Buscar

Atividade Reflexiva Unidade I - Prática de Ensino nos anos iniciais do Ensino Fundamental e o Estágio Supervisionado

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Nome: Maria Vitória Faria Faustino
RGM: 21756694
Atividade Reflexiva 
 Unidade I - Prática de Ensino nos anos iniciais do Ensino Fundamental e o Estágio Supervisionado
Quando nesta unidade é apresentado aos professores que os mesmos devem ensinar a pluralidade cultural as crianças pensamos que devemos introduzir o ensino artísticos das mais variadas culturas como: música, literatura, culinária e outras. Parte do ensino que é muito importante a ser ensinada, porém este estudo se refere ao respeito e a valorização que se deve ter as diversas culturas contidas em nossa pátria. 
O preconceito é um dos problemas presenciados no dia a dia escolar, situação que a constituição, docentes e gestores escolares vem trabalhando para ser combatido, são vários os preconceitos, entretanto o foco no presente estudo é o preconceito cultural.
Preconceito Cultural são as atitudes de certos indivíduos que declaram seus hábitos e condutas como superiores aos de outras culturas, o qual muitos alunos trazem em sua bagagem familiar. É comum uma cultura ter preconceito de outra e é papel da escola com o apoio dos pais desmistificar tal atitude, pois todo preconceito gera antipatia, violência física ou verbal que prejudica a vida social de qualquer indivíduo e que resulta em exclusão.
 O docente deve mostrar aos discentes que não há uma cultura superior e sim diversidades, cada uma com sua verdade, pois a verdade de uma pessoa pode não ser a verdade de outra. E assim proporcionar aos alunos valorização por todas as culturas em todos os aspectos, promover sentimentos de reconhecimento e respeito.
Ensinar pluralidade cultural de forma mais completa é muito importante, em todos os ângulos, transmitir aos alunos a importância de conhecer outras culturas. Desde suas origens, seus desenvolvimentos em todos os pontos da história, seus elementos similares e diferentes ás suas próprias culturas de forma empática.
 Refletir sobre as lutas que cada uma enfrentou, e também esclarecer que o ensino sobre cultura é uma forma de valorização e não uma tentativa de conversão, não sendo necessário e muito menos obrigatório aderir aos valores das culturas e sim reforçar o respeito a expressão de diversidade. 
O PCN orienta em como se deve lidar com o presente assunto:
Convém lembrar que, por se tratar de Ensino Fundamental regular, portanto de crianças, pré-adolescentes e adolescentes, é preciso especial atenção para trabalhos voltados para a formação de novas mentalidades, voltados para a questão dos Direitos Universais da Pessoa Humana, da consolidação democrática do Brasil, da valorização de todos os povos e grupos humanos que formam a população brasileira, do pleno respeito a todo cidadão, nas diferentes esferas da vida. Pela dificuldade do tema, há que se lidar com cuidado, para garantir um tratamento objetivo e compreensivo daqueles aspectos considerados mais relevantes em cada região, localidade, escola, classe (BRASIL, 1997a, p. 22).
Referencias:
Universidade Cruzeiro do Sul EaD. Apostila - Unidade I – Prática de Ensino nos anos iniciais do Ensino Fundamental e o Estágio Supervisionado.
______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: pluralidade cultural, orientação sexual. v. 10.1. Brasília, DF, 1997a. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro101.pdf>. Acesso em: 31 mai. 2019.
CURSOS CTP – Centro de Produções Técnicas, 2019. Disponível em:< https://www.cpt.com.br/noticias/como-trabalhar-a-pluralidade-cultural-nas-escolas>. Acesso em: 31 mai. 2019.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Mais conteúdos dessa disciplina