Buscar

MODELO ENVIO DISCENTE - ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA-Jackson Glemboski

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA – FUNDAMENTOS MATEMÁTICOS 
Jackson Dayan Glemboski
01425735
Ciências Aeronáuticas
O avião Lockheed L-188 Electra foi uma aeronave que teve diversos acidentes em seu currículo, sobretudo no início de sua operação. Um dos fatores contribuintes para essas fatalidades foi uma falha estrutural em seu projeto. Seu primeiro voo comercial foi feito pela companhia aérea Easter Airlines, em 1959, ano que também ocorreu seu primeiro acidente, sendo seguido de outros dois em 1959 e 1960, onde todos os ocupantes das aeronaves envolvidas vieram a falecer. Após uma investigação detalhada dos fatos, chegaram à causa dos acidentes: falhas nos suportes dos motores causavam oscilações e a ruptura das asas em pleno voo, ou seja, as oscilações na ponta do eixo da hélice acabavam sendo transmitidas à asa, que após alguns segundos do início da oscilação, acabavam se rompendo. Sendo assim, todos os aviões ficaram parados até a solução do problema e o lançamento da segunda versão da aeronave, já com os problemas estruturais resolvidos e ainda mais segura.
A sustentação aerodinâmica de um avião depende de vários fatores, entre os quais estão as forças que atuam sobre as asas: peso, sustentação, arrasto e tração. Especificamente em relação à sustentação, temos duas teorias de grande importância, as quais são responsáveis pela força de sustentação: o teorema de Bernoulli e a Terceira Lei de Newton.
O teorema de Bernoulli foi desenvolvido pelo físico francês Daniel Bernoulli para propor um princípio para o escoamento dos fluídos, sendo esse princípio enunciado da seguinte forma: “Se a velocidade de uma partícula de um fluído aumenta enquanto ela se escoa ao longo de uma linha de corrente, a pressão do fluído deve diminuir e vice-versa.” (DANIEL BERNOULLI). Dessa forma, essa teoria permite entender como os aviões permanecem voando, sendo que a parte superior da asa de um avião a velocidade do ar é maior, onde as partículas percorrem uma distância maior no mesmo tempo, logo, a pressão na superfície superior é menor do que na superfície inferior, criando assim uma força de sustentação de baixo para cima, devido à diferença de pressão entre o extradorso e o intradorso da asa. O princípio de Bernoulli pode ser explicado de forma mais fácil através do tubo de venture com escoamento de líquido, onde nesse tubo existem duas extremidades onde a velocidade de escoamento do fluido será maior na parte central do tubo e a pressão, menor.
A terceira Lei de Newton diz que: “A toda ação corresponde uma reação igual e sentido contrário”. Assim, o ar que atinge a superfície inferior de uma asa atua como se fossem esferas ricocheteando em uma placa, onde cada partícula individual se choca com a superfície inferir da asa e é desviada para baixo (ação), concedendo parte de sua energia cinética à asa, gradualmente empurrando a asa para cima (reação) com cada impacto molecular. Dessa forma, pode-se afirmar que nenhuma das duas teorias (Bernoulli e Newton) são totalmente corretas, pois o teorema de Bernoulli é responsável por 70% da sustentação da asa e a terceira lei de Newton (ação e reação) é responsável por 30%. (Teoria de Voo de Helicópteros, Professor ROCHA).
Referências bibliográficas:
Teoria de Voo de Helicópteros, Professor ROCHA. 3ª Edição.

Continue navegando