Buscar

resumos dos livros da matéria de genética

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA
Genética Humana
Curso de Psicologia
Denise Maria da Silva - R.A. N3937B-5.
Hudne Camila dos Santos Rocha - R.A. D9776G-8.
Juliana Nascimento Silva - R.A. N42737-0.
Luana Antunes dos Santos – R.A. D867EE0.
Maria Eduarda Muniz Vieira - R.A. F00CHD-4.
Raphaella Souza Bastos Cruz - R.A. D98338-5.
Vitória Silva Neves - R.A. N4637G-4.
Genética e Psicologia 
São Paulo
2019
Denise Maria da Silva - R.A. N3937B-5.
Hudne Camila dos Santos Rocha - R.A. D9776G-8.
Juliana Nascimento Silva - R.A. N42737-0.
Luana Antunes dos Santos – R.A. D867EE0.
Maria Eduarda Muniz Vieira - R.A. F00CHD-4.
Raphaella Souza Bastos Cruz - R.A. D98338-5.
Vitória Silva Neves - R.A. N4637G-4.
Genética e Psicologia 
Trabalho referente à disciplina de Genética Humana, do curso de Formação Específica em Psicologia, da Universidade Paulista, sob a orientação do Prof. Leonardo Setsuo Kobashi.
São Paulo
2019
GENÉTICA E PSICOLOGIA
Ao longo dos anos podemos observar o crescimento da profissão do Psicólogo e de como o seu trabalho é fundamental para o bem estar da sociedade.
O profissional tende a necessidade de aprender e seguir os avanços da sociedade, junto com a tecnologia e através deste avanço detectar problemas e situações adversas para lidar com problemas / doenças graves.
Portanto o Psicólogo tem atuado bastante na área da Genética a fim de auxiliar nestes casos mais graves ou de difícil aceitação. Para dar um suporte e apoio neste momento delicado, seja para o paciente ou para os familiares que também precisam de atenção, em alguns casos são os familiares que mais possuem dificuldade e resistência em aceitar a condição daquele ente querido.
Podemos ressaltar a importância da inclusão do Psicólogo nestes ambientes onde o aconselhamento genético se faz presente e de grande importância.
O Psicólogo faz a diferença nestes casos, pois o mesmo está preparado para lidar com estes assuntos, enquanto em alguns momentos o médico que tem conhecimento do diagnostico não sabe como passar uma segurança ou acolhimento em sua fala, neste caso não existe quem é melhor do que o outro, a pretensão do Psicólogo é ajudar aquele paciente e auxiliar o trabalho do médico também, pois se todos estiverem calmos e se conseguirem ao menos entender a situação faz com que o tratamento tenha um andamento satisfatório, mesmo que o caso seja terminal.
A Genética se encontra espalhada/ dividida em diversas áreas, tendo seus objetivos para conhecimento como os genes e doenças, com o objetivo de apresentar prevenções e serviço eficiente para a sociedade em geral.
A Psicologia e a Genética andam uma ao lado da outra, pois ambas tem o proposito de apresentar comportamentos nocivos à saúde, seja ela mental ou a diversidade do comportamento humano através de material genético, é claro que a Psicologia vai trabalhar mais com histórias que já aconteceram, com traumas e afins que podem dar um diagnostico para aquela reação do paciente e a genética através de exames, experimentos e processos clínicos consegue ver hereditariedade etc.
UMA PROVA DE AMOR – RESUMO E ANÁLISE
A história de Sara e Brian Fitzgerald (papéis interpretados por Cameron Diaz e Jason Patric) são informados que Kate (Sofia Vassilieva), filha do casal, tem Leucemia e possui poucos anos de vida. O médico sugere aos pais que tentem um procedimento médico ortodoxo, gerando um filho de proveta que seja um doador compatível com Kate. A qual já estava muito doente e debilitada, ainda com pouca idade (em torno de 4 a 6 anos).
Dispostos a tudo para salvar a filha, eles aceitam a proposta. Assim, nasce Anna (Abigail Breslin), que poucos minutos depois de nascer, já doa sangue de seu cordão umbilical para a irmã. Alguns anos se passaram, e os médicos informam a família de Kate, que eles querem fazer um transplante de medula óssea de Anna para Kate. Ao atingir seus 11 anos, Anna precisa doar um rim para a Irmã. Cansada dos procedimentos médicos aos quais é submetida, ela decide enfrentar os pais e lutar na justiça por emancipação médica, de forma que tenha o direito de decidir o que fazer com seu corpo. Para defendê-la ela contrata Campbell Alexander (Alec Baldwin), um advogado que ficou muito comovido com a história e os motivos de Anna.
Nessa discussão faremos uma análise em dois aspectos: protocolo CLASS, essa sigla significa, C- contexto físico, L- habilidade em escutar, A- conhecimento, S- estratégia, S- síntese, criado por Bukman ET AL (1993), com a finalidade de o médico noticiar da melhor forma possível um diagnóstico desfavorável e de difícil aceitação para o paciente, bem como para os familiares.
Fazendo uma análise do filme uma prova de amor, verificamos como a doença muda toda a rotina familiar, os hábitos alimentares, como é o caso da família de Katy. Sua mãe passa a cozinhar alimentos ao vapor, de forma mais saudável e acaba por deixar seu emprego, para se dedicar exclusivamente de forma integral a sua filha leucêmica.
Em outra cena quando foi comunicado a família sobre o diagnóstico desfavorável de Leucemia da Katy, não foram atendidos os requisitos do protocolo CLASS: (C- contexto físico), pois não houve uma privacidade, sala fechada; a notícia foi dada no corredor do hospital, ao qual a menina se encontrava internada. No (A- conhecimento) nivelar as informações com o uso da linguagem adequada quando a medica falou que ela tinha uma síndrome leucêmica e a mãe de Katy faz uma cara de dúvida, e a médica diz prontamente que é câncer, no entanto não dulcifica ao dar essa má notícia, no quesito (S- estratégias), não fez pausas, não usou a (S- síntese) resumo do que foi dito. Apenas deu seus sentimentos de pesar explorando um pouco a negação através das respostas empáticas. Ao analisar os exames feitos na garotinha, verifica-se que a saúde de Katy está comprometida, ele constata que a taxa de leucócitos estão baixas e simplesmente a encaminha para a oncologia sem nenhuma explicação, e a mãe de Katy aflita, pergunta se é câncer, ele não da nenhum suporte, não estabelecendo um contato ou proximidade, conforme o protocolo CLASS (C- contexto físico) e (L- habilidade em escutar) não particularizando a atenção e não clareando as informações, e deixando Sara e Brian com dúvidas, e não dando importância para o que os familiares falam ou sentem, não houve escuta para saber o que a família estava sentindo, não houve clima propício para a família expressar seus sentimentos, angústias ou medos.
Na cena em que o médico dá a notícia de que a leucemia voltou e que há falência dos rins, nota-se o seguimento do protocolo CLASS, no contexto físico, habilidade em escutar, conhecimento, estratégia e síntese, onde o médico teve disponibilidade de tempo e empatia profissional, privacidade com a sala fechada, a família estava toda reunida, houve envolvimento e proximidade, contato visual, particularizou a atenção, deu importância ao familiar, expressões faciais, nivelou as informações, dulcificando ao revelar a volta da doença, foi receptivo para com a família, foi empático e fez um fechamento discutindo o que poderia ou não ser feito para a melhoria ou continuação do tratamento.
Pode-se afirmar também que, em razão do avanço da tecnologia muito se mudou e modernizou em nossa sociedade, passamos a ter facilidade de acesso a coisas que antes não tínhamos, mudamos o nosso cotidiano com a entrada dessa nova era, e como consequência não só na rotina do ser humano como um todo, mas também nas diversas áreas de atuação que puderam agora contar com esse recurso, como na ciência que passou por um processo de evolução extraordinário ao longo dos séculos, como descoberta de remédios, cura para doenças, e até gerar vidas “artificialmente’’, como já foi citado à história do filme “Uma prova de amor’’, com essa vontade de salvar a vida da outra filha os pais não se dão conta do processo doloroso que causam em ambas as crianças, isso se dá pelo fato de não saberem administrar a doença e
não terem um acompanhamento psicológico para saber lidar com essa situação.
Entretanto por mais que a tecnologia seja algo positivo pra nossa humanidade devemos nos atentar aos efeitos que isso pode ter que também tem seus lados negativos, sobre como podemos sofrer alterações psicológicas devido a essa nova circunstância, hoje em dia, as crianças já nascem nesse mundo digital e são inseridos nesse universo desde pequenas como jogos eletrônicos, vídeos infantis no celular, vídeo game entre tantos outros, porém isso pode ter graves consequências que podem desencadear em seu futuro, muitas pessoas acabam desenvolvendo muitas doenças por conta da tecnologia, como ‘’fuga’’ para seus problemas elas se fecham em seus celulares e não percebem o que está ao redor, isso acarreta doenças como ansiedade, depressão, ataque do pânico tantos outros, isso está diretamente ligado sobre a forma de como nossa sociedade se comporta atualmente, as pressões exercidas no ser humano estão cada vez maiores, seja para ser um ótimo profissional seja para se encaixar em um certo padrão e cabe aos psicólogos também alertar e ajudar a sociedade como um todo para que possamos saber lidar com nossos sentimentos e não deixar que a tecnologia influencie o nosso bem estar pois ela serve para ser como uma distração, ou nos auxiliar em certas tarefas do cotidiano e não como algo negativo e vicioso que atrapalha nossa saúde mental.
O ÓLEO DE LORENZO – RESUMO E ANÁLISE
O filme retrata uma história real, de um casal com um filho que começa a ter comportamentos estranhos repentinos. De primeiro instante dizem aos pais que é transtorno de hiperatividade, mas a mãe nega dizendo que as crises tem início, meio e fim. O menino Lorenzo começa a “mostrar” problemas na escola, o primeiro foi ele ficou nervoso e jogou tinha e acabou estragando a pintura dos colegas sem motivo para tal. A professora relatou a mãe que no dia seguinte houve uma situação pior, descrevendo como “comportamento perturbado”. O pai de Lorenzo chega e se depara com ele tento um ataque e chama os médicos que relata aos mesmos, que o menino é imperativo, muito inteligente e fala três idiomas. O médico diz que é difícil admitir que uma criança superdotada possa estar perturbada e outra médica aconselha aos pais que coloquem ele em uma escola para pessoas deficientes. Depois desse fato o menino começou a cair com frenguencia, começa a mostrar falha na audição, os pais preocupados procuram um médico e os mesmo realizou vários exames. Lorenzo passa três dias no hospital realizando exames. Então o médico reuni os pais e conta sobre a doença ALD, que seria um defeito congênito no metabolismo que provoca a degeneração do cérebro, ela só afeta o sexo masculino, geralmente na faixa de cinco a dez anos de idade, com um processo sem interrupção, o fim é inevitável, todos os meninos morrem até dois anos depois do diagnóstico. Os pais ficam muito abalados, o médico explica o porque tem certeza da doença, o mesmo explica que Lorenzo apresenta um sintoma definitivo, que ele tem um nível anormal de gordura no sangue. O médico explica que existe uma enzima que deveria metabolizar essas gorduras, mas os portadores da doença, ela é defeituosa, então elas recolhem células nervosas, é mais ou menos, como o colesterol nas artérias e de certa forma isso liquidifica a matéria branca do cérebro. A ALD coroe a mielina e isso provoca a distribuição do cérebro e assim o corpo perde suas funções. Para época desse filme, era uma doença nova, que até os médicos estavam tentando entender, aonde relata que também não existe tratamento. Os pais saem desolados da sala do médico. O pai começa a estudar e saber sobre a doença do filho e viu o que irá acontecer com Lorenzo nós próximos meses e acaba entrando em desespero. Eles buscam ajuda de um neurologista especialista na doença, ao ir até o médico o menino já tem dificuldade para andar. O médico faz algumas restrições alimentares para evitar a ingestão de gorduras, retirando as gorduras saturadas da dieta, irá evitar com que elas se acumulem no cérebro, só para tentar reduzir os sintas, o médico encaminha os pais para o nutricionista e realiza uma consultoria genética para evitar que a irmãs e/ou possam ser portadoras, a ALD só é transmitida pelo gene da mãe. Os pais recebem os exames de Lorenzo e percebem que mesmo ele eliminando as gorduras saturadas da dieta, as gorduras ainda continuam aumentando. Passam em outro médico e começam um novo tratamento em um hospital universitário aonde levam Lorenzo até a sala de aula começam analisando a doença. Os pais são convidados para uma fundação com todos os pais de filhos com a doença, aonde podem colocar tudo para fora. Os pais decidem estudar para saber mais sobre a doença para não deixar os filhos nas mãos dos médicos, conforme estudando acharam uma alternativa para as gorduras sátiras meterem o controle. Aonde começam a investir nessa ideia para tentar salvar o filho. Os pais acham que o azeite de Olívia vai ajudar no controle das gorduras saturadas. Passaram sete meses do diagnóstico, Lorenzo está imóvel e mudo. O médico auxilia o pai a começar dando trinta gramas de azeite por dia para Lorenzo. Após um mês ingerindo azeite Lorenzo obteve quinze porcento no C24 e em C26 saturados, após outros teste mostraram uma queda ainda maior, de cinquenta porcento. O efeito do azeite já estava passando e Lorenzo começou a ter confunsoes. O pai esclareceu o caminho bioquímico e isso explicaria porque os ácidos oleicos conseguem cinquenta porcento CB para seletos adicionados C22 – ácido erucido, esse ácido tem pesquisas que relatam que ratos tiveram problemas cardíacos e o médico não quer arriscar em Lorenzo. Os pais conseguem a garrafa de ácido erucido. Fizeram exames depois da aplicação e os níveis de C24 e C26 estão normais. Mesmo melhorando Lorenzo não consegue se conectar com o mundo exterior, só possui alguns comandos, como engolir. Após um tempo, Lorenzo começa a se conectar com os olhos. O pai de Lorenzo entra depois em uma pesquisa para tentar achar uma forma para repor mielina. O filme foi baseada em uma história verdadeira
CONCLUSÃO

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando