A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
82 pág.
APOL 1 LIDERANÇA E COACHING

Pré-visualização | Página 7 de 19

ativa, além do mais, nossos estudos deixam não deixam dúvida de que a mulher só deseja ser reconhecida como ser essencialmente sentimental que é.
Questão 8/12 - Ética nas Relações Étnico Raciais
Compare os elementos I e II abaixo:
I.  
II. 
A partir desses elementos e em conjunto ao que você estudou sobre a contribuição do pensamento protestante para o capitalismo, podemos afirmar que ambas as situações apresentadas:
Nota: 10.0
	
	A
	Referem-se ao problema da poluição I) que impede o pequeno empresário de prosperar e II) como o dinheiro é importante para o homem, mas não no plano religioso.
	
	B
	Demandam situações de perigo. Na figura I a cidade está tomada por fábricas o que leva a problemas de saúde e a morte. O mesmo se dá na figura II) relacionando céu e inferno.
	
	C
	Ambas figuras representam a inquietude (fabril e inferno) e tranquilidade (campestre e céu).
	
	D
	As duas situações criticam o sistema capitalista que é injusto e sem nenhuma recompensa, pois a predestinação já salva ou condena independentemente do indivíduo.
	
	E
	Representam como a lógica do capitalismo está relacionada diretamente ao trabalho, I) primeiro alterando a paisagem e II) depois como sinônimo de prosperidade e salvação.
Você acertou!
A alternativa “a” certamente poderia ilustrar a situação de poluição, mas não como obstáculo para a pequena empresa como a alternativa sugere para figura I, porém, na interpretação correta da imagem II vemos que a importância do dinheiro ou lucro é importante justamente no plano religioso. Não se deve marcar a alternativa “b” porque logo de início a afirmação sobre o perigo a invalida, mas também, porque o céu e inferno na imagem II referem-se a situação de predestinação e não há como relacionar, a partir dela, saúde e redenção como a alternativa quer impor. Quanto a alternativa “c” não deve ser afirmada, pois trata-se de uma imposição psicológica, que não se prende a nenhuma informação lógica a partir do assunto tematizado e somente uma ligação, quase à beira do absurdo, pode dar conta dessa alternativa. Também a alternativa “d” não pode ser afirmada, pois a primeira situação pode até (devido as proporções) ser vista como crítica ao capitalismo, porém a imagem II ao contrário expõe ou mesmo estimula o lucro. Por tanto, a alternativa “e” deve ser afirmada como correta, pois dá conta de expor os elementos sensíveis da produção capitalista, por exemplo o trabalho – a partir das chaminés fabris a ritmo pleno – e ilustra, segundo o que foi abordado sobre a lógica capitalista, como a lucratividade ou prosperidade pelo trabalho pode ser interpretada como sinal de redenção ou salvação.
Questão 9/12 - Ética nas Relações Étnico Raciais
Analise a imagem abaixo e assinale a opção que melhor expressa a composição da etnia brasileira a partir da formação histórica:
Imagem disponível em https://zaruty.wordpress.com/2011/01/page/2/. Acesso em 02/10/2016
Em concordância com o que vimos sobre a historicidade da formação étnica no Brasil, é correto afirmar que a imagem:
Nota: 10.0
	
	A
	Ilustra um comportamento bem o comportamento brasileiro, como povo amigável e cordial.
	
	B
	Trata-se de uma reprodução em caráter de quem, por assim dizer, “tem mais tempo de Brasil”, habita a mais tempo nossas terras.
Você acertou!
 A alternativa “a” não corresponde de nenhum modo a interpretação de alguém bem informado, principalmente porque comportamento não se enquadra em uma definição histórica como o comando da questão ordena. Quanto a alternativa “c” não deve ser assinalada, pois também a questão de gênero, aqui não implicam uma necessidade histórica, em nem ao menos um dos textos referenciais para discussão do assunto presente. No que se refere a alternativa “d” não se deve ser marcada, pois revela tão somente uma visão de mundo preconcebida e mesmo nociva as demais etnias, pois coloca os europeus como bons sujeitos da situação para procriar com as demais etnias, quando na realidade sabe-se que, em geral, estupravam as mulheres ou lhes tomavam por concubinas. Em se tratando da alternativa “e” é uma opção que, assim com a alternativa “a” não contempla o comando da questão, pois não se pode enquadrá-la de maneira histórica como resposta válida.
	
	C
	Diz respeito a desproporção de gênero onde aparecem duas mulheres para cada homem no Brasil.
	
	D
	Demonstra quanto a mistura de etnias foi importante ao nosso país, desde que os europeu aceitaram misturar-se aos demais grupo étnicos.
	
	E
	Trata-se de demonstrar a beleza do povo brasileiro desde e a exuberância das diversas etnias que compõe a nação brasileira.
Questão 10/12 - Ética nas Relações Étnico Raciais
A evolução semântica paralela de Ética e Moral a partir de sua origem etimológica não denota nenhuma diferença significativa entre esses dois termos, ambos designando fundamentalmente o mesmo objeto, a saber, o costume socialmente considerado, seja o hábito do indivíduo de agir segundo o costume estabelecido e legitimado pela sociedade.
VAZ, Henrique C. de Lima. Escritos de Filosofia IV: Introdução à Ética Filosófica 1. p. 14. São Paulo: Loyola, 1994.
Henrique Vaz apresenta que a origem do termo moral traz o mesmo significado do termo Ética. Contudo, a evolução dos estudos éticos permite realizar uma diferenciação, conforme expressam as asserções a seguir:
 
Ética é a reflexão sobre as atitudes do homem tendo em vista a busca do bem da sociedade.
ENQUANTO QUE
Moral são as regras construídas socialmente que determinam o comportamento de forma universal.
 
Sobre a veracidade e a relação entre as asserções:
Nota: 10.0
	
	A
	Ambas as asserções são verdadeiras e estabelecem a diferenciação entre Ética e moral.
	
	B
	Ambas as asserções são verdadeiras, mas apontam a complementação entre os termos Ética e moral.
	
	C
	Apenas a asserção sobre Ética é verdadeira, pois a moral não é universalizável.
Você acertou!
A asserção sobre Ética é verdadeira e inclui duas de seus principais aspectos, a reflexividade e a busca do bem. Embora a asserção sobre moral inicie corretamente, acaba por incluir um aspecto da Ética, o da universalização.
	
	D
	A asserção sobre Ética é falsa por desconsiderar seu aspecto prático; sobre moral é verdadeira.
	
	E
	Ambas as asserções são falsas por inverterem as definições de Ética e moral.
Questão 11/12 - Ética nas Relações Étnico Raciais (questão opcional)
De acordo com o que acabamos de estudar no presente tema, devemos entender que a razão instrumental é o posto da razão crítica. Está última, a razão crítica, apresenta-se como a forma mais adequada para abordagem do conhecimento e principalmente para fundamentar a racionalidade que deverá servir de base para as ações éticas.
Diante disso, assinale abaixo a alternativa que se aplica à explicação respectivamente ao termo sublinhado, conforme estudamos no tema.
Nota: 10.0
	
	A
	A razão instrumental é um processo racionalizante totalizador que homogeneíza qualquer objeto, sem levar em conta a especificidade que o compõe.
Você acertou!
A alternativa “b” não pode ser assinalada porque é uma completa falta de senso, com afirmativas fantasiosas que em nada se aplicam ao texto, com exceção do início, ainda assim, a afirmativa se atém à razão crítica e não cumpre o comando da questão. No que se refere a alternativa “c”, ela expõe uma contradição, porque razão e emoção são antagônicos e a razão depende em nada da emoção. Quanto a alternativa “d” ela incorre no mesmo erro da questão “b” quanto o problema de não cumprir o exigido pelo comando da questão. Por fim, a alternativa “e” não deve ser assinalada, pois ao contrário do que ela afirma, Horkheimer contrapõe a razão instrumental à razão crítica, sugerindo então algo em substituição. Por tudo isso, a alternativa “a” corresponde a melhor definição para o termo sublinhado, pois oferece a concepção mais apurada junto ao desenvolvimento do assunto em pauta.
 
	
	B
	A razão crítica é o oposto do que é a razão