Buscar

Prova final pss educaçao e diversidade

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Nota da Prova:
	9,00
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	É importante como educadores, termos o conhecimento da realidade sociocultural de nossos alunos, suas contradições, conflitos, necessidades e desafios. A partir do momento que conhecemos a realidade da comunidade onde a escola está inserida, podemos desenvolver o respeito às características e às diferenças individuais, desenvolvendo a habilidade de nos relacionarmos de forma mais humana e solidária. Sobre a elaboração de um projeto de educação, analise as sentenças a seguir:
    
I- Elaborar um projeto único e inflexível de educação em direitos humanos.
II- Elaborar um projeto de educação em direitos humanos que permita atuar de acordo com os interesses e necessidades dos alunos.
III- Elaborar um projeto de educação em direitos humanos que atenda às exigências burocráticas, desconsiderando as características próprias da clientela.
IV- Aplicar um projeto de educação em direitos humanos unificado, em todo o território nacional.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença II está correta.
	 c)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença III está correta.
	2.
	Quanto mais nos aproximamos do entendimento do que realmente representa a diversidade para a população brasileira, por meio dos indicadores de pesquisas atuais, melhor para conhecermos todo contexto que nos permite entender o protagonismo da educação com relação à garantia dos direitos e da cidadania. Se a educação é direito de todos, como a legislação garante esse direito? Sobre as ações que auxiliaram para garantia desses direitos, analise as opções a seguir:
I- Por meio da Convenção Americana dos Direitos Humanos.
II- O Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei nº 8.069.
III- Convenção Internacional - 1989 - Doutrina de Proteção Integral.
IV- ECA- Estatuto do Jovem e Adulto.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As opções I, II e III estão corretas.
	 b)
	Somente a opção I está correta.
	 c)
	Somente a opção III está correta.
	 d)
	As opções I, II e IV  estão corretas.
	3.
	Segundo Aquino (2002), há expressões que, ao serem utilizadas, mesmo que sem intenções, estão imbuídas de preconceitos e podem ferir quem recebe. Sobre exemplos de tais expressões, analise as afirmativas a seguir:
I- Ela é negra, mas sua alma é branca.
II- Ricardo é homossexual, mas é um sujeito legal, parece ser normal.
III- Ele é pobre, mas é limpinho, pode confiar.
IV- Você parece ter menos idade, sua fisionomia é de jovem.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: AQUINO, J. G. A desordem na relação professor-aluno: indisciplina, moralidade e conhecimento. In: AQUINO, J. G. (Org.). Indisciplina na escola: alternativas teóricas e práticas. 8. ed. São Paulo: Summus, 2002.
	 a)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	4.
	Se bem analisado, o termo diversidade mantém direta relação com as palavras diferença, multiplicidade de coisas, as coisas que não se assemelham umas às outras. Na sociedade, também as pessoas são diferentes entre si, à medida que existem diferentes etnias, diferentes gêneros, diferentes classes sociais, diferentes profissões etc. Entretanto, sendo uns diferentes dos outros, é preciso que sejam tratados igualitariamente, não ocorrendo discriminação de uns com relação aos outros. E isso parte da escola, à medida que as garantias, no que concerne às crianças e adolescentes, são preconizadas no Estatuto da Criança e do Adolescente, principalmente no seu Artigo 5º, que destaca que ?nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais?. A respeito desse artigo do Estatuto da Criança e do Adolescente, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: Estatuto da criança e do adolescente. Lei nº 8.069/90, atualizado com a Lei nº 12.010, de 2009. Disponível em: <https://www.tjsc.jus.br/infjuv/documentos/ECA_CEIJ/Estatuto%20da%20Crian%C3%A7a%20e%20do%20Adolescente%20editado%20pela%20CEIJ-SC%20vers%C3%A3o%20digital.pdf>. Acesso em: 24 set. 2014.
	 a)
	A diversidade, no ambiente escolar, foca-se na orientação e na organização das atividades, de modo a garantir o que diz a lei.
	 b)
	A diversidade, no ambiente escolar, foca-se na leitura do Estatuto da Criança e do Adolescente, de modo a garantir o que diz a lei.
	 c)
	A diversidade, no ambiente escolar, foca-se na leitura de documentos como o Projeto Político-Pedagógico, o qual, obrigatoriamente, deve tratar do assunto, com vistas ao cumprimento dos preceitos legais.
	 d)
	A diversidade, no ambiente escolar, foca-se no fato de que aos alunos praticantes da discriminação seja chamada a atenção pelo Serviço de Orientação Educacional, de modo a garantir o que diz a lei.
	5.
	A escola reflete as transformações sociais de cada momento histórico. O que foi relevante em décadas anteriores, hoje já não faz sentindo. Por esse motivo é que a escola deve caminhar em contínua transformação e reformulação. Nesse sentido, há caminhos para adaptar a educação às exigências da sociedade e, ao mesmo tempo. Sobre esses caminhos, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A valorização de cada integrante do contexto escolar, enfatizando uma cultura homogênea e a transmissão de conhecimentos de forma igualitária.
	 b)
	O reconhecimento do papel do professor como autoridade fundamental de todo o processo de aprendizagem.
	 c)
	A identificação do caráter polissêmico da escola e a consideração aos diferentes contextos de professores e alunos.
	 d)
	O reconhecimento de uma concepção educadora desvinculada de um caráter multicultural e valorização apenas das culturas a qual a escola está inserida.
	6.
	A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, em seu art. 58, parágrafo I, afirma que, quando necessário, haveria "[...] serviço de apoio especializado, na escola regular, para atender a peculiaridades da clientela de educação especial", ou seja, as escolas especiais ficaram encarregadas de assumir um novo papel na educação. Qual é este papel?
FONTE: BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da União], Poder Legislativo, 23 dez. 1996, p. 27833. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm>. Acesso em: 11 maio 2017.
	 a)
	Oferecer ensino às pessoas com deficiência, substituindo o ensino regular.
	 b)
	Trabalhar de forma cooperativa com as escolas regulares e auxiliar no processo de inclusão de alunos com necessidades especiais.
	 c)
	Inserir pessoas com deficiência no mercado de trabalho.
	 d)
	Atender aos alunos que estão excluídos da escola.
	7.
	A diversidade caracteriza-se pelos aspectos físicos, culturais e étnicos que constituem a singularidade do indivíduo. Estes aspectos são perceptíveis, e não poderiam ser ressaltados negativamente, de maneira que se instaurem diferenças, causadoras de separações entre os indivíduos. Nesse sentido, a escola pode exercer um papel preponderante para contribuir na percepção das diferenças, mas que, diante destas, os indivíduos sejam tratados de maneira igualitária. Acerca das diferenças e sua superação na escola, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A valorização da diversidade, no meio escolar, leva à cidadania, à solidariedade, ao respeito e à inclusão.
(    ) Na escola, muitas vezes, negam-se as diferenças, e isso contribui para que se estabeleça a inclusão escolar.
(    ) A negação das diferenças, no seio da escola, acarreta prejuízos no que concerne à inclusão.
(    ) No que
diz respeito às diferenças entre os indivíduos e sua inclusão na escola, o meio educacional carece de diálogo, de reflexão e de solidariedade.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	V - F - V - V.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	V - V - V - F.
	8.
	No que concerne à diversidade cultural e à desigualdade social, poder-se-ia dizer que estas mantêm entre si uma direta relação, à medida que o aumento da diversidade cultural pode provocar uma maior desigualdade. Exemplo disso poderia ser o processo brasileiro de miscigenação, o que possibilita uma diversidade cultural bastante expressiva. Ao mesmo tempo, o território brasileiro, sendo bastante amplo, acarreta a ocorrência de muitos problemas e, por conseguinte, a existência de uma ampla desigualdade. Isso pode mostrar que diversidade e desigualdade se imbricam, pois, nessa imensa diversidade e desigualdade, os seres humanos estabelecem entre si relações de poder. Acerca da diversidade cultural e desigualdade social, analise as sentenças a seguir:
I- O processo de miscigenação do Brasil mostra-se como um dos fatores que poderia ter provocado a ampla diversidade cultural.
II- Ao discutir-se acerca da sociedade e da educação, há mister de uma ampla discussão acerca do multiculturalismo da sociedade.
III- Em todos os contextos da sociedade, a diversidade cultural é compreendida da mesma forma, sem sofrer variações.
IV- No contexto da sociedade, é importante que se compreenda a diversidade sob uma ótica relacional.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença I está correta.
	 d)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	9.
	O Brasil é constituído pela pluralidade e diversidade. Vivemos rodeados de cores, formas, sons e seres diferentes, mas com o tempo já não enxergamos mais a beleza da diversidade. Quais são as características de uma sociedade que a tornam diversa? Analise as opções a seguir:
I- As semelhanças entre culturas e identidades manifestadas por um povo.
II- Os diferentes costumes e etnias.
III- As diferentes expressões artísticas, contidas nas esculturas, teatros, pinturas etc.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a opção I está correta.
	 b)
	As opções I e II estão corretas.
	 c)
	As opções II e III estão corretas.
	 d)
	Somente a opção II está correta.
	10.
	As características que diferenciam homem e mulher, muitas vezes, são adotadas como pretexto para a instauração de diferenças, resultando estas em preconceito, em conflitos, o que coloca a mulher em relação de inferioridade a respeito do homem. Do mesmo modo, a distinção entre sexo e gênero é algo muito complexo, e às vezes até traz dificuldades para ser transportada para o dia a dia. Sabe-se, de uma maneira geral, que homens e mulheres distinguem-se por aspectos físicos. Acerca dos fatores sexo e gênero e da diferenciação homem/mulher, analise as sentenças a seguir: 
I- O gênero é a interpretação social e cultural do sexo.
II- Segundo as características biológicas, o sexo constitui-se como masculino e feminino.
III- O gênero é uma construção histórica e pode ser variável e mutável.
IV- Histórica e socialmente, gênero e sexo constituem a mesma coisa.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença I está correta.
	 c)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	11.
	(ENADE, 2014) Constantes transformações ocorreram nos meios rural e urbano, a partir do século XX. Com o advento da industrialização, houve mudanças importantes no modo de vida das pessoas, em seus padrões culturais, valores e tradições. O conjunto de acontecimentos provocou, tanto na zona urbana quanto na rural, problemas como explosão demográfica, prejuízo nas atividades agrícolas e violência. Iniciaram-se inúmeras transformações na natureza, criando-se técnicas para objetos até então sem utilidade para o homem. Isso só foi possível em decorrência dos recursos naturais existentes, que propiciaram estrutura de crescimento e busca de prosperidade, o que faz de experimentação um método de transformar os recursos em benefício próprio. A partir das ideias expressas no texto acima, conclui-se que, no Brasil do século XX,
	 a)
	O êxodo rural para as cidades não prejudicou as atividades agrícolas nem meio rural, porque novas tecnologias haviam sido introduzidas no campo.
	 b)
	A industrialização ocorreu independentemente do êxodo rural e dos recursos naturais disponíveis.
	 c)
	Tanto o espaço urbano quanto o rural sofreram transformações decorrentes da aplicação de novas tecnologias à atividades industriais e agrícolas.
	 d)
	Homens e mulheres advindos do campo deixaram sua cultura e se adaptaram a outra, citadina, totalmente diferente e oposta aos seus valores.
	12.
	A notícia veio de supetão: iam meter-me na escola. Já me haviam falado nisso, em horas de zanga, mas nunca me convencera que realizassem a ameaça. A escola, segundo informações dignas de crédito, era um lugar para onde se enviavam as crianças rebeldes. Eu me comportava direito: encolhido e morno, deslizava como sombra. [...] A escola era horrível e eu não podia negá-la, como negara o inferno. Considerei a resolução de meus pais uma injustiça. [...] Lembrei-me do professor público, austero e cabeludo, arrepiei-me calculando o rigor daqueles braços. Não me defendi, não mostrei as razões que me fervilhavam na cabeça, a mágoa que me inchava o coração. Inútil qualquer resistência. 
RAMOS, Graciliano. Infância, Rio de Janeiro: Record, 1995, p. 104.
O texto do escritor Graciliano Ramos traz lembranças de sua entrada na escola, que expressam um momento da Educação brasileira. Entretanto, o pensamento pedagógico tem-se modificado ao longo do tempo, contrapondo-se ao modelo de escola evidenciado no texto.
Este contraponto é expresso por: 
I- Transmissão cultural que considera o aluno como um ser passivo, atribuindo caráter dogmático aos conteúdos de ensino.
II- Valorização da criança, do afeto entre professor e aluno, das reflexões sobre as formas de ensino que considerem o saber das crianças.
III- Dimensão dialógica do processo ensino/aprendizagem com ênfase nas relações igualitárias.
IV- Preocupação com a formação humana relacionando às dimensões humana, econômica, social, política e cultural. 
São corretos:
	 a)
	I, II e III.
	 b)
	I, II, III e IV.
	 c)
	III e IV.
	 d)
	II, III e IV.
Parte inferior do formulário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Mais conteúdos dessa disciplina