Buscar

RESUMO BLOGS PRO-ANOREXIA

Prévia do material em texto

Nome:
	Valéria Rodrigues da Silva
	Curso:
	Psicologia
	Período:
	Noturno
	Professor (a):
	Rosângela Lopes Borges
	
	Tema:
	Blogs Pró-Anorexia
	Referência:
	PINHEIRO, Gina Emanuela; MACIEL, Regina Heloisa Mattei de Oliveira. Blogs pró-anorexia. Revista de psicologia, Fortaleza, v1 n.1 p 49-62 jan./jun.2010.
	 Resumo 
	Atualmente vemos em nosso mundo globalizado a facilidade que se compartilhar idéias e informações em tempo real, através desta facilidade se pode observar o crescente número de distúrbios psíquicos.
O distúrbio psíquico que aqui é estudado é a anorexia, e como houve sua intensificação com o passar do tempo. É muito evidente que as mídias possuem uma parcela de responsabilidade para se usar como justificativas todos os atos praticados por quem desenvolve esse distúrbio, a função que a mídia trouxe para a vida dessas pessoas é o padrão de corpo perfeito que as mulheres do século XXI devem ter para que sejam aceitas pela sociedade que é um corpo magro. Dunker e Phillipy (2000) observam que a sociedade atual faz da obesidade uma condição estigmatizada e rejeitada, ao passo que valoriza a magreza como atrativa. Com esta afirmativa nota-se que é cobrado das mulheres um padrão para se alcançar a perfeição e sua identidade como um corpo feminino genuíno.
A forma que a mídia se impõe perante a sociedade é bem clara, de forma que esta é capaz de projetar para o mundo uma pré-formação daquilo que é a imagem de um corpo perfeito, Amorin (2001) defende que vivemos em uma sociedade ancorada na valorização da imagem. Essa valoração exacerbada dada a imagem da magreza, instiga as mulheres a verem a magreza como uma ideologia capaz de lhe proporcionar tudo que deseja. A associação da figura feminina magra a estes valores faz dela uma imagem detentora de poder e status social e transforma a magreza numa ideologia a ser seguida. (PINHEIRO e MACIEL, 2004).
A Anorexia Nervosa segundo GOMES (1990):
A anorexia nervosa é definida por uma tríada sintosomática compreendendo restrição alimentar, emagrecimento e amenorréria (ausência de menstruação). As limitações são auto impostas e o comportamento é dirigido à perda de peso, havendo intenso medo do ganho ponderal e recusa à manutenção de um mínimo para a idade e altura. A síndrome caracteriza-se por padrões peculiares de lidar com a alimentação, indução de vômitos e/ou diarréia com o intuito de diminuir a absorção alimentar, hiperatividade, constipação (proporcional à restrição alimentar) e distúrbios na imagem corporal (p. 12 ).
Pode-se entender por Anorexia Nervosa como um transtorno psiquiátrico, no qual a pessoa doente sempre esta a procura do corpo perfeito acarretando uma compulsiva obsessão por perda de peso constante. Tendo como foco principal uma luta diária com a sua alimentação para poder chegar ao objetivo tão sonhado que é ser Magra.
A garota que é anoréxica tem prazer em fazer dietas, tomar remédios para emagrecer, sempre a procura de formas que possa lhe trazer o resultado desejado como uma forma de se autocontrole de provar a si mesma que ela é capaz de superar a sensação de fome. Assim pensa Buckroyd (2000) o ponto chave que diferencia uma garota com potencial anoréxico de outra que faz dieta é o fato de que para a anoréxica a dieta não é muito difícil de seguir e o fato de ela parecer gostar da sensação de fome.
	Com o mundo cada vez mais digitalizado é muito comum encontrar nas redes sociais por traz do anonimato conforto para expor opiniões, desejos, vontades, experiências de vida. Uma forma bastante conhecida entre os jovens da geração digital é o Blog um apelido dado ao seu verdadeiro nome que é Weblogger, sua tradução literal é “diário na rede”. Os blogs são pequenos espaços na rede mundial de computadores onde as pessoas podem falar sobre todos os tipos de assuntos dos mais variados, podem introduzir fotos, imagens de propagandas, textos diversificados, poemas, letra de música e o que mais a criatividade do internauta permitir.
Existem blogs que tratam do assunto da anorexia muitos desses são falando os prejuízos causados a quem sofre dessa doença, possui dicas de como não se deixar abater por essa doença e muita informação disponível. Em contra partida existem blogs que são pró-anorexia, onde essas meninas usam esse meio de comunicação para poder se expressar sem medo, podendo falar de fatos e detalhes que aconteceram com elas sem se preocupar se alguém poderá ou não descobrir quem esta por traz da tela.
O anonimato alem de trazer conforto, traz também coragem para se imporem e orientarem outras meninas que passam por esses mesmos dilemas, os blogs pró-anorexia é para apoiar e incentivar todas as outras meninas anoréxicas, assim elas acabam criando uma ideologia e filosofia de vida que gira em torto da doença. As seguidoras dos blogs pró-anorexia levam muito a sério a busca pelo corpo perfeito, assim uma sempre apóia a outra a não desistir e continuar lutando para conseguir ser magra.
As visões de vida dessas pessoas são totalmente diferentes das outras, pelo simples fato de não ver o real perigo que elas estão enfrentando, ao contrario sempre estão procurando inspiração em modelos e artistas famosos, cultuando-as como deusas com corpos perfeitos.
Os blogs são um instrumente que essas garotas encontraram como forma de ganharem voz, onde cada uma deixa de ser uma pessoa isolada do mundo real e passa a fazer parte de um mundo virtual que as aceitam como elas são sem muitos julgamentos, preconceitos e rejeição. Assim elas encontram carinho, conforto e apoio para continuar com suas obsessões com relação a um corpo perfeito sendo transmitido segurança e inspiração de uma para a outra.

Continue navegando