Buscar

Atividade sobre Lipídeos, lipoproteínas e nucleotídeos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ATIVIDADE EXTRA 2VA – PROCESSOS BIOLÓGICOS BÁSICOS
1) Defina a função e estrutura dos lipídeos e como podemos classifica-los: (Dê exemplos) 
R – Os lipídeos são substancias insolúveis em água, mas são solúveis em solventes orgânicos como éter, acetona, álcool, etc. Sua composição é feita por carbono, hidrogênio e oxigênio, mas também podem conter nitrogênio, fosforo e enxofre. Os lipídeos tem várias funções como constituintes de membranas, isolantes térmicos, proteção mecânica, transmissão de impulso nervoso. Muitas vitaminas que são tipos de lipídios, como a vitamina A e E, sendo antioxidantes, ou outras que possuem função hormonal. O armazenamento de energia também é uma das principais funções biológicas dos lipídeos. Os lipídios podem ser classificados em substancias insaturadas ou saturadas. Podem também ser classificados como simples, complexos, os precursores e derivados. Os simples são as gorduras e ceras. Os complexos são os fosfolipídios e glicolipídios. Os precursores e derivados inclui ácidos graxos, glicerol e esteróis, vitaminas lipossolúveis, hormônios, etc. 
2) O que são lipoproteínas? Classifique e defina sua função e qual a associação existente entre os lipídeos e os processos de aterosclerose e obesidade? 
R – São compostos que contém lipídeos anfipáticos, triglicerídeos, colesteróis, ácidos graxos e proteínas especiais chamadas apoproteínas ou apolipoproteínas. Elas podem ser classificadas de acordo com seu tamanho e densidade em Quilomícrons, tem a função de transportar os ácidos graxos obtidos na dieta para os tecidos em que serão consumidos ou armazenados como combustíveis. VLDL, que tem como função transportar triglicerídeos pela corrente sanguínea, para serem armazenados nas células e utilizados na produção de energia. IDL, que tem a função de transportar triglicerídeos para o plasma. LDL (“colesterol ruim”), que são responsáveis pelo transporte do colesterol do fígado para as células do organismo e HDL (“colesterol bom”), que são responsáveis pelo transporte do colesterol dos tecidos do organismo para o fígado, para ser processado e eliminado.
Em relação a aterosclerose, a gordura na alimentação, que inclui triglicérides e colesterol, é pouco solúvel em meios aquosos como o sangue, e para que ela seja transportada para utilização ou armazenagem ela é modificada em lipoproteínas que são mais solúveis. O LDL leva o colesterol para as células enquanto a HDL remove o colesterol livre dos tecidos. Sendo que existe diversos fatores em que a quantidade maior de LDL entra na parede das artérias, podendo ser por causa de alterações no endotélio por causa de hipertensão, fumo, diabetes, etc. Essa alteração junto com o maior influxo de LDL na parede da artéria acaba dando início à doença. Já na obesidade, o excesso de ingestão de calorias pode levar a desequilíbrios metabólicos, levando a diminuição da HDL e o aumento do colesterol denso, LDL.
3) Defina e esquematize a estrutura básica dos nucleotídeos que compões os ácidos nucléicos (DNA e RNA). 
R – Os nucleotídeos são formados, cada um, por três diferentes tipos de moléculas. Um açúcar (pentose), sendo desoxirribose no DNA e ribose no RNA. Um grupo fosfato, ligado ao carbono 5 do açúcar. E uma base nitrogenada (sendo no DNA a adenina, guanina, citosina e/ou timina, e no RNA adenina, guanina, citosina e/ou uracila), ligada ao carbono 1 do açúcar.
4) Como o núcleo é estruturado e quais as suas 2 principais funções? 
R – Basicamente, ele é composto pela carioteca, cromatina, nucleoplasma e nucléolo. A carioteca delimita o núcleo separando-o do citoplasma e é formada por duas membranas biológicas. Suas principais funções são de regular as reações químicas que ocorrem dentro da célula (metabolismo) e armazenar as informações genéticas da célula.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais