Buscar

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA - FUNDAMENTOS DA FÍSICA (2)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA – FUNDAMENTOS MATEMÁTICOS	
Adolfo Melo Veloso Júnior 
Matrícula: 01284531
Curso: Bacharelado em Ciências Aeronáuticas
O avião Lockheed L-188 Electra, foi uma aeronave que sofreu vários acidentes aeronáuticos, tendo como um dos fatores contribuintes, falha no projeto da aeronave. Seu primeiro voo comercial ocorreu em 12/01/1959 com a Eastern Air Lines, mas seu início operacional foi um desastre, pois em 1959 e 1960 ocorreram três acidentes nos Estados Unidos e morreram todos os ocupantes. Investigações exaustivas, com ajuda da NASA, descobriram que defeito nas naceles dos motores causavam oscilações e a ruptura das asas em voo, ou seja, as oscilações na ponta do eixo da hélice eram transmitidas à asa, que após alguns segundo do inicio das oscilações havia a ruptura da asa 
 mas após o defeito ter sido corrigido, o avião se tornou seguro. 
A sustentação aerodinâmica de um avião depende de vários fatores, entre os quais estão as forças que atuam sobre as asas; peso, sustentação, arrasto e tração, especificamente em relação a sustentação, temos duas teorias de grande importância, as quais são responsáveis pela força de sustentação, que são o Teorema de Bernoulli e a Terceira Lei de Newton. 
O Teorema de Bernoulli foi inventado pelo físico francês Daniel Bernoulli, para propor um princípio para o escoamento dos fluidos, sendo esse princípio enunciado da seguinte forma: “Se a velocidade de uma partícula de um fluido aumenta enquanto ela se escoa ao longo de uma linha de corrente, a pressão do fluido deve diminuir e virse-versa”. (Daniel Bernoulli). Desta forma, essa teoria permite entender como os aviões conseguem voar, sendo que na parte superior da asa de um avião a velocidade do ar é maior, onde as partículas percorrem uma distância maior no mesmo tempo, logo, a pressão na superfície superior é menor do que na superfície inferior, criando assim, uma força de sustentação de baixo para cima devido à diferença de pressão entre o extradorso e o intradorso da asa. O princípio de Bernoulli pode ser explicado de forma mais compreensível através do tubo de venture com escoamento de liquido, onde nesse tubo existem diâmetros diferentes, sendo o diâmetro da parte central do tubo menor que nas duas extremidades, onde a velocidade de escoamento do fluido será maior na parte central do tubo e a pressão será menor.
A Terceira Lei de Newton, diz que, “A toda ação corresponde uma reação, igual e sentido contrário”. Assim, o ar que atinge a superfície inferior de uma asa atua como se fossem esferas ricocheteando em uma placa, onde cada partícula individual ricocheteia na superfície inferior da asa e é desviada para baixo (ação), concedendo parte de sua energia cinética à asa, gradualmente empurrando a asa para cima (reação) com cada impacto molecular. Desta forma, pode se afirmar que nenhuma das duas teorias (Bernoulli e Newton) são totalmente corretas, pois o Teorema de Bernoulli é responsável por 70% da sustentação e a Terceira Lei de Newton (ação e reação) é responsável por 30% da sustentação de uma asa. (Teoria de Voo de Helicópteros, professor Rocha).
Referência Bibliográficas: 
http://www.estgv.ipv.pt/PaginasPessoais/fmartins/Aluno/Hidrostatica/Princ%C3%ADpio%20de%20Bernoulli.htm
Teoria de Voo de Helicópteros, professor Rocha, 3ª Edição.

Outros materiais