Buscar

ANATOMIA E ACESSO CIRURGICO DOS DENTES POSTERIORES

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ANATOMIA E ACESSO CIRURGICO DOS DENTES POSTERIORES
1º Pré-molar superior
Ele é um dente que na maioria das vezes apresenta 2 canais em 84%, pode ter 1 canal raramente e as vezes pode ter 3 canais, porque que acontece isso? Porque o pré-molar é uma transição entre canino e molar, então se fala que ele é um molar em miniatura então por isso que pode acontecer de ter em pré-molar com 3 canais. O comprimento médio dele é de 21mm, geralmente esse dente é fácil de fazer as raízes não são complicadas, ele é circular no ápice e ovalado no terço médio e no cervical, e no cervical pode ter o istmo que é a união da entrada da embocadura dos canais e no assoalho tem uma comunicação entre eles.
2º Pré-molar superior
Ele é quase 50% de apresentar 1 ou 2 canais, o que nos leva a constar se tem 1 ou 2 canais? Se o canal for bem centralizado só vai ter 1 canal e se vc começar a achar um canal mais para a palatina ou mais para a vestibular vai 2 canais e radiografia também se sumir a luz do canal no meio da raiz isso significa que ele tem 2 canais. O comprimento médio dele é 22mm e ele é oval, é um dente muito achatado as vezes esse diâmetro aqui (figura) é muito longo no sentido vestíbulo-lingual, então vc não pode instrumentar só no centro do dente senão vai deixar essas paredes parecidas com as do canino, então tem que raspar todas as paredes.
1º Pré-molar inferior
Os inferiores no meu ponto de vista são os dentes mais difíceis de fazer, porque? Porque eles tem uma inúmera modificação anatômica nas raízes, as vezes ele é único, ele é único e chega no terço médio e bifurca e volta para um único forame ou então bifurca e termina em dois forames e as vezes ele bifurca e se une de novo e separa lá em baixo. Por isso as vezes vou dizer não faz esse porque ele tem o canal principal e tem um pseudo-canal mais é um canal muito fininho na raiz lingual e é muito atrésico e é muito chato de achar, então vou descartar esse para vcs não terem dor de cabeça. Ele pode ter 1, 2 ou 3 canais. 
2º Pré-molar inferior
Ele é mais fácil e mais simples, mas temos que observar a inclinação que ele tem na cavidade oral porque ele é mais inclinado para a lingual e na hora de entrar com a broca não errar e entrar pela vestibular. A presença de 1 canal é quase 100% mas pode ter 2 canais também é descentralizado e oval.
Ponto de eleição dos pré- molares superiores
Centro exato do sulco principal entra com a broca no meio do sulco principal. A forma de contorno é ovalada, esses dentes se tiver 2 canais tentem achar primeiro o palatino que é mais amplo para depois achar o vestibular, então achem o palatino e vem de dentro para fora com a broca esférica para achar o vestibular. Como acessar é igual aos incisivos e caninos com boca esférica em direção ao canal palatino e não é em 45° graus como nos incisivos, mas tem uma inclinação, utilizar sonda exploradora e uma coisa importante nos pré-molares superiores é que existe uma convergência para o sulco oclusal, então temos que tirar essa convergência porque como muitas vezes ele é muito amplo no sentido vestíbulo-lingual no canal, temos que deixar essa parede divergente. Então a 3082 vai ser importantíssima para que possa deixar essas paredes na direção da entrada dos canais e não precisa desgastar as cúspides.
Ponto de eleição dos pré-molares inferiores 
Abaixo da cúspide vestibular um pouquinho para mesial, paralelo ao longo eixo do dente por isso que tem que fazer o acesso sem o isolamento porque vc perde o ponto da localização do dente. A forma dele também é oval ou elipsoide.
1º Molar superior
Comprimento médio é de 20mm, a idade de erupção é de 6 a 7 anos, numero de raízes: 3 a mesiovestibular, a distovestibular e a palatina, numero de canais: 3 em 30% dos dentes e 4 em 70% do dentes....mais as vezes os tratamentos de canais é feito somente em 3 canais porque é muito difícil achar o quarto canal ele é muito fino e fazemos um endo linda e maravilhosa e tem o insucesso por causa desse bendito canal(kkkkkk). As raízes são separadas em 100%. Uma coisa que nos leva a diferenciar se tem 3 ou 4 canais, vcs estão vendo a cúspide vestibular(figura) quando ela é mais pronunciada é o indicio que tem 4 canais e quando o dente esta mais quadradinho(figura) as cúspides são paralelas a possibilidade de ter 3 canais é maior, então isso é um diferencial na coroa do dente. Radiograficamente agente nunca ver esse quarto canal. Quando temos 4 canais temos: canal mesiovestibular, distovestibular, palatino e o mesio palatino que fica logo abaixo do mesiovestibular e nesse caso o canal mesiovestibular vai ter a forma de fenda, e esse quarto canal tem uma anatomia muito diversificada ele pode chegar em forame separado, pode ir ate o terço médio ou cervical por isso que muitas vezes ele não da problema, senão não teríamos um índice de sucesso tão grande e o diâmetro dele é muito pequeninho.
2º Molar superior 
Ele é um dente mais achatadinho no sentido mesiodistal, ele pode ter de 3 a 4 canais e também tem raízes separadas por ele ser um molar mais achatado algumas vezes pode acontecer de os canais estarem alinhados um atrás do outro mesiovestibular, distovestibular e palatino então temos que tomar cuidado na hora do acesso.
Ponto de eleição dos molares superiores
Área central da superfície oclusal e tem a ponte de esmalte não pode desgatar a ponte, então é mesialmente à ponte de esmalte e entra em direção ao canal palatino com a broca esférica. Quais são a localização do nosso conduto: palatino que fica abaixo da cúspide mesiopalatina, o mesiovestibular que fica abaixo da cúspide mesiovestibular, o distovestibular que fica próximo ao centro do sulco distovestibular. Muito importante em molar o assoalho que é uma área nobre dos dentes principalmente em molar,temos que observar o diâmetro da câmara pulpar e tomar cuidado dente com câmara pulpar muito estreita as vezes não da para sentir cair no vazio, então achei o canal palatino que é mais amplo e venho de dentro para fora e a concavidade do assoalho é um indicio para localizarmos os canais vestibulares ou os canais mesiais dos inferiores e não podemos arranhar esse assoalho porque se deixarmos ele reto não vamos conseguir achar os canais atresicos e entramos com a 3082 para darmos expulsividade as paredes para vermos a entrada dos canais.
1º Molar inferior
Ele apresenta 3 canais na maioria das vezes, nunca tem 1 canal só pode ter 2 ou 4 canais. Esse dente é robusto na raiz mesial que tem 2 canais e se ele for robusto na distal ele provavelmente vai ter 2 canais também, temos que lembrar da inclinação desse dente os molares inferiores tem a raiz mesiovestibular com uma inclinação na embocadura muito grande é nela que a maior parte das perfurações acontece ou então quebra de instrumento por causa dessa inclinação se nós não removermos ela vai ser fácil de acontecer esses acidentes então temos que ver essa inclinação vestibulolingual que é de 12° e mesiodistal de 15°.
2º Molar inferior	
Ele pode ter 2, 3 ou 4 canais na maioria das vezes 3 canais, com 3 em 72% com 2 em 16,2% e com 4...
Ponto de eleição 
No sulco central 2mm para distal. Localização dos condutos: conduto mesiovestibular abaixo da cúspide mesiovestibular, o mesiolingual abaixo da cúspide mesiolingual, e o distal a partir dafossa central 2mm para distal que é o ponto de eleição do nosso acesso, então é essa forma que vamos ter no nosso acesso(figura) dois mesiais e um distal, a direção da nossa trepanação no canal distal que é o mais amplo achou o distal já vem dando a forma de contorno com a 3082 ou com a esférica de dentro para fora para quem tiver mais segurança removendo a curvatura das paredes com a 3082 e usamos a largo também para fazer o desgaste da curvatura tracionando a largo contra as paredes externas e nunca nas internas que chama-se zona de segurança do dente que é a região da furca, esse desgaste de curvatura vai retirar esse ombro(figura) e nossa lima entre retinha.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando