Buscar

ATIVIDADE+DISCURSIVA+direito+previdenciario (1)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Imagine a seguinte situação: Maria é segurada do INSS e recebe um benefício no valor de 3 salários mínimos. Em um determinado mês, a autarquia, por equívoco, depositou 4 salários mínimos na conta da beneficiária. Verificado o erro, Maria foi chamada à agência do INSS. Nessa ocasião, foi solicitada que ela devolvesse os valores percebidos, pedido este recusado pela segurada.
Nesse caso, qual deve ser o procedimento do INSS para reaver o valor pago indevidamente?
Escreva um texto de 5 a 10 linhas apontando o procedimento a ser tomado pela INSS, bem como o fundamento legal que ampara esse mesmo procedimento. Após escrever o seu texto, releia-o cuidadosamente verificando se ela está bem fundamentada e clara para que analisará a sua resposta.
Segundo a lei 8213/91 o INSS pode requerer o valor pago indevidamente pois, se trata de um erro do próprio órgão, então o art. 115, inciso II fala que pode ser descontado o benefício pago além do devido.
O parágrafo primeiro da referida lei diz que na hipótese de pagamento de benefício além do valor devido (inciso II), o desconto do valor pago a mais será feito de forma parcelada e terá que obedecer a regulamentação feita pelo próprio INSS.
	A resolução 640/2018 do INSS que regulamenta esse tipo de situação foi publicada agora no ano de 2018 alterando a resolução 185/2012, e está sendo valida desde o dia 04.04.2018.
O procedimento tomado dependerá da idade de Maria pois, a lei diz que no caso dela ser menor de 21 e a contar de 53 anos, o valor descontado será de 20% entretanto, se ela for maior ou igual a 21 e inferior a 53 anos, o valor descontado do Benefício será de 25%

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Mais conteúdos dessa disciplina