A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
14 pág.
Projeto musica, dança e movimento

Pré-visualização | Página 1 de 2

CURSO: PEDAGOGIA
PROJETOS E PRÁTICAS DE AÇÃO PEDAGÓGICA -
 EDUCAÇÃO INFANTIL
POSTAGEM: 2
PROJETO DE INTERVENÇÃO DIDÁTICA 
PROJETO: MÚSICA, DANÇA E MOVIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
NOME: MARY HELEN TEIXEIRA PACE - RA: 1710670
POLO: SÃO JOSÉ DOS CAMPOS – SP
2018
NOME: MARY HELEN TEIXEIRA PACE
PROJETO: MÚSICA, DANÇA E MOVIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Projeto de intervenção pedagógica, 
apresentado a Universidade Paulista 
UNIP Interativa para aprovação da disciplina 
Projetos e Práticas de Ação Pedagógica. 
São José dos Campos 
2018
SUMÁRIO
1. TEMA.............................................................................................................4
2. SITUAÇÃO - PROBLEMA.............................................................................4
3. JUSTIFICATIVA E EMBASAMENTO TEÓRICO...........................................5
3.2 Justificativa.................................................................................................5
3.2.3 Embasamento Teórico......................................................................5 e 6
4. PÚBLICO ALVO.............................................................................................6
5. OBJETIVOS...................................................................................................7
5.2 Objetivo Geral.............................................................................................7
5.2.3 Objetivos Específicos.............................................................................8
6. PERCURSO METODOLÓGICO....................................................................9
7. RECURSOS.................................................................................................10
8. CRONOGRAMA...........................................................................................11
9. AVALIAÇÃO E PRODUTO FINAL...............................................................12
9.2 Avaliação...................................................................................................12
9.2.3 Produto Final.........................................................................................12
10. REFERÊNCIAS..................................................................................12 e 13
 
 
 
 
1. TEMA: MÚSICA, DANÇA E MOVIMENTO
O Tema foi escolhido para este Projeto, pois sabemos que a música é uma importante ferramenta para o desenvolvimento psicomotor, social e cultural das crianças. Portanto, precisa estar no cotidiano da educação infantil, não como forma rotineira e automática, mas para proporcionar aos educandos a capacidade de senti – la executando o ritmo. A música não pinta o amor ou a aspiração de um dado individuo em dadas circunstâncias, ela pinta a própria paixão, o próprio amor, a própria aspiração. A música supera as particularidades que certamente distinguem, mas também estreitam. Transcendendo as variações acidentais, acessórias, ela nos faz viver uma generalidade, porém concreta, imediata; o que a generalidade do conceito ou da palavra não chega a realizar.
2.SITUAÇÃO - PROBLEMA
Todo trabalho profissional na Educação Infantil deve ser embasado em um projeto específico. A maioria dos projetos são elaborados depois de um diagnóstico da sala. Normalmente é diagnosticado uma deficiência ou necessidade de um assunto ou de determinado objeto para se iniciar um projeto. Sabemos que as vezes ocorre uma banalização da música no contexto educacional e se dá, devido os profissionais utilizarem apenas como fonte de recreação para as crianças, ignorando sua riqueza cultural e social. Com essa ideia, deve - se analisar a sala, e não encontrar problemas, mas sim se envolver com a energia que as crianças têm, e a alegria com que ficam ao ouvir ou a cantar uma música. Até por que, não podemos imaginar a Educação Infantil sem a música, pois ela permeia boa parte do nosso trabalho na Educação. 
Por isso o trabalho de musicalização deve ser encarado sob dois aspectos: os aspectos intrínsecos à atividade musical, isto é, inerentes à vivência musical: alfabetização musical e estética e domínio cognitivo das estruturas musicais; e os aspectos extrínsecos à atividade musical, isto é, decorrentes de uma vivencia musical orientada por profissionais conscientes, de maneira a favorecer a sensibilidade, a criatividade, o senso rítmico, o ouvido musical, o prazer de ouvir música, a imaginação, a memória, a concentração, a atenção, a auto-disciplina, o respeito ao próximo, o desenvolvimento psicológico, a socialização e a afetividade, além de originar a uma efetiva consciência corporal e de movimentação.
 
 
3 .JUSTIFICATIVA E EMBASAMENTO TEÓRICO
3.2 Justificativa
A música é uma linguagem, feita de ritmos e sons, capaz de despertar e exprimir sentimentos. As crianças sentem-se feliz cantando, desde pequenas e até mesmo sozinhas, em suas brincadeiras espontâneas, elas cantam com entusiasmo, sacudindo ao máximo seu corpo, pernas e braços.
E por essa razão que se associa música ao movimento. Na educação infantil música deve proporcionar as crianças às mesmas alegrias que sentem ao brincar fora da escola. 
Para que isso aconteça, é necessário que a criança seja incentivada a descobrir, experimentar e criar sons, ritmos e movimentos. A música e as brincadeiras também representam um elo que pode reforçar todas as áreas do desenvolvimento cógnito na educação infantil a música é uma linguagem que se traduz em formas capazes de comunicar sensações, sentimentos, e pensamentos, por meio de organização e relacionamento expressivo entre o som e silêncio. Ela fala diretamente aos sentidos e por essa razão está ligada a percepção e vem desempenhando um papel importantíssimo no desenvolvimento do ser humano. A música representa uma fonte importante de estímulos, equilíbrio, felicidade e auto estima para o indivíduo, através de seu poder criador, torna-se um poderoso recurso educativo a ser usada na educação infantil. A música desenvolve o raciocínio, a criatividade e outros dons, portanto deve-se aproveitar está tão rica atividade educacional. No contexto escolar a música tem a finalidade de ampliar e facilitar a aprendizagem do educando, pois ensina o indivíduo a se desinibir, ouvir, escutar, melhorar o vocabulário, o desenvolvimento da fala, o auto controle, orientação espacial e temporal, antes e depois, posição, direção, lateralidade, formas geométricas, coordenação motora, gestos , expressão facial e corporal, a percepção de silêncio, auditiva e visuais de maneira ativa e refletida. Além de ser um instrumento facilitador do processo aprendizagem. 
3.2.3 Embasamento Teórico
Aliar a música à educação obriga o professor a assumir uma postura mais dinâmica e interativa junto ao aluno. Assim, o processo de aprendizagem se torna mais fácil quando a tarefa escolar atender aos impulsos deste último para a exploração e descoberta, quando o tédio e a monotonia se tornarem ausentes das escolas, quando o professor, além das aulas expositivas e centralizadoras, possa propiciar experiências diversas com seus alunos, facilitando assim a aprendizagem. Portanto, a integração entre os aspectos sensíveis, afetivos, estéticos e cognitivos, assim como a promoção de integração e comunicação social, conferem um caráter significativo à linguagem musical. Além disso, a música uma das mais importantes formas de expressão humana, o que por si só justifica sua presença no contexto da educação de um modo geral e, principalmente, na educação infantil.
4. PÚBLICO ALVO
O projeto pretendo ser desenvolvido com crianças de 0 a 5 anos.
5. OBJETIVOS
· Promover a partir da música, a integração das crianças, dando-lhes oportunidades de expressar sensações, sentimentos e pensamentos, ampliando assim seu conhecimento de mundo.
5.2 Objetivo Geral
Explorar e identificar elementos da música para