Buscar

AVALIAÇÃO FINAL DISCURSIVA - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Disciplina:
	Educação de Jovens e Adultos 
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial 
	
	
	Nota da Prova:
	8,50
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	O profissional da Educação que atua na modalidade de educação de jovens e adultos necessita apresentar determinada postura junto a esta clientela. É importante ressaltar que em todos os níveis é necessária esta postura. Autores renomados determinam que o professor deve possuir critérios para exercer esta função. Com base no exposto, disserte sobre os critérios para exercer a função de um bom professor.
	Resposta Esperada:
Um bom educador é um profissional que acredita no que faz. Tem comprometimento para com seu trabalho, para com os alunos e tem o compromisso de fazer acontecer com competência o processo de ensinar e de aprender.
Tem conhecimento das causas da educação, sabe lidar com as diferenças e indiferenças, com os desafios que envolve a sua profissão. Ama o que faz. Sabe o que deve fazer. Permite a participação e atuação do outro. Sabe aproveitar as oportunidades para inovar e melhorar a qualidade do trabalho desenvolvido.
	2.
	Há diferentes terminologias destinadas à Educação de Jovens e Adultos, como foi a "Educação Permanente", que é o termo utilizado por Furter (1983). O termo "Andragogia" foi formulado pelo professor alemão Alexander Kapp, em 1833, "Aprendizagem ao longo da vida" e "Educação Popular". No que concerne à terminologia na educação básica brasileira, o termo em questão é Educação de Jovens e Adultos. Frente às diferentes expressões, descreva o contexto em que cada uma delas está inserida.
FONTE: FURTER, Pierre. Educação e vida. 10. ed. Petrópolis: Vozes, 1983.
	Resposta Esperada:
A Educação Permanente se destina para quem não teve acesso ao ensino em tempo certo. Segundo Furter (1983), as pesquisas demonstraram ser o adulto avesso a qualquer esforço educativo.
O conceito Aprendizagem ao Longo da Vida rompe a distinção tradicionalista entre educação formal inicial e educação permanente.
O termo Andragogia remete a uma nova ciência advinda da pressão de um contexto social, que nos obriga a pensar na educação de adultos de um modo especial e planejado.
Educação de Jovens e Adultos está ligada às escolas públicas, municipais e particulares ou ao sistema "S", absorve pessoas analfabetas ou fora da faixa etária, do Ensino Fundamental ou Médio, que não conseguiram o ensino em tempo certo.
A Educação Popular é destinada a toda a população, abrange todas as camadas da sociedade.
Parte inferior do formulário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando