Buscar

553560 - RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO BRASIL - GABARITO 2019 (3)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

QUESTÃO
	ALTERNATIVA CORRETA
	
	 
	1
	D
	2
	E
	3
	A
	4
	E
	5
	A
	6
	E
	7
	C
	8
	C
	9
	D
	10
	E
Questões de múltipla escolha
Disciplina: 553560 - RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO BRASIL
Questão 1: A Lei nº 11.645/2008 insere no contexto curricular a matriz indígena, estabelecendo os conteúdos referentes à história e cultura afro-brasileira, bem como dos povos indígenas brasileiros, que serão ministrados no âmbito de todo currículo escolar, em especial nas áreas de: 
A) História e Geografia.
B) Literatura, História e Geografia.
C) Literatura e História.
D) História, Literatura e Educação Artística.
E) História e Educação Artística.
Questão 2: A força do movimento negro contra todas as formas de discriminação por raça ou cor e pela garantia de direitos sociais fundamentais da população afro-brasileira acabou se traduzindo de duas formas: legislação penal e ações afirmativas. De acordo com o propósito de promoção de igualdade de oportunidades a grupos desfavorecidos socialmente, indique as especificidades da política de ações afirmativas:
I - Garantir cotas para afrodescendentes em universidades e empresas, visando à inclusão justa desse segmento populacional.
II - Políticas públicas que pretendem corrigir desigualdades socioeconômicas procedentes de discriminação, atual ou histórica, sofrida por algum grupo de pessoas (BERNARDINO, 2002, p. 256-257).
III - Medida paliativa, transitória e, portanto, temporária, devendo ser extinta assim que as condições sociais estiverem mais equilibradas para os grupos minorizados: negros, índios, mulheres etc.
IV - Denomina-se discriminação positiva, no sentido de proporcionar algumas vantagens aos grupos historicamente em desvantagem.
Assinale a alternativa correta:
A) Somente a afirmativa I é correta, pois ações afirmativas é sinônimo de cotas.
B) As afirmações I e II são corretas, tendo em vista que ambas indicam os negros como único ator social beneficiário das políticas públicas.
C) Somente a afirmativa III é correta, na medida em que inclui negros, índios e mulheres no contexto dos excluídos e, portanto, foco de investimento das ações afirmativas.
D) A afirmativa IV é correta, pois as ações afirmativas beneficiando alguns grupos sociais reverte-se numa discriminação ao contrário.
E) Todas as afirmativas são corretas.
Questão 3: Passados 6 anos de criação da Lei nº 10.639/2003, poucas escolas incluíram em seus currículos a temática da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Sendo assim, em 2009, o Ministério da Educação publicou um Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais. Este documento enfatizou problemáticas que justificavam a implementação da Lei, como:
I - Formação dos professores para o trabalho em sala de aula na perspectiva das relações étnico-raciais.
II - Produção de material didático adequado, que desfaça os estereótipos de raça/cor/gênero.
III - Sensibilização de todos os agentes envolvidos nesse processo de implantação da igualdade racial na escola.
IV - Desarticulação entre as esferas do poder público, no entendimento da necessidade de se trabalhar a educação para promoção da igualdade racial.
Neste contexto, assinale a alternativa correta:
A) São corretas apenas as afirmativas I, II e III.
B) É correta apenas a afirmativa III.
C) A afirmativa IV não corresponde à necessidade de implementação da lei.
D) São corretas apenas as afirmativas III e IV.
E) Todas as afirmativas são corretas porque correspondem às necessidades de implementação da lei.
Questão 4: Os pressupostos do racismo são as perspectivas, pensamentos e atitudes que mantém intactas as estruturas de desigualdades sociais e econômicas no Brasil. São pressupostos do racismo:
I - Hierarquização: doutrina racialista que prevê a existência de raças humanas com diferentes qualidades e habilidades.
II - Inferiorização: inferiorização de certos grupos dentro da ordem social.
III - Preconceito: crença internalizada que nem sempre é formalizada ou expressa logicamente.
IV - Discriminação: atitudes ou ações individuais concretas que diferenciam grupos ou pessoas segundo critérios raciais.
V - Desigualdades: sistema de desigualdade de oportunidade.
Assinale a alternativa correta:
A) Somente as afirmativas I e II são corretas, tendo em vista que um sistema social constituído por hierarquização pode ter como entendimento a inferiorização dos subordinados.
B) Somente as afirmativas II e IV são corretas, haja vista a definição do crime de racismo, sendo denunciado por práticas de preconceitos e discriminatórias.
C) A afirmação V é incorreta, pois a desigualdade de oportunidade é regionalizada e está vinculada ao PIB de cada região do país.
D) As afirmativas I, II, III e V são incorretas, pois racismo se traduz única e simplesmente em prática discriminatória.
E) Todas as afirmativas são corretas.
Questão 5: O termo “estatuto” tem como significado proteger grupos de minorias, bem como promover inclusão social e a garantia de acesso a direitos fundamentais desses cidadãos. Assinale os estatutos reconhecidos por força da lei.
A) Estatuto da Criança e do Adolescente e Estatuto da Igualdade Racial.
B) Estatuto do Idoso e Estatuto do Movimento sem Terra (MST).
C) Estatuto do Movimento sem Terra (MST) e Estatuto dos Imigrantes e Refugiados.
D) Estatuto do Índio e Estatuto da Afrodescendência.
E) Estatuto da Mulher, do Idoso e da Criança e Adolescente.
Questão 6: Sendo o Brasil o primeiro país do continente americano a criar leis específicas no combate ao racismo, indique quais leis efetivamente se referem ao racismo como crime:
A) Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (9394/96) e o Código Penal.
B) Estatuto da Igualdade racial e o Estatuto da criança e do adolescente.
C) Constituição Federal e Lei 10.639/2003.
D) Diretrizes Curriculares Nacionais para o ensino das relações étnico-raciais e para o ensino da história e cultura dos afrodescendentes e a Lei 11.645/2008.
E) Constituição Federal de 1988, Lei 7.716/89 e o Código Penal, artigo 140.
Questão 7: Em se tratando da constituição dos livros didáticos e do saber produzido no fazer pedagógico da escola, podemos afirmar que:
A) A história do Brasil é contada sob a ótica dos minorizados, ou seja, os textos relatam a contribuição cultural, social e política dos grupos historicamente desfavorecidos.
B) A escravização do negro é explicada a partir do movimento de resistência dessa população durante os 300 anos de escravidão.
C) Os livros didáticos apresentam uma convivência pacífica e colaborativa entre brancos e índios no processo de colonização, omitindo as formas de luta dos povos indígenas que levou ao extermínio de diversos grupos.
D) O aluno apropria-se das análises sobre a condição social dos índios, refletindo e defendendo os direitos sociais das crianças e jovens indígenas.
E) Estudar o processo de miscigenação com o objetivo da promoção da igualdade racial é medida fundamental que permeia a produção didática do país.
Questão 8: A etnicidade apresenta uma intencionalidade na prática do sujeito, não podendo ser definida de maneira estática ou definitiva, mas dependendo sempre das inter-relações entre os sujeitos envolvidos. Sendo assim, a etnicidade é como um processo simbólico:
A) No qual as experiências significativas da infância adquirem papel exclusivo na construção do sujeito.
B) Que permeia a vivência em sociedade influenciada por grupo social dominante.
C) Que adquire valores, conteúdos significativos e compartilhados, a partir das experiências e inter-relações experienciadas pelos sujeitos.
D) Construído na socialização da sala de aula, na interação professor-aluno.
E) Elaborado pelas experiências entre os atores sociais de determinada etnia.
Questão 9: Pierre Bourdieu, sociólogo francês, denominou violência simbólica os mecanismos sutis de dominação social utilizados por indivíduos, grupos ou instituições
e impostos sobre outros. Diante de pesquisas acadêmicas como a realizada por Eliane Cavaleiro na obra Do Silêncio do Lar ao Silêncio Escolar (Ed. Contexto, 6ª edição, 2012), sabe-se que na escola também ocorre a violência simbólica quando:
A) Não cumpre a obrigatoriedade de acesso ao ensino fundamental.
B) Articula-se com o poder judiciário na visibilidade das práticas de violência no cotidiano escolar.
C) Organiza-se com os conselhos de pais, na tentativa de expulsão dos alunos considerados violentos e agressivos.
D) Trata iguais indivíduos que são desiguais, procurando encobrir as diferenças de raça, cor, classe, origem etc.
E) Evita discutir a questão racial com os meios de comunicação.
Questão 10: Afirma Paes (2005, p. 458): “São diferentes as configurações dos mais de duzentos grupos indígenas espalhados pelo território brasileiro, sendo que um grande número destes vivem sob forma híbrida [...]”. Assinale a alternativa INCORRETA sobre a vivência híbrida de grande número das famílias indígenas:
A) Utilizam utensílios domésticos industrialmente manufaturados e adquiridos no comércio das cidades.
B) As casas nas aldeias são construídas de madeira ou mesmo de tijolos.
C) Os aparelhos eletrônicos fazem parte do seu cotidiano.
D) O vestuário da comunidade se assemelha ao vestuário comum da sociedade abrangente.
E) As únicas fontes de renda são a caça e a pesca, bem como a agricultura, base de sustentação das aldeias indígenas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando