Buscar

ESCOLA X COMUNIDADE - 1

Prévia do material em texto

LICENCIATURA EM MATEMÁTICA 
PRÁTICA DE ENSINO: INTEGRAÇÃO ESCOLA X COMUNIDADE (PE:IEC) 
 
 
 
 
POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1 
RELATÓRIO DE CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA E DA COMUNIDADE 
 
 
 
 
 
JOAQUIM CARDOSO RAIOL NETO 1933633 
 
SHOPPING INTERLAGOS/SP
2019 
 
 
 
 
 
 
 CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA 
 
1) Identificação 
 
EE PAULO FREIRE 
Av. Passaredo, 400 – Jardim Aliança – Osasco/SP 
Telefone: 11 3602-2854/3603-9799
Instituição mantenedora do estabelecimento escolar: Governo do Estado de São Paulo (Rede Estadual de Ensino) 
 
2) Análise crítica do ambiente físico 
 
A escola tem uma excelente localização. Está estabelecida no centro da cidade de Osasco, com fácil acesso para os alunos e variados tipos de comércio a sua volta. Os alunos chegam através de peruas, motos, carros, bicicletas e até mesmo a pé. 
 
Sim. Durante os anos, a escola passou por diversos ajustes, por diversas reformas, visando melhorar seu espaço físico. Um dos ajustes principais foi o aumento da sala da diretoria, da secretaria e da coordenação. Houve também mudança na cozinha, onde a escola passou a utilizar cozinha piloto. 
 
Sim. O pátio é bem amplo, próximo a cozinha há várias mesas para refeições, salas de aula observadas no período noturno estavam em uma proporção adequada para o desempenho, quadra de esporte extensa, com banheiros para trocas (não disponibiliza banhos).
 
Sim. A escola possui sala de informática com 24 (vinte e quatro) computadores, sala multimídia e sala de leitura. Os alunos fazem uso das mesmas durante a semana para as aulas, atingindo assim a funcionalidade de cada uma. 
3 
 
 2.1 Quanto à utilização da biblioteca, ou de outras dependências: 
 
Ambos ambientes são utilizados pelos alunos com o auxílio dos professores, periodicamente. 
 
Os recursos são bem utilizados, pois os colaboradores trabalham muito para isso ocorrer. Necessita também tanto nas salas-ambientes quanto nas salas de aula, secretaria, coordenação, sala de professores, de mais climatização e iluminação. E a fiação da escola é bem antiga não atendendo as normas padrão de agora para instalar arcondicionado, a escola utiliza ventiladores. 
 
 A sala de professores é bem organizada, possui armários e um computador para uso dos mesmos. A quadra tem o banheiro bem fora de visão do professor, seria necessária uma mudança, pois onde é o banheiro atual, tem um portão bem próximo, se o aluno sair, o professor pode não ver. O pátio é grande e bem distribuído. As salas de aulas precisam de mais ventilação, principalmente para os alunos da tarde, que é o horário que faz mais calor. 
 
Logo na entrada da escola, após a secretaria, tem uma porta com tranca eletrônica, achei bem seguro, pois como vimos o ataque que os alunos vivenciaram em Suzano/SP, a escola estava completamente aberta e vulnerável. A secretaria fica para fora, porém possui grades e janelas fechadas com trancas. Para ter acesso dentro da escola, precisa passar por essa porta com tranca eletrônica, sendo obrigatório ser reconhecido por alguém. Na hora da entrada dos alunos na escola, é imprescindível o uso de uniformes e roupas que não chamem atenção, tanto para os alunos quanto para os professores. 
3) Características da gestão escolar 
 
Todos participaram (tanto professores, quanto diretoria, coordenadoria) de maneira ativa e atuante, possibilitando assim uma tomada de consciência dos problemas possíveis e suas soluções. 
 
A escola possui um grêmio estudantil, APM, Conselho de Classe e Conselho Escolar, englobando a direção, coordenação, equipe pedagógica, representante dos professores, representante dos funcionários, pais e alunos. A maioria deles por votação (grêmio, representantes de funcionários, pais e alunos). Esses segmentos realizam reuniões esporádicas com seus representantes a fim de melhorias, críticas, sugestões para tomadas de decisões no andamento da escola. 
 
A própria comunidade escolar que realizou votações e discussões para essa construção ao longo dos anos. 
 
Nesses pontos aqui abordados não tenho comentários relevantes a fazer. 
4) Organização administrativa pedagógica 
 
a) Organograma da unidade: 
Diretor de Escola: Isabel
Vice-Diretor de Escola: Liris
Ensino médio e ensino fundamental com aproximadamente 600 alunos. São 9 (nove) salas no período matutino, 11 (onze) salas no período vespertino e 6 (seis) salas no período noturno. Horários de aulas: Matutino: 07h00 às 12h20 intervalo das 09h00 às 09h30. Vespertino: 13h00 às 18h20 intervalo das 15h00 às 15h20. Noturno: 19h00 às 22h30 intervalo das 21h00 às 21h20. 
 
Os professores tem uma demanda de hora/aula por semana. Por exemplo, a diretora citou o caso do professor que realiza 32 horas/aulas e reuniões. A diretora acompanha e coordena todos os professores. 
 
Antes era por currículo, agora a escola recebe o material de transição do governo estadual para auxiliar nos planos de aulas. O professor segue esse roteiro organizando suas atividades de modo a atingir as metas estabelecidas. Em sua didática incluem-se: objetivo, conteúdos, metodologia e por fim a avaliação. O conteúdo dos cadernos atende as especificações do Estado de São Paulo dentro das áreas do conhecimento de Ciências Humanas, Linguagem e Códigos, Ciências da Natureza e Matemática, auxiliando os alunos no desenvolvimento de novas competências e habilidades. 
 
A cada bimestre, os alunos passam por uma avaliação que se nomeia “provão. São 3 (três) dias de provas dissertativas com 5 (cinco) questões cada matéria e 2 (dois) dias com provas objetivas com 10 (dez) questões cada matéria. Além do provão, os alunos são avaliados pelas provas mensais, de acordo com o professor, essas avaliações podem ser com consulta ou não, em grupos ou individuais. A escola também aplica um sistema de recuperação contínua, sendo ela, um método que visa evitar o acúmulo de defasagens. A recuperação paralela não é utilizada devido a escola ser a única da cidade com ensino médio, então tem alunos que moram muito longe e não seria possível comparecer a essas recuperações. Os professores também passam trabalhos de variados assuntos para a pesquisa dos alunos e aumento do conhecimento com determinado dia para entrega valendo nota. 
 
A diretora atende os pais interessados de segundas, terças e quintas-feiras. Também são feitas periodicamente reuniões de pais e mestres para passar as informações de notas, de comportamento e assim por diante para os pais. A diretoria informou que os pais costumam ir à escola para procurar informações dos filhos. 
 
Com relação a um problema de alunos com professores, a diretoria não aceita comportamentos abusivos e alunos mal-educados, desrespeitosos. Quando eu estava na escola, fomos interrompidas pela coordenadora pedagógica para informar que um aluno estava sendo desrespeitoso com a professora, ficava andando na sala de aula atrapalhando os demais colegas e conversando. E por último, ela informou que o aluno havia “xingado” a professora. Nisso, a diretora deu-lhe 3 (três) dias de suspensão e informou que o aluno só voltaria a assistir aula com a presença na escola de pais ou responsável. Achei muito justa a atitude da diretora quanto a esses tipos de problemas, pois eu, como futura professora, tenho muito medo dos riscos que corremos ao estarmos expostos e passar horas e horas com pessoas (até mesmo crianças) que não tem limites e nos desrespeitam. A diretora me informou que com relação a esses problemas com alunos, não admite nenhum tipo de agressão, seja ela, física ou verbal e que os alunos são advertidos e em casos mais graves, suspensos. 
 
5) Outras atividades desenvolvidas pela escola 
 
A escola possui tanto a APM quanto Conselho Estudantil. 
 
A escola possui o grêmio estudantil. 
 
Nesses pontos aqui abordados não tenho comentários relevantes a fazer. 
6) Levantamento das expectativas dos alunos em relação à escola 
 
a) Em conversa com 3 (três) alunos da instituição foram passadas as seguintes informações:Necessidade de ar-condicionado em todas as salas utilizadas; 
Mais computadores para a sala de informática; 
Atenção especial a alunos problemáticos que atrapalham as aulas e sua organização resolvendo o mais rápido possível as situações criadas por eles; 
Mais métodos de auxílio a alunos interessados nas salas, como por exemplo: mais trabalhos solicitados valendo nota e participação, visitas a outras instituições envolvidas no roteiro de aula, etc.; 
Acessibilidade para alunos; 
Aulas na sala de multimídia com apresentações envolvendo artes e música e não apenas teorias; 
interclasses, gincanas, e outros tipos de atividades de educação física; 
Carteiras e cadeiras novas, pois são muito velhas; 
Mais materiais para aulas de químicas e de biologia; 
 CARACTERIZAÇÃO DA COMUNIDADE 
1) Localização geográfica 
 
 A escola está localizada à Av. Passaredo, 400 no Jardim Aliança na cidade de Osasco/SP. Suas cidades vizinhas são Barueri, Carapicuíba, Itapevi e Santana de Parnaíba. Osasco está localizada na Grande São Paulo do Estado de São Paulo, especificamente 24,7 km de São Paulo. 
 
Localização: 
Av. Passaredo, 400
-
 
Jardim Aliança
 
 
Localização: 
 Osasco, Estado de São Paulo
 
 
Imagens retiradas do Google Maps.
 
 
2) Equipamentos sociais 
 
O bairro possui uma ampla estrutura de atendimento aos cidadãos por se tratar de centro da cidade. 
Temos os seguintes locais de prestação de serviços: 
Banco do Brasil 
Posto de Saúde e Vacinação
Igreja Católica
Supermercado Extra
Centro de Formação de Condutores Texas
Farmácia Bifarma
Laboratório de Análises Clínicas 
Pernambucanas 
Padaria Cisne Branco
Casas Bahia
Fundo Social de Osasco
Delegacia de Polícia Civil 
Conselho Tutelar do Jardim Aliança
Creche Municipal Marina Saddi
Lotérica 
Empreendimentos Imobiliários 
Correios 
Cartório de Registro Civil 
3) Densidade demográfica 
O município conta com 696 850 habitantes no último censo. A densidade demográfica é de 10 700,62 habitantes por km² no território do município, podendo ser considerada populosa pela prefeitura. 
4) Perfil econômico da população 
A população de modo geral, é predominantemente de baixa renda. Formada pelos comerciantes, profissionais autônomos e funcionários públicos que se incluem parcialmente na classe média. 
5) Uso predominante do solo 
O uso do solo na comunidade pode classificar como misto, divide-se em áreas residenciais e comerciais. 
6) Levantamento das expectativas da comunidade em relação ao trabalho escola 
Em conversas informais tanto com as pessoas que trabalham próximo a escola quanto os próprios funcionários, foi notado o esforço do grêmio estudantil em envolver principalmente os alunos (para a participação) e a comunidade (para assistir) em jogos esportivos. Para tais atividades, foram destacados mais equipamentos necessários para um melhor andamento do evento, acessibilidade para pessoas com necessidades especiais, um uso de crachás para funcionários da escola e professores, tanto para o livre acesso quanto para distinção das pessoas no local do evento. 
Vale ressaltar também que a escola é prédio eleitoral, sendo necessárias várias mudanças para melhor organização. 
 
REFERÊNCIAS 
 
https://www.google.com/maps/Osasco 
49.4493356,17.75z/data=!4m5!3m4!1s0x94bdb43e37d1a1cf:0xc8e4cdc969f8da46!8m2!3d20.9228079!4d-49.4364335 (acesso em 07/05/2019) 
 
https://www.google.com/maps/@-20.9182102,-
49.4452945,3a,75y,14.49h,64.66t/data=!3m6!1e1!3m4!1sGHBWm38U0xRzvOu3K8m0XQ!2e0! 7i13312!8i6656 (acesso em 07/05/2019) https://osasco.sp.gov.br/posts/3/Cidade (acesso em 07/05/2019) 
 
https://cidades.ibge.gov.br/brasil/sp/osasco-/panorama (acesso em 07/05/2019) 
 
https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/sp/osasco-.html? (acesso em 07/05/2019) 
 
https://www.infoescola.com/educacao/ (acesso em 14/05/2019) 
 
https://posgraduando.com/ (acesso em 14/05/2019) 
3 
 
4 
 
5

Continue navegando