Buscar

transforme sua ideia em negocio questionário

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1)Leia as afirmativas abaixo e assinale a correta no que se referente ao segmento de clientes.
Parte superior do formulário
Segmento de clientes é o grupo de pessoas ou de organizações concorrentes às quais o negócio deve evitar alcançar.
A definição de segmento de clientes está ligada diretamente ao lucro, não havendo relação com a definição da proposta de valor.
Os “negócios” não atendem “todo mundo” mesmo quando conhecemos produtos ou serviços, pois esses podem ser dirigidos a públicos específicos. Isso significa que para qualquer negócio, é necessário definir, antecipadamente qual é o segmento de cliente.
“Como encontrarão os produtos e serviços?” é uma questão que pode ajudar na definição dos segmentos de clientes.
Parte inferior do formulário
2)Sobre a inovação nos negócios, leia as afirmativas abaixo e marque a correta.
Parte superior do formulário
A inovação não está ligada à criatividade. E para inovar é preciso se prender aos modelos mentais.
O simples lançamento de um produto novo significa que a empresa inovou.
Inovar é realizar algo novo. É ver o mundo de uma forma criativa, fazendo diferentes associações, combinando novas ideias para criar algo diferente.
Os negócios para serem inovadores precisam ser inspirados pela criatividade. No entanto, para que um bem ou um serviço seja reconhecido como inovador, não é necessário que o mercado o acolha e passe a utilizá-lo, basta apenas que ele seja lançado no mercado.
Parte inferior do formulário
3)Quais blocos fazem parte questionamento “Como vou fazer”?
Parte superior do formulário
Parcerias principais, atividades principais e recursos principais.
Proposta de valor, atividades principais e recursos principais.
Parcerias principais e atividades principais, apenas.
Parte inferior do formulário
4)Sobre Modelo de plano de negócios marque a alternativa incorreta.
Parte superior do formulário
O modelo descreve a lógica de criação do negócio, quer dizer, mostra que o raciocínio e a interconexão das partes fazem sentido.
A captura do valor diz respeito à forma de recebimento da oferta pelo cliente e a entrega refere-se à possibilidade de receber o retorno de como o cliente está percebendo o que está sendo entregue.
Ao preencher o seu modelo de negócios é interessante usar recursos visuais como o quadro, adesivos autocolantes e cores.
Parte inferior do formulário
5)No que se refere ao Modelo de Negócio, assinale a afirmativa incorreta.
Parte superior do formulário
Criação de valor é, por exemplo, quando uma empresa vende um produto ou presta um serviço, este é o valor que a empresa criou. Essa criação é resultado de várias decisões, recursos e atividades.
De acordo com o pesquisador suíço Alex Osterwalder: “Um modelo de negócio descreve a lógica de criação, entrega e captura de valor por parte de uma organização.”.
Entrega de valor é quando a empresa vende seus produtos pelo maior valor possível com o objetivo de criar lucros e, assim, alcançar o sucesso
Captura de valor é o recebimento pela empresa do dinheiro pago pelos produtos ou serviços e também as informações sobre o que os clientes acharam deles, se gostaram, se estão satisfeitos, se gostariam de algo mais.
6)Referente ao Quadro Modelo de Negócios, analise as alternativas abaixo e marque a incorreta.
Parte superior do formulário
O Quadro possui quatro cores que servem como base para se orientar e responder quatro perguntas: “O quê?”, “Para quem?”, “Quanto?” e “Como?”.
O Quadro pode e deve ser utilizado para uma empresa, um produto ou serviço, e também para planejar um evento ou até mesmo a própria carreira profissional.
O Quadro é elaborado a partir de uma folha com duas divisões, chamadas de blocos, nas quais são afixadas notas autocolantes com o objetivo da empresa e como ela irá gerar lucro.
O Quadro é composto por nove blocos. São eles: Proposta de valor, Segmento de clientes, Canais, Relacionamento com cliente, Fontes de receita, Recursos principais, Atividades principais, Parcerias principais e Estrutura de custos
Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário
7)Fernanda é designer de bolsas e abriu uma loja para vender seus produtos. Após a sugestão de algumas clientes, ela decidiu disponibilizar semanalmente para todos os clientes que pagarem um valor mensal, um catálogo com as tendências da moda. Selecione as duas principais fontes de receita que se referem a este modelo de negócio.
Parte superior do formulário
Aluguel e licenciamento.
Venda de produtos e assinatura.
Venda de produtos e propaganda.
Taxa de uso e assinatura.
Parte inferior do formulário
8)Referente ao bloco Estrutura de Custos marque a alternativa incorreta.
Parte superior do formulário
Esse custo deverá suprir todas as expectativas do “Como?”, do “O quê?” e do “Quem?”.
Nesse bloco você irá descobrir “Quanto custa” criar e manter essa estrutura de negócio.
Nesse bloco você irá descobrir “Quanto custa” e quais são os “Parceiros principais” para criar e manter essa estrutura de negócio.
Parte inferior do formulário
9)No decorrer do curso você aprendeu sobre as fontes de receita. Sobre este tema leia as alternativas abaixo e marque a opção incorreta.
Parte superior do formulário
No bloco “Fontes de receita” é onde será definido como será a entrada do dinheiro, ou seja, quanto e como os clientes pagarão pelo produto ou serviço ofertado pela empresa.
Receita refere-se ao quanto e como seus clientes pagarão pelo que você oferece.
Há sete tipos de fontes de receita: venda de produtos, taxa de uso, assinatura, aluguel, licenciamento, comissão e propaganda.
O valor cobrado pelo produto ou serviço ofertado não possui relação com o bloco Proposta de Valor, pois todos os blocos do Quadro Modelo de Negócios são independentes.
Parte inferior do formulário
10)O quadro é uma ferramenta para criação de Modelo de Negócios, que reúne nove blocos que compõem um negócio, agrupados em quatro questões que precisam ser respondidas. Referente a essas questões marque a alternativa correta.
Parte superior do formulário
No questionamento “Para quem vou fazer?”, você irá descobrir quais são os recursos principais; as atividades e os parceiros principais.
No questionamento “Quanto?” você irá avaliar quais e como serão obtidas as receitas e qual será a estrutura de custos para viabilizar o negócio.
No questionamento “Vou fazer o quê?” estão incluídos três blocos: segmento de cliente; canais e relacionamento com clientes.
Parte inferior do formulário
11)No decorrer do curso, você pôde aprender sobre a importância da criatividade nos negócios. Referente ao que aprendeu, assinale a alternativa incorreta.
Parte superior do formulário
Para ser criativo, é necessário que você quebre seus modelos mentais e veja o mundo de outra forma, com alternativas de raciocínio sobre tudo o que você vivencia e quer criar.
No mundo dos negócios, você pode e deve ver novas possibilidades para uma “mesma coisa”, ou seja, você deve buscar novas adequações e novas soluções.
Sua mente traduz o mundo com o que você conhece, crê, suas convicções e principalmente suas experiências de vida. Este comportamento é chamado de modelos mentais, ou seja, são os nossos preconceitos que já estão enraizados e que não nos permitem novas formas de olhar, pensar e agir diferente.
Os conhecimentos, crenças e convicções que adquirimos criam padrões por toda nossa vida e estão presentes em tudo que avaliamos e na forma como agimos, e isso tudo facilita ser criativo.
Parte inferior do formulário
12)Referente ao que aprendeu sobre a Estrutura de Custos, assinale a alternativa incorreta.
Parte superior do formulário
Os passos para definir a estrutura de custos são: o primeiro passo é identificar o tipo de estrutura de custo que norteia o modelo de negócio. Já, o segundo é determinar os gastos fixos em função da atividade caraterística do negócio. O último passo é determinar os gastos variáveis em função da atividade característica do negócio.
O bloco estrutura de custos está relacionado
a duas perguntas: “O que vou fazer? ” e “Como vou fazer?”.
Gastos fixos são os gastos que não variam de forma proporcional ao aumento ou diminuição da produção, vendas ou prestação de serviços. Já, os gastos variáveis são os que variam de forma proporcional ao aumento ou diminuição da produção, vendas ou prestação de serviços.
Os negócios podem ser direcionados pelo custo ou pelo valor.
Parte inferior do formulário
13) Sobre Modelo de Negócios, analise as afirmativas a seguir e marque a alternativa correta.
Parte superior do formulário
Um Modelo de Negócios descreve a lógica de criação e entrega, mas não descreve a captura de valor por parte de uma organização.
Um Modelo de Negócios descreve a lógica de criação, entrega e captura de valor por parte de uma organização.
Um modelo é uma descrição de um sistema e essa descrição pode ser feita apenas de forma linear.
Parte inferior do formulário
14)Os blocos que compõem o lado esquerdo do Quadro Modelo de Negócios são:
Parte superior do formulário
Canais, Relacionamento com os clientes, Fontes de receitas e Segmento de clientes.
Estrutura de custos, Fontes de Receitas e Recursos principais.
Relacionamento com os clientes, Parcerias principais, Estrutura de custos e Fontes de receitas.
Recursos principais, Atividades principais, Parcerias principais e Estrutura de custos.
15)Sobre Proposta de valor marque a alternativa incorreta.
Parte superior do formulário
Existem duas características básicas que fundamentam a maioria das Propostas de Valor: Aliviar uma dor: acrescentar, trazer uma novidade, dar resultado e Gerar um ganho: evitar prejuízo, resolver problemas, impedir que algo dê errado.
O valor então consiste na relação do cliente com seu negócio na medida em que ele percebe que sua necessidade está sendo resolvida ou atendida.
A proposta de valor visa consolidar a diferenciação e a busca do negócio em “tornar-se único“ para os clientes.
Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais