Buscar

Modelagem de Processos: Fases e Importância

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Toda organização empresarial, independentemente do tipo de serviço ou produto ofertado, pode ter suas atividades agrupadas em processos. De acordo com Toledo et al. (2014), o objetivo central do gerenciamento por processos deve ser pautado em eficácia (capacidade de satisfazer ao cliente), eficiência (ser eficaz com o mínimo de recursos possíveis) e adaptabilidade (capacidade de alteração do processo para satisfação de novos requisitos).
Assim, para que o gerenciamento por processos seja adequado, tem-se a modelagem dos processos. Tal modelagem pode ser dividida em quatro fases: identificação, mapeamento, análise e redesenho dos processos. Explique a importância de cada fase da modelagem dos processos.
Identificação: nessa fase que são identificados os problemas e soluções, é importante para sabermos qual a direção tomar e vermos as oportunidades de melhorias.
Mapeamento: nessa fase identificamos em qual estágio estamos, identificamos os problemas atuais e definimos como será feito a resolução dos mesmos. Aqui que será definida a sequência lógica das atividades que compõem o processo. é importante para sabermos o tamanho e o real problema que temos e qual ações tomaremos para resolve-los.
Análise: nessa fase iremos revisar os componentes dos processos, afim de termos esclarecimentos de todas as atividades do processo.
Redesenho dos processos: nessa fase é onde iremos retirar as falhas existentes no processo, ou seja, é um aperfeiçoamento do mesmo, é importante para uma reestruturação de fluxos de trabalhos e melhorias no processo.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Outros materiais