela que nos permite criar instrumentos.
	
	C
	A razão instrumental corresponde a nossa habilidade racional em nos deixarmos envolver por emoções para depois decidirmos qual a melhor ação para a situação exigida.
	
	D
	A razão crítica é a capacidade de analisar a situação ou os elementos envolvidos em uma situação considerando a especificidade de cada elemento, para que tenhamos uma base crítica para tomada de posição no agir.
	
	E
	A razão instrumental é o principal elemento da crítica de Horkheimer, porém ele não sugere nenhuma alternativa que possamos utilizar, para deixarmos de nos servir da razão instrumental.
Questão 3/10 - Ética nas Relações Étnico Raciais
Analise a charge ao lado e assinale a opção que melhor expressa a fala e o ato extremista do cliente:
Em concordância com o que vimos sobre razão e esclarecimento, é correto afirmar que a charge:
 
Nota: 0.0
	
	A
	Ilustra um comportamento bem informado que sabe que a lógica é um problema para boas ideias.
	
	B
	Trata-se de uma crítica sarcástica à falta de esclarecimento que nos leva a falar e agirmos sem reflexão.
A alternativa “a” não corresponde de nenhum modo a interpretação de alguém bem informado, principalmente porque o raciocínio lógico é o oposto do que a alternativa indica. Quanto a alternativa “c” não deve ser assinalada, pois o uso da razão esclarecida não tem nada que ver com a criação de frases de efeito. No que se refere a alternativa “d” não se deve supor que a verdade revelada seja compreensiva de modo racional, porque o principal ponto neste tipo de verdade se refere a crença, a fé e não ao ponto de vista esclarecido. Em se tratando da alternativa “e” é uma opção totalmente contraditória com o que se verifica na imagem da charge, também a alternativa não oferece qualquer interação com o assunto tratado.
	
	C
	Diz respeito a situação de sempre procurar impressionar os outros com nossa frases de efeito.
	
	D
	Demonstra quanto ainda nos falta abrirmos nossas mentes para conhecer a verdade revelada. 
 
	
	E
	Trata-se de demonstrar a habilidade de concentração das pessoas, isso fica evidente no barbeiro que continua a realizar seu trabalho.
Questão 4/10 - Ética nas Relações Étnico Raciais
Analise a imagem abaixo e assinale a opção que melhor expressa a composição da etnia brasileira a partir da formação histórica:
Imagem disponível em https://zaruty.wordpress.com/2011/01/page/2/. Acesso em 02/10/2016
Em concordância com o que vimos sobre a historicidade da formação étnica no Brasil, é correto afirmar que a imagem:
Nota: 0.0
	
	A
	Ilustra um comportamento bem o comportamento brasileiro, como povo amigável e cordial.
	
	B
	Trata-se de uma reprodução em caráter de quem, por assim dizer, “tem mais tempo de Brasil”, habita a mais tempo nossas terras.
 A alternativa “a” não corresponde de nenhum modo a interpretação de alguém bem informado, principalmente porque comportamento não se enquadra em uma definição histórica como o comando da questão ordena. Quanto a alternativa “c” não deve ser assinalada, pois também a questão de gênero, aqui não implicam uma necessidade histórica, em nem ao menos um dos textos referenciais para discussão do assunto presente. No que se refere a alternativa “d” não se deve ser marcada, pois revela tão somente uma visão de mundo preconcebida e mesmo nociva as demais etnias, pois coloca os europeus como bons sujeitos da situação para procriar com as demais etnias, quando na realidade sabe-se que, em geral, estupravam as mulheres ou lhes tomavam por concubinas. Em se tratando da alternativa “e” é uma opção que, assim com a alternativa “a” não contempla o comando da questão, pois não se pode enquadrá-la de maneira histórica como resposta válida.
	
	C
	Diz respeito a desproporção de gênero onde aparecem duas mulheres para cada homem no Brasil.
	
	D
	Demonstra quanto a mistura de etnias foi importante ao nosso país, desde que os europeu aceitaram misturar-se aos demais grupo étnicos.
	
	E
	Trata-se de demonstrar a beleza do povo brasileiro desde e a exuberância das diversas etnias que compõe a nação brasileira.
Questão 5/10 - Ética nas Relações Étnico Raciais
Por mais que se deve reconhecer as mudanças em todos os aspectos da existência humana, o que as mídias sociais alteram de maneira significativa, ou seja, que não podemos deixar de notar?
Nota: 0.0
	
	A
	Alteraram principalmente o fato de qualquer um poder acessar a internet, não importa suas condições econômicas.
	
	B
	Alteraram de modo significativo a relação de dependência dos pais, se comparadas às gerações que antecederam as mídias, pois agora os adolescente e mesmos adultos se negam a deixar a casa de seus pais, por causa da condição de banda larga que as grandes famílias possuem.
	
	C
	Elas revolucionaram o modo de produção de informação no país. Pois, agora qualquer um que detenha acesso pode gerar e consumir informação em tempo real sobre qualquer conteúdo.
Não pode ser a opção “a” pois o fator econômico é sim uma questão condicionante para o acesso e consumo do conteúdo digital. A alternativa “b” não deve ser assinalada, pois afirma uma situação específica, a de jovens dependentes, como condição total da mudança social que foi o advento da internet. A alternativa “d” acontece uma contradição com o enunciado, portanto jamais se apresentaria como uma solução possível. Por fim, a alternativa “e” traz erroneamente a noção individual (indivíduos que “dormem menos”) como sendo a explicação universal (todas as pessoas da terra) do fenômeno comportamental. Para dizer pouco, a alternativa apresenta um problema de ordem lógica e isso já seria suficiente para anula-la.
	
	D
	Apesar de importantes, as mídias sociais não apresentaram uma mudança significativa na forma de encararmos o mundo e nele relacionarmo-nos uns com os outros.
	
	E
	Alteram fundamentalmente a forma do sujeito se portar no mundo, pois agora todos dormem menos, pois a internet é uma ferramenta que nos permite estar em contato com todas as pessoas da terra e, devido ao fuso horário, precisamos nos adaptar.
Questão 6/10 - Ética nas Relações Étnico Raciais
Analisando a charge a seguir, e segundo o que você estudou nesta temática:
Imagem disponível em: http://paulomatiuzzi.blogspot.com.br/2011_04_01_archive.html.  Acesso em 02/10/2016.
Qual das orações abaixo melhor traduz a situação exposta na figura?
Nota: 10.0
	
	A
	Não querer usar produtos tecnológicos pode