Buscar

gestão de carreiras - prova II

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Disciplina:
	Gestão de Carreiras (ADG05)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual Semipresencial ( Cod.:460059) ( peso.:1,50)
	Prova:
	14197150
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A carreira pode ter vários significados ao ser humano; entretanto, pode ser avaliada de forma objetiva e de forma subjetiva, que representam, respectivamente, aspectos externos e aspectos internos. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Na forma de avaliação subjetiva, são envolvidos elementos como autoimagem, sentimento de identidade, as atitudes e a sua afinidade com o trabalho.
(    ) A forma de avaliação objetiva se caracteriza como uma avaliação baseada no regozijo e realização das pessoas.
(    ) A forma de avaliação objetiva representa aspectos como status e remuneração.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V.
	 b)
	F - V - V.
	 c)
	V - F - F.
	 d)
	V - V - V.
	2.
	Os autores Arthur e Rousseau (1995) e Hall (2002) apresentam duas diferentes maneiras de se avaliar carreiras. Uma delas diz respeito ao entendimento pessoal da carreira, e a outra é a compreensão da carreira perante a sociedade. Referente a esses dois tipos de carreira, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: ARTHUR, M. B.; ROUSSEAU, D. M. The Boundaryless Career: a new employment principle for a new organizational era. Nova York: Oxford, 1995.
HALL, D. T. The study of careers. Careers in and out of organizations. Thousand Oaks: Sage, 2002.
	 a)
	Carreira Objetiva e Carreira Proteana.
	 b)
	Carreira Subjetiva e Carreira Objetiva.
	 c)
	Carreira Inteligente e Carreira Proteana.
	 d)
	Carreira Subjetiva e Carreira Inteligente.
	3.
	Com relação à estrutura de carreira, são apresentados quatro modelos distintos: Vertical, Paralela Simples, Paralela em formato de ?Y? e a Paralela Múltipla. A carreira paralela possibilita o colaborador adaptar interesses e aptidões de uma maneira mais flexível, porém, conforme verificado por Dutra (1996), é necessário adequar o modelo à empresa, respeitando a cultura organizacional. Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para falsas:
(    ) Para a utilização desse modelo, deve haver igualdade rigorosa entre os braços técnico e gerencial, na carreira em Y.
(    ) O modelo de carreira paralela é o mais utilizado nas organizações pela simplicidade no gerenciamento.
(    ) Nesse modelo, o colaborador tem pouca flexibilidade, devendo subordinar-se às determinações da organização.
(    ) Na carreira paralela, os critérios devem ser bem definidos, transparentes e apresentar igualdade entre si para que não ocorram ressentimentos.
FONTE: DUTRA, J. S. Administração de carreiras: uma proposta para repensar a gestão de pessoas. São Paulo: Atlas, 1996.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - V.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	F - F - V - F.
	4.
	Uma empresa implantou um programa de trainee para busca de talentos universitários em formação ou recém-formados. No entanto, com o passar dos anos houve uma queda acentuada de inscrições no programa. Preocupada, a empresa realizou uma pesquisa entre os trainees e constatou três grandes problemas: 1. Na divulgação do programa de trainee, a empresa prometia carreira rápida aos candidatos que se destacassem, porém ao entrar nas empresas, raramente conseguiam alcançar cargos gerenciais devido à baixa rotatividade nesse nível hierárquico. 2. Eram oferecidas poucas atividades desafiadoras devido à cultura conservadora da empresa com estrutura de cargos definidos e padronizados. 3. Os empregados mais antigos não agiam de forma amistosa com os novos trainees, negando-se muitas vezes o compartilhamento de informações. Considerando essa situação hipotética e com relação às possíveis soluções para estes problemas, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A empresa deve criar programas hierárquicos bem definidos e padronizados para que seja percebido como uma vantagem pelo trainee.
	 b)
	A empresa deve implantar a carreira em Y, para solucionar os problemas de insatisfação dos funcionários que gostariam de avançar na hierarquia.
	 c)
	A empresa deve criar equipes de projetos em diversas áreas para fortalecer o trabalho em grupo, independente da faixa etária dos colaboradores, favorecendo o compartilhamento de conhecimento.
	 d)
	A empresa deve buscar candidatos com perfil mais conservador, para adequar a cultura e a estrutura de cargos da empresa.
	5.
	No dia a dia da organização, verificamos a interação de gestores envolvidos nas decisões que envolvem as carreiras dos funcionários. Esse processo de interação envolve planejamento de carreira e administração de carreira, em que cada pessoa tem suas atribuições específicas. Sobre as atribuições da organização com relação ao planejamento de carreira, analise as sentenças a seguir:
I- Disponibilizar modelos de planejamento de carreira, recursos, aconselhamento e informações necessárias ao planejamento de carreira individualizado.
II- Preparar os subordinados na organização com relação ao desenvolvimento de carreira, e aconselhamento de carreira aos diretores.
III- Conceder programas de treinamento de competências e oportunidades de experiências para o desenvolvimento no trabalho.
IV- Acompanhar e atualizar os planos dos empregados de forma adequada.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença I está correta.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	6.
	A Carreira sem Fronteiras surgiu na obra The Boundaryless Career: a new employment. Nesse trabalho os autores apresentam modelos de empregabilidade práticos, efetivos e adequados ao novo mundo corporativo. Sobre as características da Carreira sem Fronteiras, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: ARTHUR, M. B.; ROUSSEAU, D. M. The Boundaryless Career: a new employment principle for a new organizational era. Nova York: Oxford, 1995.
	 a)
	Dependência da organização e informações internas.
	 b)
	Desvalorização das fronteiras do atual empregador.
	 c)
	É de livre trânsito pelas fronteiras que delimitam diferentes organizações.
	 d)
	O profissional aceita a oportunidade de carreira independente de ter família ou não e vislumbra um futuro com fronteiras.
	7.
	Os modelos de carreiras são classificados de diversas maneiras. Entre eles, temos a carreira proteana. Nesse modelo de carreira, os indivíduos eram ocasionados pelas necessidades individuais, na qual os objetivos pessoais estão acima das necessidades da organização. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Nesse modelo de carreira, o gerenciamento é feito pelas pessoas.
(    ) A carreira é uma sequência de capacidades, conhecimentos, experiências e mudanças na sua vida.
(    ) A organização oferece competências leves, informações fracas e relacionamentos não construtivos.
(    ) A carreira proteana apresenta como característica um cunho dinâmico e o desenvolvimento de um estudo contínuo. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - V.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	V - V - V - F.
	 d)
	V - F - V - F.
	8.
	A respeito das carreiras, muito tem sido pesquisado a respeito e os especialistas apontam que a partir da Revolução Industrial surgiu o modelo mais tradicional de carreira, com uma série de características específicas que se acentuaram com o passar do tempo e o surgimento de outras formas de carreira.
A respeito das "Carreiras Tradicionais", assinale a alternativa que melhor representa a característica da carreira tradicional:
	 a)
	Independência em relação à organização, o funcionário
muda de maneira inesperada.
	 b)
	Progressão linear horizontal, vinculado à participação de ações de RSE - Responsabilidade Social Empresarial.
	 c)
	Instabilidade profissional.
	 d)
	Dependência da organização.
	9.
	O termo "competência" é muito usado no cotidiano, embora, algumas vezes, não haja compreensão do seu significado. Habitualmente, o conceito de competência está muito próximo do conceito de capacidade. Isso acontece quando nos referimos à condição que alguém possui para realizar certas funções ou tarefas. Com base no exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- O termo competência refere-se a uma premissa necessária para o bom desempenho, desenvolvida provavelmente a partir de aptidões já presentes no indivíduo.
PORQUE
II- Competência significa apenas capacidade, então, uma capacidade sutil e não notada na prática.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	 b)
	As asserções I e II são proposições falsas.
	 c)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
	 d)
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	10.
	Scalabrin (2008) e Guedes (2009) abordam em seus estudos as pesquisas realizadas por
Lisa A. Mainiero e Sherry E. Sullivan, que questionam sobre por que as pessoas estão deixando as organizações e construindo novas formas de carreira. Dentro desse contexto, assinale a seguir a alternativa CORRETA, portanto, a que melhor representa a "Carreira Caleidoscópica":
FONTE: GUEDES, S. A. A carreira do empreendedor. 2009. 160f. Dissertação (Mestrado em
Administração) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade
de São Paulo, São Paulo, 2009. 
SCALABRIN, A. C. Carreiras sem fronteiras e trajetórias descontínuas: um estudo descritivo
sobre decisões de OPT-OUT. Dissertação (Mestrado em Administração) - Faculdade de
Economia, Administração e Contabilidade. Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.
	 a)
	A carreira caleidoscópica satisfaz principalmente a necessidade de ascensão salarial rápida, embora ela desequilibre a vida pessoal.
	 b)
	As pessoas procuram maneiras alternativas de gerir suas carreiras, para valorizar e harmonizar diferentes aspectos de suas vidas, como as amizades e a família.
	 c)
	Este tipo de carreira é pouco dinâmica, pois não é diretamente administrada pelo indivíduo.
	 d)
	Na carreira caleidoscópica, o encarreiramento do indivíduo é definido por um conjunto de atores, que engloba a empresa e suas relações sociais.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?