Buscar

mediação de conflitos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Várias são as possibilidades ou contextos em que a mediação pode ser aplicada. Indique qual dos itens abaixo NÃO corresponde a uma forma possível de mediação.
	
	
	
	Mediação empresarial
	
	
	Mediação Familiar
	
	
	Mediação comunitária
	
	
	Mediação escolar
	
	
	Mediação individual
	
Explicação:
A mediação é um método de resolução de conflitos no qual um terceiro, imparcial, de confiança das partes (pessoas físicas ou jurídicas), livre e voluntariamente escolhido por elas, intervém, agindo como um ¿facilitador¿, um catalisador, que, usando de habilidade e arte, as leva a encontrar a solução para as suas pendências. Portanto, a mediação só faz sentido se houver um conflito entre ao menos duas pessoas.
	
	
	
	
	
	
		2.
		No que diz respeito à resolução de conflitos através da mediação é necessário :
	
	
	
	uma mudança de paradigma nas atuações do indivíduo
	
	
	um encaminhamento do conflito para a conciliação
	
	
	uma atuação maior do Judiciário, buscando acelerar o processo
	
	
	uma maior ênfase na utilização da arbitragem
	
	
	uma atuação do mediador decidindo o acordo entre as partes
	
	
	
		3.
		A arbitragem, regulado pela Lei nº 9.307/96, é uma forma de solução de conflitos:
	
	
	
	Judicial e o seu título é executivo extrajudicial.
	
	
	Extrajudicial e o seu título não constitui título executivo.
	
	
	Judicial e o seu título é executivo judicial.
	
	
	Extrajudicial e o seu título é executivo extrajudicial.
	
	
	Extrajudicial e o seu título é executivo judicial.
	
Explicação: A arbitragem é uma forma de solução de conflitos extrajudicial, em que as partes escolhem um terceiro, o árbitro, que ao final do processo expedirá uma decisão, que constitui título executivo judicial, ou seja, a sentença arbitral têm os mesmos efeitos da sentença judicial.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
		
	
		4.
		Sobre métodos de resolução alternativas de disputas (RAD) ou ADRs (alternative dispute resolution), pode-se afirmar que:( SENASP/MJ, 2009)
	
	
	
	É atribuição do Estado a administração de conflitos interpessoais.
	
	
	As RADs não devem ter por finalidade única diminuir o número de processos.
	
	
	As RADs devem ser encaradas numa dimensão excepcional.
	
	
	Os meios de Resolução Pacífica de Conflitos são, muitas vezes, denominados ¿meios de resolução alternativa de conciliação¿.
	
	
	O Estado é imprescindível à pacificação do convívio social.
	
Explicação:
Sobre as alternativas para a resolução da questão, afirma-se,  abaixo;
Não é uma  atribuição  ou finalidade obrigatória do Estado a administração de conflitos interpessoais. A intervenção do Estado surge nas condições, em que a composição de conflitos não se dá de modo voluntário e/ou autoritário.
Os meios de Resolução Pacífica de Conflitos  não se resumem à conciliação.
O Estado pode ser prescindível à pacificação do convívio social, quando as pessoas buscam voluntariamente a composição de conflitos.
As RADs devem ser encaradas com meios a serem difundidos na sociedade, evitando-se excessiva formalização de processos judiciais.
As RADs não devem ter por finalidade única diminuir o número de processos, sendo na verdade ferramentas para uma melhor estruturação da própria sociedade.
	
	
	
		5.
		Marque a alternativa incorreta: Arbitragem é (SENASP/MJ,2009)
	
	
	
	Forma de resolução de disputas, cuja decisão é produzida pelo poder judiciário.
	
	
	Forma de resolução de disputas, determinada por um terceiro.
	
	
	A criação e promoção de mecanismos alternativos de tratamento de conflitos.
	
	
	Forma de resolução pacífica de disputas, realizada por um árbitro.
	
	
	Forma de resolução de disputas, cuja decisão não é produzida pelo poder judiciário.
	
		6.
		Em relação à conciliação e à mediação,
	
	
	
	os conciliadores e mediadores judiciais devidamente registrados no cadastro do Tribunal de Justiça, se advogados, não terão qualquer restrição ou impedimento para o exercício de suas atividades, uma vez que as atividades de solução consensual dos conflitos caracterizam múnus público e de interesse social.
	
	
	o conciliador atuará somente nos casos em que não houver vínculo anterior entre as partes, podendo sugerir soluções para o litígio, mas não impor a conciliação
	
	
	as partes podem escolher, de comum acordo o conciliador e o mediador, desde que estejam cadastrados no registro do tribunal competent
	
	
	o mediador, que atuará preferencialmente nos casos em que houver vínculo anterior entre as partes, auxiliará aos interessados a compreender as questões e os interesses em conflito, de modo que eles possam, pelo restabelecimento da comunicação, identificar, por si próprios, soluções consensuais que gerem benefícios mútuos.
	
	
	em razão do dever de sigilo inerente às suas funções, o conciliador e o mediador não poderão divulgar os fatos ou elementos oriundos da conciliação ou da mediação, mas deverão depor se notados pelo juiz, pelo dever de colaboração para com o judiciário
	
Explicação:
GABARITO: D - o mediador, que atuará preferencialmente nos casos em que houver vínculo anterior entre as partes, auxiliará aos interessados a compreender as questões e os interesses em conflito, de modo que eles possam, pelo restabelecimento da comunicação, identificar, por si próprios, soluções consensuais que gerem benefícios mútuos.
Art. 165 § 3º NCPC​: O mediador, que atuará preferencialmente nos casos em que houver vínculo anterior entre as partes, auxiliará aos interessados a compreender as questões e os interesses em conflito, de modo que eles possam, pelo restabelecimento da comunicação, identificar, por si próprios, soluções consensuais que gerem benefícios mútuos.
	
	
	
	
		
	
		7.
		"É um meio alternativo de solução de controvérsias, litígios e impasses, na qual um terceiro, imparcial, de confiança das partes (pessoas físicas ou jurídicas), livre e voluntariamente escolhido por elas, intervém, agindo como um ¿facilitador¿, um catalisador, que, usando de habilidade e arte, as leva a encontrar a solução para as suas pendências.". Este conceito corresponde a:
	
	
	
	uma conciliação
	
	
	um conflito
	
	
	uma negociação
	
	
	uma mediação
	
	
	uma arbitragem
	
Explicação:
Na mediação as partes têm total controle do procedimento, mantendo a autonomia para decidir os aspectos em questão. O mediador, como terceiro imparcial, usando de habilidade e arte, leva as partes a encontrar a solução para as suas pendências.
	
	
	
	
		
	
		8.
		Analise as afirmativas a seguir: I - O processo de negociação comporta os interesses explícitos e implícitos de seus negociadores. Nessa perspectiva, o assunto velado é o real valor do produto a ser negociado. Esse valor se altera na medida da necessidade que cada um dos negociadores tem em relação ao item a ser negociado. II ¿ A capacidade de mapeamento dos interesses presentes em uma negociação compõe um dos elementos que, indicam a qualificação superior de um bom negociador. III - O negociador bem preparado é aquele que procura interesses, prioriza interesses e considera os interesses do outro lado. IV - A ideia visual do iceberg serve para definir a diferença entre posições e interesses. A ponta do iceberg é a posição de cada parte na negociação (fácil de ver); mas o interesse mais profundo fica escondido sob a água
	
	
	
	(d) Se somente as afirmativas II, III e IV estiverem corretas.
	
	
	(a) Se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
	
	
	(e) Se todas as afirmativas estiverem corretas.
	
	
	(c) Se somente as afirmativas I e IV estiverem corretas
(b) Se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
-----------
	Ana e Silvia estão em litígio judicial. Marcada a audiência, o juiz achando que Ana tinha razão, deu uma sentença a seu favor. Silvia saiu da audiência avisando que a situação não ia ficar daquela forma e iria recorrer ou entrar com uma nova ação. Que tipo paradigma foi privilegiado pelo juiz?
		
	
	trabalhar/descansar
	
	ganhar/perder
	
	ganhar/ganhar
	
	perder/perder
	
	arriscar/perder
	Respondido em 19/11/2019 01:44:46
	
	2a Questão
	
	
	
	
	Nas determinações do século XXI, tornam-se fundamentais , para ajudar as dificuldades nos relacionamentos entre as pessoas :
		
	
	os métodos que favorecem a identificação daquele que tem razão
	
	os métodos que facilitam e favorecem o diálogo
	
	os métodos que determinam as tarefas de cada um
	
	os métodos que julgam as pessoas com suas dificuldades
	
	os métodos que elegem um terceiro para realizar as escolhas pelas pessoas
	Respondido em 19/11/2019 01:45:34
	
	
	3a Questão
	
	
	
	
	As relações sociais são ricas em aspectos emocionais e culturais. Desta forma , os conflitos surgidos a partir delas não podem ser tratados de forma superficial e generalizada. Este fato leva a uma mudança de paradigma que é estabelecida pela mudança :
		
	
	do paradigma cooperativo em adversarial
	
	do paradigma adversarial em cooperativo
	
	do paradigma adversarial em competitivo
	
	do paradigma cooperativo em satisfativo
	
	do paradigma cooperativo em administrativo
	Respondido em 19/11/2019 01:46:06
	
	
	4a Questão
	
	
	
	
	Sobre o trabalho de mediação de conflitos é correto afirmar que
		
	
	
c) a construção da solução é sempre feita apenas pelo mediador, que dará a palavra final no encaminhamento do caso.
	
	b) é um processo de caráter sempre obrigatório no contexto jurídico brasileiro que visa à solução amistosa unicamente dos conflitos que envolvem filhos.
	
	a) não é um trabalho sigiloso, uma vez que as partes interessadas no processo, tal como o juiz e o promotor, devem participar ativamente conhecendo os detalhes da tentativa de autocomposição.
	
	d) transcende a solução dos conflitos, dispondo-se a transformar o contexto adversarial em colaborativo.
	
	e) os mediados não devem manejar o próprio conflito, pois os mediadores, que são escolhidos pelo Poder Judiciário local, fornecerão as questões que deverão ser abordadas e os parâmetros jurídicos para tal.
	Respondido em 19/11/2019 01:47:41
	
Explicação:
A questão D é a correta pois a mediação possui um caráter colaborativo.
	
	
	
	
	5a Questão
	
	
	
	
	Os meios extrajudiciais de solução de conflitos apresentam como característica:
		
	
	ensinar e orientar as pessoas nas ações judiciais
	
	estabelecer e reforçar as metas de recebimento de processos judiciais
	
	privilegiar e manter o conflito para ser resolvido por terceiros
	
	facilitar e favorecer o diálogo na composição das diferenças
	
	criar e reproduzir a ordem estabelecida no Judiciário
	Respondido em 19/11/2019 01:48:24
	
	
	6a Questão
	
	
	
	
	A principal característica do processo de mediação é a
		
	
	comunicação.
	
	técnica.
	
	discordância.
	
	competição.
	
	linguagem.
	Respondido em 19/11/2019 01:48:37
	
Explicação:
GABARITO - COMUNICAÇÃO
A mediação possui algumas características e princípios peculiares, entre os quais se destacam:
* Voluntariedade / Liberdade das partes
* Confidencialidade / Privacidade
* Participação de terceiro imparcial
* Economia financeira e de tempo
* Informalidade / Oralidade
* Reaproximação das partes
* Autonomia das decisões / Autocomposição
* Não-competitividade
O mediador facilita a comunicação, estimula o diálogo, auxilia na resolução de conflitos, mas não os decide.
http://www.mediarconflitos.com
	
	
	
	
	7a Questão
	
	
	
	
	Os meios alternativos de resolução dos conflitos representam uma mudança de paradigmas no manejo das controvérsias, assim assinale a resposta correta:
		
	
	A solução encontrada para o conflito não considera o entendimento entre as partes, objetiva sempre uma decisão a ser imposta.
	
	A solução encontrada será fruto de entendimento entre as partes, tendo como paradigmas a cooperação e a construção conjunta de soluções.
	
	A solução encontrada para o conflito será sempre encontrada na aplicação da lei.
	
	Haverá sempre um privilégio aos processos litigiosos em detrimento de um entendimento entre as partes.
	
	A solução encontrada quando da utilização dos meios alternativos terá sempre a figura de um ganhador e um perdedor.
	Respondido em 19/11/2019 01:49:22
	
	8a Questão
	
	
	
	
	Assinale a alternativa correta. Diante do litígio, qual a conseqüência da lógica determinista binária em relação às partes ?
		
	
	As partes são dominadas pela emoção, perdem a noção da responsabilidade, mantendo a importância da convivência pacífica entre os envolvidos.
	
	As partes são dominadas pela razão, perdem a noção da responsabilidade e a importância da convivência pacífica entre os envolvidos.
	
	As partes são dominadas pela emoção, restabelecem a noção da responsabilidade e a importância da convivência pacífica entre os envolvidos.
	
	As partes são dominadas pela emoção, perdem a noção da responsabilidade e a importância da convivência pacífica entre os envolvidos.
	
	As partes são dominadas pela razão, assumem a responsabilidade pelo litígio e pela manutenção da convivência não pacífica entre os envolvidos.
	Respondido em 19/11/2019 01:49:59
	
Explicação:
Na Aula 01, trabalha-se a perspectiva de que:
¿O paradigma da lógica determinista binária é o paradigma do ganhar/perder, em que a perpetuação do litígio é quase inevitável, podendo chegar a níveis patológicos. Quem é ferido, quer ferir, depois há o revide, e, por causa dessa reação, ocorre outra reação. Essa situação é infinitamente alimentada pelos sentimentos que desperta. As partes são dominadas pela emoção, perdem a noção de responsabilidade pelos seus atos e a importância de uma convivência pacífica com o próximo.¿
Pelo exposto, conclui-se que a alternativa correta é:
As partes são dominadas pela emoção, perdem a noção da responsabilidade e a importância da convivência pacífica entre os envolvidos.
A demais alternativas têm incorreções, ao mesclar emoção, razão, responsabilidade e convivência.
Se as partes estiverem atuando com racionalidade, tenderão a manter noções de responsabilidade, o que influenciará na perspectiva de convivência pacífica.
-----------
	
	
	
	
		1.
		A compreensão do conceito de democracia por parte da sociedade, o desenvolvimento do exercício da cidadania e a busca dos direitos individuais têm provocado mudanças, tais como:
	
	
	
	O conflito é sempre evitável, quando surge torna-se fator negativo para os cidadãos, pois obrigará a sociedade a refletir e tomar decisões, que terá reflexos na atuação da pesada máquina estatal.
	
	
	O Brasil tem passado para uma posição mais positivista, adotando os modelos de composição de conflitos através da decisão do juiz.
	
	
	A realidade social em que vivemos não se justifica mais, com a adoção do modelo individualista das soluções judiciais: é a prevalência do diálogo sobre a posição individual.
	
	
	Os conflitos atuais não afetam a esfera do Estado, pois a informatização do Poder Judiciário o tornou capaz de apresentar soluções precisas para as demandas decorrentes desta nova realidade
	
	
	Semanalmente, a imprensa divulga conflitos na política, nas relações de consumo e trabalhistas. Podemos concluir que o conflito é algo que produz somente efeitos negativos,
para o indivíduo, a sociedade e ao próprio Estado
	
		2.
		2) A teor do que dispõe a Lei n. 13.140/15, é INCORRETO afirmar que:
	
	
	
	Ninguém será obrigado a permanecer em procedimento de mediação.
	
	
	Comparecendo uma das partes acompanhada de advogado ou defensor público, o mediador dará continuidade ao procedimento, concedendo o prazo de 05 (cinco) dias para que a outra parte indique um advogado ou defensor público.
	
	
	As partes poderão ser assistidas por advogados ou defensores públicos
	
	
	Aos necessitados será assegurada a gratuidade da mediação
	
	
	A remuneração devida aos mediadores judiciais será fixada pelos tribunais e custeada pelas partes
	
		3.
		A medição consiste em instrumento complementar de solução de conflitos que incentiva os cidadãos a participar efetivamente na sociedade em que vivem, criando de forma autônoma e organizada, soluções pacíficas e sensatas para os problemas de convivência que afloram.( CARNEIRO, Daniel Carneiro. A mediação de conflitos como instrumento de acesso à justiça e incentivo à cidadania. Jus Navigandi, Teresina, ano 15, n. 2673, 26 out. 2010 ) Desta forma a mediação incentiva
	
	
	
	a escolha de pessoas especializadas na área do conflito, entre as partes, para expor seus pontos de vista e, assim determinar a melhor escolha
	
	
	o estabelecimento de metas a serem cumpridas pelos participantes , antes da solução ser dada por um terceiro
	
	
	no Judiciário a chamada conciliação , realizada por dois mediadores e um conciliador , experiente no assunto a ser resolvido
	
	
	a formação de grupos para discussão dos problemas e atribuição de soluções pelos terceiros convocados para participar
	
	
	nos indivíduos a oportunidade de dispor de forma pacífica sobre seus problemas, inserindo-os na cultura do diálogo
	
		4.
		Marque a resposta correta : A Lei nº 13.140/2015 dispõe que a mediação pode ser extrajudicial ou judicial, em relação a esta última
	
	
	
	Na mediação judicial, os mediadores estarão sujeitos à prévia aceitação das partes, não sendo observadas as hipóteses legais de impedimento e suspeição do juiz, que não são aplicadas ao mediador.
	
	
	O procedimento de mediação judicial será concluído em até trinta dias, contados da primeira sessão, salvo quando as partes, de comum acordo, requererem sua prorrogação.
	
	
	Se as partes forem encaminhadas pelo juiz, para a mediação, deverão, obrigatoriamente, celebrar o acordo.
	
	
	O procedimento de mediação judicial deverá ser concluído, impreterivelmente, em até sessenta dias, contados da primeira sessão, não se admitindo sua prorrogação.
	
	
	O procedimento de mediação judicial deverá ser concluído em até sessenta dias, contados da primeira sessão, salvo quando as partes, de comum acordo, requererem sua prorrogação.
	
		5.
		Marque a resposta correta: Apenas muito recentemente o campo de resoluções alternativas de conflitos tem se organizado profissionalmente, pois, culturalmente, em situação de conflito os indivíduos estavam habituados a
	
	
	
	pedir auxílio nas entidades religiosas para que desta forma fosse , ao menos, dada uma resposta espiritual para o problema apresentado
	
	
	estabelecer metas para a distribuição dos problemas que eram analisados pelos sindicatos como questões sociais
	
	
	recorrer ao judiciário para resolver questões legais e à psicologia para lidar com questões pessoais
	
	
	não fazer nada porque a morosidade da Justiça fazia com que as pessoas desistissem de lutar pelos seus direitos
	
	
	avaliar os vários problemas da situação e estabelecer possibilidades de respostas que fossem boas para todos
	
		6.
		Marque a resposta correta: Hoje, há uma explosão de recursos para criar diálogos colaborativos, e conseguir mudança na maneira de lidar com as situações de conflito. Podemos chamar este período atual de
	
	
	
	etapa de renovação de métodos decisórios para juízes
	
	
	momento de judicialização dos conflitos
	
	
	fase de evolução das estratégias judiciais punitivas
	
	
	espaço para a elaboração de mais leis
	
	
	era da negociação e da mediação
	
		7.
		No Canadá, a mediação é recomendada nos Tribunais como um procedimento
	
	
	
	preliminar às decisões judiciais
	
	
	criador das decisões judiciais
	
	
	estabilizador das decisões judiciais
	
	
	de análise das decisões judicias
	
	
	após as decisões judiciais
	
		8.
		No Japão, a figura do mediador é representada
	
	
	
	pela equipe de árbitros formada pelos tribunais
	
	
	pelo líder local de cada comunidade
	
	
	pelo conciliador nomeado pela Justiça
	
	
	pela Junta de Conciliação e Arbitragem
	
	
	pelo juiz de cada órgão do Poder Judiciário
	
	
		1.
		Marque a resposta correta: A armadilha da falsa autoridade deve ser evitada para o bem do mediador e, sobretudo, para o bem das partes envolvidas na mediação. O mediador, na mediação, desempenha a função de
	
	
	
	promotor
	
	
	delegado
	
	
	árbitro
	
	
	juiz
	
	
	facilitador
	
		2.
		Levando-se em consideração o papel do mediador, assinale a alternativa correta:
	
	
	
	O mediador e o conciliador participam ativamente, trazendo solução para o conflito.
	
	
	O mediador é um negociador ainda que não tome parte na negociação, pois tem interesse direto nos resultados.
	
	
	Aceita a mediação, o mediador passa a ter status de juiz, pois, muito embora não tenha poder outorgado pela sociedade, passa a decidir pelos demais.
	
	
	O mediador pode ser considerado um árbitro, pois ainda que não emita nenhum parecer técnico, possibilita um acordo entre as partes.
	
	
	O mediador deve fazer com que as partes envolvidas participem ativamente na busca de melhores soluções que se ajustem a seus interesses.
	
		3.
		O mediador tem como principal função facilitar o diálogo entre os mediandos, sem poder persuadi-los, tampouco tem qualquer poder decisório. Essa afirmativa está relacionada ao princípio?
	
	
	
	Princípio da consensualidade
	
	
	Princípio da confidencialidade
	
	
	Princípio da autodeterminação
	
	
	Princípio da voluntariedade
	
	
	Princípio da imparcialidade
	
		4.
		A mudança de paradigmas para o manejo dos conflitos tem como matriz:
	
	
	
	Respeito mútuo e aplicação da lei.
	
	
	Cooperação e construção conjunta de soluções
	
	
	Confronto e avaliação de soluções.
	
	
	Diálogo e sentença judicial.
	
	
	Responsabilidade conjunta e atitude adversarial.
	
		5.
		O pressuposto do tratamento exclusivo na mediação significa
	
	
	
	dar exclusividade às pessoas que dela participam, nos processos Judiciais
	
	
	avaliar as condições de cada parte e tratar com exclusividade os conflitos
	
	
	incentivar a comunicação individual com o mediador no procedimento
	
	
	não utilizar nenhuma informação da mediação para outras mediações ou processos
	
	
	estabelecer entre as partes uma ordem de importância no início da mediação
	
Explicação:
A alternativa correta, isto é, Não utilizar nenhuma informação da mediação para outras mediações ou processos, está de acordo com o princípio da confidencialidade. Assim sendo:
As necessidades, sentimentos e questões revelados durante a mediação não podem ser utilizados em qualquer outro ambiente. O dever de manter sigilo abrange todas as informações obtidas na sessão, salvo autorização expressa das partes, violação à ordem pública ou às leis vigentes, não podendo o mediador ser testemunha do caso nem atuar como advogado dos envolvidos em qualquer hipótese. A confidencialidade mereceu disciplina específica na Lei
13 140 /2015 e você deve consultar esse documento legal para aprofundar seu conhecimento na área.
	
		6.
		A lógica determinista binária, nos meios extrajudiciais de resolução de conflitos , representa:
	
	
	
	ganhar/perder
	
	
	ganhar/ganhar
	
	
	arriscar/perder
	
	
	trabalhar/descansar
	
	
	perder/perder
	
		7.
		Quanto à decisão na mediação , podemos afirmar que
	
	
	
	é importante a decisão do advogado
	
	
	a decisão é resultado do Judiciário
	
	
	não existe decisão imposta
	
	
	na mediação não há decisão
	
	
	o conciliador determinará o acordo
	
		8.
		Complete a afirmativa abaixo com a expressão mais adequada:_______________________ caracteriza-se pela possibilidade que as partes têm de escolherem o meio pelo qual querem resolver o conflito existente entre elas e pela possibilidade de poderem decidir sobre o seu resultado
	
	
	
	O princípio da autodeterminação
	
	
	O princípio da confidencialidade
	
	
	O princípio da autoridade
	
	
	O princípio da dignidade humana
	
	
	O princípio do sigilo
	
	
	
	
		1.
		Marque a resposta correta : Quanto ao conflito e a teoria da cibernética podemos afirmar que :
	
	
	
	O conflito não é importante para as relações que formam um sistema
	
	
	O conflito só é importante em relações que apresentam uma continuidade
	
	
	O conflito é estabelecido fora do sistema e deve ser tratado de forma objetiva
	
	
	O conflito serve para mostrar que algo não vai bem nas relações que formam o sistema
	
	
	O conflito nunca faz parte de um sistema de relações estabelecidas
	
	
	
	
	
	
		2.
		Considerando que sistema é um conjunto dos elementos interrelacionados com um objetivo comum, a opção que não se relaciona a este conceito é :
	
	
	
	todas as áreas do conhecimento possuem sistemas
	
	
	os sistemas apresentam características e leis
	
	
	o meio independe do controle do sistema
	
	
	as características básicas do sistema excluem o meio ambiente
	
	
	as partes se comunicam no sistema
	
		3.
		Marque a alternativa correta: Unindo os dois paradigmas teóricos, cibernético e sistêmico, podemos chegar à conclusão de que
	
	
	
	Na mediação são trabalhadas as relações e a comunicação no sistema
	
	
	Na mediação é trabalhada a comunicação, mas não as relações no sistema
	
	
	Na mediação são trabalhadas as relações no sistema , mas não a comunicação
	
	
	Na mediação é proposta a compreensão da função do conflito fora do sistema
	
	
	Na mediação não são trabalhadas as relações no sistema e nem a comunicação
	
		4.
		A abordagem sistêmica é uma maneira de resolver os problemas através
	
	
	
	da Teoria Geral dos Sistemas
	
	
	da Teoria da Expressão Oral
	
	
	da Teoria Cibernética
	
	
	da Teoria dos Pares Isolados
	
	
	da Teoria da Comunicação
	
		5.
		De acordo com a abordagem sistêmica algumas estratégias são importantes como técnicas da mediação, são elas:
	
	
	
	Local reservado, tratamento exclusivo e caráter individual
	
	
	Aplicação da Lei
	
	
	Imparcialidade, voluntariedade, autodeterminação, consensualidade
	
	
	Divisão, identificação, atenção, visão e comparação
	
	
	Arbitrariedade, determinação, submissão, especulação
		6.
		Pela teoria geral dos sistemas, que adota a abordagem sistêmica como forma se resolver os problemas, uma das estratégias, como técnica de mediação, é a divisão. Diante dessa afirmativa, assinale a alternativa correta:
	
	
	
	Divisão é a utilização de analogia; uso de solução antigas, em problemas similares, mas com alguma adaptação
	
	
	Divisão é olhar para o todo para entender como as partes se relacionam
	
	
	Divisão é analisar o todo e determinar uma solução
	
	
	Divisão é dividir os problemas em partes menores para facilitar o entendimento
	
	
	Divisão é identificar todas as partes do sistema
	
		7.
		Unindo os dois paradigmas teóricos, cibernético e sistêmico, podemos chegar ao entendimento de que na mediação são trabalhadas:
	
	
	
	as relações penais e as distorções de comunicação no sistema
	
	
	as relações e a comunicação no sistema
	
	
	as relações trabalhistas e a ausência de comunicação no sistema
	
	
	as conseqüências das relações e a comunicação entre os sistemas
	
	
	as situações vividas e os elementos que fazem parte do sistema
	
		8.
		Pela teoria geral dos sistemas, que adota a abordagem sistêmica como forma de resolver os problemas, uma das estratégias, como técnica de mediação, é a identificação. Diante dessa afirmativa, assinale a alternativa correta:
	
	
	
	Identificação é a utilização de analogia; uso de solução antigas, em problemas similares, mas com alguma adaptação
	
	
	Identificação é olhar para o todo para entender como as partes se relacionam
	
	
	Identificação é dividir os problemas em partes menores para facilitar o entendimento
	
	
	Identificação é identificar todas as partes do sistema
	
	
	Identificação é estabelecer o que é certo e errado e julgar a questão apresentada
	
	
		1.
		Um conflito interpessoal compreende aspecto relacional, trama e aspecto objetivo. Qual das opções abaixo se relaciona a trama:
	
	
	
	Resultado da dinâmica entre os dois aspectos.
	
	
	A moral das pessoas envolvidas.
	
	
	Valores sentimentos, crenças e expectativas.
	
	
	Concepções das famílias das partes envolvidas.
	
	
	Interesse objetivo ou material envolvido.
	
		2.
		Marque a resposta correta:
Os conflitos fazem parte de nossa vida e do nosso cotidiano. Podemos dizer que vivemos , no decorrer do nosso dia-a-dia em permanente contato com conflitos. Desta forma , podemos ter uma visão positiva ou negativa do conflito.  A visão negativa que temos do conflito está mais ligada ao
	
	
	
	aprendizado que ele produz
	
	
	desgaste emocional que eles geram
	
	
	encontro de soluções criativas
	
	
	aspecto inovador da situação
	
	
	estímulo para novas soluções
	
		3.
		Marque a resposta correta: Os conflitos fazem parte de nossa vida e do nosso cotidiano. Podemos dizer que vivemos , no decorrer do nosso dia-a-dia em permanente contato com conflitos. Desta forma , um manuseio adequado do conflito tem a ver com
	
	
	
	a afirmação de que os conflitos têm aspectos destrutivos
	
	
	a situação de que são importantes as posições serem mantidas
	
	
	a criação de situações mais adversariais para solucionar os conflitos
	
	
	a gestão das relações emocionais que os conflitos provocam
	
	
	a indicação de soluções mais rápidas , através de terceiros, para por fim ao conflito
	
		4.
		O conflito é uma disputa, é um fenômeno inerente às relações humanas e é inevitável, o que acaba por permitir o desenvolvimento de soluções e formas de analisá-lo como algo positivo. Considerando as opções abaixo, qual NÃO corresponde a nenhuma espécie de classificação dos conflitos ?
	
	
	
	Estruturais
	
	
	Informação
	
	
	Poder
	
	
	Valores
	
	
	Interesses
	
		5.
		Marque a resposta correta: Todos conhecem os conflitos, até mesmo, porque o vivemos em nosso dia-a-dia. Responda de que forma o mediador entende e aborda o conflito:
	
	
	
	entendendo este conflito como construtivo de novas opções
	
	
	decidindo que o conflito deve ser resolvido por um especialista na área
	
	
	se preocupando em resolver o conflito para as partes
	
	
	avaliando e tentando achar uma solução para o conflito
esperando que a solução do conflito possa surgir do advogado de uma das partes
	
		6.
		Sobre o conceito de conflito, analise as assertivas, e marque a alternativa correta.
	
	
	
	O conflito deve ser interpretado conforme as versões apresentadas, sempre preocupando-se em identificar a verdade dos fatos.
	
	
	O mediador deve perceber o conflito como algo natural inerente às relações humanas.
	
	
	Conflito é a disputa entre os interesses das pessoas, portanto o conflito sempre terá aspecto negativo.
	
	
	Para a mediação o conflito tem aspectos positivos, mas em regra, para a sociedade e sua evolução o conflito sempre é negativo.
	
	
	O conflito deve ser resolvido através da submissão do mais fraco pelo mais forte.
	
	
	
	
	
	
		7.
		Complemente a frase apresentada:
Para os mediadores a paz é um bem precário conquistado por sociedades que_______.
	
	
	
	não valorizam o conflito nas suas relações
	
	
	aprendem a lidar com o conflito
	
	
	valorizam a disputa pela prevalência da sua posição no conflito
	
	
	desenvolvem eficientes sistemas de controle e repressão
	
	
	entendem o conflito como menos importante do que as questões econômicas.
	
	
	
	
	
	
	
	
		8.
		Marque a resposta correta: Os conflitos são inerentes à natureza humana. Eles apresentam aspectos que podemos considerar como :
	
	
	
	formulados e estruturados
	
	
	impositivos e especiais
	
	
	interrogados e construtivos
	
	
	negativos e positivos
	
	
	ignorados e assimilados
	
	
		1.
		Marque a melhor resposta: Numa sessão de mediação , as partes estavam construindo suas soluções para o conflito, quando de repente, uma delas decidiu não continuar o procedimento , alegando que não tinha mais vontade de realizá-lo. O mediador desta forma deve
	
	
	
	Terminar a mediação , agradecendo a participação das partes
	
	
	Indicar a melhor solução para o conflito que vinha sendo tratado
	
	
	Solicitar aos advogados das partes que participem da mediação
	
	
	Induzir a parte a continuar com a mediação, buscando uma solução para o conflito
	
	
	Usar a solução da parte que quer continuar como a melhor para resolver o conflito
	
		2.
		Marque a alternativa que não pode ser inserida na afirmação abaixo: Na mediação, o mediador auxilia as partes a descobrirem _____________________
	
	
	
	suas verdadeiras posições
	
	
	seus reais conflitos
	
	
	suas melhores soluções
	
	
	seus desejos inconscientes
	
	
	suas propostas não adversariais
	
Explicação:
Não é um objetivo da mediação a descoberta pelos mediandos de seus desejos inconscientes. As demais alternativas, conforme se pode ler no material didático, às Aulas 03 e 07, são objetivos da prática da mediação.
	
	
	
	
	
	
		3.
		Duas pessoas estão iniciando o processo de mediação e foi incentivado pelo mediador que as partes deveriam se comprometer a ouvir ativamente e trocar informações sobre o conflito. Este processo é chamado de
	
	
	
	Geração de opções
	
	
	Comunicação ativa
	
	
	Intencionalidade
	
	
	Negociação
	
	
	Reciprocidade
	
Explicação:
O êxito da mediação está na abertura e manuntenção de um diálogo entre as partes, o que pressupõe reciprocidade.
	
	
	
	
	
	
		4.
		Considerando o conceito da pré mediação, qual das opções abaixo está errada ?
	
	
	
	Neste momento as regras de procedimento são informadas as partes, com a ressalva de que não poderão ser redefinidas nem rediscutidas.
	
	
	Neste momento serão analisados os custos e formas de pagamento da Mediação.
	
	
	Neste momento será definido o lugar e o idioma da Mediação.
	
	
	Neste momento, será analisada a forma de representação em juízo.
	
	
	Neste momento as partes tomam ciência do que consiste a mediação e podem escolher se querem que o conflito venha a ser resolvido desta forma.
	
		5.
		A prática da mediação traz o resgate da cidadania, quando o indivíduo toma para si, através de sua vontade, a condução de seu destino de forma livre, através de um processo mais rápido, menos oneroso e eficaz. Reunidas, após a escolha do Mediador, e com a sua orientação, as partes devem firmar o contrato na qual fiquem estabelecidas regras para o bom andamento da mediação. Um dos itens a seguir NÃO corresponde às cláusulas que devam ser dispostas:
	
	
	
	as pessoas que as representarão, mediante procuração com poderes de decisão expressos, ou as acompanharão, se for o caso;
	
	
	as regras de procedimento, ainda que sujeitas a redefinição negociada, a qualquer momento, durante o processo;
	
	
	a agenda de trabalho, sob pena dos efeitos da revelia, e os objetivos da Mediação proposta;
	
	
	os custos e formas de pagamento da Mediação, observando o disposto no artigo 19 do Regulamento da Mediação
	
	
	o lugar e o idioma da Mediação, ou, se assim o desejarem, deixar a critério da Instituição ou entidade organizadora do serviço;
	
		6.
		Assinale a resposta correta:
Para Warat, advogado , professor universitário argentino e expoente na mediação de conflitos, um recurso alternativo ao Judiciário, como a mediação
	
	
	
	não deve ser concebido com as crenças e os pressupostos do pensamento dos juristas
	
	
	não deve estabelecer um trabalho com a comunicação entre as partes , porque essa situação demoraria mais do que o trâmite do processo no Judiciário
	
	
	deve ser estabelecido através de leis e resoluções que deverão ser cumpridas por todos os envolvidos no conflito
	
	
	deve ter como objetivo o acordo a partir das soluções propostas pelo mediador a cada um dos participantes da mediação
	
	
	não deve ser realizado em Varas de Família, porque nesses locais os conflitos encontrados são de ordem emocional
	
		7.
		Você certamente já adquiriu diversos conceitos acerca da mediação. Entretanto, sob a ótica, adotada pelo pesquisador Ildemar Egger (Justiça Privada: formas alternativas de resolução de conflitos. Brasília: Revista JUSTILEX, ano I, nº 12, Dez/2002, p.60), podemos afirmar:
	
	
	
	A mediação consegue sempre restaurar a harmonia e a paz entre as partes envolvidas, pois o mediador trabalha especialmente nas interrelações.
	
	
	Na mediação, através do diálogo, o mediador auxilia os participantes a descobrirem os verdadeiros conflitos, seus reais interesses e a trabalhar cooperativamente na busca das melhores soluções.
	
	
	Para Egger, apresentando um entendimento moderno de mediação, é importante que o mediador apresente soluções e obrigue as partes a celebrar um acordo de paz.
	
	
	A solução obtida na Mediação culminará num acordo voluntário dos participantes ou num consenso pré-determinado pelos mediadores.
	
	
	Segundo Egger, as soluções surgem espontaneamente, reconhecendo-se que a melhor sentença é a vontade do Estado-juiz ou das partes.
	
		8.
		O processo da mediação se inicia com a pré-mediação que consiste numa entrevista com as partes, neste momento qual será o procedimento a ser seguido ? Assinale a alternativa correta.
	
	
	
	As partes escolhem de comum acordo o mediador. A controvérsia é levada para discussão.
	
	
	Esclarecimentos para as partes sobre o objeto da controvérsia e o motivo que as levaram a optar pela mediação. Avaliação da matéria poder ser ou não objeto de mediação. Esclarecimentos sobre o processo, procedimento e técnicas. As partes escolhem de comum acordo o mediador.
	
	
	Esclarecimentos para as partes sobre o objeto da controvérsia e o motivo que as levaram a optar pela mediação. Esclarecimentos sobre o processo, procedimento e técnicas. O
mediador é imposto, sem possibilidade de escolha pelas partes.
	
	
	O mediador é imposto, sem possibilidade de escolha pelas partes. Esclarecimentos sobre o processo. A controvérsia é levada para decisão.
	
	
	Escutar separadamente cada uma das partes. As partes escolhem de comum acordo o mediador.
	
	
	
		1.
		Na mediação a etapa denominada RESUMO deve ocorrer em que momento?
	
	
	
	Logo após as fases da abertura e criação de opções.
	
	
	Logo após as fases da abertura e escuta.
	
	
	Logo após as fases da abertura, investigação e escuta.
	
	
	Logo após a fase da abertura.
	
	
	Logo após as fases da abertura, escuta e investigação.
	
		2.
		A escuta ativa:
	
	
	
	É um processo que deixa a outra pessoa saber que você estava prestando atenção e se interessando pelos pensamentos e opiniões dela. Isto é conhecido também, como 'reciprocidade' (as duas pessoas estão comprometidas no processo de ouvir ativamente e trocar informações).
	
	
	Prejudica a capacidade e a vontade de compreender a mensagem inteira (verbal, não verbal, simbólica e latente) já que não compreende a possibilidade de responder adequadamente ao conteúdo e à intenção da mensagem (emoções, sentimentos, anseios).
	
	
	Pode-se dizer que um de seus pilares teóricos é o método socrático de busca da verdade, a maiêutica. O diálogo é o fundamento desse método, em que o conhecimento é extraído do interior da mente pela própria pessoa, a partir de um questionamento bem conduzido, que a encaminhe à essência do que se quer saber.
	
	
	Afasta a percepção de que duas pessoas estão reciprocamente interessadas e comprometidas, não permitindo o entendimento entre as parte, já que não há troca de informações prejudicando, assim, as relações interpessoais.
	
	
	Constitui a função precípua de facilitar a comunicação entre as partes para conduzir o diálogo das partes, escutando-as e formulando perguntas. Essa forma de coordenar a mediação, com a escuta e a formulação de perguntas, leva as partes a refletirem sobre o caso.
	
		3.
		O bom relacionamento em uma negociação, na mediação, é essencial, pois agrega confiança à relação, que é essencial quando se tem a perspectiva de relacionamentos em períodos mais longos. Nesse sentido, analise as afirmativas abaixo e assinale a afirmativa incorreta:
	
	
	
	Nas situações de negociação,na mediação, caso ocorram momentos de exaltação, ataque ou tentativa de escapar dos assuntos em pauta, recomenda-se agir no sentido de retornar para o problema, focalizando os objetivos da negociação, facilitando a manutenção de um relacionamento profissional.
	
	
	Na negociação, em uma mediação, a técnica do quebra-gelo pode ser utilizada como estratégia para a manutenção de um bom relacionamento, facilitando o desenvolvimento da empatia entre as partes
	
	
	A escuta apurada e respeitosa é índice de profissionalismo, principalmente diante de opiniões divergentes.
	
	
	Quando a dose de empatia necessária ao relacionamento não se estabelece, o negociador deve desistir imediatamente da negociação
	
	
	O negociador bem preparado, em uma mediação, é o que procura interesses, prioriza interesses e considera os interesses do outro lado
		4.
		Duas pessoas controvertem sobre o defeito existente no automóvel que uma vendeu à outra. Depois da abertura da sessão de mediação, o mediador resolveu deixar que as partes falassem, escutando-as sem interrupções. Prestou atenção nas manifestações e opiniões das partes observando que, cada uma tinha uma visão distinta sobre as circunstâncias que levaram as partes ao conflito de interesses (defeito no veículo). A atitude do mediador está:
	
	
	
	CORRETA, pois permite perceber que as duas pessoas estão reciprocamente interessadas e comprometidas no processo de ouvir e se entendendo, o que facilita o conhecimento de ambos e a troca de informações proveitosas, melhorando as relações interpessoais.
	
	
	INCORRETA, pois o mediador deve conduzir a sessão entre as partes, prestando conselhos e sua opinião pessoal para persuadir que cheguem à solução do conflito de interesses.
	
	
	INCORRETA, pois o mediador deve tomar as rédeas da sessão de mediação e não deve deixar que as partes falem, já que as manifestações e opiniões de cada um dificilmente permitem a solução do conflito de interesses.
	
	
	CORRETA, pois o papel do mediador não é o de conduzir a sessão entre as partes e não cabe ao mesmo prestar informações ou conselhos no decorrer da sessão, valendo apenas a sua decisão final que dará a solução do conflito de interesses.
	
	
	INCORRETA, pois o mediador não deve deixar que as partes falem sem interrupções e sua posição deve ser ativa, propondo desde logo uma solução conciliatória, para que as partes dividam o custo do conserto do veículo.
	
		5.
		Sobre a confidencialidade em todas as etapas da mediação, é correto afirmar que:
	
	
	
	Todo o processo de mediação é sigiloso e o mediador tem a obrigação ética de não revelar as circunstâncias do conflito, os problemas dos mediandos, sejam pessoais, jurídicos ou de outra natureza, além de todo e qualquer fato que tenha conhecimento em razão de sua participação no processo de mediação.
	
	
	No processo de mediação, a confidencialidade é a premissa da imparcialidade e com nada mais se identifica. O mediador deve guardar sigilo para agir como protetor do processo de mediação, garantindo a lisura, para que não haja parcialidade.
	
	
	Aplica-se a confidencialidade restritivamente aos fatos que forem revelados em reunião reservada de uma das partes com o mediador, para que a outra não venha a ter conhecimento.
	
	
	A confiança das partes no mediador escolhido decorre da certeza da confidencialidade de todo o processo de mediação, sendo certo que o sigilo só tem cabimento em relação a terceiros quanto aos fatos revelados na sessão de mediação, pois a mesma ocorre de forma sempre conjunta, entre o mediador e as partes, e não se admite interrupção ou reunião em separado.
	
	
	O mediador ficará obrigado a não revelar para outras pessoas o que está sendo discutido no processo de mediação, caso tenha assinado a cláusula contratual de sigilo, no termo de mediação.
	
		6.
		Na Mediação há uma auto composição assistida, ou seja, são os próprios envolvidos que discutirão e comporão o conflito, mas com a presença de um terceiro imparcial, que não deve influenciar ou persuadir que as pessoas entrem em um acordo. Em relação as regras de mediação marque a resposta correta e mais completa em relação ao que o mediador deve observar:
	
	
	
	Escutar atentamente e inquirir para saber mais.
	
	
	Escutar atentamente, inquirir para saber mais e fazer um resumo do compreendido.
	
	
	Inquirir para saber mais e fazer um resumo do compreendido.
	
	
	Inquirir para saber mais e avaliar as opções.
	
	
	Escutar atentamente e fazer um resumo do compreendido.
		7.
		Marque verdadeiro ou falso e depois assinale a alternativa correta:
( ) as sessões privadas servem para permitir a expressão de sentimentos, sem aumentar o conflito.
( ) Não serve para identificar ou esclarecer questões
( ) evitar situações inadequadas à mediação
	
	
	
	c)VVV
	
	
	b)VFV
	
	
	e)FVV
	
	
	a) VFF
	
	
	d)FFF
	
Explicação:
A resposta correta é:
(v ) as sessões privadas servem para permitir a expressão de sentimentos, sem aumentar o conflito.
(f ) Não serve para identificar ou esclarecer questões
(v ) evitar situações inadequadas à mediação
	
	
	
	
	
	
		8.
		Duas pessoas controvertem sobre uma dívida decorrente de cheque devolvido por insuficiência de fundos, que uma utilizou para pagar à outra, pela aquisição de um determinado bem móvel. Iniciada a sessão de mediação, o mediador,
logo na abertura, informou que não decidirá nada e nem dará conselhos. A atitude do mediador está:
	
	
	
	INCORRETA, pois o mediador deve conduzir a sessão entre as partes, prestando conselhos e sua opinião pessoal para persuadir que cheguem à solução do conflito de interesses.
	
	
	CORRETA, pois o mediador deve conduzir a sessão sem prejulgar ou julgar o conflito de interesses entre as partes e não deve emitir conselhos ou sua opinião pessoal.
	
	
	INCORRETA, pois o mediador não deve conduzir a sessão entre as partes e não cabe ao mesmo prestar informações ou conselhos no decorrer da sessão, valendo apenas a sua decisão final que dará a solução do conflito de interesses.
	
	
	CORRETA, pois o mediador deve apenas colocar as partes de frente uma à outra, não devendo conduzir a sessão, permitindo apenas que sua presença sirva de testemunho para eventual acordo que celebrem.
	
	
	CORRETA, pois o mediador não pode conduzir a sessão, mas deve se colocar de forma a impor respeito e deixar que as partes promovam a autocondução da sessão de mediação, presenciando tudo para permitir sua incumbência final de redigir o acordo, caso as partes cheguem à solução do conflito.
	
	
	
	
		1.
		No que concerne à mediação e ao papel do profissional enquanto mediador, assinale a alternativa correta. . I. A mediação familiar tem por objetivo ajudar as partes em controvérsia ou disputa a alcançar a aceitação mútua e concordância voluntária. II. A mediação familiar é um processo preventivo que tenta evitar o divórcio, através da intervenção firme do mediador que orienta as partes sobre as conseqüências jurídicas do divórcio. III. O mediador é um profissional com formação especifica, que deve manter-se neutro em todo processo. IV. A mediação não é arbitramento, na medida em que não tem como encargo descobrir e prover soluções para as partes.
	
	
	
	Somente a proposição I está correta.
	
	
	Somente as proposições I, III e IV estão corretas.
	
	
	Somente as proposições I e II estão corretas.
	
	
	Somente as proposições I, IV e II estão corretas.
	
	
	Somente a proposição III está correta.
	
		2.
		Dentre as opções abaixo, assinale aquela que aponta a indicação da mediação para solução dos conflitos.
	
	
	
	As partes compartilham algum grau de responsabilidade pelo estado do conflito.
	
	
	Existe delito de ação pública ou violência ou maus tratos.
	
	
	Uma das partes quer provar a verdade dos seus feitos.
	
	
	No conflito existem princípios inegociáveis.
	
	
	Há um interesse punitivo.
	
		3.
		Analise as afirmativas apresentadas quanto à aplicabilidade da mediação e marque a seqüência correta:
I - As partes querem conservar o controle sobre o resultado. II - A lentidão do procedimento formal favorece a uma das partes. III - Não existe grande desequilíbrio de poder entre as partes. IV - Quer se estabelecer um precedente legal.
	
	
	
	Não-Recomendada; Não-Recomendada; Recomendada; Recomendada
	
	
	Recomendada; Não-Recomendada; Recomendada; Não-Recomendada
	
	
	Recomendada; Não-Recomendada; Não-Recomendada; Recomendada
	
	
	Recomendada; Recomendada; Não-Recomendada; Não-Recomendada
	
	
	Não-Recomendada; Recomendada; Não-Recomendada; Recomendada
	
	
	
	
	
	
		4.
		Diante de uma briga entre familiares, as partes foram orientadas a procurar o Núcleo de Mediação existente no bairro, para solução do conflito. Assim, para que a recomendação da mediação obtenha sucesso é necessário a observância de algumas situações. Das hipóteses abaixo, para qual delas não se recomenda a mediação.
	
	
	
	As partes querem conservar o controle sobre o resultado.
	
	
	A disputa não convém a ninguém e nenhuma delas deseja entrar com uma ação na Justiça.
	
	
	A relação se perpetua no tempo e se quer terminar com o problema, mas não com a relação.
	
	
	Se quer estabelecer precedente legal.
	
	
	Se quer resolver o conflito rapidamente.
	
		5.
		As técnicas de criação de opções para a satisfação de interesses identificados, na mediação satisfativa são:
	
	
	
	conceitos aplicados como técnicas de negociação, arbitragem e conciliação
	
	
	destinadas para a contribuição da superação de constantes impasses entre países.
	
	
	princípios que regem o processo judicial.
	
	
	elementos que priorizam o conflito subjetivo, visando um acordo negociado.
	
	
	destinadas à resolução dos conflitos familiares utilizando a Teoria da Comunicação.
	
		6.
		Considerando a mediação satisfativa da Escola de Harvard, assinale a opção correta.
	
	
	
	Esta técnica de mediação destaca a importância da pré-mediação e dos conceitos e procedimentos, como: posições, escuta, questionamentos, resumos, interesses, dentre outros.
	
	
	Esta técnica de mediação trabalha com posições e interesses, utiliza a técnica de opções e de observação dos dados de realidade e também separa o conflito subjetivo do objetivo.
	
	
	Esta técnica de mediação tem forte influência da mediação sistêmica, analisando as relações como um processo de interdependência entre ações e reações.
	
	
	Esta técnica de mediação se baseia na Teoria da Comunicação para aperfeiçoar a escuta do mediador, sua investigação e reformulação da comunicação, com o uso de paráfrases e questionamentos.
	
	
	Esta técnica de mediação se apoia nos conceitos da teoria geral dos sistemas, da cibernética e da teoria da comunicação.
	
		7.
		A mediação transformativa engloba conceitos, técnicas e procedimentos, tais como:
	
	
	
	Destaca a importância da pré-mediação e dos conceitos e procedimentos, como: posições, escuta e debate .
	
	
	Técnicas de entrevista satisfativa, aspectos da terapia sistêmica de família, investigação da veracidade dos fatos.
	
	
	Elementos do modelo de ciência contemporânea, que são: complexidade, intersubjetividade e a metodologia.
	
	
	Prevalência dos aspectos intersubjetivos do conflito, resumos, interesses, opções, dados de realidade e acordos subjacentes.
	
	
	Identificação de posição e interesses, técnicas de determinação de opções e necessidade de observar os dados descritos no processo.
	
		8.
		Andrea é mãe de Igor, um menino de 5 anos que é portador de Sindrome de Asperger, e está enfrentando algumas resistências na Instituição de Ensino em que seu filho está matriculado. A professora não está sabendo conduzir a turma para ajudar a enfrentar as dificuldades de adaptação e sociabilidade de Igor e este a cada dia tem se apresentado mais arredio. Andrea já conversou com a professora e com a diretora da escola, mas nada mudou. Andrea lhe procura e relata tudo o que vem acontecendo, solicitando sua ajuda para uma melhor administração dos conflitos que tem enfrentado, principalmente por querer manter o respeito e a harmonia no ambiente escolar de forma que possa manter seu filho na Instituição de Ensino, melhorando assim a comunicação com todos que estão envolvidos na adaptação de Igor na escola. Diante das solicitações de Andrea, qual seria a sugestão ? . Assinale a opção correta:
	
	
	
	Procurar uma outra escola .
	
	
	Propor uma ação judicial.
	
	
	Propor uma mediação escolar.
	
	
	Propor uma arbitragem.
	
	
	Propor uma negociação.
	
	
	
	
		1.
		Duas pessoas estão participando de uma mediação judicial. No decorrer da mediação , uma das partes comentou com uma pessoa conhecida sobre a independência, franqueza e coerência com que o mediador agia na mediação. Este princípio da mediação é chamado de
	
	
	
	Diligência
	
	
	Confidencialidade
	
	
	Competência
	
	
	Credibilidade
	
	
	Imparcialidade
	
		2.
		Dentre os princípios que regem a atuação do mediador,
identifique o que determina que o mediador tem o dever de possuir qualificação que o habilite a exercer esta função.
	
	
	
	Imparcialidade;
	
	
	Consensualidade;
	
	
	Confidencialidade;
	
	
	Informalidade;
	
	
	Competência;
	
		3.
		Muitas pessoas, tanto jurídicas quanto físicas, têm optado pela mediação de conflitos, justamente pelo caráter sigiloso do processo, pois não desejam que terceiros tenham conhecimento do conflito que estão a gerenciar e muito menos das soluções que alcançaram com o método. Esta afirmação diz respeito ao princípio:
	
	
	
	da Confidencialidade, que deve ser observado por todos os que participaram do procedimento;
	
	
	da Autonomia da vontade das partes, que deve nortear todo o procedimento;
	
	
	da Competência, que exige do mediador qualificação técnica necessária para assegurar qualidade à condução do processo;
	
	
	da Credibilidade, que o mediador deve construir e manter perante os mediandos;
	
	
	da Imparcialidade do mediador, não poderá tomar qualquer atitude que possa sugerir parcialidade ou favorecimento em relação a uma das partes em detrimento da outra.;
	
		4.
		Considerando a atuação do mediador frente à sua nomeação, assinale a opção ERRADA:
	
	
	
	Avaliará a aplicabilidade ou não de Mediação no caso.
	
	
	Obrigar-se-á  a seguir os termos convencionados.
	
	
	Revelerá, antes de aceitar a indicação, interesse ou relacionamento que possa afetar a imparcialidade, suscitar aparência de parcialidade ou quebra de independência, para que as partes tenham elementos de avaliação e decisão sobre sua continuidade.
	
	
	Fornecerá às partes, ao final, sua posição sobre a resolução do conflito.
	
	
	Aceitará o encargo somente se estiver imbuído do propósito de atuar de acordo com os Princípios Fundamentais estabelecidos e Normas Éticas, mantendo íntegro o processo de Mediação.
	
		5.
		No que concerne ao Princípio da Diligência, assinale a alternativa correta: I - O mediador deverá manter sigilo sobre todas as informações obtidas na mediação. II- O cuidado e a prudência na observância da regularidade, por parte do mediador, que deve assegurar a qualidade do processo e cuidar ativamente de todos os seus princípios fundamentais. III- O mediador deve ser imparcial, no sentido de evitar qualquer privilégio a uma das partes em detrimento da outra ao longo de todo o processo. IV- É o cuidado e o zelo do mediador , na condução da mediação, primando pela observância de seus princípios.
	
	
	
	Somente as alternativas I e III estão corretas.
	
	
	Somente as alternativas II e IV estão corretas.
	
	
	Somente a alternativa III está correta.
	
	
	Somente as alternativas I, II e III estão corretas.
	
	
	Somente a alternativa I está correta.
	
		6.
		Segundo o CONIMA, a credibilidade da mediação no Brasil como processo eficaz para solução de controvérsias vincula-se diretamente ao respeito que os Mediadores vierem a conquistar, por meio de um trabalho de alta qualidade técnica, embasado nos mais rígidos princípios éticos. Qual das opções abaixo corresponde ao que se espera de um mediador frente às partes.
	
	
	
	Esclarecer a parte, ao finalizar uma sessão em separado, quais os pontos sigilosos e quais aqueles que podem ser do conhecimento da outra parte.
	
	
	Esclarecer quanto ao pagamento dos honorários, custas e forma de pagamento para uma das partes
	
	
	Dialogar separadamente com uma parte apenas e sem igual oportunidade à outra.
	
	
	Assegurar-se de que as partes tenham suficientes informações para avaliar e decidir.
	
	
	Recomendar à apenas uma parte a revisão legal do acordo antes de subscrevê-lo.
	
		7.
		
Marque a resposta incorreta:
Para o CONIMA, a credibilidade da mediação no Brasil como processo eficaz para solução de controvérsias vincula-se diretamente ao respeito que os Mediadores vierem a conquistar com um trabalho de excelência técnica, amparado em princípios éticos rígidos. Assim de acordo com o Código de Ética, a atuação do mediador frente ao processo  poderá:
	
	
	
	Esclarecer quanto ao sigilo.
	
	
	Definir, com os mediandos, todos os procedimentos pertinentes ao processo.
	
	
	Descrever o processo da Mediação para as partes.
	
	
	Assegurar a qualidade do processo, utilizando todas as técnicas disponíveis e capazes de levar a bom termo os objetivos da Mediação.
	
	
	Prosseguir com o processo, mesmo que encontre qualquer impedimento ético ou legal.
	
		8.
		Marque a resposta incorreta:
O caráter voluntário do processo da Mediação garante
	
	
	
	a autonomia da vontade das partes
	
	
	a liberdade de tomar as próprias decisões durante ou ao final do processo
	
	
	o estabelecimento de diferentes procedimentos
	
	
	o poder das partes de administrá-lo
	
	
	a posição decisória do mediador frente às partes
	
	
		1.
		Não basta para a solução dos conflitos a aplicação da Lei. Estas relações não são matemáticas. Normalmente, para os envolvidos neste tipo de conflito, dois mais dois nunca é quatro. Há sempre este ou aquele detalhe, e que teve conseqüências determinantes e irreparáveis em sua maneira de ver a realidade que se apresenta. Assim, no que consiste a mudança de paradigma adversarial para o paradigma cooperativo:
	
	
	
	Na resolução de controvérsias de forma consensual, na qual uma das partes, por meio da reflexão, tem a possibilidade, ela própria de solucionar seu conflito, contando com a figura do mediador, terceiro imparcial que facilitará a percepção do litígio
	
	
	Na resolução de controvérsias de forma consensual, na qual uma das partes , por meio do diálogo franco e pacífico, tem a possibilidade de impor a solução para o conflito, com a ajuda do mediador ,que facilitará a compreensão do litígio
	
	
	Na resolução de controvérsias de forma consensual, na qual as partes, por meio do diálogo franco e pacífico têm a possibilidade, elas próprias de solucionarem seu conflito, contando com a figura do mediador, terceiro imparcial que facilitará a conversação entre elas
	
	
	Na resolução de controvérsias de forma consensual, na qual as partes, por meio do diálogo franco e pacífico têm a possibilidade, impor uma solução para o conflito, contando com a figura do mediador, terceiro parcial que facilitará a conversação entre elas
	
	
	Na resolução de controvérsias de forma consensual, na qual um terceiro, por meio do diálogo franco e pacífico têm a possibilidade, elas próprias de solucionarem seu conflito, contando com a figura do mediador, terceiro parcial que facilitará a conversação entre elas
	
		2.
		A propósito dos meios de resolução de conflitos individuais e coletivos do trabalho, assinale a alternativa CORRETA:
	
	
	
	os conflitos individuais de trabalho devem ser submetidos a prévia tentativa de conciliação se existir, na localidade da prestação de serviços, Comissão de Conciliação Prévia no âmbito da empresa ou do sindicato da categoria ou órgão do Ministério do Trabalho e Emprego;
	
	
	o exercício da função arbitral pelos órgãos do Ministério Público do Trabalho é admissível tanto em conflitos coletivos, quanto em litígios individuais;
	
	
	de acordo com a jurisprudência do TST, o ajuizamento de dissídio coletivo de natureza econômica depende de comum acordo entre as partes envolvidas, resguardando-se ao Poder Judiciário o exame da razoabilidade de eventual recusa manifestada pelo suscitado;
	
	
	havendo conflito intersindical acerca da titularidade da representação dos interesses individuais e coletivos de determinada categoria, a mediação respectiva não poderá ser processada no âmbito do Ministério do Trabalho e Emprego;
	
	
	nenhuma das respostas é correta.
	
Explicação:
GABARITO
B - o exercício da função arbitral pelos órgãos do Ministério Público do Trabalho é admissível tanto em conflitos coletivos, quanto em litígios individuais;
LC 75/93, uma vez que a lei não menciona se a arbitragem se aplicaria a conflitos coletivos ou individuais: Art. 83. Compete ao Ministério Público do Trabalho o exercício das seguintes atribuições junto aos órgãos da Justiça do Trabalho: XI - atuar como árbitro, se assim for solicitado pelas partes, nos dissídios de competência da Justiça do Trabalho;
	
	
	
	
	
	
		3.
		Em relação aos diversos meios de solução de conflitos com a Administração Pública, é correto afirmar que
	
	
	
	a instauração de procedimento administrativo para resolução consensual de conflito no âmbito da Administração Pública interrompe a prescrição, exceto se se tratar de matéria tributária.
	
	
	mesmo as controvérsias que somente possam ser resolvidas por atos ou concessão de direitos sujeitos a autorização do Poder Legislativo estão incluídas na competência das câmaras de prevenção e resolução administrativa de conflitos.
	
	
	é facultado aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios suas autarquias e fundações públicas, bem como às empresas públicas e sociedade de economia mista federais, submeter seus litígios com órgãos ou entidades da Administração Pública federal à Advocacia-Geral da União, para fins de composição extrajudicial do conflito.
	
	
	os conflitos que envolvem equilíbrio econômico-financeiro de contratos celebrados pela Administração Pública com particulares não podem ser submetidos às câmaras de prevenção e resolução administrativa de litígios, exceto quando versarem sobre valores inferiores a quinhentos salários-mínimos.
	
	
	o procedimento de mediação coletiva, para solução negociada de conflitos, no âmbito da Administração Pública estadual, não pode versar sobre conflitos que envolvem prestação de serviços públicos, salvo se esses serviços públicos forem relacionados a transporte urbano.
	
Explicação:
GABARITO A - é facultado aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios suas autarquias e fundações públicas, bem como às empresas públicas e sociedade de economia mista federais, submeter seus litígios com órgãos ou entidades da Administração Pública federal à Advocacia-Geral da União, para fins de composição extrajudicial do conflito.
Lei 13.140/2015, art. 37.  É facultado aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios, suas autarquias e fundações públicas, bem como às empresas públicas e sociedades de economia mista federais, submeter seus litígios com órgãos ou entidades da administração pública federal à Advocacia-Geral da União, para fins de composição extrajudicial do conflito.
	
	
	
	
	
	
		4.
		Não basta para a solução dos conflitos a aplicação da Lei. Estas relações não são matemáticas. Normalmente, para os envolvidos neste tipo de conflito, dois mais dois nunca é quatro. Há sempre este ou aquele detalhe, e que teve conseqüências determinantes e irreparáveis em sua maneira de ver a realidade que se apresenta. Assim, assinale a alternativa correta do que consiste a mudança de paradigma adversarial para o paradigma cooperativo:
	
	
	
	Na resolução de controvérsias de forma consensual, na qual as partes, por meio do diálogo franco e pacífico têm a possibilidade, impor uma solução para o conflito, contando com a figura do mediador, terceiro parcial que facilitará a conversação entre elas.
	
	
	Na resolução de controvérsias de forma consensual, na qual uma das partes , por meio do diálogo franco e pacífico, tem a possibilidade de impor a solução para o conflito, com a ajuda do mediador ,que facilitará a compreensão do litígio.
	
	
	Na resolução de controvérsias de forma consensual, na qual as partes, por meio do diálogo franco e pacífico têm a possibilidade, elas próprias de solucionarem seu conflito, contando com a figura do mediador, terceiro parcial que facilitará a conversação entre elas
	
	
	Na resolução de controvérsias de forma consensual, na qual as partes, por meio do diálogo franco e pacífico têm a possibilidade, elas próprias de solucionarem seu conflito, contando com a figura do mediador, terceiro imparcial que facilitará a conversação entre elas
	
	
	Na resolução de controvérsias de forma consensual, na qual uma das partes, por meio da reflexão, tem a possibilidade, ela própria de solucionar seu conflito, contando com a figura do mediador, terceiro imparcial que facilitará a percepção do litígio
	
		5.
		Os Métodos Extrajudiciais de Solução de Conflitos surgem em nossa cultura e tem a função :
	
	
	
	avaliadora
	
	
	questionadora
	
	
	pacificadora
	
	
	empreendedora
	
	
	intimidadora
	
Explicação:
Mediação, conciliação e arbitragem são métodos de solução de conflitos e controvérsias que, nas últimas décadas, vêm sendo cada vez mais assimilados como capazes de pacificar conflitos, sem que seja necessário recorrer ao Poder Judiciário. A função dos métodos extrajudiciais de soluções de conflitos, portanto, é pacificadora. Na visa a empreender, avaliar, questionar tampouco intimidar as partes envolvidas num conflito. A alternativa correta é, deste modo, a função pacificadora.
	
		6.
		A mudança de paradigmas para o manejo dos conflitos, ao invés de privilegiar os processos litigiosos, deve-se buscar o entendimento entre as partes, sempre, visando à manutenção e responsabilização correlatas. Desta maneira, percebe-se claramente a importância desta nova postura que :
	
	
	
	privilegia a formação de novos paradigmas em substituição ao do ganhar/perder
	
	
	enfatiza a dependência das pessoas das decisões estabelecidas por terceiros
	
	
	reforça a manutenção da relação de poder construída pelas partes
	
	
	busca estabelecer uma hierarquia na comunicação entre as pessoas
	
	
	aumenta o número de encaminhamentos de processos para o Judiciário
	
Explicação:
A alternativa correta é: privilegia a formação de novos paradigmas em substituição ao de ganhar/perder. Os novos paradigmas trabalham com a perspectiva de que as:
Relações sociais são extremamente ricas em detalhes emocionais e culturais e, ao mesmo tempo, demasiadamente frágeis. Diante dessas características, os conflitos não podem ser tratados de forma generalizada e superficial, sendo necessária e fundamental uma ruptura com o paradigma vigente que é o da lógica determinista binária. O paradigma da lógica determinista binária é o paradigma do ganhar/perder, em que a perpetuação do litígio é quase inevitável, podendo chegar a níveis patológicos. Quem é ferido, quer ferir, depois há o revide, e, por causa dessa reação, ocorre outra reação. Essa situação é infinitamente alimentada pelos sentimentos que desperta. As partes são dominadas pela emoção, perdem a noção de responsabilidade pelos seus atos e a importância de uma convivência pacífica com o próximo.
(material didático do Curso – Aula 01)
As demais opções estão incorretas, porque os métodos de composição extrajudicial:
- visam a que justamente não ocorra o “ aumento do número de processos para o Judiciário”.
- devem reduzir e não enfatizar “a dependência das pessoas das decisões estabelecidas por terceiros”. As partes devem chegar à solução final.
- consideram as partes em equilíbrio, sem que se busque “estabelecer uma hierarquia na comunicação entre as pessoas”.
- não “reforça a manutenção da relação de poder construída pelas partes”, na verdade trata como iguais.
	
		7.
		As relações sociais são extremamente ricas de detalhes emocionais e culturais, e, ao mesmo tempo (e também por esta razão) demasiadamente frágeis. Diante desta fragilidade e alcance, não podem os conflitos serem tratados de forma superficial e generalizada, sendo necessária e fundamental uma ruptura com o paradigma vigente. A lógica determinista
binária, nos meios extrajudiciais de resolução de conflitos , representa:
	
	
	
	ganhar/perder
	
	
	arriscar/perder
	
	
	ganhar/ganhar
	
	
	perder/perder
	
	
	trabalhar/descansar
	
		8.
		Percebe-se como urgente e necessária uma mudança de paradigmas para o manejo dos conflitos. Ao invés de privilegiar os processos litigiosos, deve-se buscar o entendimento entre as partes, sempre, visando à manutenção e responsabilização correlatas. Os Métodos Extrajudiciais de Solução de Conflitos surgem em nossa cultura e tem a função :
	
	
	
	empreendedora
	
	
	intimidadora
	
	
	avaliadora
	
	
	questionadora
	
	
	pacificadora

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais