Buscar

Resumo de Digestão de Carboidratos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Bioquímica Metabólica
Digestão de Carboidratos
Sistema digestório: Localização anatômica, aspectos gerais da digestão dos carboidratos
A digestão de carboidratos tem início na boca. O amido e glicogênio hidratados sofrem a ação da enzima alfa-amilase, presente na saliva e são reduzidos a estruturas menores. O ph ácido do estômago inativa a amilase salivar.
No duodeno, as células intestinais liberam as enzimas que completaram digestão dos carboidratos, transformando-os em monossacarídeos. Esses monossacarídeos são absorvidos pelas células intestinais por meio de transporte ativo ou difusão simples.
Estruturas básicas dos principais carboidratos presentes nos alimentos:
Estrutura do amido: Nos vegetais, o polímero de glicose utilizado como reserva é o amido, que tem estrtura muito similar a do glicogênio, muito menos ramificado. Ele é composto de α-amilose, uma cadeia linear de resíduos de glicose unidos por ligação α-1,4 e de amilopectina, de cadeia principal idêntica á amilose, mas contendo ramificações formadas por ligações α-1,6.
Estrutura da Sacarose: Considerada um dissacarídeo. Ela produz glicose e frutose, sendo um açúcar não redutor, não podendo formar polímeros mas podendo ser hidrolisado devido a ligação glicosídica.
Estrutura da Lactose: Considerada também um dissacarídeo, a lactose, o açúcar presente no leite, tem importância principalmente nos primeiros meses de vida. Esses dissacarídeos liberam glicose e galactose, não sendo hidrolisada, a lactose permanece no intestino delgado, onde irão sofrer uma fermentação bacteriana, onde poderá resultar na produção de gases e diarreia.
Digestão de Polissacarídeos: 
Os polissacarídeos são digeridos por amilase salivar e amilase pancreática. A amilase salivar irá atuar na boca e a amilase pancreática ira agir no intestino. 
A digestão tem início na boca. Amido e glicogênio hidratados sofrem a ação da enzima alfa-amilase presente na saliva e são reduzidos a estruturas menores. No duodeno estes fragmentos são atacados com maior eficiência, pela alfa-amilase presente no suco pancreático e são transformados nos monossacarídeos glicose, no dissacarídeo maltose, no trissacarídeo maltotriose e nas dextrinas alfa-limite. 
- A alfa-amilase quebra SOMENTE ligações glicosídicas do tipo alfa-1,4
- A amilopectina (fração do amido) e o glicogênio são polissacarídeos ramificados, por isso contém, em sua estrutura, ligações glicosídicas α-1,6
- A hidrolise final de dissacarídeos e diglossacarídeos a monossacarídeos é realizada por enzimas de superfície das células epiteliais do intestino delgado liberando monossacarídeos. Os dissacarídeos, oligossacarídeos e os polissacarídeos que não são hidrolizados pela alfa-amilase e/ou enzimas de superfície das células epiteliais do intestino NÃO podem ser absorvidos e na porção inferior do intestino são metabolizados por bactérias.
- Os monossacarídeos como glicose, frutose e galactose são absorvidos por um processo mediado de transporte específicos
Enzimas da borda em escova:
O restante da digestão dos carboidratos ocorre como resultado das enzimas de borda em escova. A borda em escova do intestino delgado contém as enzimas isomalte (também chamada de alfa dextrinase) e a alfa-glicosidase onde juntas vão digerir os polímeros ramificados, quebrando tanto as ligações α-1,4 com α-1,6.
Alfa dextrinase: Quebra as ligações α-1,6. Quando ela pega a dextrina limite, ela libera fragmentos de moléculas de glicose úmidas por ligação α-1,4.
Alfa-glicosidase: Quebra as ligações α-1,4 liberando glicose e maltose
Esquema de digestão dos carboidratos:
Nos alimentos, nós temos como polissacarídeo o amido e o glicogênio. Esses polímeros tem uma ligação linear que são moléculas de glicose úmidas por ligação α-1,4. No amido essa ligação aparece a cada 24 resíduos de glicose e o glicogênio a cada 8 resíduos.
Na boca, ocorre a ação da amilase salivar sobre esses polissacarídeos ramificados ou lineares e produzem glicose (1 molécula), maltose (2 moléculas), maltotriose (3 glicoses), dextrinas, dextrinas limites (polímero ramificado com moléculas de glicose), mas sempre em torno de uma ligação α-1,6, sendo que quanto maior for o tempo de mastigação, maior será a quebra.
Saindo da boca, o que está como glicose permanece como glicose indo tudo para o intestino onde o pâncreas libera a α amilase pancreática e tudo o que não foi bem digerido na boca será digerido o I.D. sendo que tudo o que veio como glicose permanece como glicose, o que veio como maltose ira sofrer uma ação da maltase que irá liberar glicose; o que veio como dextrinas irá sofrer uma ação da α glicosidase liberando glicose + maltose; o que veio como dextrinas limites sofreram uma ação da α dextrinase liberando glicose + maltose + dextrinas (sofrem ação da α glicosidade).
O produto final na digestão de amido/glicogênio será a glicose, pois eu pego um polissacarídeo gigantesco com milhares de glicose, tendo ligações α-1,4 e α-1,6, submeto essa molécula as enzimas digestivas amilase salivar e amilase pancreática, no intestino e α dextrinase e α glicosidase tendo como produto final glicose.
Absorção de carboidratos: 
A captação de monossacarídeos do lume para a célula intestinal é efetuada por dois mecanismos:
Transporte de monossacarídeos Luz intestinal-célula: Atua da luz intestinal para a célula. Ele transporta a glicose e a galactose para dentro da célula junto com o sódio para o interior da célula. Já a frutose é transportada pelo GLUT-5 e vai para dentro da célula. Saindo da luz intestinal a glicose, galactose, SGLT1 e a frutose através do GLUT-5 vão para dentro da célula. O próximo caminho será pegar o monossacarídeo de dentro da célula e jogar nos vasos sanguíneos com o auxílio do GLUT2
Transporte de Monossacarídeos interócitos-sangue: Nessa etapa, o GLUT2 é o transportador que irá jogar todo mundo (glicose+galactose+frutose) para a corrente sanguínea. Porém, quando a glicose e a galactose entram no interócito, vem junto o sódio e ele depende da bomba de sódio e potássio para sair do interócito, em troca de potássio (intra-celular). Já a frutose ela irá direto para a corrente sanguínea através do GLUT5 e em seguida o GLUT2.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando