Buscar

Estudos Disciplinares - Direito Individual do Trabalho (complementação)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

PERGUNTAS NOVAS QUE FORAM INSERIDAS NOS ESTUDOS DISCIPLINARES – DIREITO INDIVIDUAL DO TRABALHO
MÓDULO 1
7) Todas as Constituições passaram a ter normas de direito do trabalho a partir do ano de:
1934
1943
1988
1978
N.D.A
Justificativa: A alternativa correta é a letra A, pois a partir da Constituição brasileira de 1934, que todas as outras constituições passaram a ter normas de Direito do Trabalho, sendo que a Constituição de 1988 valorizou o direito coletivo e introduziu regras que favorecem o caminho da normatização autônoma.
8) No Direito do Trabalho, as sentenças normativas da Justiça do Trabalho, os costumes e a Convenção Coletiva de Trabalho são classificados respectivamente, como fontes:
Formal, autônoma, material heterônima e formal autônoma
Material, autônoma, formal heterônima e formal autônoma
Formal, autônoma, formal heterônima e material heterônima
Formal heterônima, formal autônoma e formal autônoma
N.D.A
Justificativa: A alternativa correta é a letra D. As sentenças normativas são fontes heterônomas, porque as normas delas resultantes provém de órgãos estatais. As convenções coletivas de trabalho, por outro lado, são fontes autônomas, visto que são estabelecidas pelos próprios destinatários das normas (autodisciplina das relações de trabalho) e, da mesma forma o é o costume, no qual é produzido espontaneamente pelo ambiente de trabalho. Ressalte-se, por fim, que as sentenças normativas, os costumes e a Convenção Coletiva de Trabalho são todas caracterizadas como fontes formais.
9) Acerca dos princípios do Direito do Trabalho, assinale a opção incorreta.
O princípio da irrenunciabilidade expõe a noção de que todos os atos de despojamento patrimonial praticados por trabalhadores, durante a vigência das relações de emprego, estão gravados com nulidade absoluta.
O princípio da primazia da realidade estabelece que o real conteúdo da relação jurídica é determinado pelo que se observa no dia-a-dia da execução do contrato de trabalho, razão pela qual nenhuma irregularidade há no pagamento de salário em quantia inferior à inicialmente pactuada, desde que essa realidade tenha sido sempre vivenciada pelos contratantes.
O princípio da proteção determina que as regras legais trabalhistas sejam interpretadas de forma a possibilitar os melhores resultados aos trabalhadores.
O princípio da continuidade da relação de emprego gera a presunção de que o trabalhador tem interesse na preservação do contrato de trabalho, fonte de sua subsistência, pelo que não se pode presumir, sem quaisquer outros elementos, a ocorrência de resilições contratuais por iniciativa de empregados.
N.D.A
Justificativa: A alternativa incorreta é a letra B. Pois violaria o Princípio da Intangibilidade Salarial, no qual garante a irredutibilidade do salário, ou seja, uma vez celebrado um contrato entre empregado e empregador e definindo-se preço de vencimento, este só pode ser alterado se for por valor superior ao de outrora. Importante ainda notar que a irredutibilidade supramencionada é passível de redução, desde que haja convenção ou acordo coletivo.
10) Princípio concernente ao Direito do Trabalho, segundo o qual a verba salarial merece garantias diversificadas da ordem jurídica, de modo a assegurar seu valor, montante e disponibilidade em benefício do empregado:
Primazia da realidade
Condição mais benéfica
Inalterabilidade contratual lesiva
Intangibilidade salarial
N.D.A
Justificativa: A alternativa correta é a letra D. O princípio no qual se refere o enunciado diz respeito ao princípio da intangibilidade salarial, que consiste basicamente na garantia da não diminuição do valor nominal do salário do trabalhador e seus complementos, assegurado pelo art. 7º, inciso VI da CF/88.
11) Sobre o Direito do Trabalho, qual alternativa apresenta uma proposição incorreta?
O Direito do Trabalho é um ramo do Direito Público
São fontes do Direito do Trabalho a Constituição Federal, as leis, os decretos e regulamentos, as portarias, acordos coletivos, convenção coletiva, sentença normativa, os regulamentos das empresas, os costumes e os contratos de trabalho.
Entende-se por acordo coletivo o pacto celebrado entre uma ou mais empresas com o sindicato dos empregados.
A ideia de aplicação do que for mais benéfico para o trabalhador a partir da norma mais favorável identifica o princípio do in dubio pro operário.
N.D.A
Justificativa: A alternativa que apresenta uma proposição incorreta é a letra A, visto que há controvérsias na natureza jurídica do Direito do Trabalho, na qual existem cinco teorias que buscam explicá-la. Todavia, é importante observar que maioria dos juristas sustenta a teoria do direito do trabalho como ramo do direito privado, porque decorre de contrato realizado entre particulares, normalmente sujeitos privados e que a imposição de cláusulas legais mínimas não obsta sua caracterização privatista.
12) Os princípios peculiares do Direito do Trabalho têm como funções informar o legislador, orientar o juiz na sua atividade interpretativa e, por fim, integrar o direito, que é sua função normativa. Dentre eles, temos o princípio da proteção, que:
Está fundamentada no princípio da norma mais flexível que indica a existência de duas ou mais normas, cuja preferência na aplicação é objeto de polêmica. Esse princípio autoriza a aplicação da norma mais favorável, dependendo da hierarquia a qual está sendo submetido.
É consubstanciado na norma e na condição mais favorável, cujo fundamento se subsume à essência do Direito do Trabalho. Seu propósito consiste em tentar corrigir desigualdades, criando uma superioridade jurídica em favor do empregado, diante da sua condição hipossuficiente.
Dá respaldo às relações jurídicas co-trabalhistas, definindo-as pela situação de fato, isto é, pela forma como se realizou a prestação de serviços, pouco importando o nome que lhes foi atribuído pelas partes. Diz-se que deve ser prevalecido o ato em si, desprezando-se a ficção jurídica.
Em coligação com o princípio da primazia da realidade tem como objetivo limitar a autonomia da vontade das partes, pois não seria viável que o ordenamento jurídico, impregnado de normas de tutela do trabalhador, permitisse que o empregado se despojasse desses direitos.
N.D.A
Justificativa: A alternativa correta é a letra B, haja vista o princípio da proteção objetivar corrigir as desigualdades, tornando juridicamente mais forte o trabalhador que normal e economicamente é mais fraco (hipossuficiente). Este princípio se dá em três direções básicas, sendo elas: princípio da norma mais favorável, princípio da condição mais benéfica e princípio do in dubio pro operário.
13) Entrou em vigor, em 1º de maio de 1943, por meio do Decreto nº 5.452. Constitui a sistematização de toda a legislação trabalhista esparsa existente na época, acrescida de novos institutos.
Consolidação das Leis Trabalhistas
Constituição Federal
Convenção Coletiva
Abono Salarial
N.D.A
Justificativa: A alternativa correta é a letra A, tendo em vista que a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) surgiu pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1 de maio de 1943, sancionada pelo então presidente Getúlio Vargas, unificando toda legislação trabalhista existente no Brasil. Seu principal objetivo é a regulamentação das relações individuais e coletivas do trabalho, nela previstas.
MÓDULO 2
7) Bruno, jovem empregado da empresa “X”, visando exercer seu direito de votar nas próximas eleições, pretende se alistar eleitor. Neste caso, a Consolidação das Leis do Trabalho prevê como sendo hipótese de:
suspensão do contrato de trabalho a falta injustificada por até 3 dias consecutivos, para fins de alistamento eleitoral.
interrupção do contrato de trabalho a falta injustificada por até 3 dias, consecutivos ou não, para fins de alistamento eleitoral.
interrupção do contrato de trabalho a falta injustificada por até 3 dias consecutivos, para fins de alistamento eleitoral.
suspensão do contrato de trabalho a falta injustificada por até 2 dias, consecutivos ou não, para fins de
alistamento eleitoral.
interrupção do contrato de trabalho a falta injustificada por até 2 dias, consecutivos ou não, para fins de alistamento eleitoral.
Justificativa: A alternativa correta é a letra E, pois nos termos do art. 473 da CLT, o empregado poderá deixar de comparecer ao serviço sem prejuízo do salário até dois dias consecutivos ou não, para o fim de se alistar eleitor. A situação apresentada caracteriza-se como interrupção, por consistir na sustação temporária da principal obrigação do empregado no contrato de trabalho - a prestação de serviços - sendo, porém, mantidos todos os demais efeitos.
8) Para identificar uma relação de emprego é formado o contrato de emprego. A expressão, consagrada na prática é o contrato de trabalho (sinônimos: contrato de trabalho stricto sensu, vínculo empregatício e relação de emprego). São características do contrato de trabalho, EXCETO:
Oneroso
Consensual
Especialidade
Trato sucessivo
N.D.A
Justificativa: A alternativa correta é a letra C. As principais características do contrato de trabalho são: bilateral, consensual, comutativo, oneroso, trato sucessivo e intuito personae. Não se enquadrando aqui a especialidade.
9) Com fundamento nas disposições da CLT, em relação ao contrato de trabalho por prazo determinado, o mesmo...
é admitido pelo ordenamento jurídico brasileiro.
pode ser prorrogado, tácita ou expressamente, por no máximo três vezes.
pode ser celebrado livremente pelas partes, para qualquer tipo de atividade empresarial.
não poderá ser estipulado por mais de 2 anos, ou, no caso de contrato de experiência, não poderá ser estipulado por mais de 90 dias.
N.D.A
Justificativa: A alternativa correta é a letra D, pois nos termos do art. 445 da CLT, o contrato de trabalho por prazo determinado não poderá ser estipulado por mais de 2 anos, observada a regra do art. 451. E, ainda, o parágrafo único do 445 diz que: o contrato de experiência não poderá exceder de 90 dias.
10) A respeito da suspensão e da interrupção do contrato de trabalho, é correto afirmar:
A suspensão do empregado por mais de 15 (quinze) dias consecutivos importa na rescisão injusta do contrato de trabalho.
A percepção do auxílio-doença pelo empregado faz com que ocorra a interrupção do contrato de trabalho.
O empregado poderá deixar de comparecer ao serviço, sem prejuízo do salário, por até 5 (cinco) dias consecutivos em virtude de casamento.
O empregado poderá deixar de comparecer ao serviço, sem prejuízo do salário, nos dias em que estiver comprovadamente realizando provas de exame vestibular para ingresso em estabelecimento de ensino superior.
N.D.A
Justificativa: A alternativa correta é a letra D. Nos termos do art. 473, inciso VII da CLT, o empregado poderá deixar de comparecer ao serviço sem prejuízo do salário nos dias em que estiver comprovadamente realizado provas de exame vestibular para ingresso em estabelecimento de ensino superior.
11) Sobre contrato de trabalho e relação empregatícia é INCORRETO afirmar que:
A subordinação é a concepção jurídica da dependência do empregado em relação ao empregador, atribuindo a este os poderes de direção, controle e disciplinar, não sendo necessária a supervisão técnica, mas sim a possibilidade do empregador intervir nas atividades do empregado.
Desde que presentes os requisitos da relação de emprego o texto consolidado trabalhista não distingue entre o trabalho realizado no estabelecimento empresarial e o executado no domicílio do empregado ou à distância.
Em razão de ser o contrato de trabalho de trato sucessivo e da sua continuidade inerente, resulta a consequência de que a indeterminação do prazo se presume, cabendo a quem alega o contrário o encargo de provar a celebração de contrato a termo.
O contrato de trabalho é bilateral e não sinalagmático ou comutativo, visto que as obrigações das partes nem sempre se equivalem, ficando a alteridade a cargo do empregador e não pode ser ajustado de forma tácita porque é indispensável a sua anotação em Carteira de Trabalho.
N.D.A
Justificativa: A alternativa incorreta é a letra D. O contrato de trabalho é sinalagmático ou comutativo, porque a parte conhece previamente sua obrigação e o que receberá em troca, gerando direitos e obrigações para ambas as partes, tais sejam, receber os serviços x receber remuneração, por exemplo.
12) O contrato de trabalho, dentro de uma visão civilista, é composto de diversos aspectos e elementos. Deste modo, podemos elencar que são elementos essenciais (jurídico-formais) do contrato de trabalho:
capacidade das partes, objeto, forma prescrita, higidez de vontade
capacidade das partes, licitude do objeto, forma vedada, higidez de vontade
capacidade das partes, licitude do objeto, forma prescrita ou não vedada, higidez de vontade
capacidade das partes, objeto, forma prescrita ou não vedada, vicio de vontade
N.D.A
Justificativa: A alternativa correta é a letra C. Existindo um contrato de trabalho, o próximo passo é verificar sua validade. Dessa forma, é importante destacar os elementos essenciais do negócio jurídico, que são: manifestação livre e de boa-fé da vontade, agente capaz, objeto idôneo e forma prescrita ou não defesa em lei.
13) O contrato de trabalho poderá ser acordado:
de forma tácita ou expressa, verbalmente ou por escrito.
de forma tácita ou expressa, desde que seja por prazo indeterminado.
verbalmente ou por escrito, não se admitindo o acordo tácito.
verbalmente, exceto quando se tratar de contrato por prazo determinado.
N.D.A
Justificativa: A alternativa correta é a letra A, pois nos termos do art. 443 da CLT, o contrato individual de trabalho poderá ser acordado tácita ou expressamente, verbalmente ou por escrito e por prazo determinado ou indeterminado.
14) Em relação ao contrato individual de trabalho, conforme regras contidas na Consolidação das Leis do Trabalho:
para fins de contratação, o empregador não exigirá do candidato a emprego comprovação de experiência prévia por tempo superior a seis meses no mesmo tipo de atividade.
poderá ser acordado tácita ou expressamente, verbalmente ou por escrito, por prazo determinado ou indeterminado, não se incluindo a prestação de trabalho intermitente, que deve ser por escrito.
o contrato de trabalho por prazo determinado não poderá ser estipulado por mais de um ano, sujeito a duas prorrogações, por igual período.
considera-se por prazo indeterminado todo contrato que suceder, dentro de três meses, a outro contrato por prazo determinado, em qualquer situação.
N.D.A
Justificativa: A alternativa correta é a letra A, tendo em vista que nos termos do art. 442-A da CLT, para fins de contratação, o empregador não exigirá do candidato a emprego comprovação de experiência prévia por tempo superior a 6 (seis) meses no mesmo tipo de atividade.
15) Em relação à suspensão e à interrupção do contrato de trabalho, de acordo com a Consolidação das Leis de Trabalho, é correto afirmar que:
a suspensão do empregado por mais de trinta dias consecutivos importa em rescisão do contrato de trabalho por justa causa.
o empregado que for aposentado por invalidez terá interrompido seu contrato de trabalho durante o prazo fixado pelas leis previdenciárias para a efetivação do benefício.
ao empregado afastado do emprego são asseguradas, por ocasião de sua volta, todas as vantagens que, em sua ausência, tenham sido atribuídas à categoria a que pertencia na empresa.
o afastamento do empregado em virtude das exigências do serviço militar não constituirá motivo para a rescisão do contrato de trabalho por parte do empregador, podendo este, porém, sofrer alterações caso o afastamento perdure por mais de seis meses.
N.D.A
Justificativa: A alternativa correta é a letra C, visto que a letra da lei é bem clara ao estabelecer que ao empregado afastado do emprego são asseguradas, por ocasião de sua volta, todas as vantagens que, em sua ausência, tenham sido atribuídas à categoria a que pertencia na empresa, conforme contido no art. 471 da CLT.
MÓDULO 3
6) Empregado e empregador são
os sujeitos do contrato de emprego. Analisados isoladamente, o conceito de empregado demanda a presença de:
pessoa física, pessoalidade, não eventualidade, dependência e onerosidade
pessoa jurídica, pessoalidade, não eventualidade, dependência e onerosidade
pessoa jurídica, impessoalidade, não eventualidade, independência e onerosidade
pessoa física, pessoalidade, eventualidade, independência e onerosidade
N.D.A
Justificativa: A alternativa correta é a letra A, pois empregado é toda a pessoa natural que contrate, tácita ou expressamente, a prestação de seus serviços a um tomador, a esta efetuados com pessoalidade, onerosidade, não eventualidade e subordinação. O conceito legal de empregado está lançado no art. 3º da CLT: toda pessoa física que prestar serviços de natureza não eventual a empregador, sob a dependência deste e mediante salário.
7) Conforme prevê a Consolidação das Leis do Trabalho são considerados sujeitos do contrato de trabalho o empregado e o empregador. Em relação a estes é correto afirmar que:
em razão do grau de parentesco, a esposa não poderá ser considerada empregada do marido, ainda que presentes os requisitos legais da relação de emprego.
não poderá ser considerado empregador para efeitos da relação de emprego uma associação recreativa sem fins lucrativos.
não se equiparam ao empregador, para os efeitos da relação de emprego, os profissionais liberais, mesmo que admitam trabalhadores como empregados.
considera-se empregador a empresa, individual ou coletiva, que, assumindo os riscos da atividade econômica, admite, assalaria e dirige a prestação pessoal dos serviços.
N.D.A
Justificativa: A alternativa correta é a letra D. A CLT define empregador especificamente em seu art. 2º: Considera-se empregador a empresa, individual ou coletiva, que, assumindo os riscos da atividade econômica, admite, assalaria e dirige a prestação pessoal de serviço.
8) Considera-se empregador:
a empresa coletiva, que, assumindo os riscos da atividade econômica, admite, assalaria e dirige a prestação pessoal de serviço.
Equiparam-se ao empregador, para os efeitos exclusivos da relação de emprego, os profissionais liberais, as instituições de beneficência, e as associações com fins lucrativos.
a empresa individual ou coletiva, que, assumindo os riscos da atividade econômica, admite, assalaria e dirige a prestação pessoal de serviço.
Equiparam-se ao empregado, para os efeitos exclusivos da relação de emprego, os profissionais liberais, as instituições de beneficência, e as associações recreativas ou outras instituições sem fins lucrativos.
N.D.A
Justificativa: A alternativa correta é a letra C. A CLT define empregador especificamente em seu art. 2º: Considera-se empregador a empresa, individual ou coletiva, que, assumindo os riscos da atividade econômica, admite, assalaria e dirige a prestação pessoal de serviço.
MÓDULO 4
6) A contraprestação devida ao empregado pela prestação de serviços, em decorrência de contrato de trabalho chama-se:
Adicional de insalubridade
Seguro desemprego
Salario
Remuneração
N.D.A
Justificativa: ????
MÓDULO 5
6) Um empregado, em determinada semana, trabalhou de segunda-feira à domingo, das 07h às 10h e das 11h às 14h. Assim:
I – não terá direito ao recebimento de horas extraordinárias, pois não foram ultrapassadas os limites de oito horas diárias e quarenta e quatro semanas;
II – terá direito ao recebimento de seis horas extraordinárias trabalhadas no domingo, com o adicional de 100%;
III – terá direito ao pagamento em dobro do domingo laborado;
IV – terá direito ao recebimento das seis horas extraordinárias trabalhadas no domingo.
Apenas a opção I está correta;
Apenas as opções I e III estão corretas;
Apenas as opções II e III estão corretas;
Apenas as opções III e IV estão corretas;
Apenas a opção II está correta.
Justificativa: A alternativa correta é a letra B. O empregado da situação apresentada não terá direito ao recebimento de horas extras, porque não ultrapassou os limites de 8 horas e 44 semanas, apenas terá direito ao pagamento em dobro do domingo em que trabalhou. 
MÓDULO 6
5) Mário, Daniel e Douglas são empregados da empresa “X”. Mário, após cinco meses de sua contratação, pediu demissão por ter recebido proposta de trabalho mais vantajosa. Daniel, após dois anos e quatro meses de sua contratação, foi dispensado por justa causa e Douglas, após um ano e três meses de sua contratação foi dispensado com justa causa em razão de ter cometido falta grave tipificada pela Consolidação das Leis do Trabalho. Quanto às férias proporcionais:
apenas Mário e Daniel terão direito;
Mário, Daniel e Douglas terão direito;
apenas Daniel terá direito;
apenas Mário terá direito;
apenas Daniel e Douglas terão direito;
Justificativa: Mário terá direito a férias proporcionais (nos termos dos arts. 146, parágrafo único, e 147 da CLT), assim com Daniel (de acordo com a Súmula 261, TST). Já Douglas, por ter sido despedido por justa causa, perderá o direito às férias proporcionais (Súmula 171, TST), embora conserve o recebimento das férias simples (art. 146, caput, CLT).
6) A partir das disposições introduzidas pela Lei n° 13.467/2017, sobre prorrogação e compensação de jornada de trabalho, considere:
I. Em se tratando de trabalho em regime de tempo parcial, as horas suplementares da jornada de trabalho normal poderão ser compensadas diretamente até a semana imediatamente posterior à da sua execução, devendo ser feita a sua quitação na folha de pagamento do mês subsequente, caso não sejam compensadas.
II. Caso não seja computado na jornada de trabalho, o tempo despendido pelo empregado desde a sua residência até a efetiva ocupação do posto de trabalho e para o seu retorno, caminhando ou por qualquer meio de transporte fornecido pelo empregador, é considerado como jornada extraordinária.
III. O banco de horas anual pode ser pactuado por acordo individual escrito, acordo coletivo ou convenção coletiva de trabalho.
IV. É lícito o regime de compensação de jornada estabelecido por acordo individual, tácito ou escrito, desde que a compensação se dê no mesmo mês.
Está correto o que consta APENAS em:
I e II
II e IV
III e IV
II e III
I e IV
Justificativa: A alternativa correta é a letra E, tendo em vista que as assertivas I e IV correspondem aos arts. 58-A. §5º e 59, §6º da CLT. As demais assertivas encontram-se incorretas, visto que na assertiva II: o tempo despendido pelo empregado desde a sua residência até a efetiva ocupação do posto de trabalho e para o seu retorno, caminhando ou por qualquer meio de transporte, inclusive o fornecido pelo empregador, não será computado na jornada de trabalho, por não ser tempo à disposição do empregador; e na assertiva IV: O banco de horas poderá ser pactuado por acordo individual escrito, desde que a compensação ocorra no período máximo de seis meses.
MÓDULO 7
5) Marcus trabalhou por dois anos na empresa Metalúrgica Beta, exercendo as funções de reparador de máquinas. Durante o contrato nunca utilizou EPI’s – Equipamentos de Proteção Individual. Em seu ambiente de trabalho, Marcus estava submetido a agentes físicos (ruídos acima dos limites de tolerância estabelecidos pelas normas próprias) e químicos (manuseio de graxas e óleos minerais sem a devida proteção) nocivos à saúde. Nesta situação, conforme as regras contidas na CLT, Marcus poderá pleitear em juízo, após a realização da prova pericial técnica, o pagamento de adicional de:
penosidade no percentual de 30% do salário contratual;
insalubridade no percentual de 10%, 20% ou 40% do salário contratual;
periculosidade no percentual de 30% sobre o salário contratual;
insalubridade no percentual de 10%, 20% ou 40% do salário mínimo;
periculosidade no percentual de 10%, 20% ou 40% do salário mínimo.
Justificativa: A alternativa correta é a letra D, pois a situação se relaciona com agentes químicos que estão vinculados à insalubridade. O entendimento do TST estabelece que o adicional de insalubridade varia entre 10%, 20% ou 40% sobre o salário
mínimo regional.
6) Hermes pretende propor reclamação trabalhista em face de sua empregadora Empresa Alpha para postular indenização por danos morais em razão de humilhação sofrida por xingamentos proferidos por seu superior, além do pagamento de horas extraordinárias. Neste caso, o prazo prescricional será de:
dois anos contados da data em que ocorreu o fato que gerou o dano moral e cinco anos para as horas extras contados do encerramento do contrato.
dois anos na vigência do contrato, até o limite de cinco anos após a extinção para ambos os pedidos.
cinco anos na vigência do contrato, até o limite de dois anos após a extinção do contrato de trabalho para ambos os pedidos.
dois anos para o dano moral e cinco anos para as horas extras, sempre contados da extinção do contrato de trabalho.
cinco anos para o dano moral e dois anos para as horas extras, sempre contados após a extinção do contrato de trabalho.
Justificativa: A alternativa correta é a letra C. De acordo com a CLT, em seu art. 11, a pretensão quanto a créditos resultantes das relações de trabalho prescreve em 5 anos para os trabalhadores urbanos e rurais, até o limite de 2 anos após a extinção do contrato de trabalho.
MÓDULO 8
4) Carmelita, empregada da empresa Doce Amor, desrespeitou norma constante do regulamento da empresa de sua empregadora quando reutilizou o mesmo uniforme durante toda a semana. Neste caso, Carmelita:
não está sujeita a dispensa por justa causa uma vez que não praticou qualquer ato configurador deste tipo de dispensa segundo a CLT;
está sujeita a dispensa por justa causa em razão da prática de ato de insubordinação;
está sujeita a dispensa por justa causa em razão da prática de ato de indisciplina;
está sujeita a dispensa por justa causa em razão da prática de ato de desídia;
está sujeita a dispensa por justa causa em razão da prática de ato de incontinência de conduta.
Justificativa: A alternativa correta é a letra C, dentre as hipóteses de justa causa, importa-se ressaltar o ato de indisciplina que se caracteriza pelo descumprimento de ordens gerais (no caso, norma constante do regulamento da empresa). Dessa forma, a empregada Carmelita descumpriu uma ordem de caráter geral, que foi dada a todos os empregados da empresa.
5) Diante do posicionamento da Organização Mundial da Saúde (OMS), que catalogou o alcoolismo como doença no Código Internacional de Doenças (CID), sob o título de síndrome de dependência do álcool (referência F-10.2), impõe-se a revisão do disciplinamento contido no art. 482, letra “f” da CLT, de modo a impedir a dispensa por justa causa do trabalhador alcoólatra (embriaguez habitual), aplicando-se, tão somente, de acordo com o prazo estabelecido na lei, a suspensão de seu contrato de trabalho para que ele possa ser submetido a tratamento médico ou possa se aposentar por invalidez.
Com base no entendimento expresso no texto, assinale a opção correta:
Quanto aos seus efeitos, a situação apresentada se assemelha à suspensão;
Quanto aos seus efeitos, a situação descrita se assemelha ao afastamento devido a acidente de trabalho;
o empregado afastado para tratamento de embriaguez habitual não presta serviços, mas recebe o salário e tem o período de afastamento contado como tempo de serviço;
na situação apresentada, o empregado afastado não presta serviços, não recebe salários, mas o período de afastamento é computado como tempo de serviço;
A suspensão tem início desde o primeiro dia de afastamento para tratamento do alcoolismo.
Justificativa: A alternativa correta é a letra A. Como o alcoolismo crônico é formalmente reconhecido como doença pelo Código Internacional de Doenças (CID) da Organização Mundial de Saúde OMS, fica, assim, configurado como hipótese de suspensão do contrato de trabalho. Portanto, impõe que se dê solução distinta do art. 482, f, da CLT, no que tange à embriaguez habitual.
6) O regulamento interno da empresa G prevê que é proibido a consulta de e-mails pessoais durante a jornada de trabalho sob pena de caracterizar falta grave. Jorge, ciente do regulamento, descumpriu tal proibição e teve seu contrato de trabalho rescindido por justa causa. Neste caso, Jorge:
praticou ato de indisciplina tipificado na Consolidação das Leis do Trabalho.
praticou ato de desídia tipificado na Consolidação das Leis do Trabalho.
não praticou qualquer ato que pudesse caracterizar a rescisão do contrato de trabalho com justa causa.
praticou ato de insubordinação tipificado na Consolidação das Leis do Trabalho.
praticou ato de incontinência de conduta tipificado na Consolidação das Leis do Trabalho.
Justificativa: A alternativa correta é a letra A. O ato de indisciplina se caracteriza em não cumprimento de uma ordem geral. Na situação apresentada, o regulamento interno da empresa equivale à uma ordem geral, de forma que o seu descumprimento enseja em indisciplina por parte do empregado.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando